Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As novas bombas do mercado nacional


Posts recomendados

As lojas foram inundadas com novas fontes nos últimos tempos:

- One Power 600W

- GameMax 500W

- Power X 500W

- One Power ATX 500W MP500W

- Thermal Power 500W

- Vinik 200W

- Kolke 500W

- WiseCase 600W WS-600W-1*12

- G-Fire 350W

A One Power me dá a impressão de ser a mesma Empire em nova roupagem. A G-Fire chama atenção pela ventoinha com leds vermelhos ou azuis. A Vinik promete 16A na linha +12V, o que é uma grande vantagem sobre as concorrentes, que têm em média 9A ou 10A ali. Mas a Vinik custa uns 10 reais a mais que as chinesas de 30 contos.

A GameMax e a PowerX têm a mesma especificação, talvez sejam uma mesma fonte com nomes diferentes. Já são fontes de muito sucesso e de grande vendagem. Há um comentário na Kabum que ilustra bem isso, pois o comprador afirma: "Vi comentários ruins na net que era uma bomba ´-´ e tal mas ela e muito boa ^^ aguentando minha radeon hd6670 2gb ddr3 e um phenon x2"

Pois bem, eu tenho a Power X 500 em mãos para dar minhas impressões. Como os testes do CdH entraram em ritmo de copa, vale a pena dar uma espiada na fonte por conta própria.

ZzmirkU.jpg

Aqui a Power X e a Corsair lado a lado. É o bastante para muitos compradores adquirirem a Power X, que tem 500W e parece até mais bonita, além de custar menos de 100 reais (ou até um pouco mais a depender da loja).

jGZS5km.jpg

Meu primeiro desgosto vem ao olhar o cabeamento. Os conectores SATA não têm o fio laranja, portanto não passam de adaptadores internos. O ATX12V é só de 4 pinos, quando a maioria das placas-mãe, hoje, utiliza 8 pinos. E os fios são mais finos que o recomendado, tudo de 20awg.

ivROI4d.jpg

Outro problema surgiu na instalação da fonte, o ATX12V é curto para chegar no plugue da placa-mãe. Para quem tem gabinete com a fonte em cima, o cumprimento será o bastante, mas quase todo gabinete de qualidade tem a fonte instalada na parte inferior.

fyZExYN.jpg

A fonte não é feia, até a etiqueta é de bom gosto. Mas o que é aquilo? Só 14A na linha +12V? Os fabricantes não mentem para menos, só mentem para mais. E isso significa que a fonte não tem mais do que 200W. Por melhor que a fonte seja, é cara para uma fonte de 200W. E então mente descaradamente na promessa de 500W. Outra coisa que se nota: Quando a linha +5V é maior que a linha +12V, estamos diante de um projeto da idade da pedra lascada em termos de informática. Meu computador consome mais de 200W, então vamos ver como a fonte se comporta e se vai fornecer mais do que isso.

yggp5nN.jpg

Primeiro liguei a fonte só com um cooler em funcionamento. A tensão da linha +12V estava ótima em 11.97V. Já as linhas baixas começam um tanto altas, 5.24V para +5V e 3.40V para 3.3V. O limite permitido é 3.46V para +3.3V e 5.25V para +5V.

Configuração:

Core i3 2100

8GB DDR3 1333MHz

HD 1000GB

GTS 250

DVD LG

A configuração acima consome 60W no desktop do Windows com a Corsair CX430. No Furmark o consumo pula para 197W, mas chega a 230W no OCCT quando estressa CPU e GPU ao mesmo tempo.

Com a PowerX deu 110W de pico no desktop, ficando em média 70W (10W a mais que a Corsair).

Furmark:

215W

Linha +12V: 11.92V

Linha +5V: 5.25

FPS: 18

Não houve queda de desempenho com relação à Corsair, que marcou 19FPS (vou desconsiderar 1FPS a menos). Até aí a PowerX está dando conta do recado, mas com a linha +5V no limite extremo. O cooler da fonte se torna muito audível, mas não propriamente muito barulhento.

PSU OCCT:

253W

Linha +12V = 11.84

Linha +5V = 5.26V

Aqui complicou de vez. Enquanto houve uma queda acentuada na linha +12V, mas ainda bastante dentro da margem admissível, a linha +5V subiu um pouco acima do permitido pela especificação. Foi além de 5%. O barulho do cooler incomoda quem já se habituou com fontes mais silenciosas, mas seria aceitável para o usuário leigo habituado com as genéricas em geral.

8juGLNV.jpg

Uma espiada por dentro já revela que a fonte é bastante pobre, embora menos ruim do que as chinesas de 30 reais.

Conclusão:

De maneira bruta a PowerX 500W aguentou os 250W da minha configuração (consumo este medido na tomada e que fica em 230W com a Corsair CX430V2, que tem maior eficiência). Mas mesmo com 250W de carga a fonte saiu fora dos valores permitidos na linha +5V. A regulação de tensão é ruim na linha +5V e muito alta também na linha +3.3V. Levando-se ainda em conta o consumo real da máquina, onde haveria de descontar a ineficiência da fonte, não se pode mesmo esperar dela mais do que 200W. Faltaria ainda medir o ripple com um bom osciloscópio.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Essa fonte ate da 500 w reais se você somar as linhas de 3,5 e 12 volts juntas.

A linha de 12 volts dela só da míseros 168 w. 12 x 14= 168.

Não tem pfc ativo a filtragem na fonte de entrada e a mesma de uma fonte genérica qualquer.

Os conectores então nem se fala né.

Ela é só bonitinha mesmo. Prefiro comprar uma coletek de 500w que da 20a no 12 volts.

Minha corsair cx430m sai 32A nos 12v e gasta metade da energia que essa fonte ai.

Sem duvida essa ai e mais uma bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Puts eu comprei uma onepower atx 500w na kabum na black friday por 70 reais  ja estou com medo , devo ter uns 10 dias de uso, sera q fico com ela ou compro uma cx430? o problema e q to quebrado de grana agora. e pra jogar os jogos mais atual preciso gasta em mais um pente de memoria , e um monitor pois estou usando um de tubo kkk

 

fiz um calculo para ver qts meu computador consome e deu Load Wattage:277 W

 

meu pc

i3 2100

placa-mãe asus h61m-a/br

placa video r7 360 2gb asus

4gb memoria kingston 1866mhz

2 hds

leitor cd/dvd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Jhonatan Muller disse:

Puts eu comprei uma onepower atx 500w na kabum na black friday por 70 reais  ja estou com medo , devo ter uns 10 dias de uso, sera q fico com ela ou compro uma cx430? o problema e q to quebrado de grana agora. e pra jogar os jogos mais atual preciso gasta em mais um pente de memoria , e um monitor pois estou usando um de tubo kkk

 

fiz um calculo para ver qts meu computador consome e deu Load Wattage:277 W

 

meu pc

i3 2100

placa-mãe asus h61m-a/br

placa video r7 360 2gb asus

4gb memoria kingston 1866mhz

2 hds

leitor cd/dvd

 

Specs da fonte...

Citação

 

Especificações:
- Padrão: ATX (70%)
- Potência: 500W
- Cabos com malha (sleeve) de proteção
- Seletor de tensão
- Alimentação: Bivolt (manual)
- Padrão: ATX Versão 2.01
- Eficiência: Máxima: 77%
- Refrigeração: 1 Cooler 12cm
 
Recursos:
- Fonte padrão ATX com 24 pinos (20 + 4 pinos), podendo ser usada em placas mãe de 20 ou 24 pinos no cabo de alimentação.
- Fan de 120 x 120 mm, diminuindo a propagação de ruídos e sons incomodáveis.
- Entrada de alimentação para linha dupla (dual processor).
- Excelente combinação de qualidade, performance e valor.
- Pintados em preto fosco e cabos protegidos por malha de nylon de alta resistência.
 
Cabos:
- 1 x 20+4 pinos (com Sleeve)
- 1 x 6+2 pinos PCI Express
- 1 x 8 Pinos (4+4 placa-mãe)
- 2 x Molex
- 3 x Sata

 


 http://www.onepower.com.br/fonte-500w

 

Considerando-se que a versão mais recente do padrão ATX é a 2.4, essa fonte já está um tanto antiga...E considerando-se a sua procedência totalmente desconhecida, só pode ser um grande tiro no escuro.

 

E é incrível como eles não se dão ao menor trabalho de divulgar a distribuição de potência, só na etiqueta mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Internet disse:

 

Specs da fonte...


 http://www.onepower.com.br/fonte-500w

 

Considerando-se que a versão mais recente do padrão ATX é a 2.4, essa fonte já está um tanto antiga...E considerando-se a sua procedência totalmente desconhecida, só pode ser um grande tiro no escuro.

 

 

90 com frete na verdade,  meudeus vou te que compra uma cx 430 urgente ja to ate com medo de danificar alguma coisa do meu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...