

Por Dentro da HX1000W
Nós decidimos desmontar esta fonte de alimentação para vermos qual projeto e componentes foram utilizados. Leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas para entender como uma fonte de alimentação trabalha internamente e para comparar esta fonte de alimentação com outras.
Nesta página teremos uma visão geral, enquanto que na página seguinte discutiremos em detalhes a qualidade e as características dos componentes usados.
O que imediatamente nos chamou atenção foi o fato de que internamente esta fonte é formada por duas outras fontes de alimentação independentes de 500 W. Normalmente em fontes com dois transformadores a seção de chaveamento é compartilhada (isto é, há apenas uma seção de chaveamento que alimenta os dois transformadores) ou então as saídas do secundário são conectadas juntas. Este não é o caso desta fonte. Como você pode ver, existem inclusive dois circuitos PFC ativo separados, um para cada fonte de alimentação. A única coisa que é compartilhada entre elas é o estágio de filtragem de transientes e a ponte de retificação.
A saída de +5VSB (standby) da fonte está localizada em uma placa de circuito impresso separada (veja nas Figuras 5 e 6).
Figura 4: Visão geral.
Figura 5: Saída de +5VSB da fonte de alimentação.
Figura 6: Saída de +5VSB da fonte de alimentação.
Figura 7: Visão geral.
Figura 8: Visão geral.
Respostas recomendadas