

Introdução
Há seis meses atrás, publicamos um comparativo de desempenho em jogos dos principais processadores do mercado, a fim de sabermos quais os modelos mais vantajosos para a compra. Hoje publicamos um novo comparativo, atualizado com processadores lançados desde então, também retestando a maioria dos processadores para vermos, neste momento, qual o modelo mais indicado para quem deseja um computador para jogos.
Neste ano, a Intel lançou a sua sétima e oitava gerações de processadores Core i, bem como uma nova linha de processadores do segmento HEDT (high-end desktop, processadores de alto desempenho), e a AMD lançou as linhas Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7, Threadripper (também HEDT), bem como o seus processadores com vídeo integrado (APUs) de sétima geração.
Com tantos novos processadores no mercado, o usuário que está querendo montar um novo computador para jogos (ou atualizar o seu computador atual) pode ficar perdida: qual deles vale mais a pena? Qual apresenta maior desempenho? Qual deles é o campeão na relação custo/benefício?
Hoje vamos comparar o desempenho em jogos de 14 processadores, sete da AMD e sete da Intel, desde modelos de baixo custo até modelos topo de linha, para respondermos a essas perguntas.
Figura 1: as caixas de alguns dos processadores testados
Do lado da AMD, nós selecionamos o A8-9600, o Ryzen 3 1200, o Ryzen 5 1400, o Ryzen 5 1500X, o Ryzen 5 1600, o Ryzen 5 1600X e o Ryzen 7 1700X. Do lado da Intel, trouxemos o Celeron G3930, o Pentium G4600, o Core i3-7100, o Core i5-7400, o Core i5-8400, o Core i7-7700K e o Core i7-8700K.
Utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha, em todos os testes. Desta forma, podemos ter uma ideia do desempenho de processamento de cada modelo nos jogos, independente do vídeo integrado (ou da ausência dele) em cada processador.
Preferimos utilizar uma placa de vídeo topo de linha para minimizar o risco de que esta induza um gargalo (saiba o que isto significa clicando aqui), o que causaria resultados semelhantes em todos os processadores.
Por este motivo, também decidimos rodar todos os jogos em resolução Full HD e qualidade gráfica média. Quando se utiliza resoluções maiores ou qualidade gráfica mais alta, em geral apenas a placa de vídeo é mais exigida, de forma que estaríamos medindo mais o desempenho da placa de vídeo do que o do processador.
Rodamos seis jogos nos 14 processadores, utilizando em todos os casos a mesma configuração e os mesmos drivers.
Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas