Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargoyle - firmware alternativo para roteadores


marcelogon

Posts recomendados

  • Membro VIP
Com trunk costuma ser o open WRT sem interface gráfica. Com certeza seu roteador vai ficar bom o com gargoyle, se precisar de ajuda e eu puder ajudar pode contar comigo.

Instalei o tema demantoid, veja como ficou:

v5od.th.png

Já foi, já mandei para o cliente com o firmware da Tp-Link mesmo, mas.. conferi o modelo, é o WR842ND.

Eu queria mesmo era instalar isso nos meus aps rss. Com o trunk, eu perderia alguma funcao ou correria algum risco? Essa é a minha dúvida, pois vejo que os meus aps sao compatíveis com o DD-WRT, mas alguns modelos com trunk.

O WA701ND, 801ND e 901ND sao da mesma família, só mudam pelo fato de terem 1,2 ou 3 antenas respectivamente. Mas o que complica sao as versões, tenho ap de pelo menos 3 versões diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi, já mandei para o cliente com o firmware da Tp-Link mesmo, mas.. conferi o modelo, é o WR842ND.

Eu queria mesmo era instalar isso nos meus aps rss. Com o trunk, eu perderia alguma funcao ou correria algum risco? Essa é a minha dúvida, pois vejo que os meus aps sao compatíveis com o DD-WRT, mas alguns modelos com trunk.

O WA701ND, 801ND e 901ND sao da mesma família, só mudam pelo fato de terem 1,2 ou 3 antenas respectivamente. Mas o que complica sao as versões, tenho ap de pelo menos 3 versões diferentes.

Firmware com trunck , ainda tá em desenvolvimento e pode ter problemas, o meu wr842ns tá com Gargoyle e tá perfeito, depois que conheci ele não quero mais saber de dd wrt.

Um amigo, com wr842nd + gargoyle e tá satisfeito com o DLNA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo visto é melhor nao mexer nos que nao sao suportados. Se um ap desses me trava, vou escutar cliente reclamando rss.

Eu vi na página do Gargoyle, que se tiver suporte ao openwrt, é possível que seja suportado pelo Gargoyle. Você conhece esse ap aqui? http://wiki.openwrt.org/toh/engenius/eap-9550. Tenho uns 5 jogados por aqui e sao compatíveis com o openwrt. Estou pensando seriamente em arriscar com um desses, já que esses estão condenados mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Olá, contratei uma internet nova, ela vem por cabo e parece que é configurada no modo hotspot, pois pede um login e senha quando ligo o pc e abro o navegador; tentei configurar ppoe no gargoyle e coloquei o mac adrees da placa de rede do pc no roteador( pois quando o técnico ligou a internet ligou no pc) mas não funciona de jeito nenhum. tem alguma forma? 

 

O gateway que aparece do prestador de internet aqui para mim é 10.0.0.1 e do roteador 192.168.1.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, contratei uma internet nova, ela vem por cabo e parece que é configurada no modo hotspot, pois pede um login e senha quando ligo o pc e abro o navegador; tentei configurar ppoe no gargoyle e coloquei o mac adrees da placa de rede do pc no roteador( pois quando o técnico ligou a internet ligou no pc) mas não funciona de jeito nenhum. tem alguma forma? 

 

O gateway que aparece do prestador de internet aqui para mim é 10.0.0.1 e do roteador 192.168.1.1

 

Hotspot é para usar em hotel. Tem provedor que configura isso para cliente doméstico sem nenhum motivo, salvo vender propaganda na tela de login.

É colocar usuário e senha mesmo e ser feliz Marcelogon, nao tem outra. Salvo... que o teu provedor faca um by-pass e nao te peca login.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hotspot é para usar em hotel. Tem provedor que configura isso para cliente doméstico sem nenhum motivo, salvo vender propaganda na tela de login.

É colocar usuário e senha mesmo e ser feliz Marcelogon, nao tem outra. Salvo... que o teu provedor faca um by-pass e nao te peca login.

 

Liguei pro dono da empresa ele falou que vai liberar para mim usar o roteador, vamos ver.

 

 

 
parece que o cara da empresa tirou do hotspot, não tá aparecendo mais a tela, eu setei no gargoyle ip dinâmico e tá show.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esses firmwares alternativos são seguros? Quem garante que os desenvolvedores não deixam um backdoor? Eu fico pensando sempre isso quando me surge a ideia de atualizar por um desses a fim de ganhar mais funcionalidades...

 

Sim, são seguros de forma geral são mais seguros que os firmwares originais porque estes são desenvolvidos por cooperação, assim como as distros Linux. Assim quando uma brecha é descoberta é notificado e o problema é corrigido de forma mais rápida e fácil.

 

Já utilizo dd-wrt desde 2005 e nunca sofri problemas de segurança por causa dele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Liguei pro dono da empresa ele falou que vai liberar para mim usar o roteador, vamos ver.

 

 

 
parece que o cara da empresa tirou do hotspot, não tá aparecendo mais a tela, eu setei no gargoyle ip dinâmico e tá show.

 

 

É o certo. Que ele te autentique por pppoe, ipxmac ou qualquer outra coisa. Hotspot é para hotel ou para provedor que nao sabe trabalhar. E o pior é que vejo em discussoes de donos de provedores que uns defendem o uso do hotspot porque podem colocar propagandas na tela do hostpost, só por isso usam, é mole?

 

Esses firmwares alternativos são seguros? Quem garante que os desenvolvedores não deixam um backdoor? Eu fico pensando sempre isso quando me surge a ideia de atualizar por um desses a fim de ganhar mais funcionalidades...

 

Eu tenho mais medo de firmware comercial do que de alternativo. Basta ver quantos firmwares da D-Link e da Tp-Link (que sao criados pela VXWorks), com problemas de firmware. Quer saber um backdoor bem conhecido em firmwares Tp-Link? Você pode acessar o router como admin usando o MAC do equipamento em uma combinacao pré-determinada (alterando a ordem dos caracteres). Se você souber trocar a ordem dos caracteres você está dentro do router. Isso é um backdoor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

estava querendo fazer a instalação no meu D-Link DIR 600, porém o site que tem as bin para reversão está offiline, tem algum outro para pegar os arquivos de reversão ?

 

Na verdade o melhor local é o site oficial da gargoyle mesmo.

 

Agora, apenas o DIR-600 A1 oferece suporte para o gargoyle. Se for de outra revisão, é possível instalar o gargoyle indiretamente fazendo o flash para openwrt e depois carregando o gargoyle como plugin. No caso o gargoyle funciona apenas como frontend para o openwrt. Existem algumas opções que podem ficar ocultas quando se faz este processo de openwrt+frontend. No caso seria o mesmo que instalar o openwrt+luci.

 

Apenas para update, finalmente consegui instalar o gargoyle em um DIR-615 A5 (A3), mas como este DIR tem uma página de recuperação que ajuda a manter o redboot recuperável, ele não aceita os 1.5.10 e acima por causa do tamanho. Até executa, mas não consegue salvar porque fica sem espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Primeiramente, obrigado pela resposta dwatashi.

Essa questão do limite de tráfego está meio fora de questão na minha rede, pois acaba gerando aquele "climão", principalmente por ser dividido entre amigos.

O problema do torrent foi solucionado em partes em utilizar somente um computador para baixar tudo.

Tirei o pó de um Celeron D que estava encostado e deixei ele como servidor torrent e de arquivos. Através do uTorrent Remote, todo mundo utiliza ele para baixar o que quiser.

Ativei o agendador nele, com os horários em que a banda pode ser 100% destinada aos torrents (horário comercial e de madrugada), e com banda restrita nos horários em que tem gente em casa.

Isso também irá reduzir a nossa conta de energia pois, ao invés de ter 4 computadores ligados, as vezes baixando a mesma coisa, agora tem somente um.

Agora quanto ao streaming , ativei o QoS automático e, incrivelmente, funcionou perfeitamente!

Nunca botei muita fé nesses processos automáticos, porém o QoS do Gargoyle é fenomenal!

Mesmo com torrents e streaming de mídia (Netflix/Youtube), os jogos online continuam com um ping abaixo de 50 - 60, que é um ping altamente jogável ainda e que não chega a me atrapalhar.

Com esses serviços desligados, somente com o jogo rolando, o ping fica entre 30 - 60, dependendo do servidor.

 

Passo exatamente por esse problema aqui na lanhouse. Tenho atualmente 7 máquinas (6 para acesso +  a minha principal) e busco exatamente isso, um Qos inteligente. Uso o TPLINK - TLWR740N v.2 e instalarei esse firmware pra testar. O único gargalo é minha conexão de 5MB da Velox que estou achando pouco.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Passo exatamente por esse problema aqui na lanhouse. Tenho atualmente 7 máquinas (6 para acesso +  a minha principal) e busco exatamente isso, um Qos inteligente. Uso o TPLINK - TLWR740N v.2 e instalarei esse firmware pra testar. O único gargalo é minha conexão de 5MB da Velox que estou achando pouco.   

 

Infelizmente o problema em seu caso é a internet mesmo. Os acessos providos pela Velox geralmente configuram apenas 512 Kbps de uplink, em modo compartilhado é muito pouco.

 

Em resumo, o QoS funciona:

 

1. Configurando o tamanho de seu link, recomendo iniciar com 90% dos valores encontrados em testes como speedtest, simet.

2a. Configurar classes ou restrições do QoS, por exemplo em alguns casos é recomendado restringir a velocidade para cada cliente.

2b. Dependendo da aplicação, você deve criar uma classe específica com as portas para que ela sempre tenha maior prioridade.

 

No entanto é provável que em seu caso, como a internet é limitada, o uso de um servidor proxy cache seja mais interessante, ao menos para o uso de conteúdo web. Assim, acessos como youtube, facebook ficariam sobre um cache que utiliza menos banda. Os jogos passariam direto usando a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Infelizmente o problema em seu caso é a internet mesmo. Os acessos providos pela Velox geralmente configuram apenas 512 Kbps de uplink, em modo compartilhado é muito pouco.

 

Em resumo, o QoS funciona:

 

1. Configurando o tamanho de seu link, recomendo iniciar com 90% dos valores encontrados em testes como speedtest, simet.

2a. Configurar classes ou restrições do QoS, por exemplo em alguns casos é recomendado restringir a velocidade para cada cliente.

2b. Dependendo da aplicação, você deve criar uma classe específica com as portas para que ela sempre tenha maior prioridade.

 

No entanto é provável que em seu caso, como a internet é limitada, o uso de um servidor proxy cache seja mais interessante, ao menos para o uso de conteúdo web. Assim, acessos como youtube, facebook ficariam sobre um cache que utiliza menos banda. Os jogos passariam direto usando a conexão.

Poxa cara valeu pela resposta. Vou ter que me virar pra conseguir um link maior aqui pra mim mesmo. Aqui onde moro existe a OI e uma tal de Brisanet (essa com fibra ótica)

 

Essa brisanet me fornece 10mb de conexão, o que já seria uma mão na roda para jogos, meu foco principal na lan. O problema é que é uma empresa nova e desconhecida. Quem a usa diz que é ótima mas só acredito vendo kkkkkk. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  O problema é que é uma empresa nova e desconhecida. Quem a usa diz que é ótima mas só acredito vendo kkkkkk. Obrigado.

 

A empresa que fornece internet cabeada para mim, também é nova e desconhecida, mas é muito boa, fibra ótica e tal. NInguém pode ser pior que a oi, inclusive sai da oi para esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite rapaziada!

 

Estava pesquisando sobre um NAS na internet e vim parar aqui! kkk!

 

Montei algo parecido uma vez usando FreeNas em um pentium 4 ( Pensa num trem que gasta luz) mas abandonei por consumo e barulho!

 

Vi que o pessoal ta se dando bem com esse gargoyle e tenho algumas duvidas:

 

 Roteador WDR 3600 presta?

 Consigo instalar dlna e bitorrent?

 Existe algum roteador suporte wifi b g n ac (esse ultimo principalmente) que possa instalar esse firmware?

 

Se alguem puder ajudar, fico no aguardo! Obrigado!

 

Obs: Tenho uma smartv cabeada e um celular lg g2 que suporta wifi ac

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A empresa que fornece internet cabeada para mim, também é nova e desconhecida, mas é muito boa, fibra ótica e tal. NInguém pode ser pior que a oi, inclusive sai da oi para esta.

Até o meio do ano decido se mudo de operadora, o jeito vai ser assinar essa Brisanet mesmo pois preciso dos 10mb, os jogos online em geral estão lagando muito. O preço é salgado (R$ 440,00 mensais) mas espero que seja um serviço infinitamente melhor que o da OI. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DNLA num wr842nd(leia o tópico todo) já conseguir usar por pouco tempo num wdr3600.

 

Valeu Marcelogon! Agora uma dúvida?  No site da gargoyle tem suporte ao wdr 3600 e nos post vi o pessoal configurando um wdr 4300!

 

Qualquer um funciona? A diferença de preço dos dois é minima e prefiro o 4300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!