

Médias de desempenho
A partir dos resultados mostrados nas páginas anteriores, calculamos a média aritmética de taxa de quadros em cada um dos processadores. O resultado está no gráfico abaixo.
A primeira conclusão é que os dois processadores mais baratos, o A8-9600 e o Celeron G3930, oferecem um desempenho em jogos bem inferior (praticamente a metade) dos processadores que ficaram na média.
Também fica claro que o Core i5-8400, o Core i7-7700K e o Core i7-8700K são os processadores mais rápidos para jogos, e que não há diferença entre esses três modelos em termos de desempenho. Já os demais processadores da Intel e da AMD incluídos em nosso comparativo obtiveram um resultado bastante semelhante entre si.
Se tomarmos em consideração o preço de cada processador (nos EUA), dividindo-o pela média de quadros por segundo, obtemos o "custo por fps" de cada processador, que nos indica a relação custo/benefício de cada modelo em jogos.
No gráfico abaixo, você confere esta relação. Valores maiores indicam um maior custo por fps, de forma que valores mais baixos são melhores.
No gráfico a seguir, você confere um comparativo de taxa de quadros por preço, que nada mais é do que o inverso da informação do gráfico anterior. Assim, os valores indicam quantos fps o processador entregou por dólar de custo, de forma que quanto maior, melhor.
Respostas recomendadas