Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Olá amigo Faller, obrigado pelas dicas e paciência com minhas perguntas.

Eu vou comprar os componentes que não tenho aqui, voltimetro e amperímetro eu já tenho.

acho que o que vai ser mais díficil conseguir vai ser o dissipador que fica atras.

vou tentar montar e mais alguma dúvida eu posto aqui pros colegas tentarem me ajudar.

Grande abraço.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller e amigos aqui do fórum, saudações cordiais a todos.

Caro Faller, venho mais uma vez alugar você com minhas perguntas.

No meu caso aqui o trafo pode suprir a fonte com mais de 10 amperes, para que a fonte se exigida com carga superior a 10, devo substituir quais componentes do esquema?

Substituindo a ponte retificadora por uma de 20 amperes, e o CI regulador por um de maior capacidade já é suficiente ou é necessária mais alguma mudança? se for necessário grandes mudanças vou abortar e fazer como você descreveu.

to com dificuldade de encontrar o LM 338 aqui, por qual eu poderia substituir sem grandes mudanças no esquema?

obrigado?

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Faller e amigos aqui do fórum, saudações cordiais a todos.

Caro Faller, venho mais uma vez alugar você com minhas perguntas.

No meu caso aqui o trafo pode suprir a fonte com mais de 10 amperes, para que a fonte se exigida com carga superior a 10, devo substituir quais componentes do esquema?

Substituindo a ponte retificadora por uma de 20 amperes, e o CI regulador por um de maior capacidade já é suficiente ou é necessária mais alguma mudança? se for necessário grandes mudanças vou abortar e fazer como você descreveu.

to com dificuldade de encontrar o LM 338 aqui, por qual eu poderia substituir sem grandes mudanças no esquema?

obrigado?

Ricardo

Para poder drivear maior corrente apende um maior número de transistores na entrada, copie um estágio com seu resistor e cole em paralelo..

CI's que podem operar ai, simplesmente trocando um pelo outro:

LM338 - Corrente até 5 Amperes

LM350 - Corrente até 3 Amperes

LM317 - Corrente até 1,5 Amperes..

Nota: essa corrente é a corrente através de cada CI e não a corrente final que essa sim vai depender do número de transistores apendados (coloque um para cada 5 a 6 Amperes da corrente de saída)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, eu estava vendo uns kits eletronicosno ebay aqui http://stores.ebay.com/engineeringshockelectronics, e encontrei um kit de uma fonte com lm338k, ele da o esquema e ate o layout para baixar, so que ao ver o esquema da fonte vi uma coisa estranha, no esquema esta constando que o lm338k tem 4 pinos, mas pelo que eu saiba ele so tem 3 certo? então porque no esquema diz que tem 4 pinos?

o esquema http://www.electroniclessons.com/LM338K_Schematic.pdf

http://www.ebay.com/itm/LM338-LM338K-5A-variable-power-supply-module-cooling-fan-large-heat-sink-/170749354287?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27c174612f#ht_749wt_698

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller bom dia, sem querer desviar o tópico,mas preciso de uma ajuda urgente, para montar uma fonte para um notebook.É o seguinte tenho em minhas sucatas 2fontes de play2, cachotão (=)cada uma com 12volts/6A, pelo menos o fusível de entrada na pci é de 6A, a minha dúvida é se posso ligalas em série sem problemas, e regular a tensão de saída em 19volts com o LM338, desde jà agradeço se puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller bom dia, sem querer desviar o tópico,mas preciso de uma ajuda urgente, para montar uma fonte para um notebook.É o seguinte tenho em minhas sucatas 2fontes de play2, cachotão (=)cada uma com 12volts/6A, pelo menos o fusível de entrada na pci é de 6A, a minha dúvida é se posso ligalas em série sem problemas, e regular a tensão de saída em 19volts com o LM338, desde jà agradeço se puder me ajudar.

É uma gambiarra do cão, mas teoricamente podes sim.

Não junte, não interlige suas carcaças. Se elas tiberem plug de 3 pinos veja que os pinos de aterramento sejam tirados fora, (pois se inseridos em um filtro de linha provocam continuidade entre as carcaças)

Antes de fazer essa gambiarra dai, eu buscaria, nem que fosse no DealExtreme uma fonte barata para o note..

Veja ai por R$ menos de R$20,00, posto em sua casa no Brasil.. E sem gambiarra nenhuma.. Só demora um tempinho, uns dois meses, coisa assim:

http://www.dealextreme.com/p/replacement-power-supply-adapter-for-acer-laptop-5-5-x-1-7mm-108181

Ai no DealExtreme tem fontes de reposição para tudo que é notebook, procure

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma gambiarra do cão, mas teoricamente podes sim.

Não junte, não interlige suas carcaças. Se elas tiberem plug de 3 pinos veja que os pinos de aterramento sejam tirados fora, (pois se inseridos em um filtro de linha provocam continuidade entre as carcaças)

Antes de fazer essa gambiarra dai, eu buscaria, nem que fosse no DealExtreme uma fonte barata para o note..

Veja ai por R$ menos de R$20,00, posto em sua casa no Brasil.. E sem gambiarra nenhuma.. Só demora um tempinho, uns dois meses, coisa assim:

http://www.dealextreme.com/p/replacement-power-supply-adapter-for-acer-laptop-5-5-x-1-7mm-108181

Ai no DealExtreme tem fontes de reposição para tudo que é notebook, procure

-Faller, que vai ficar uma gambiarra é notório mas , se der certo não me importo, pois não confio nessas fontes tão baratas,e não vou dar 200R$ em uma original.Quanto as saídas da fonte são apenas (dois pinos),12volts e gnd,e aí posso ligalas?,e dando tudo certo vou comprar, gabinete, voltímetro digital e fazer um bom acabamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
-Faller, que vai ficar uma gambiarra é notório mas , se der certo não me importo, pois não confio nessas fontes tão baratas,e não vou dar 200R$ em uma original.Quanto as saídas da fonte são apenas (dois pinos),12volts e gnd,e aí posso ligalas?,e dando tudo certo vou comprar, gabinete, voltímetro digital e fazer um bom acabamento.

Já te disse podes fazer sim, e quando citei plug de 3 pinos me referia a entrada AC e não a saída, que evidentemente são dois fios o poditivo e o negativo...

É que as vezes o pessoal se preocupa em não deixar as carcaças das fonte se encostar e tocam os dois plugs AC, com seus terminais de aterramento, em um filtro de linha. Feita a cacaca.. O pino de terra do plug se encarrega, via filtro de linha, de dar o curto entre ambas as carcaças..

Cuide portanto e vá em frente.. Dá certo sim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Faller, obrigado por nos presentear com essa maravilhosa fonte ajustável, gostaria de saber se eu poderia colocar um esquema elevador de tensão depois da ponte retificadora, como tem nas fontes chaveadas de pc, pois só tenho a disposição um trafo e 12v e queria tensoes maiores do que 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, obrigado por nos presentear com essa maravilhosa fonte ajustável, gostaria de saber se eu poderia colocar um esquema elevador de tensão depois da ponte retificadora, como tem nas fontes chaveadas de pc, pois só tenho a disposição um trafo e 12v e queria tensoes maiores do que 12v.

Poder pode, só não fica nada simples..Muito mais simples, até mesmo mais barata que adotar um novo transformador, é fazer uma fonte ajustável a partir de um carregador de bateria para notebook, como eu fiz aqui: Fonte ajustável para bancada - Uma visão diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller

li varios posts seu e baichei o seu diagrama de fonte 13,8V /30A....você é muito bom cara. Parabéns.

me de uma luz...tenho um carregador de bateria automotiva 110v.....que tem a seguinte opção: 12v /6v e um botão carga lenta / carga rapida......no aparelho aparece escrito: 2/40/200 A.

ele tem um barramento de diodos e tem tipo um termostato igual de ferro de passar roupa que é ligado no cabo que sai pra liga na baterias....que quando eu exijo dele, por exemplo liga no som do carro....ele logo desliga....esfria: liga...esquenta desliga...fica nessa lenga lenga....no final das contas não carrega a bateria, e da vontade de meter fogo.

me sugira o que eu posso fazer pra aproveitar 100% esse carregador.

pra min a maior finalidade é ligar na bateria do carro pra tocar som pesado.

me diga o que precisa saber de informação dele...que te passo.

Obrigado.

Obs...tenho noção de eletronica...me formei tecnico em eletrotécnica no ano 2.000 junto com meu 2° grau....mas nunca mais atuei nessa area...só ficou as boas lembranças, rsrsrs.

Maike

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...me sugira o que eu posso fazer pra aproveitar 100% esse carregador.

Já dizia uma tia minha, já falecida, costureira que era...

"Prefiro fazer 5 novas calças que ter de arrumar, recauchutar, ajustar, refazer uma já feita"

É mais ou menos assim meu pensamento.. Reprojetar ai não fica nada fácil.. Sei que se a tivesse em mãos acabaria sabendo o que fazer, mas agora, nem sequer me vem a cabeça as dúvidas que poderiam me surgir ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
@faller,

Bom dia, você acha que é possivel confeccionar esta fonte com o trafo que está sendo avaliado neste tópico?http://forum.clubedohardware.com.br/transformador-nobreak/1067064 . Obrigado.

Com certeza dá para se fazer uma boa fonte com um transformador derivado de um no-break. Não li todo o outro tópico, por falta de tempo.. Talvez a tensão final e a corrente final não fiquem iguais às da minha fonte, mas certamente ficarão parecidas..

Há que inicialmente definir exatamente como é seu transformador e que tensões e correntes ele é capaz de oferecer..

Sabes como fazer isso??? Parece que o diagrama de tensões x enrolamentos já o tens, correto???

Tendo isso o próximo passo seria definir se vais adotar retificação com dois diodos (provavelmente a tensão final ficará mais baixa) ou com ponte, assim como fiz, para ganhar a possibilidade de ir até 20 Volts no ajuste..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Confirmei a polaridade das bobinas e irei mais tarde fazer o teste em 220V e passo os valores obtidos nos secundários.Preciso apenas de 12V DC e o tanto de corrente que o trafo puder oferecer, o fúsivel de entrada do nobreak é de 8A o que provavelmente esse trafo deva gerar de corrente algo próximo a 7A o que é suficiente para o fim que usarei.Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O fusível de entrada (da rede AC) nada, absolotamente nada tem a ver com a máxima corrente do enrolamento de baixa tensão. Essa corrente protege lá no primário, em 127 Volts, certo???

Sem analisar muito consigo imaginar que a corrente dai desse enrolamento supere os 10 Amperes..

Eu uso um método bastante simples e um tanto lógico para poder sacar o quento de corrente máxima se pode extrair de um determinado enrolamento de um transformador desconhecido..

Em passos, para simplificar:

1) descubra o enrolamento primário e o alimente adequadamente;

2) Meça a tensão AC do secundário que irás usar;

3) Comece a demandar energia desse secundário até que sua tensão caia no máximo 10% com relação ao valor sem carga.

4) Meça a corrente nessa hora e considere a mesma como corrente de pico, máxima tolerável..

Dica para variar a corrente: Use uma resitência de chuveiro elétrico e se necessário mergulhada n`água, para arrefecimento. Faça uso de fios grossos, na saída do enrolamento a medir, com garrinhas jacaré nas pontas, para tomar parte dessa resistência do chuveiro. Tanto mais aproximas uma garra da outra maior a corrente. Inicie o teste pegando a maior parte da resistência..

Veja ai uma figura para auxiliar:

tomarpedaodaresistncia.jpg

Atenção e muito importante: Assegure-se de que o enrolamento a ser testado não tenha continuidade elétrica com o enrolamento primário, ligado a rede elétrica, comum em autotransformadores.. Isso pode ser verificado com o multímetro. Se tiver essa continuidade elétrica desaconselho totalmente seu uso..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, conforme dicas passadas pelo amigo Nelio fiz as devidas identificações das bobinas e verifiquei que meu trafo é exatamente igual ao dele, sendo assim uni as pontas conforme ele orientou e alimentei com tensão de 223V AC e tive as seguintes medições no secundário conforme imagem abaixo:

TRAFO%20TENS%C3%95ES.jpg

Gostaria, se possível, que o amigo faller analisasse e me orientasse sobre a possibilidade de uso deste trafo neste projeto de fonte do tópico e há um detalhe que preciso e se pudesse fazer a gentileza de me orientar ficaria muito agradecido, preciso além da tensão variavel preciso também da corrente variavel.Agradeço desde já e caso os amigos do forum quiserem opinar também será de grande valor.Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente os enrolamentos de maior capacidade de suprimento de corrente são aqueles dois:

6-6*

e

7-7*

Agora ligue-os em série e naturalmente dará 12,9 Volts + 12,9 Volts = 25,8 Volts de fora a fora. Se der zero, não se assuste, estará defasados.. Desfaça a junção, emenda, de um e outro e pegue o outro foi de un dos enrolamentos para fazer a emenda.. Ai dará os 25,8 Volts

Coloque carga até a tensão de saída cair de 25,8 Volts para 23,22 Volts (10% a menos, ou 90% da tensão original)

Ai tem de dar um jeito de medir a corrente de saída nessa hora, para se ter a ideia do que se pode tirar dele, em corrente...

Quanto a tensão variável da fonte, sim , tens toda a razão em desejar a mesma, pois é extremamente útil no dia-a-dia de uma bancada de serviço, de desenvolvimento ou de testes..

Mas pense bem e desde já te deixo a pergunta de porque desejas ter um ajuste da corrente de saída.. Qual seria um uso prático disso, o que achas que podes ganhar com a adoção dessa vantagem de ajustar a corrente de saída??? Qual a aplicação prática???

Sim que te ajudo a montar, e já tens ai tema de casa.. Levantar a corrente de saída para uma queda de 10% da tensão de saída..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite faller

Mas pense bem e desde já te deixo a pergunta de porque desejas ter um ajuste da corrente de saída.. Qual seria um uso prático disso, o que achas que podes ganhar com a adoção dessa vantagem de ajustar a corrente de saída??? Qual a aplicação prática???

Essa fonte de que preciso além de utilização em bancada de testes como você citou, será utilizada em um experimento de galvanoplastia onde a corrente é aplicada numa variante de ~1A por decimetro quadrado dm² de solução daí a necessidade de se controlar não apenas a tensão mas também a corrente a ser aplicada.Inclusive a tensão ideal partiria do 0 mas pelo que vi seria mais um esquema a ser adaptado ao seu projeto pois normalmente a tensão de saída é 1,25V.Agradeço a disposição em ajudar.Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Faller, tenho aqui um nobreak velho que uso para carregar bateria automotiva :P e pretendo tirar o transformador do mesmo para usar na fonte.

O nobreak tem um fusível grande de 15A e um pequeno de 2A (eu acho). Fiz as medições no transformador com o mesmo ligado no circuito do nobreak sem carga nem bateria. Minha rede é 220V Fase-Neutro.

Transformador.jpg

Gostaria de saber quais saídas você escolheria caso fosse montar uma fonte. Daqui uns dias pretendo conseguir uma resistência de chuveiro para ver se consigo tirar 10A da saída escolhida...

Na entrada eu posso usar o fio branco com o vermelho para entrar com 220V e para usar 127V seria preto e vermelho?

PS: Coloquei a chave teste na carcaça do trafo e notei que a luz acende bem fraquinha e invertendo a polaridade da tomada a luz fica mais forte. Não cheguei a encostar para ver se da choque mas estou achando que não. Tava pensando em talvés aterrar ela na hora que for montar a fonte. o que q você acha?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Da uma leve impressão que o branco é um pouco mais fino, mas os outros 3 devem ser iguais.

Se eu entrar com os verdes na ponte retificadora (17,3V) conseguirei ter uma saída de 20V na fonte ou não chegaria a isso?

Em aberto, sem carregamento, conseguirias 17,3 x 1,4142 - 1,2 = 23,2 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!