Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP
Por favor, su novo aqui no forum... Gostaria de saber o seguinte, esta fonte vai de 1,2V até 25V...

Esse 1,2V é devido à saida do LM correto?

Nao é possível eliminar essa tensão ? Fazendo com qu e a fonte fiquei de 0-25V, eu dei uma lida em outros projetos e percebi que alguns usaram um diodo zener para eliminar essa tensão...como faço a ligação do diodo zener? ou existe outra maneira?

DEsde já agradeço a todos!

Repare ai um modo de fazer isso dai que desejas, embora defenda que o uso disso é esporádico.. Penses se realmente necessitas de tensões abaixo de 1,2 Volts.. Quando necessito, (uma vez a cada 10 anos, sei lá) uso duas fontes ajustáveis uma subtraindo da outra..

Fontede0a25VoltscomLM318.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro matheus, comprei esse cooler em uma eletrônica proxima de casa, ele consome cerca de 1,5A ~ 1,7A.

Não consigo ver mais nada o que está escrito na etiqueta, somente a tensão, ele é um cooler meio diferente, o fluxo de ar dele é imenso, o que refrigera todos os componentes da fonte...

http://i01.i.aliimg.com/photo/v0/460283125/110v_cooling_fan_high_CFM_80_80.summ.jpg é parecido com esse, ou seja, as "hélices" são pequenas, e o centro é maior!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller muito obrigado pela a sua ajuda....

Por favor se n'ao pedir muito, voce teria o esquema da sua fonte no ISIS -Proteus?

Desde ja agradeco a sua ajuda e paciencia =D

Só se eu fosse louco!!

Uma fonte como aquela, se colocares em um impresso, vai atrapalhar sua vida, degradar a eficiência e desempenho da mesma. Seroa mais difícil de montar e tornaria a montagem um lixo tamanha a fiação entrando e saindo da PCB..

Veja bem: De todos os componentes cerca de 80 a 90% são afixáveis, ou no dissipador, ou no chassi, ou no painel etc..

Poucos são os componentes que não são fixados mecanicamente. Esses os solda, o mais curto possível, sobre os componentes que estão mecanicamente fixados.

Assim foi construída aquela montagem que fiz... Coloquei PCB somente para sustentar os capacitores eletrolíticos por não ter um capacitor do valor (35.000 uF) calculado, que certamente teria fixação e para aproveitar coloquei 8 capacitores de 4.700 uF que tinha em casa.. Mas isso nem é considerado PCB e sim suporte de capacitor.. Duas trilhas, uma para o negativo outra para o positivo. Mesmo assim reforçada com fio soldado sobre as mesmas..

Numa fonte é normal se ter correntes elevadas.. Levar isso para um PCB é contraproducente, acredite.. Além do que, se não cuidares, o desempenho da fonte cai violentamente, no tocante a ruído, a oscilação, instabilidade..

Como disse, não a tenho nem jamais a terei em PCB..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Faller, bom dia galera!

Remontei minha fonte, agora com o circuito deste tópico.

Tenho uma dúvida: os transistores TIP147 não estão dividindo a corrente direito, se eu colocar uma carga de 2A, um dos transistores não chega nem a conduzir. Se eu colocar 4A, fica assim, 1A com um TIP147, 2A com outro TIP 147 e 1A com o LM338K.

Isso é normal? Ambos os transistores estão ok, eu já os testei. E se eu tirar um dos transistores, o outro conduz toda a corrente, e vice-versa.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida: os transistores TIP147 não estão dividindo a corrente direito...

É uma diferença um pouco grande. difícil saber assim sem ver, mas, eu começaria a verificar os resistores de entrada no emissor dos transistores.

O fato dos transistores não conduzir talvez seja porque o Faller projetou assim. Exemplo, até uns 4-5A o CI trabalha como e estivesse sozinho, depois disso os transistores ajudam by-passando corrente.

Em que tensão isso está acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal meu primeiro post e estou com uma dúvida, tenho este trafo na foto abaixo que gostaria de fazer uma fonte com uma saída retificada de 13.8 volts para alimentar um rádio transmissor, que consome cerca de 15 amperes na sua potencia total.

O problema é que a saída do trafo é de 12Volts Ac, acho que nem isso pois medindo com voltimetro mostrou 11 volts AC (ou pode ser variação da rede ou tolerancia do voltimetro em medir tensão AC). Sei que este circuito do Faller não vai dar, por causa da queda de tensão no CI, transistores, diodo etc...Então teria uma sugestão para fazer uma fonte com esse trafo? Nem que não fosse estabilizada e fornecendo pelo menos 12v mas com sua saída isenta de ruídos. Parabéns pela sua fonte Faller é simples e fácil de montar..Obrigado ...

http://imageshack.us/photo/my-images/687/trafocima.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/38/trafolado.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi Faller, bom dia galera!

Remontei minha fonte, agora com o circuito deste tópico.

Tenho uma dúvida: os transistores TIP147 não estão dividindo a corrente direito, se eu colocar uma carga de 2A, um dos transistores não chega nem a conduzir. Se eu colocar 4A, fica assim, 1A com um TIP147, 2A com outro TIP 147 e 1A com o LM338K.

Isso é normal? Ambos os transistores estão ok, eu já os testei. E se eu tirar um dos transistores, o outro conduz toda a corrente, e vice-versa.

Grato.

Em primeiro lugar, como você mediu essas correntes e essa diferença..

Em segundo lugar, isso só pode acontecer se os resistores de emisor forem diferentes um do outro..

Meça as quedas de tensão sobre os resistores de emissor. Devem ser muito parecidas..

Desse modo a mesma queda de tensão sobre igual valor de resistor => mesma corrente ou assemelhada em cada resistor e por sua vez, no transistor..

Pela quweda de tensão no resistor de emisor matas a charada..

Ou a queda não é a mesma nem assemelhada ou o resistor não é do mesmo valor, ou sua medida de correntes foi um fracasso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi com um alicate amperímetro que mede também DC.

E outra coisa que reparei, ao ligar a mesma lâmpada que eu ligava no outro circuito, o LM338K ativa a proteção de curto, e desarma.

Porém o circuito está aguentando correntes bem altas, utilizando uma bateria de carro como carga, a fonte aguentou os 6A tranquilamente.

O problema é o pico de corrente.

Ah e tive que tirar os capacitores de 1uFx50V, pois só consegui os de alumínio, não achei os de tântalo, eles estavam atrapalhando o funcionamento da fonte.

Os resistores são exatamente do mesmo valor, inclusive coloquei dois resistores de 0.15R em série em cada emissor para ver se melhorava a situação, mas continuou a diferença de corrente nos transistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Medi com um alicate amperímetro que mede também DC.

E outra coisa que reparei, ao ligar a mesma lâmpada que eu ligava no outro circuito, o LM338K ativa a proteção de curto, e desarma.

Porém o circuito está aguentando correntes bem altas, utilizando uma bateria de carro como carga, a fonte aguentou os 6A tranquilamente.

O problema é o pico de corrente.

Ah e tive que tirar os capacitores de 1uFx50V, pois só consegui os de alumínio, não achei os de tântalo, eles estavam atrapalhando o funcionamento da fonte.

Os resistores são exatamente do mesmo valor, inclusive coloquei dois resistores de 0.15R em série em cada emissor para ver se melhorava a situação, mas continuou a diferença de corrente nos transistores.

Ao entregar alta corrente, meça por favor a queda de tensão sobre os resistores de emisor. Isso é de fundamental importância na dedução do que está acontecendo, pois:

- Deveria ser o mesmo valor de tensão ou muito aproximado. Se não for, ou o transistor está ruim ou é um transistor carimbado (um deles é diferente do outro). Ai se explica e justifica a diferença de corrente..

- Se a tensão for a mesma, ou aproximada, ai a diferença de corrente só se explica pela diferença do valor da resistência desses resistores.. Não adianta me dizeres que o número que está lá escrito é exatamente o mesmo nos dois resistores. Se houver diferença de corrente sob a mesma ou assemelhada tensão, só pode ser diferentes valores de resisencia (ou o velho Ohm levanta do túmulo)..

Então objetive essa sua análise, medindo a queda de tensão nos resistores de emissor, pois até mesmo a resolução para medida em DC é duvidosa em alicates medindo coisa de 1 a 2 Amperes..

Tens certeza que esse amperímetro mede corrente em CC. Ele possui sensor Hall???

Aguardo medidas..

Coisa desse tipo:

Corrente de saída = 4A

Vre1 = 0,15V => 0,15/0,15= 1 Ampere

Vre2 = 0,30V => 0,30/0,15= 2 Amperes

Cheque ai e depois nos fale..

Quanto aos capacitores, veja bem o que o datasheet do Ci diz sobre eles..

"A 1 μF solid tantalum (or 25 μF aluminum electrolytic) on the output swamps this effect and insures stability."

Então amigo.. Ou 1uF de tantalo ou 25 uF se eletrolítico de alumínio.. O datasheet sempre ajuda, dificilmente atrapalha..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então teria uma sugestão para fazer uma fonte com esse trafo? Nem que não fosse estabilizada e fornecendo pelo menos 12v mas com sua saída isenta de ruídos.

Para alimentar um trasmissor uma fonte com boa filtragem é meio caminho andado, o outro meio caminho é um circuito na fonte que estabilize essa tensão ao máximo possível, o que nos retorna a fonte do Faller ou qualquer outra estabilizada. Nesse caso convem mais você providenciar um trafo com uma tensão maior, pelo menos uns 2-3 volts acima da tensão desejada na saída do que usar esse seu transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para alimentar um trasmissor uma fonte com boa filtragem é meio caminho andado, o outro meio caminho é um circuito na fonte que estabilize essa tensão ao máximo possível, o que nos retorna a fonte do Faller ou qualquer outra estabilizada. Nesse caso convem mais você providenciar um trafo com uma tensão maior, pelo menos uns 2-3 volts acima da tensão desejada na saída do que usar esse seu transformador.

É uma pena, obrigado pela resposta Rafael...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz um teste.

Após o banco de capacitores (4 x 4700uF) coloquei 10 diodos de 6A, sendo 2 em paralelo, formando um grupo de 5 diodos em série (cada grupo com 2 diodos de 6A, devido o aquecimento dos mesmos) para diminuir a tensão de entrada no LM338K.

Resultado: Lâmpadas de 21W 12V não desarmam mais a fonte, e lâmpada de 55W quando fria desarma, mas ao aquecer o filamento um pouco já não desarma mais. Eu fiz um teste e precisa de 6 diodos em série para acabar com o problema do desarme, mas os diodos já tinham acabado.

Com 4,5A de carga, a entrada dos transistores e do LM338K vai para 29V, com os 5 grupos de diodo em série, caiu para 25V, assim diminui a tensão Vin - Vout no LM338K, diminuindo muito os desarmes.

Em vazio a tensão em cima do LM338K chegava a 35V.

Fica aí a dica para quem tiver esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em vazio a tensão em cima do LM338K chegava a 35V.

Fica aí a dica para quem tiver esse tipo de problema.

Em 98,5% dos tópicos que falo sobre fontes bato exatamente nessa mesma tecla dai e o pessoal continua insistindo em fazer fontes ajustáveis de zero ou 1,2 a 25 ou 30 Volts. Isso é muitoi ruim, a tensão diferencial sobro o CI regulador fica muito elevada e facilmente ele entra em foldback, desarma..

Muito melhor é se ter duas fontes de 1,2 a 15 Volts x 3 Amperes do que uma só que vá até 25 ou 30 Volts que seja...

Insisto nessa dica, informação, e nada do pessoal atender.. Dá no que dá..

Minha fonte por isso vai de 1,2 a 20 Volts e já é muito...

E aquela questão dos transistores estarem conduzindo desproporcionalmente??? Corrente desbalanceada por cada um deles??? Mediste as tensões que te indiquei para medir, sobre os resistores de emissor???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi sim faller, tá anotado num caderno lá em casa.

Mas já adianto que colocando dois resistores de 0,15R em série em cada TIP147, ajudou a balancear melhor a corrente nos transistores.

Retirei novamente, deixando somente um resistor de 0,15R, e o desbalanceamento voltou a aumentar.

Adicionar mais um resistor de 0,15R no emissor dos TIP147 vai fazer passar mais corrente pelo LM338K e menos pelos TIP147 ou isso é desprezível?

Sobre o foldback, estranho que a folha de dados do LM338K quase não cita sobre isso, não fala qual potência máxima pode dissipar. Aí dá para entender que posso fazer uma fonte 0-30Vdc 5A tranquilamente somente com o LM338K, coisa que pelo visto não é possível sem outros transistores em paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Medi sim faller, tá anotado num caderno lá em casa.

Mas já adianto que colocando dois resistores de 0,15R em série em cada TIP147, ajudou a balancear melhor a corrente nos transistores.

Retirei novamente, deixando somente um resistor de 0,15R, e o desbalanceamento voltou a aumentar.

Adicionar mais um resistor de 0,15R no emissor dos TIP147 vai fazer passar mais corrente pelo LM338K e menos pelos TIP147 ou isso é desprezível?

Sobre o foldback, estranho que a folha de dados do LM338K quase não cita sobre isso, não fala qual potência máxima pode dissipar. Aí dá para entender que posso fazer uma fonte 0-30Vdc 5A tranquilamente somente com o LM338K, coisa que pelo visto não é possível sem outros transistores em paralelo.

Sem saber das tensões medidas não dá para fazer análise nenhuma a respeito desse desequilíbrio.. Tudo que se disser será lixo...

Quanto ao datasheet, acho que não olhaste o mesmo que olho, onde é extremamente claro a dependência da corrente limite co o diferencial de tensão..

Veja ai, direto do datasheet:

LM338LimitedecorrentxDeltaV.jpg

Ai, no datasheet, mostra claramente que com um diferencial da ordem de 35 Volts a corrente vai cair abaixo dos 800 mA e não os 5 Amperes como sonhas..

Tá lá, sempre esteve. Não consultastes...

Projetar de acordo com os limites dos componentes é uma ciência e não requer nada mais do que a correta interpretação dos dados..

Vou te dar um exemplo com uma analogia...

Leste de um lado que a Ferrari Testarrossa pode alcançar 300 Km por hora. De outro lado leste que ela pode andar muito bem na neve..

Ai deduziste, do nada, da sua cabeça, que ela pode andar a 300 Km por hora, muito bem, mesmo na neve.. Esse foi seu típico erro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar os valores aqui assim que eu puder, é que está em casa anotado.

Quanto ao datasheet, acho que você deve ter postado uns dos gráficos presente no mesmo, é que aqui no trabalho não abre imagens, quando eu chegar em casa olho direito.

Realmente essa parte dos gráficos não analisei, somente o texto, devido a correria do dia a dia (trabalho e faculdade).

Obrigado pela ajuda, faller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, chegaram algumas peças e estou aguardando as buchas de isolamento para TO3 e os cabos de 6mm2 para poder concluir a fonte.

Montei e liguei apenas o transformador, a ponte 50A 600V, e o banco de capacitores 47.000uF x50V (10x4700uF 50V). Com esse conjunto ligado fiz estas medições:

A tensão na saída do transformador é de 21V AC e no banco de capacitores 29V DC. A corrente AC de entrada é de 0,27A. (Caramba, sem nada ligado tá consumindo 2A no secundário?) :P

Os resistores que consegui são: 3 resistores de fio 10W 0R22 (emissor transistor) e 4 resistores de fio 5W 2R7 (entrada LM338K). O que posso usar desses resistores em paralelo para obter o melhor valor para a fonte?

Ah, não achei capacitor de 1uF tântalo, posso usar de 3,3uF tântalo?

Não tá sobrando nenhum espaço na caixa. :)

Os medidores são estes: Voltímetro http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=31 e Amperímetro http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=484

Será que posso usar apenas uma fonte 5V para alimentar os dois? Estou sem espaços...

Por enquanto é isso, quando chegar o restante das peças eu informo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, chegaram algumas peças e estou aguardando as buchas de isolamento para TO3 e os cabos de 6mm2 para poder concluir a fonte.

Montei e liguei apenas o transformador, a ponte 50A 600V, e o banco de capacitores 47.000uF x50V (10x4700uF 50V). Com esse conjunto ligado fiz estas medições:

A tensão na saída do transformador é de 21V AC e no banco de capacitores 29V DC. A corrente AC de entrada é de 0,27A. (Caramba, sem nada ligado tá consumindo 2A no secundário?) :P

Os resistores que consegui são: 3 resistores de fio 10W 0R22 (emissor transistor) e 4 resistores de fio 5W 2R7 (entrada LM338K). O que posso usar desses resistores em paralelo para obter o melhor valor para a fonte?

Ah, não achei capacitor de 1uF tântalo, posso usar de 3,3uF tântalo?

Não tá sobrando nenhum espaço na caixa. :)

Os medidores são estes: Voltímetro http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=31 e Amperímetro http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=484

Será que posso usar apenas uma fonte 5V para alimentar os dois? Estou sem espaços...

Por enquanto é isso, quando chegar o restante das peças eu informo o resultado.

Se o transformador está pedindo 270 mA em aberto, sem demanda nenhuma no secundário, é uma boa indicação de que é um péssimo transformador, com muita perda no núcleo..

0,27A x 127V = 34 Watts de perda.. Deve aquecer muito mesmo sem cara nenhuma no secundário..

Algo está errado ai e desconfio dessa sua medida. Como a mediste??

Podes usar os resitores de 0,22R no emisor e o de 2R7 como amostrador..

Não vai dar muita diferença não..

Quanto ao capacitor de tântalo, nem te deste o trabalho de ler o tópico.... No post #112, uma página somente atrás dessa em que estamos, falo sobre essa substituição..

Quanto a alimentar ambos instrumentos com a mesma fonte, não vai ser possível pois ambas estão em diferentes potenciais na fonte...

Quanto ao espaço, eu quando fiz a minha adotei uma caixa que nela coubesse a fonte. Não parti da caixa para ver se a fonte caberia na mesma..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o transformador está pedindo 270 mA em aberto, sem demanda nenhuma no secundário, é uma boa indicação de que é um péssimo transformador, com muita perda no núcleo..

0,27A x 127V = 34 Watts de perda.. Deve aquecer muito mesmo sem cara nenhuma no secundário..

Algo está errado ai e desconfio dessa sua medida. Como a mediste??

Medi tirando o fusível de entrada e medindo a corrente AC... Mas lembrei que tinha feito essa medida com uma lâmpada série para até 60W... Fui medir direto na rede (207V medidos) e sem a ponte e banco de capacitores e medi (pasme) 0,40A em vazio!!! Quase 83W !! Medi 23VAC na saída do transformador e 31V no banco de capacitores.
Podes usar os resitores de 0,22R no emisor e o de 2R7 como amostrador..

Não vai dar muita diferença não..

Direto, sem paralelar para baixar o valor? Tenho 3x 0R22 10W e 4x 2R7 5W, ambos de fio.
Quanto ao capacitor de tântalo, nem te deste o trabalho de ler o tópico.... No post #112, uma página somente atrás dessa em que estamos, falo sobre essa substituição..
Eu vi no datasheet a recomendação de 1uF tântalo ou 25uF eletrolítico, mas é que achei apenas o de 3,3uF de tântalo...
Quanto a alimentar ambos instrumentos com a mesma fonte, não vai ser possível pois ambas estão em diferentes potenciais na fonte...
Você viu o datasheet na página no medidor? Ele também opera em terra comum...
Quanto ao espaço, eu quando fiz a minha adotei uma caixa que nela coubesse a fonte. Não parti da caixa para ver se a fonte caberia na mesma..

Estou aproveitando a caixa da antiga fonte... Ainda nem vi espaço pra fonte do medidor mas vou ter que conseguir espaço para duas fontes. Sorte que as fontes chingling genéricas de 5V de hoje são bem menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!