Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

  • Membro VIP

A vantagem do raid 0 em SSD para nós(jogadores) é no caso de querer comprar "discos" menores. Ter 2 SSDs de 120 GB pode ser problemático. Mas ter 1 raid de 250 GB resolve. Como falei lá atras, tive a oportunidade de trazer dos EUA um SSD de 500 GB. O preço ficou bom e não me agrada muito a ideia de raid 0 devido a fragilidade do arranjo. 

Mas no desempenho apesar de aumentar é pouco perceptível por que as coisas ficam num patamar muito alto. 

Se voce tem um jogo X que na tela de loading levava 2 minutos pra carregar com HD, um battle field da vida por exemplo e passa pra 1 SSD que leva 20 segundos na mesma tela. ao colocar um raid 0 de SSDs vai levar uns 11 segundos. Logo apesar do ganho de quase 50%, na pártica você não nota muita diferença.  

É tipo o cara que tem uma placa de video que dá 200 fps comprar uma nova que dá 250. voce nao percebe na pratica a diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes do lançamento do Win Vista, eu usei muito RAID 0. Depois do Vista, comecei a utilizar a ferramenta MKLINK, uma mão na roda e de fácil manipulação. Muito boa para quem trabalhada com unidades relativamente pequenas.

 

Mais detalhes:
https://marciocabreira.wordpress.com/2011/08/14/criando-links-simbolicos-no-windows-com-mklink/
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753194(v=ws.10).aspx

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Antes do lançamento do Win Vista, eu usei muito RAID 0. Depois do Vista, comecei a utilizar a ferramenta MKLINK, uma mão na roda e de fácil manipulação. Muito boa para quem trabalhada com unidades relativamente pequenas.

 

Mais detalhes:
https://marciocabreira.wordpress.com/2011/08/14/criando-links-simbolicos-no-windows-com-mklink/
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753194(v=ws.10).aspx

 

Só quero deixar minha experiência, triste por sinal, com esse recurso que funciona perfeitamente porém precisa de alguns cuidados.

 

Recentemente comprei um Samsung 840 EVO de 250gb e para não colocar toda a pasta da Steam e Origin pro SSD e matar a capacidade do SSD, que prefiro deixar para armazenar temporariamente fotografias que edito no Adobe Lightroom e aumentam a agilidade do meu workflow, pesquisei e encontrei essa solução com o mklink. Pois bem, tudo estava funcionando normalmente até que eu achei um conflito em um jogo, Mad Max, que não estava abrindo e decidi erroneamente, deletar a pasta do link criada. Puuuuuuuuuuts, que cag#### que fiz!!! E lá se foram por água abaixo alguns gigabytes de jogos, os quais nem fiz o download novamente por desânimo e preguiça :~

 

Enfim... funciona... mas take care bro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Talvez eu compre esse SSD:

http://www.kabum.com.br/produto/40628/ssd-kingston-2-5-240gb-v300-sata-iii-leituras-450mb-s-e-gravacoes-400mb-s-sv300s37a-240g

 

Gostaria de saber se é bom, será só pro S.O e um ou outro jogo pesado.

 

Nunca tive SSD, não sei nada a respeito, vi algumas coisas no começo do tópico e tal; mas como foi postado em 2010, eu acho que o SSD's já devem ter evoluído certo? Bom, aquela questão de TRIM e tal, preciso me preocupar? Se eu formatar o PC pra reinstalar o Windows nele, é normal? Como eu faria em um HDD? É só instalar e usar ou precisa fazer algo?

 

Uso o Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rearis

SSD deixa o computador extremamente mais rápido. Depois que você usa uma vez, nunca mais quer voltar para HD.

 

Usando normalmente um SSD, ele durará MAIS do que um HD. Somente se você gravar muitoooooos dados nele é que vai começar a ficar lento e perder desempenho. Entenda muito como 1 PETABYTE para vários modelos, você precisaria gravar uns 100GB de dados todo dia e gastaria vários anos para chegar nesse valor (se você não faz ideia do tamanho de 1 petabyte, seu SSD durará muito tempo, se não tiver problema de fabricação).

 

Está custando 400 reais nesse site, pesquise no Submarino que encontrará por menos de R$ 300,00. Eu recomendo o da SANDISK por essa faixa de preço ao invés da KINGSTON.

 

Se for usar Linux, use uma distribuição com kernel recente. No caso do Windows, a partir do 7 suporta TRIM. Habilite o AHCI no firmware BIOS/UEFI (não deixe IDE). Futuramente haverá bastante SSD PCI-e ou SSD M.2 via NVMe (isso já é outra história).

 

Eu recomendo você usar o Wimdows 10 porque o suporte dele para TRIM, NCQ, cluster de 4k e principalmente UEFI é muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rearis

As duas lojas são confiáveis. Na KaBuM! tem uma logística boa e rápida, enquanto no grupo B2W (dona do Submarino), tem a melhor logística do Brasil.

 

Eu geralmente compro na KaBuM!, mas quando está mais barato em outra loja, eu compro na outra. É bobeira deixar de economizar R$ 100,00 em um produto de uma marca melhor ainda. Aproveite a promoção de hoje no Submarino ou outro site confiável que esteja mais barato.

 

Tem várias lojas que vendem o adaptador. Se você não achar e o seu gabinete não tiver suporte para SSD, coloque de lado na baia de HDs e prenda com 1 parafuso ou 2 deixando firme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, agnaldoreis disse:

@Rearis

As duas lojas são confiáveis. Na KaBuM! tem uma logística boa e rápida, enquanto no grupo B2W (dona do Submarino), tem a melhor logística do Brasil.

 

Eu geralmente compro na KaBuM!, mas quando está mais barato em outra loja, eu compro na outra. É bobeira deixar de economizar R$ 100,00 em um produto de uma marca melhor ainda. Aproveite a promoção de hoje no Submarino ou outro site confiável que esteja mais barato.

 

Tem várias lojas que vendem o adaptador. Se você não achar e o seu gabinete não tiver suporte para SSD, coloque de lado na baia de HDs e prenda com 1 parafuso ou 2 deixando firme.

 

Obrigado! Não sabia dessa dica rsrs

11 horas atrás, Zucchini disse:

No mercado livre o SSD Sandisk plus de 120gb tá menos de R$ 200,00 com vendedores confiaveiw. Besteira comprar nessas outras lojas.

 

Vou dar uma olhada! Valeu!

Estou em dúvida, qual desses vocês me recomendam?

 

http://notebooks.mercadolivre.com.br/discos-rigidos-hds-200-gb-250/

 

Quero um de 240GB ou 250GB de espaço. Mas tem alguns com velocidade um pouco maior de leitura, alguns são "plus", os da Samsung são mais caros (são melhores)...

 

Como disse, sou leigo em assunto de SSD rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você é um usuário comum não vai sentir muita diferença entre um da Samsung para um da Sandisk. Sabemos que o da Samsung é melhor e isso se reflete no preço, no entanto o da Sandisk apresenta um melhor custo beneficio além de lhe dar garantia de 3 anos o que o modelo da Samsung não faz aqui no Brasil.

 

Modelo da Sandisk de 240gb http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763660996-hd-ssd-240gb-sandisk-plus-pronta-entrega-lacrado-sata-3-_JM

Modelo da Samsung de 240gb http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756827007-ssd-250gb-samsung-evo-3d-v-nand-sata3-6gbs-25-q-240gb-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, flmk disse:

@Zucchini

 

esse modelo é o 750 um pouco inferior ao 850, mas é bom

Sim, a maioria dos vendedores do ML estão agora vendendo esse modelo pois ele é mais barato devido a economia feita na troca de alguns componentes se comparado com o 850 evo. Aqui tem um artigo que aborda com detalhes essas informações e faz um comparativo do desempenho entre eles e alguns outros SSDs.

 

http://www.anandtech.com/show/10258/the-samsung-750-evo-120gb-250gb-ssd-review-a-return-to-planar-nand

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tiver em busca de SSD corporativo de baixo custo e desempenho mediano, recomendo a linha Z400s da Sandisk, 5 anos de garantia (72TBW) válida em Terras Tupiniquins.

 

Se compararmos com a linha Intel 2500, o preço dos Z400s da Sandisk são gritantemente inferior. 
 

Fontes: 

https://www.sandisk.com.br/content/dam/sandisk-main/en_us/assets/resources/enterprise/data-sheets/Z400s_datasheet_mainstream-v1_3.pdf

 

http://ssd.userbenchmark.com/Compare/SanDisk-Z400s-256GB-vs-Intel-SSD-Pro-2500-Series-240GB/m34116vsm21454

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 21/05/2016 às 18:29, Rearis disse:

Obrigado!

Então, na Kabum eu tenho confiança, já comprei muita coisa lá, eles entregam certinho, muito bom. É mais conhecido também.

Mas então, onde eu posso comprar o "negocinho" pra colocar o SSD dentro e então colocar no meu gabinete?

 

 

Você não precisa de uma base de apoio ou suporte, o SSD é muito leve e  tem os furos laterais característicos dos HDs normais. Você pode diretamente parafusar ele só de um lado na baia de HDs ou se seu gabitente ainda tiver aquelas baias antigas de drive de disquete (2,5"), cabe ali perfeitamente. Não tem problema se ficar pendido, torto ou mesmo se você decidir deixar ele jogado dentro do gabinete. Ao contrario dos HDs, os SSDs não tem peças moveis ou giratórias e não vão dar problema. So afeta a estética interna. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, sdriver disse:

Você não precisa de uma base de apoio ou suporte, o SSD é muito leve e  tem os furos laterais característicos dos HDs normais. Você pode diretamente parafusar ele só de um lado na baia de HDs ou se seu gabitente ainda tiver aquelas baias antigas de drive de disquete (2,5"), cabe ali perfeitamente. Não tem problema se ficar pendido, torto ou mesmo se você decidir deixar ele jogado dentro do gabinete. Ao contrario dos HDs, os SSDs não tem peças moveis ou giratórias e não vão dar problema. So afeta a estética interna. 

Ou pode até mesmo colar ele em qualquer lugar com fita dupla face. Sem brincadeira, meu SSD é mais leve que meu mouse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Zucchini disse:

Ou pode até mesmo colar ele em qualquer lugar com fita dupla face. Sem brincadeira, meu SSD é mais leve que meu mouse.

 

Por aqui eu costumo parafusar "provisoriamente" com apenas 2 parafusos.

 

Apenas tenha cuidado para não forçar o SSD ao encaixar/organizar os cabos, devido a falta de apoio na lateral oposta, ele estará susceptível a estragar a carcaça que costuma ser de alumínio/plástico relativamente frágil.

IMG_20160525_173500.jpg

IMG_20160525_173509.jpg

IMG_20160525_173520.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rearis
Se for usar Windows, Windows 7 ou superior (de preferência ao 10 que tem melhor suporte a setor de 4k, NCQ, TRIM, etc).


Se sua placa suportar UEFI, formate o SSD usando tabela de partição GPT e instale o sistema operacional.

 

Se estiver IDE no BIOS / UEFI, altere para AHCI (ou se você é rico e tem SSD NVMe, use-o).

 

Use o SSD como dispositivo principal de boot, ligado na porta SATA 1 (M.2 ou PCIe se você for rico), e instale o SO.

 

Instale o sistema operacional nele, os programas e os principais jogos (ou todos eles se você tiver um SSD com bastante espaço disponível).

 

Desative o prefetch e o superfetch no Windows. Se tiver 8 GB de RAM, desative a memória virtual, pois quanto menos coisas forem gravadas no SSD, mais tempo de vida útil ele terá. Em perfeitas condições de fabricação e cuidando bem, um bom SSD durará mais tempo do que um HD.

 

Desconsidere essas opções de usar SSD como dispositivo de cache para HD, isso é como comprar uma Ferrari e ficar andando apenas dentro da garagem. HD é lento, não importa se melhorou um pouco porque ele tem um SSD de cache. SSD é rápido e quem investe nele quer velocidade, então o SSD deve ser o dispositivo do sistema.


Muito importante: deixe espaço livre, não ocupe praticamente todo o SSD com arquivos (se você tiver um SSD de 120GB, deixe pelo menos 30 GB livres, pois isso resulta em melhor desempenho do que um SSD quase completamente cheio). Os backups de jogos, filmes e arquivos bem grandes devem ficar em um HD, caso necessite de muito espaço de armazenamento.

NUNCA DESFRAGMENTE o SSD, isso reduzirá um pouco a vida útil dele e não trará benefícios reais (EXCEÇÃO: a não ser que você tenha um enorme banco de dados acessado por milhares de pessoas, pois desfragmentando algumas vezes por ano, NESSE CASO, irá trazer uma enorme diferença de desempenho no tempo de acesso aos dados).

Não use fontes de péssima qualidade, pois isso danifica todos os componentes do seu computador. Se a sua fonte não presta, jogue no LIXO e compre uma decente.

 

SE É IMPORTANTE, SEMPRE TENHA BACKUP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado pela atenção! Vou seguir as recomendações!

 

"e for usar Windows, Windows 7 ou superior (de preferência ao 10 que tem melhor suporte a setor de 4k, NCQ, TRIM, etc)."

 

Eu acho que vou usar o Windows 7 por um tempo, eu gostava do 10 por causa do DirectX 12, mas pra mim o sistema ainda está cru.

 

"se tiver IDE no BIOS / UEFI, altere para AHCI (ou se você é rico e tem SSD NVMe, use-o).r IDE no BIOS", não sei o que é isso rsrs

 

"e sua placa suportar UEFI, formate o SSD usando tabela de partição GPT e instale o sistema operacional."

Se eu instalar o Windows no SSD em modo UEFI, ele já vai criar a tabela de partição GPT, não?

 

"Desativeo prefetch e o superfetch no Windows. Se tiver 8 GB de RAM, desative a memória virtual". A memória virtual eu acho que sei desativar, mas esse prefetch e superfetch eu não sei, na verdade nem sei o que é =D

 

"se o SSD como dispositivo principal de boot, ligado na porta SATA 1 (M.2 ou PCIe se você for rico), e instale o SO."

 

Não sei o que é SATA 1 e M.2 kkkkk

PCIe eu sei, mas não sabia que tinha isso pra SSD.

Bom, suponho que esse SATA 1 seja a primeira porta de SATA na placa-mãe? aqueles slots SATA 6GB?

 

"esconsidere essas opções de usar SSD como dispositivo de cache para HD"

 

Nem sei o que é isso rsrs

 

 

PS: Se eu fosse rico eu iria comprar um SSD de 1TB de armazenamento com velocidade de leitura e escrita de 1.2k e não um de 240GB á 540MB :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!