Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigo, o TIP147 é um par Darlington (são dois transistores) e necessita de 1,2 a 1,4 Volts como mínimo para condução, corrija ai sua interpretação..

Não se preocupe tanto com a maior parte da corrente passar pelo TIP e não pelo LM350, pois não existe nenhuma razão plausível para essa sua preocupação..

A regulação não vai piorar por causa disso. O sistema CI+Transistor vão trabalhar juntos e compor um sistema único e estável. Tome como referência aquele da minha fonte. A maior parte da corrente passa pelos transistores..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu de novo...

Funcionei a fonte e vou ilustrar aqui o que se passa. Lembrando que a minha intenção é que a fonte tendo uma carga de até 6A, 2,5 deles devem passar pelo LM350.

* Carga em teste: lâmpada de 12V x 50W;

* Anotações entre parenteses representa valores com a fonte tendo a dita lâmpada como carga;

* Tensão ajustada na saida para 12V redondo sem carga;

Teste 1:

No primeiro teste a fonte perde 2 volts na saída:

teste1by.jpg

No segundo teste, foi colocado um resistor na base do tip e a correção melhora bastante:

teste2ka.jpg

No terceiro teste, mudei o valor de entrada do LM, fazendo passar mais corrente por ele:

testebf.jpg

Também não me agrada a queda de tensão na entrada da fonte, depois dos diodos. O transformador é novo e enrolado para 15+15 x 8A.

O que vocês acham? O melhor que consegui foi uma queda de 0,2V, ms me parece que isso não era pra acontecer. Vou trocar o TIP por um MJ15004 e ver o que da. Depois coloco aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na maior parte dos problemas que tenho visto por ai, com implementação desse tipo de fonte, com esses CI's reguladores, pasmem, é pela precária dissipação aplicada aos CI..

Ai ele entra num processo de proteção e a tensão de saída já não mais responde a estabilidade que deveria manter..

Certifique-se de que estejas oferecendo suficiente dissipação ao CI...

Eu, nas minhas fontes, não poupo dissipação que é para manter o CI fora de sua zona de proteção térmica.

Veja ai o tamanho do dissipador e o cuidado com a pasta térmica:

Fonte12a20V10A-Visoexterna02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que achei o meu problema. Quando o problema não esta na cara, procuro a solução em lugares não obvios. Retirei o capacitor de 10uF que fica em paralelo com o trimpot de ajuste de tensão e a fonte passou a ter uma ótima correção.

capacitor.jpg

Voltei o circuito na primeira configuração:

teste1by.jpg

Agora a fonte passou a corrigir bem rápido, sem inércia. Apenas uma queda de 0,10 volts. Isso aconteceu com a simples retirada do capacitor de 10uF. Por favor, comentem.

Qual a função e qual o melhor capacitor para se colocar ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uso ai, conforme recomendação do fabricante do CI, capacitor de 1 uF de tantalo.. Não tive problemas..

De qualquer modo esse capacitor dai, salvo seu eletrolítico seja muito ruim, com alto ESL, e possa estar deixando o CI entrar em oscilação, não poderia alterar o estado contínuo da fonte e sim sua resposta a transientes, coisa de 10 micro segundos, não regime contínuo..

Mas amigo, o que vale é o resultado. Se assim ficou melhor, ótimo.. Deixe estar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A montagem tanto dos CI´s quanto dos transistores foi feita com kits de montagem incluindo isolante . A fixação não dá para abrir mão, tem de ser feita com parafusos para ser tremendamente bem apertada, para melhorar a interação térmica entre CI/transistor/mica/dissipador e claro, com uma boa pasta térmica e bem fina entre todas essas superfícies citadas..

Quando falo em kit, falo em todos esses elementos dai..

DetalhedemontagemdeTO3comisolao.jpg

Bom dia Faller.

Sompre o Kit que comentou lá na primeira pagina. ele já vem com o que exatamente, parafusos porcas, mica, pasta e o isolador?

Como caixa para a montagem, busquei na praça uma denominada CFP121724 12x17x24cm, pela qual paguei R$ 29,90. A peça mais cara da fonte.. Veja ai ela, logo após o processamento dos rasgos para inserção dos instrumentos de medida e da furação

Essa caixa para montagem o codigo que cometou erá dá loja ou é um padrão.

Já fico agradecido

Abs

Tiago Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quano a caixa, é código do fabricante, veja a quinta dessas dai: http://www.soldafria.com.br/caixa-de-ferro-c-404.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Mas a caixa deve ter um tamanho tal que abrigue as peças que você tem, que bem podem ter diferentes dimensões daquelas que usei..

Quanto ao kit para montagem de TO3, pode vir junto, soba forma de kit, pode vir em peças separadas, as opções são as mais diferentes possíveis..

http://www.soldafria.com.br/mica-c-23_113.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

http://eletrodex.com.br/Produto-Montagem-eletronica-MICA-ISOLANTE-TO3-COM-FURO---IMPLASTEC-versao-342-851.aspx

http://www.blucolor.com.br/pesquisa.php?tipo=classificacao&classificacao=A

Tem de procurar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia Faller!!

Desculpa estar usando o seu tópico, para sanar mais essa duvida.

Mas é o seguinte, em placas eletrônicas, quanto temos Correntes ALTAS (em torno de 15A para cima) como é melhor fazer o circuito sair da Placa:

Usando esses conectores ou similares:

br9.jpg

Ou fazer a fiação sair diretamente da Placa.

Fico já agradecido, pela resposta e por eventuais comentários.

Tiago Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia Faller!!

Desculpa estar usando o seu tópico, para sanar mais essa duvida.

Mas é o seguinte, em placas eletrônicas, quanto temos Correntes ALTAS (em torno de 15A para cima) como é melhor fazer o circuito sair da Placa:

Usando esses conectores ou similares:

br9.jpg

Ou fazer a fiação sair diretamente da Placa.

Fico já agradecido, pela resposta e por eventuais comentários.

Tiago Souza

Ai só depende de você necessitar ou não de rápida e fácil remoção ou troca da placa.

Se não necessitar, os fios soldados resolvem de boa..

Se necessitar, essa sua opção é boa, ou com conectores faston como aqueles que usei..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Olá faller gostaria de saber se posso utilizar o ci ka317 no lugar do 338? grato!

Pode sim.. Talvez, no máximo dos máximos, tenhas de ajustar muito pouco o resistor de amostragem de corrente na entrada do mesmo..

Faça desse modo e mecha nele se o desempenho não ficar de acordo com o que desejas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez, no máximo dos máximos, tenhas de ajustar muito pouco o resistor de amostragem de corrente na entrada do mesmo..

Olá esse ressitor de amostragem é o de 1r 5w certo? até uns 10r da certo no lugar dele né? pois dai o 317 trabalhra descansado e so os tip's vão fazer o trabalho pesado certo? Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá esse ressitor de amostragem é o de 1r 5w certo? até uns 10r da certo no lugar dele né? pois dai o 317 trabalhra descansado e so os tip's vão fazer o trabalho pesado certo? Grato!

É isso dai mesmo.. Nem é necessário chegares lá nos 10R. Bem menor eu diria... Acho mesmo que com o de 1R5 vai funcionar legal.. No máximo dos máximos 4R7 talvez..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
seria possivel trocar o trafo por um de 3,4,5 A?

Evidente que sim, e nesse caso nem necessita de dois transistores. Pode ser Só o CI, se for o LM338 ou o CI e um transistor, se for o LM317...

Esse tipo de topologia de fonte é tão simples que pode tudo... Outro transformador, outra potência outra tensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mr. Faller,

ia mandar essa duvida via mensagem privada, mas infelizmente novos usuários não podem enviar mensagens privadas até terem postado pelo menos 5 vezes :D, bom, segue então a minha dúvida:

Boa tarde,

antes de mais nada, me desculpe por lhe mandar uma mensagem sem nem lhe conhecer!

Li seus dois posts que explicam o funcionamento das fontes e os motivos para não usa-las.

Estou montando um computador que utilizará uma fonte de 750W (por causa da quantidade de coolers e outros fatores) e um monitor (50W, lcd), estarei conectando ambos no mesmo dispositivo.

A minha duvida seria qual filtro o senhor sugere para esse caso? (infelizmente não entendo nada sobre elétrica, então uma resposta do genero "um filtro de linha" não seria o suficiente para esclarecer minha duvida, visto que desconheco a diferenca entre os modelos ou marcas, em termo de qualidade e durabilidade.

Desde ja muito obrigado, e desculpe novamente pelo abuso de sua boa vontade (eu espero! ^_^)

Em minha pesquisa, encontrei este dispositivo denominado: Modulo de proteção, http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PT100011P, o senhor acha que valhe a pena considerar isto ao invés do filtro de linha? ou isto é a mesma cosia que um estabilizador camuflado com 1 nome diferente (olhei as especificacoes, parce 1 shortbreak, só q sem a bateria, sei la =[)

Bom, fico no aguardo, MUITO OBRIGADO de qualquer forma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse esquema que fiz esta correto?

http://imageshack.us/photo/my-images/411/imagemqwy.jpg/

obs:imaginem que do lm337 esta o lm338 por que no proteus não tinha;

não sei a polaridade do capacitor,se o parte rachurada e positivo ou negativo e vice-versa.

portanto se tiver errado me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mr. Faller,

ia mandar essa duvida via mensagem privada, mas infelizmente novos usuários não podem enviar mensagens privadas até terem postado pelo menos 5 vezes :D, bom, segue então a minha dúvida:

Boa tarde,

antes de mais nada, me desculpe por lhe mandar uma mensagem sem nem lhe conhecer!

Li seus dois posts que explicam o funcionamento das fontes e os motivos para não usa-las.

Estou montando um computador que utilizará uma fonte de 750W (por causa da quantidade de coolers e outros fatores) e um monitor (50W, lcd), estarei conectando ambos no mesmo dispositivo.

A minha duvida seria qual filtro o senhor sugere para esse caso? (infelizmente não entendo nada sobre elétrica, então uma resposta do genero "um filtro de linha" não seria o suficiente para esclarecer minha duvida, visto que desconheco a diferenca entre os modelos ou marcas, em termo de qualidade e durabilidade.

Desde ja muito obrigado, e desculpe novamente pelo abuso de sua boa vontade (eu espero! ^_^)

Em minha pesquisa, encontrei este dispositivo denominado: Modulo de proteção, http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PT100011P, o senhor acha que valhe a pena considerar isto ao invés do filtro de linha? ou isto é a mesma cosia que um estabilizador camuflado com 1 nome diferente (olhei as especificacoes, parce 1 shortbreak, só q sem a bateria, sei la =[)

Bom, fico no aguardo, MUITO OBRIGADO de qualquer forma

Veja que como descrição de proteção ele fala:

- Máxima proteção de surto: 276 J

- Máxima corrente de pico 8/20µs: 4500 A

Isso dai é típico de proteções bem simples e ainda cita sua função de estabilização. Um estabilizador disfarçado me parece e botando fora 7% (eficiência de 93%) da energia por ele processada, para nada, absolutamente nada além de atrapalhar...

esse esquema que fiz esta correto?

http://imageshack.us/photo/my-images/411/imagemqwy.jpg/

obs:imaginem que do lm337 esta o lm338 por que no proteus não tinha;

não sei a polaridade do capacitor,se o parte rachurada e positivo ou negativo e vice-versa.

portanto se tiver errado me corrijam.

Por partes:

- Quanto a simbologia dos capacitores, tenho visto os mesmos por ai, quando representados com esse símbolo que você usou, com o retângulo preenchido sendo o terminal negativo, portanto os seus estariam todos invertidos..

- Aquele resistor de 1 ohm, na entrada do CI, não tem função nenhuma, não sei por que o colocaste ai..

FontecomLM338mrvalterhugo.jpg

- Ao meu ver deverias colocar um diodo entre os terminais de entrada e saída do LM338, inversamente polarizado, ou seja, com seu catodo na entrada e anodo na saída igual aquele do meu esquemático....

- Com aqueles valores de componentes, rwsistor de 330 ohms entre o pino de saída e o de ajuste do CI e potenciômetro de 2k7, vai conseguir variar a tensão desde 1,2 Volts até 11 Volts mais ou menos.. É isso que queres???

Na verdade, até hoje eu não entendo porque os próprios datasheets trazem um capacitor de valor baixo na saída do regulador se o próprio já trata de fazer um corte na onda e deixa-la continua.

A função daquele capacitor de baixo valor não é de filtragem da baixa frequência, como o é aquele de alto valor. Capacitores eletrolíticos, pelo seu tamanho e pelo seu bobinado de folhas, acabam tendo uma componente indutiva de baixo valor que atrapalham as altas frequências existentes ai nesse ponto.. A função dos capacitores pequenos, de baixo valor e de preferência constituidos por placas em paralelo, não bobinadas é a de eliminar essas componentes de alta frequência.

Veja ai o modelo equivalente de um capacitor eletrolítico de alto valor. Note que lá existe uma pequena indutância (ESL)

ModelodeCapacitoreletroltico.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você poderia explicar como os transistores atuam fornecendo mais corrente à saída, porém mantendo a tensão do regulador?

Já vi topologia semelhante (transistores em "paralelo") mas usando NPNs, com a base ligada na saída do regulador (e não na entrada). Mas neste caso, eu acho que entendi como funciona, pois o coletor vai ligado na entrada, assim o transistor atuaria como um segundo regulador, pois a tensão no emissor(saída do circuito) seria muito próxima da tensão da base (tipo seguidor de emissor). Já nesse esquema que você postou eu não entendi muito bem (eletronica analógica é meu fraco :P)

Pergunto pois tenho uma fontezinha montada com LM317 aqui, e alguns tip2955 encostados, então queria saber um pouco melhor o funcionamento deste circuito antes de me arriscar a montar algo semelhante.

E parabéns pela montagem, ficou muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Imagine essa topologoia dai:

Shuntagregadordecorrente.jpg

Imagine agora uma corrente de 1 Ampere passando pelo resistor de 1 ohm.

Essa corrente provocará uma queda de tensão de 1R x 1 A = 1 Volts nesse resistor.

Note que entre emissor e base do transistor vai existir uma queda da ordem de 0,7 Volts, sobrando desses 1 Volts sobre o resistor de 1 ohm (1 Volts) 0,3 Volts sobre o resistor de 0,1 ohm, no emissor do transistor.

Ora, 0,3 Volts divididos por 0,1 Ohm vai dar uma corrente de 3 Amperes através desse resistor e consequentemente atraves do emissor-coletor do transistor.

Adicionalmente existirá uma corrente de base do transistor, que passará pelo regulador. Essa corrente é da ordem de 3A/50 = 60 miliAmperes. (o valor de 50 é referente a um ganho típico, ou hfe, de um transistor desses dai)

Nessa hora se poderia dizer que a fonte estaria entregando, na saída, algo como 1A + 3A + 60 miliAmperes, ou seja, um total de 4,06 Amperes

Note que tanto mais corrente é tomada da saída mais o regulador irá dividir com o transistor esse fornecimento da mesma, pois se aumentar a demanda de corrente no CI, aumentará também a queda sobre o resistor de 1 Ohm e mais corrente passará pelo transistor.

Com uma enorme diferença sobre aquelas outras fontes que alimentam a base de um transistor NPN com a tensão regulada delas que é a estabilidade ou regulação da tensão de saída.. Como mostrei numa foto, essa minha fonte varia coisa de 20 mili Volts entre uma corrente de saída de zero Amperes e uma corrente de saída de 10 amperes, ou seja, muito estável e regulada.. Aquele outro tipo de fonte que citas tem uma regulagem desastrosa.. Chega variar de 1 Volt a saída sem corrente e com corrente..

Outra vantagem dessa topologia dai, com transistor PNP.. O CI é protegido por curto e por temperatura.. Essa proteção suprime a corrente através do CI e desse modo através do resistor de 1 ohm.. Com corrente abaixo de 600 mili Amperes o transistor está fora do circuito.. É como se ele nem existisse. As proteções do CI são extendidas ao transistor portanto..

Eu costumo colocar o transistor no mesmo dissipador do CI e bem próximo do mesmo, de modo que a potência dissipada no transistor aqueça também o CI e desse modo faça o mesmo entrar em proteção térmica se necessário for, por alta temperatura, desse modo também cortando o transistor..

Quanto a como o regulador faz para regular a tensão mesmo com um transistor em paralelo?? É só entender que o regulador, para manter estável a tensão de saída, vai suprimir a corrente se a tensão estiver querendo subir e vai passar a fornecer mais corrente se a tensão estiver querendo baixar. Desse modo ele mantém estável a tensão de saída mesmo com corrente variável..

Essa corrente é amostrada no resitor de 1 ohm e pede ajuda ao transistor se necessário for.. Só isso, nada mais que isso..

O transistor age como seu nome sugere (transistor é um acrônimo de "tranference resistor") que nada mais é do que um resistor variável controlado pela corrente de base do mesmo..

Espero que tenhas entendido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado pela resposta Faller, aliás, foi praticamente uma aula :lol:

Ficou bem mais claro o porque desta topologia ser mais estável e até mais segura que a outra que citei. Abandonei de vez a ideia de montar aquela.

É que eu não gosto de montar um circuito sem saber o funcionamento do mesmo, pois se estiver diante de algum problema, a falta de experiencia me faz ficar "perdido".

Quando puder, tentarei montar com lm317 e tip2955 e digo o resultado da experiencia.

Novamente, obrigado! E fico no aguardo de novas montagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, antes de tudo, parabéns pela montagem, ficou muito legal!

Estou pra montar uma fonte ajustável também, mas estou na dúvida se faço uma com 5 ou 10A. Sobre este seu projeto, se eu modificar o trafo para um de 24VAC na saída, será que a fonte entregará 24Vdc na saída ajustada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!