Introdução
Estávamos muito curiosos para testar esta fonte de 250 W da Jitek (a Jitek é uma marca do tradicional fabricante nacional de gabinetes Nilko) por dois motivos. Primeiro, porque esta fonte é figurinha fácil nos “PCs populares” da Positivo Informática. E, segundo, porque o modelo de 500 W desta marca mostrou ser uma verdadeira “bomba” e, portanto, estávamos preocupados se o modelo de 250 W, que é tão popular, não ofereceria risco aos usuários.
Assim como o modelo de 500 W, o verdadeiro fabricante do modelo de 250 W é a Solytech. Este fabricante está há séculos no mercado usando vários nomes, tais como L & C Technology, Deer, Apex e Allied. Ou seja, é o mesmo fabricante por trás das fontes da MSI, da Satellite e de alguns modelos eXtreme Power Plus da Cooler Master (por exemplo, o modelo de 350 W).
O desenho da Jitek de 250 W é tradicional, com uma ventoinha de 80 mm na parte traseira, vindo ainda com uma tomada de força no painel traseiro, recurso popular na época das fontes e gabinetes AT, padrão abolido 12-13 anos atrás.
Figura 1: Fonte de alimentação Jitek de 250 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Jitek de 250 W.
A fonte em si é pequena, com 14 cm de profundidade. Ela não possui circuito PFC e é baseada na topologia meia-ponte. Como esperado para um produto desta faixa de potência, ela tem poucos cabos e estes são extremamente curtos, com 33 cm da carcaça da fonte até o primeiro conector do cabo. Em cabos com mais de um conector há 14 cm entre eles. Os fios são 20 AWG, mais finos do que o normal, mas para um produto desta faixa de potência isso não chega a ser um problema (a bitola do fio nos diz a corrente máxima que o fio pode transportar). Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Cabos com um conector ATX12V.
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA.
- Um cabo de alimentação para periféricos com dois plugues padrão e um conector para unidades de disquete.
A quantidade reduzida de conectores e a ausência de um conector de alimentação para placas de vídeo não chegam a ser um problema devido ao público-alvo que esta fonte se destina (usuários com computadores mais simples o possível, com processador o mais barato possível, vídeo on-board, pouca memória, um disco rígido, uma unidade óptica e só).
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas