Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

Posts recomendados

Vocês conhecem esta topologia de amplificador?

Promete rendimentos de um classe D e qualidade de um classe AB:

http://imageshack.us/f/199/amplificadorclassdt.bmp/

amplificadorclassdt.bmp

Site da marca:

http://labgruppen.com

Fórum com mais informações:

http://www.avsforum.com/t/1334237/lab-gruppen-fp14000-clone-amplifiers

Um fato curioso é que as fontes são do tipo Flyback.

Este das fotos do fórum é o modelo FP14000 que dizem ser de 14kW.

Pealas especificações técnicas que eu vi estes 14kW são de pico.

Ele é capaz de entregar uns 4000 watts contínuos. com esta fonte Flyback

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse amplificador nem deve ter diferença dos classe D puro... O que os D tem é aquela ondulação da modulação.. Mas se for chaveado em 500khz por exemplo, nem os falantes reproduzirão essas ondulações muito menos os ouvidos escutariam...

Então acho que não seria compensativo fazer um amplificador destes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisei a saída, agora achei um ponto sem distorção.

Se na entrada eu tenho 488mV, eu consigo na saída, sem distorção (ao menos visível no meu projeto de osciloscópio) 10,52V e isso dá um ganho de 21,56.

Testei aumentar o ganho para 38 e a distorção ficou bem feia, em vez de senos, vi montanhas com arvorezinhas.

Acho que mais que isso, só aumentando a tensão da fonte, pois no momento de pico, nos 10,52V, a fonte apresentava 20,1VCC (-20,1/+20,1). Creio também que aumentar o valor do trafo de 18vca para 20vca não vai sanar o problema, então teria de pegar o trafo de 22vca (Só vi um pronto toroidal de 22v 6A por 138 pilas e ainda no RJ! Posso até mandar enrolar, mas vai ficar próximo disso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for 488mV rms, então se tem ai um pico de 0,7V igual o meu celular... E se na saida for 10,5Vrms se tem 15Vp..

Está otimo se isso ai for em plena carga resistiva sem distorçao.. O meu passando de 13Vp com carga resistiva de 4ohms ja distorce porque a filtragem da fonte esta ruim... Mas como pode ver eu calculei, e deixei ate varios espaços na placa para colocar mais 4 capacitores ali! :D Só não coloquei ainda porque sou pão duro hehe.. Capaciyor de 4700uF deve custar uns 5 reais aqui...:eek:

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21392&v=3

Mas toma cuidado, o tipo de distorçao fala o que é!

Por exemplo, o meu, apenas ceifa a onda por falta de tensão... você disse que ficou umas montanhas? :confused:

Quando a distorçao é do tipo, a onda sai limitada ou ceifada, aquele ceifamente bonitinho onda o pico fica quadrado, isso é sinonimo de falta de tensão da fonte... Mas se a onda ficar torta... Ai é outra coisa...

15vp, se tem 5V sobrando se você disse que a saida ficou em 20V.. Pro meu distorcer por exemplo, a saida cai de 20V pra uns 15V!!!(_(

vou projetar uma fonte chaveada pra esse meu aqui hehehehehe ai quero ver distorcer :lol: 0 de ripple, 20V travados, onde o sinal poderá ir ate 18Vp (2V de garantia para não distorcer) ai sim vou ter meus 40,5W reais! :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi melhor. Eu meço a tensão da saída do Amplificador em rms e para achar a tensão de pico, multiplico por raíz de 2.

Minha fonte também está levianamente filtrada, utilizei capacitores de 5600uF (para 2,5A foi um valor melhor que calculei, na verdade foi chute, depois calculei pra confirmar), mas faltaram os de poliéster e os de disco. Na hora que montei eu não tinha eles.

Agora fiquei curioso. O que seria esse tipo de distorção? Claro que essa distorção aconteceu só durante o teste e com a carga de 6 Ohms resistiva na água fria. Do jeito que você falou, dei até um "Ufa!" por não ter testado aquilo com minhas preciosas caixinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte tem 20Vdc filtrada... Vamos levar em consideração o meu amplificador que é discreto para compreender melhor.. Mas o seu ci é a mesmo coisa..

Se ele é alimentado com 20V, a onda na saida poderá teoricamente ir de 0 ate 20Vp.. Mas como os transistores na saida ainda precisam ser polarizados, ja se perde 0,6 - 0,9v para polarizar eles... Se estiver em configuração darlington ai é mais ainda... Vamos supor que se perde 2V +-... Ai sobra 18V.. então o sinal poderá ir de 0 ate os 18V... Isso sem distorçao contando que a fonte seja ideal sem ripple...

No caso do meu amp se perde aprox. Pelos meus calculos 1.8V (com os transistor em condições bem ruins!!)

Ai arredondo par 2V.. Ficando 18V para o sinal.. Se o sinal tender a passar desses 18V, ela n passa.. O pico dele só fica cortado porque n da pra passar desses 18V porque n tem tensão mais!...

Mas mesmo q a onda fique cortada em cima, o que estiver abaixo dos 18V deve estar perfeta!

Quando a distorçao é deformaçao completa da onda, desde do começo ate o pico dela, se isso só acontece com a carga, é culpa do ci...

o meu, eu ponhei um resistor de fio de 4.7ohms.. Ate 10V a senoide ficava perfeita.. Passando de 13V os picos dela ficavam cortados.. Mas a forma dela abaixo dessa tensão continuava perfeita... E dava ate pra ver q era o ripple, pois por exemplo, tinha hr q os picos almentavam e chegavam a uns 16V... Ai voltava a cair pra uns 13.... Isso no osciloscopio formava um ripple de 120hz (rerificaçao onda completa)... Só n chegou a uns 18V porque nem o trafo aguenta hehhehe... Esse trafo é de uns 2 ou 3A só.. Com carga de 4ohms puxaeia uns 5A :D

Vou reproduzir esse teste no proteus para te mostrar...

Mas se a distorçao for desde do 0V ate o pico da onda, ai é o ci que esta distorcendo...

Medindo a fonte com multimetro não vai te dar boa ideia do ripple que tem..

Por exemplo, se a fonte tem 20V, e o ripple ela vai pra uns 15V.. Seu multimetro medira uns 18V..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É este o super A? http://img28.imageshack.us/img28/6513/dxsupera.jpg

Parece com o DX BLAME...

Mas ele não mostrou em toda a faixa audivel.. Essa onda quadrada q ele mostrou deve eatar na faixa dos 10khz... Pois da pra ouvir bem o agudo do falante.. Se fosse bem alta, uns 20khz ou mais, o falante ja ia atenuar, a camera ia atenuar, o ouvido ja atenuaria ainda mais.. o que sobraria era quase nada..

Falam que esse amp é feito para audiofilos...

Esse cara ai estudou no Japão e trabalhou na Sony..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca entendi bem porque audiofilos preferem um valvulado do qie transistorizado.. Uns falam q audiofilos quer um som o mais real possivel, e um transistorizado não pode dar isso? ( we duvidar ate melhor que a válvula)..

Se falarem que a distorçao da valvula é que é bonita, então eles não estão atras de um som fiel, e sim harmonicos que os agradam certo?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKK discussão que não leva a lugar nenhum..... é muito subjetivo isso.

A fundamentação é que a válvula trabalha muito mais linear com tensões do que o transistor trabalha com corrente. Dizem que a válvula não apresenta tantos harmônicos do que os transistores quando são sobre-excitados.

Mas todos esquecem do transformador de saída nas válvulas......

É muito pessoal isso. Querem ver algo interessante para comparar com esses assuntos ?

Procurem na net pelo NE5532 POWER AMP, que saiu na Elektor, projetado pelo papa do som Douglas Self.

O cara usa 34 NE5532 em cada canal e fez um amplificador de 15 Wrms sobre 8 ohms, que nunca ví nenhum ganhar das características de sinal-ruido e de distorção. Eu fiz um seguindo o mesmo princípio, mas com apenas 4 NE5532, e usei no meu fone de ouvido, realmente é algo assustador, não tem nenhum ruído, o som é muito puro. Nas especificações e na teoria, supera todos os outros, valvulados e transistorizados discretos.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, estou numa missao quase impossível..:rolleyes:

Ja que eu me conformei com a dura realidade de que um falante nunca vai reproduzir exatamente igual o que o amp manda, hj eu estava numa loja vendo umas caixinhas de uns 200 a 300W... Uma cara ponhou uma pra tocar na minha frente em max potencia... Quase fiquei surdo.. Custava 400 reais, em qualidade dava de 10 nessas minha da philips... Mas em uma outra loja de importados, o cqra me mostrou uma Yamaha importada ativa com amp classe D 1100W, o amp n era só um simples amp integrado na caixa... Mas tinha um monte de coisa.. Processamento do audio etc... Custava 5000 só a unidade!!:eek::eek:

Mas a diferença de qualidade era um absurdo.. e infinitamente superior a que vi na outra loja!!!

O amp era de 1100W de pico se n me engano.. Pois a caixa era pequena.. Devia ser de uns 400Wrms... E custava 5000 reais...

Conformado da realidade... Estou na missao de fazer uma classe de amplificaçao totalmente diferente do que existe por ai.. Classe A, ab, c d H T etc... Pelo menos que eu saiba n existe isso... N me importo com o rendimento.. Mas se essa ideia der certo... Heheheheheh nem imagino no q vai dar.. -_-

Nao vai ser um amp linear!! Os amp q existe, sao lineares, ou seja, amplificam a tensão conforme a entrada.. Mas me conformei que n adianta pois o falante por ser um indutor nao vai se movimentar exatamente conforme o sinal.. Ele vai se movimentar atrsado etc.. Nos graves ate se movimenta mais fielmente mas freq altas e o que mais e distorcido...

então ele nao amplifica a tensão, mas faria de um jeito q aquele sinal diferente seria distorcido pelo alto falante e viesse um movimento bem mais parecido com o audio original...

Atraves de varias realimentaçoes malucas etc..

KKKKK discussão que não leva a lugar nenhum..... é muito subjetivo isso.

A fundamentação é que a válvula trabalha muito mais linear com tensões do que o transistor trabalha com corrente. Dizem que a válvula não apresenta tantos harmônicos do que os transistores quando são sobre-excitados.

Mas todos esquecem do transformador de saída nas válvulas......

É muito pessoal isso. Querem ver algo interessante para comparar com esses assuntos ?

Procurem na net pelo NE5532 POWER AMP, que saiu na Elektor, projetado pelo papa do som Douglas Self.

O cara usa 34 NE5532 em cada canal e fez um amplificador de 15 Wrms sobre 8 ohms, que nunca ví nenhum ganhar das características de sinal-ruido e de distorção. Eu fiz um seguindo o mesmo princípio, mas com apenas 4 NE5532, e usei no meu fone de ouvido, realmente é algo assustador, não tem nenhum ruído, o som é muito puro. Nas especificações e na teoria, supera todos os outros, valvulados e transistorizados discretos.

Paulo

Paulo, essa de harmonicos quando saturado, isso e puramente verdade, pois o transistor faz quase uma quadrada quando satura, e uma quadrada e uns harmonicos horrivel para o ouvido.. E na valvula n satura deixando quadrada reta..

Mas a valvula e polarizada por tensão, logo n se pode ter controle de corrente entre placa e anodo... Se n tiver resistores que mantem uma tal polarizaçao, ela satura... Ja o transistor e praticamente a mesmo coisa.. Se n tiver esses resistores para dar uma base de tensão, ou ele vai saturar, ou vai conduzir de menos.. Etc...

A valvula você consegue ter polarizaçoes estáveis sem realimentaçao em classe A... Mas um transistor também consegue em classe A...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso das válvulas é verdade, mas pense como um audiófilo : você iria forçar seu amplificador ao limite, ou voce apenas aumentaria até um volume que voce considere agradável ?

E já pensou qual o efeito de um transformador de saída nas baixas frequências ???? E a saturação do núcleo em 20, 30 hertz ? E a falta de linearidade na relação de entrada / saída devido à alteração de frequência na saída ?

Isso o pessoal prefere jogar em baixo do tapete.....

Mas voltando ao que falamos, tem uma verdade :

Sem aumentar muito, nenhum deles vai distorçer e gerar os harmônicos.

E o que voce me fala desse com 34 NE5532 ? Olhe a teoria e olhe os dados da montagem....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... O ruim e o trafo e elas poderem trabalhar em apenas alta impedancia... Mas imagina se fabricarem um falante de alta impedancia? Ai poderia por direto na saida... Ainda mais se for push pull.. Pena q n existe e nem compensa..

Já existiu os alto-falantes eletrostáticos.

É o mesmo principio de um capacitor e o mesmo princípio de um microfone destes que dizem ser de eletreto.

São alto-falantes planos. Necessitam de alta tensão.

A força eletrostática que faz ele funcionar age igualmente sobre toda a membrana.

Acredito que seja possível reproduzir fielmente agudos e médios. Graves não pois teria que deflexionar muito a membrana e isso não é possível.

Eu também já cheguei a imaginar isso:

E se existisse um alto falante de alta impedância e ao mesmo tempo alta fidelidade?

Quer viajar no tempo?

Veja:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=NxW5kvR8D-w]Teste Giannini T3 1976 por Motta - YouTube[/ame]

Vejam o giannini A300, amplificador valvulado de 150 watts RMS por canal:

http://img600.imageshack.us/img600/1104/ev3.gif

ev3.gif

Porque que circuitos a válvula possuem sempre muito menos válvula do se fossem transistores?

Eu já vi uma TV 100 transistorizada. Tinha milhares de transistores.

Já as valvuladas, coloridas, possuíam poucas válvulas. Nem teria como ter muitas válvulas, pois elas já são muito grande e não caberia dentro da TV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim... Com o tanto de valvulas que tem ai, daria pra fazer com a mesmo quantidade de transistor... porém, com a valvula, dessa forma se tem qualidade.. Pois as entradas são de alta impedancia, polarizadas por tensão... Com transistores eles precisaeiam de corrente de base... Logo fica muito ruim fazer estagio por estagio com acoplamentos capacitivo... Ai fazem amp transistorizados com realimentações.. Assim não se tem acoplamento nenhum entre estagio, ai o circuito pode ter altissima fidelidade como um valvulado ou ate mais...

Por isso que os valvulados custam alguns mils reais hehehehe^_^ o trafo é carissimo...-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

Há mesmo uma fervorosa discussão de pessoas que defendem os valvulados vs quem defenda os transistorizados vs quem acha que o Brasil não produz bons produtos.

Lembro que meu pai pegava várias tvs e aparelhos de som valvulados e também lembro de como o áudio das televisões de 26" eram muito bons, eram encorpados e todos com alto-falantes de alnico. Agora, se elas tinham esse poder todo de som só por serem valvulados, aí já não sei dizer com certeza, pois não tenho mais como analisar os circuitos e qualidade daqueles velhos aparelhões. Lembro também de uma tv valvulada com controle remoto com cada componente estranho, mas que fazia bem sua função.

Acho que a maior parte dos que defendem os valvulados, passou pela transição da válvula ao transitôr, como se falava (como se "transistor" fosse uma palavra oxítona). Notem que a maior parte deles é de pessoas com mais de 50 ou 60 anos. Eu disse "a maior parte deles" por saber que também há aquleles mais jovens com cerca de 30 anos.

Acho também, que para dizer que um é melhor que o outro, é preciso conhecer bem ambos os sistemas, exigências, limites, ou seja, como tudo funciona. Sei como o transistor funciona, mas não sei como as válvulas trabalham ao certo. Apenas sei que elas precisam de aquecimento, de 6,3v diretos do trafo, aliás nunca entendi o porquê das valvulas precisarem de um filamento e isso nunca haver evoluído para algum outro tipo de gerador de radiação.

Agora, quanto a linearidade e por também alguns se referirem à forma de trabalho de um mosfet ser parecida à de uma válvula, não seria esse um bom componente para esse trabalho já que ele é a própria evolução da válvula? Pois parece que ele foi pensado antes do transistor, mas só mais tarde ele entrou no mercado.

Falo isso por que vejo discussões calorosas de pessoas defendendo ardentemente um ou outro modelo de microcontrolador, quando, na verdade, acho isso bobagem. Vejo em diversos sistemas todos eles trabalhando juntos e lado a lado, como o sistema de alarme de incêndio FPD-7024 da Bosch/Radionics que contém numa mesma placa microcontroladores 6800 (não lembro bem do modelo exato agora), outros da Atmel juntos com Microchip. Isso no mundo da eletrônica embarcada também é muito comum. Enquanto alguns perdem seu tempo tentando provar qual é melhor que o quê, outros se dão bem utilizando-os onde necessário e até misturando-Os.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim...-_- agente esta discutindo sobre o assunto... Eu pelo menos não defendo nenhum deles... É tanto que algumas postagens minhas eu falo coisas boas da valvula... Outras eu falo as coisas boas do transistor etc...

Esse tipo de discussão é que te traz conhecimento do porque um é isso e o outro é aquilo... Pois som não é simplesmente como um eletrônico amplifica de forma linear e pronto...

Esse amp do Einstein é bem bolado.. Se eu tivesse condições eu projetava um valvulado... Mas n adianta fazer o circuito e chegar na hora e nao ter dinheiro pra comprar um trafo desses.. Ai compra um trafo barato... Dinheiro jogado no lixo..

O transistor que substitui a valvula não e o mosfet... E sim o FET... Esse tem o funcionamento identico ao da valvula...

Uma coisa interessante e vocês vão gostar:

A valvula se polariza com uns 5V mais ou menos entre grade e catodo.. Quando o sinal sobe na grade, o catodo sobe junto (como um transistor) porém, por ser uma diferença grande 3v, 5v ou mais) as vezes pode ocorrer de a tensão do catodo não variar igual na grade, por exemplo, num transistor é 0,6V, se sobe 1V na base, o emissor também sobe 1V com diferença de 0,6V... O resultado é uma amplificaçao bem linear no coletor... Na valvula, se sobir 1V na grade subiria 1V também mas com diferença de 5V por exemplo, mas sera que as diferenças sao exatas 5V? Como num transistor que e bem fixa em 0,6? (nem no transistor é 100% precisa, ate porque varia bastante com a temperatura e corrente.. Mas e bem menos variavel).

por exemplo a valvula 12AX7, pelo q vi no datasheet a tensão de grade fica entre -1 a -2V...

Num bc549 por exemplo, 5v de coletor 2mA.. A base fica entre 580 - 700mv, sao os extremos... Mas tem as notas em baixo da tabela...

a variação e bem menor por ser sólido...

Se durante o sinal a valvula variar a queda de tensão entre grade e catodo, o sinal no coletor não sai perfeitamente igual .. Mas sai com os harmonicos.. Na guitarra ficam sensacional...

O Fet e a mesmo coisa.. Por ser solido pode não chegar a ser igual a valvula mas por ter queda entre gate e source grande, ja produz esses harmonicos... Por isso que ate comparam os fets com valvulas, ou mosfet que também tem queda grande no gate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam este trafo:

Por curiosidade eu fiz uma pesquisa na internet procurando o modelo de trafo de saída usado no amplificador do Einstein, pois eu vi lá um gráfico de resposta lá do site mas a imagem estava ruim deixando dúvidas.

http://www.one-electron.com/Trans/UBT1_20.pdf

Como pode ter esta resposta que indica no gráfico?

De 20Hz a 20Khz??? e ainda com resposta bem linear?

Como é possível esta façanha num trafo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples! Teoricamente um trafo perfeito teria um acoplamento de 100% em qualquer frequencia.. um trafo ideal...

o que eles fazem é um material de muita alta qualidade e fios também de extrema qualidade, onde e mais condutivo que o cobre comum, podendo ser mais fino sem que haja perda, assim podendo enrrolar muito mais fio para tal resistencia... Assim se consegue alta indutancia!! E por fim um núcleo de muito boa qualidade que tenha um otimo acoplamento nessa faixa ai...

Simples assim :D:cool: não é nada de muito complicado... Só ter materiais de excelente qualidade!!-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um transformador de altíssima qualidade, mas como sempre, de baixa potência.

Reparem no próprio texto, eles mesmo assumem a o núcleo já satura a partir de 50 hertz. Ou seja, ele pode sim reproduzir 20 hertz, mas a uma potência mais baixa do que a nominal. Seria interessante se eles fornecessem esse gráfico.

Quanto maior a potēncia , muito mais difícil é fazer um transformador deste tipo. O fabricante já deixa um aviso sobre utilizar alto-falantes de alto rendimento, ou a potência de 13 watts fica insuficiente.

Outra coisa que eu notei, lendo o primeiro link que o Albert postou...., tem muita dica lá sobre assuntos que hoje os audiófilos das válvulas negam, como "toda válvula tem uma certa coloração" , dicas sobre as válvulas testadas que obtiveram menos distorção, técnicas de como reduzir o ruído de fundo de origem tèrmica das válvulas.... Seria muito bom que os atuais defensores das válvulas "perfeitas" lessem esse artigo !

Sobre o assunto de os FET serem os mais próximos das válvulas, já repararam que ninguém tem um amplificador só com Fets ?

A potência que uma válvula consegue manipular é que faz toda essa diferença... Poucas válvulas e já temos dezenas de watts. Com Fets, nem pensar....

São assuntos interessantes, mas acho que temos de nos ater às tecnologias de hoje em dia, onde conseguimos fácilmente componentes para montagems.

E eu sempre penso nisto : a tecnologia das válvulas é muito antiga, e nesses 50 anos já houveram milhares e milhares de designs, onde alguns se sobressairam, e hoje tem a fama de serem fantásticos.

Será que se fosse possível produzir os mesmos transistores durante 50 anos, também não iriam aparecer alguns projetos fantásticos ?

Já temos alguns, como já falaram aqui do Super-A, e alguns amplificadores bem famosos, mas logo não vamos mais achar esses transistores mais antigos.

E iremos usar os novos.... Dando origens de novo à discussões e comparações como a que estamos tendo aqui.

É mesmo um assunto com altíssimo nível de subjetividade !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue um teste interessante:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=jAjjc7ijGM4]Square Wave Testing of Audio Vacuum Tube Amplifiers - YouTube[/ame]

É um transformador de altíssima qualidade, mas como sempre, de baixa potência.

Reparem no próprio texto, eles mesmo assumem a o núcleo já satura a partir de 50 hertz. Ou seja, ele pode sim reproduzir 20 hertz, mas a uma potência mais baixa do que a nominal. Seria interessante se eles fornecessem esse gráfico.

Quanto maior a potēncia , muito mais difícil é fazer um transformador deste tipo. O fabricante já deixa um aviso sobre utilizar alto-falantes de alto rendimento, ou a potência de 13 watts fica insuficiente.

Outra coisa que eu notei, lendo o primeiro link que o Albert postou...., tem muita dica lá sobre assuntos que hoje os audiófilos das válvulas negam, como "toda válvula tem uma certa coloração" , dicas sobre as válvulas testadas que obtiveram menos distorção, técnicas de como reduzir o ruído de fundo de origem tèrmica das válvulas.... Seria muito bom que os atuais defensores das válvulas "perfeitas" lessem esse artigo !

Sobre o assunto de os FET serem os mais próximos das válvulas, já repararam que ninguém tem um amplificador só com Fets ?

A potência que uma válvula consegue manipular é que faz toda essa diferença... Poucas válvulas e já temos dezenas de watts. Com Fets, nem pensar....

São assuntos interessantes, mas acho que temos de nos ater às tecnologias de hoje em dia, onde conseguimos fácilmente componentes para montagems.

E eu sempre penso nisto : a tecnologia das válvulas é muito antiga, e nesses 50 anos já houveram milhares e milhares de designs, onde alguns se sobressairam, e hoje tem a fama de serem fantásticos.

Será que se fosse possível produzir os mesmos transistores durante 50 anos, também não iriam aparecer alguns projetos fantásticos ?

Já temos alguns, como já falaram aqui do Super-A, e alguns amplificadores bem famosos, mas logo não vamos mais achar esses transistores mais antigos.

E iremos usar os novos.... Dando origens de novo à discussões e comparações como a que estamos tendo aqui.

É mesmo um assunto com altíssimo nível de subjetividade !

Paulo

Como já citou o colega roberto, não se trata de quem é melhor ou pior. É apenas por conhecimento.

Da minha parte eu apenas tenho curiosidade de como estes amplificadores antigos conseguiam qualidade de áudio considerada boa com componentes arcaicos e transformadores na saída do áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembram da tv de tubo em cores?? Hoje as lcd são apenas uma evolução delas.. Mas elas usam o mesmo sistema da antiga.. Imagina naquela epoca quando os maiores engenheiros do mundo se reuniram... É muito bom discutir esses assuntos..

Para melhor qualidade, eles poderiam fazer assim:

Esse trafo ai é simples por ser um full range, mas dividindo em faixas se tem melhor rendimento... Por exemplo por 3 trafos, 1 pros graves.. Outro pro medios.. E outro pro agudos.. E no primario fazer um filtro de altissima qualidade para q só entre nos trafos as frequencias certa deles.. E na saida de cada um alimentar os devidos falantes para a frequencia.. Não deixaria de perder qualidade desse jeito e ganharia rendimento e potência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!