

Médias de desempenho
A partir dos resultados mostrados nas páginas anteriores, calculamos a média aritmética de taxa de quadros em cada um dos processadores. O resultado está no gráfico abaixo.
A primeira conclusão é que todos os processadores testados saíram-se bem e foram capazes de entregar um desempenho razoável em jogos. A diferença entre o desempenho médio mais baixo e o mais alto foi de apenas 34%.
Também fica claro que os Core i5 e Core i7 testados são os processadores mais rápidos para jogos, e que não há diferença significativamente grande entre esses modelos em termos de desempenho. O menor desempenho foi apresentado pelo Pentium Gold G5500, pelo Ryzen 3 2200G, pelo Ryzen 5 2400G e pelo Ryzen 7 1700. Os demais (Core i3, Core i9, Ryzen 5 de seis núcleos e Ryzen 7 de segunda geração) obtiveram resultados intermediários.
Se tomarmos em consideração o preço de cada processador (nos EUA), dividindo-o pela média de quadros por segundo, obtemos o "custo por fps" de cada processador, que nos indica a relação custo/benefício de cada modelo em jogos. Note que utilizamos os valores do mercado norte-americano pois os preços no mercado brasileiro costumam variar muito de acordo com o câmbio, promoções e até mesmo com o "efeito novidade".
No gráfico abaixo, você confere esta relação. Valores maiores indicam um maior custo por fps, de forma que valores mais baixos são melhores.
No gráfico a seguir, você confere um comparativo de taxa de quadros por preço, que nada mais é do que o inverso da informação do gráfico anterior. Assim, os valores indicam quantos fps o processador entregou por dólar de custo, de forma que quanto maior, melhor.
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