

Testes de Sobrecarga
Antes de executarmos os testes de sobrecarga nós sempre gostamos de testar primeiro se o circuito de proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) está realmente ativo e em que nível está configurado.
Para fazer isto nós instalamos um dos cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo do sistema de cabeamento modular na entrada de +12V2 do nosso testador de carga e removemos o cabo de alimentação auxiliar da placa de vídeo que estava instalado na entrada de +12V1 do nosso testador de carga. Desta maneira nós tínhamos apenas o barramento de +12V1 da fonte de alimentação conectado ao nosso testador de carga.
Neste cenário a fonte teria que desligar caso extraíssemos muita corrente. Na etiqueta da fonte diz que 40 A é o limite para cada barramento. Nós configuramos nosso testador de carga para extrair 33 A do cabo principal da placa-mãe e do cabo EPS12V, além de outros 33 A do cabo auxiliar da placa de vídeo para um total de 66 A sendo extraído do barramento de +12V1 da HX1000W, mas fonte não desligou.
Isto significa que ou o circuito de proteção contra sobrecarga de corrente está desabilitado ou está configurado com um valor acima de 66 A. Nós não conseguimos extrair mais do que isto devido à limitação do nosso testador de carga.
Por outro lado a fonte de alimentação funcionou bem nesta condição extrema. Infelizmente nós fomos limitados por nosso equipamento. Caso contrário nós gostaríamos de tentar extrair 66 A do barramento de +12V2 ao mesmo tempo para ver o que aconteceria. Se a fonte sobrevivesse significaria que ela é um modelo capaz de fornecer pelo menos 1.500 W na saída de +12V, mais o que poderia fornecer em outras saídas (+5 V, +3,3 V, +5VSB e -12 V).
Com nossa configuração original (como descrevemos na página anterior) nós começamos a aumentar a corrente para ver o que aconteceria. Mas este teste não foi justo: como já tínhamos atingindo o limite do nosso testador de carga para as saídas de +12 V nós poderíamos apenas aumentar a corrente em +5 V e +3,3 V, que não é nossa forma preferida de sobrecarregar uma fonte porque, como explicamos anteriormente, nós estamos mais preocupados com a quantidade de corrente/potência que as saídas de +12 V conseguem fornecer.
A partir do teste número cinco nós aumentamos a corrente em +5 V e +3,3 V para 30 A cada. Nesta configuração nós estávamos extraindo 1.039 W da fonte de alimentação a 47°C. Nós provavelmente poderíamos extrair mais desta fonte caso não fôssemos limitados por nosso equipamento e por essa razão não conseguimos medir a potência máxima real que a HX1000W pode fornecer.
Nós estamos quase certos de que a HX1000W é na verdade uma fonte de alimentação de 1.500 W – já que internamente ela é idêntica a Thermaltake Toughpower 1.500 W – mas a Corsair decidiu rotulá-la como sendo um modelo de 1.000 W por causa da sua eficiência: extraindo mais do que 1.000 W provavelmente faz com que a eficiência caia abaixo da marca de 80% e se a Corsair rotulasse esta fonte como sendo de 1.100 W ou até mesmo como sendo de 1.200 W ela não poderia garantir uma eficiência mínima de 80% em sua carga máxima e não seria capaz de obter a certificação “80 Plus”.
Respostas recomendadas