Introdução
O Core i7-8700K é um processador de seis núcleos, doze threads, clock base de 3,7 GHz e clock máximo de 4,7 GHz, sendo o modelo mais topo de linha da oitava geração de processadores Core i da Intel. Confira o seu desempenho!
A nova plataforma de processadores Core i de oitava geração da Intel, codinome Coffe Lake, foi lançada recentemente, juntamente com o novo chipset Z370. Nessa nova geração, a microarquitetura é praticamente idêntica à anterior (Kaby Lake), com os mesmos motores gráficos, mesmas tecnologias suportadas e processo de produção também de 14 nm. A grande diferença está nas especificações dos processadores: enquanto, nas gerações anteriores, os processadores Core i7 tinham quatro núcleos e oito threads (graças à tecnologia Hyper-Threading), os Core i5 tinham quatro núcleos e quatro threads e os Core i3 tinham dois núcleos e quatro threads, na oitava geração houve um acréscimo de dois núcleos em cada família: os Core i7 passaram a ter seis núcleos e 12 threads, os Core i5 passaram a ter seis núcleos (e seis threads) e os Core i3 agora têm quatro núcleos (e quatro threads, pois perderam a tecnologia Hyper-Threading).
Especula-se que isso seja uma resposta aos recentes lançamentos de sua concorrente, que passaram a oferecer processadores com o desempenho por núcleo similar, porém com maior quantidade de núcleos e threads. De qualquer forma, fica claro que a tendência da indústria é de uma maior quantidade de núcleos de processamento nos processadores voltados a computadores de mesa e, portanto, é de se esperar que os programas e jogos passem a ser otimizados para utilizar mais núcleos de processamento em um futuro próximo.
É importante ter em mente que, embora o soquete utilizado pelos processadores de oitava geração seja fisicamente o mesmo utilizado pelos de sexta e sétima (LGA1151), a pinagem destes processadores foi ligeiramente alterada, supostamente para atender a uma maior necessidade energética dos processadores com mais núcleos. Com isso, processadores de sexta e sétima geração não funcionam em placas-mãe voltadas à oitava geração, e vice-versa. Fizemos este teste e a placa-mãe sequer liga.
O Core i7-8700K é o processador mais topo de linha desta nova geração (pelo menos até o momento). Seu clock base é de 3,7 GHz e o clock máximo é de 4,7 GHz, trazendo 12 MiB de cache L3 e com vídeo integrado Intel UHD 630 com clock máximo de 1,2 GHz. Seu TDP é de 95 W.
Na Figura 1 vemos o processador Core i7-8700K. Ele é vendido sem cooler.
Figura 1: o Core i7-8700K
A Figura 2 a parte inferior do processador.
Figura 2: lado de baixo do Core i7-8700K
Para os nossos testes de desempenho, comparamos o Core i7-8700K ao Ryzen 7 1700X, que é o seu concorrente direto. Incluímos também o Core i7-7700K, que é o processador topo de linha da geração anterior, de forma a verificarmos a diferença de desempenho de uma geração para a outra. Lembre-se, porém, que a principal diferença entre o Core i7-8700K e o Core i7-7700K são os dois núcleos a mais.
Utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha, em todos os testes.
Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas