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Por que não devemos usar estabilizadores de tensão


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@Henrique Sanguino

 

Você começa falando que usou estabilizador mas não mencionou nada sobre o mesmo, marca, potência, etc. O mal que o estabilizador causa não é imediato, é a longo prazo. Ele vai martelando sua fonte (que não sabemos qual é) aos poucos e diminuindo a vida útil dela.

 

"não é exagero começar falando jogue fora o seu estabilizador se logo após você se retrata pedindo desculpas por antes ter dito que era bom usa-lo..."

Como disse @agnaldoreis "Eu fumo há vários anos, mas ainda continuo vivo, então é mentira que cigarro faz mal a saúde". Perfeita comparação

 

"apenas busco uma resposta direta do dono qual a garantia de que futuramente não mudara..."

A tecnologia muda em um período de tempo muito curto e você tem que estar pronto a aceitar essas mudanças, pelo visto você não se dá muito bem com mudanças. Antigamente a tecnologia que as fontes tinham não estavam preparadas para suportar a qualidade da energia que chegava nas casas, agora com fontes mais modernas, com PFC ativo, podemos desprezar com toda tranquilidade o estabilizador e ainda pode se economizar um bom dinheiro com energia.

 

"as instalações elétricas das casas e cidades são tão mal feitas e com tão ruim manutenção, não seria melhor tentar se assegurar com algum protetor elétrico?"

Quem dita a manutenção nas casas são seus respectivos donos, duvido que em um prédio recém construído a instalação elétrica seja mal feita. O protetor elétrico ou como chamamos DPS, não é para ser opcional porque estamos lidando com a natureza e o que podemos fazer é nos prevenir, pois nunca sabemos exatamente quando irá acontecer algum fenômeno.

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  • Administrador

@Henrique Sanguino os estabilizadores baseados em relés são bombas que devem ser jogadas fora. Fazendo uma analogia chula, só porque você já fez sexo sem preservativo e nunca pegou nenhuma doença não significa que é o recomendado... Em relação a proteção, você viu o segundo vídeo da série? Acho que ficará ainda mais claro essa questão após assisti-lo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-filtros-de-linha/2995

 

Quanto a eu ter mudado de opinião, não sei se você reparou no que eu falei, estava me retratando sobre algo que eu escrevi a 18 anos atrás. Dessa forma, não foi uma mudança "repentina" de opinião, mas sim uma evolução natural em meus estudos e na melhora das fontes de alimentação oferecidas no mercado nacional.

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Vi navegando pelo Facebook:

attachicon.gifIMG_12603735159931.jpeg

Algumas empresas estão mandando a fonte com esse aviso. Devem ter percebido o mal e tentando evitar RMA.

Falou

No certificado de garantia dos PCs da empresa, está escrito PROIBIDO USO DE EQUIPAMENTOS QUE DANIFICAM O COMPUTADOR, COMO ESTABILIZADORES E SIMILARES, além da orientação aos clientes. Bem interessante o adesivo. Vou adicionar isso.

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Tenho uma fonte Sentey ATX 600W Real, com PFC Passivo
Mais detalhes aqui:
http://www.kabum.com.br/produto/27967/fonte-sentey-atx-600w-real-110v-220v-brp600-

 

É recomendado usá-lo sem estabilizador, mesmo com PFC passivo ?
Usava ele com o estabilizador da Microsol (Modulo Isolador)

Ou devo comprar outra fonte mais confiável ?

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E eu aqui inocentemente achando que eram bons, eu uso No-break por causa das falhas elétricas frequentes em minha região. Muito bom o vídeo e muito obrigado.

 

Depois de ler o tópico sobre no-breaks me dei conta que é o mesmo que um estabilizador estou me referindo ao off-line. Depois dessa pretendo trocar o meu^^

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Tenho uma fonte Sentey ATX 600W Real, com PFC Passivo

Mais detalhes aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/27967/fonte-sentey-atx-600w-real-110v-220v-brp600-

 

É recomendado usá-lo sem estabilizador, mesmo com PFC passivo ?

Usava ele com o estabilizador da Microsol (Modulo Isolador)

Ou devo comprar outra fonte mais confiável ?

 

Se viu o vídeo não entendeu a mensagem.

Outro detalhe, essa mesma pergunta foi respondia várias vezes no decorrer do tópico.

É muito simples caro colega, jogue seu estabilizador no lixo, compre um bom filtro de linha (se julgares necessário) e seja feliz.

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Tenho uma fonte Sentey ATX 600W Real, com PFC Passivo

Mais detalhes aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/27967/fonte-sentey-atx-600w-real-110v-220v-brp600-

 

É recomendado usá-lo sem estabilizador, mesmo com PFC passivo ?

Usava ele com o estabilizador da Microsol (Modulo Isolador)

Ou devo comprar outra fonte mais confiável ?

 

 

 

Fera, veja pelo menos o inicio do vídeo. Use sua fonte direto na tomada devidamente aterrada. Sua fonte tem 70% de eficiência, prefira as de 80% para cima. 

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Tenho uma fonte Sentey ATX 600W Real, com PFC Passivo

Mais detalhes aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/27967/fonte-sentey-atx-600w-real-110v-220v-brp600-

 

É recomendado usá-lo sem estabilizador, mesmo com PFC passivo ?

Usava ele com o estabilizador da Microsol (Modulo Isolador)

Ou devo comprar outra fonte mais confiável ?

Meu caro comprador deslumbrado..

- Em primeiro lugar essa sua fonte cuja etiqueta se pode ver ai abaixo, com uma potencia máxima na linha de 12 Volts da ordem de 420 Watts conseguira entregar a um PC contemporâneo coisa de 460 Watts no total, não mais do que isso e jamais aqueles 600 Watts que você chama de REAL..

FonteSenteyBRP600.jpg

 

Fontes capazes de entregar 600 Watts de fato tem de poder oferecer cerca de 550 Watts ou mais nas linhas de 12 Volts..

Compare ai para ter uma mínima ideia:

CX600M_zpsd19ceb7b.jpg

 

 

 

- Em segundo lugar se trata de uma fonte com 70% ou pouco mais de eficiência, digno de fontes de 30 anos atrás...

 

Quanto a tua dúvida principal.. Estabilizador não é recomendado NUNCA...

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Meu caro comprador deslumbrado..

- Em primeiro lugar essa sua fonte cuja etiqueta se pode ver ai abaixo, com uma potencia máxima na linha de 12 Volts da ordem de 420 Watts conseguira entregar a um PC contemporâneo coisa de 460 Watts no total, não mais do que isso e jamais aqueles 600 Watts que você chama de REAL..

 

- Em segundo lugar se trata de uma fonte com 70% ou pouco mais de eficiência, digno de fontes de 30 anos atrás...

 

Quanto a tua dúvida principal.. Estabilizador não é recomendado NUNCA...

 

Caro Faller, é nessa posição do 12 volts que diz a real potência da fonte? E como você chegou ao valor 460 aí na fonte dele?

 

P.S.: a Minha Corsair tem no rótulo Cx430 W, mas olhando na parte que você destacou em vermelho o valor é 336W.

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Caro Faller, é nessa posição do 12 volts que diz a real potência da fonte? E como você chegou ao valor 460 aí na fonte dele?

 

P.S.: a Minha Corsair tem no rótulo Cx430 W, mas olhando na parte que você destacou em vermelho o valor é 336W.

Um PC moderno pede coisa de 40 Watts nas linhas de 3,3 e de 5 Volts somadas. De nada adianta uma fonte oferecer ai 1.500 Watts que o PC só vai demandar aqueles 40 Watts de que falei..

Portanto para se avaliar do ponto de vista de potência final uma fonte e só somar 40 Watts a quantidade de energia disponível na linha de 12 Volts..

Por isso que somei 40 Watts aos 420 Watts declarados pelo fabricante dessa BRP600 da Sentey (no patê)..

Quanto a Corsair CX430, que teve 3 distintos modelos em sua vida no Brasil..

A CMPSU CX430 descontinuada, tirada de linha - Que prometia 336 Watts na linha de 12 Volts e portanto era uma fonte de cerca de 376 Watts

A CMPSU CX430 V2 descontinuada, tirada de linha - Que prometia 336 Watts na linha de 12 Volts e portanto era uma fonte de cerca de 376 Watts

E finalmente a CX430 Bronze que substituiu as outras, justo por não conseguir entregar 430 Watts, essa nova com promessa de entrega de 384 Watts na linha de 12 Volts e portanto, somando 40 Watts, 424 Watts que foi arredondado para 430 Watts...

Veja comparação das etiquetas das duas últimas citadas:

CorsairCX430V2xCX430Bronze_zps9607a6f4.j

 

Há dois anos atrás já falava, orientava sobre isso dai: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/973101-corsair-provavelmente-lançará-uma-v3-de-sua-linha-econômica-cx/

Mas isso tudo foge ao escopo da discussão aqui nesse tópico, desse modo peço que retornemos a discussão do assunto foco, o não uso de estabilizadores...

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Um PC moderno pede coisa de 40 Watts nas linhas de 3,3 e de 5 Volts somadas. De nada adianta uma fonte oferecer ai 1.500 Watts que o PC só vai demandar aqueles 40 Watts de que falei..

Portanto para se avaliar do ponto de vista de potência final uma fonte e só somar 40 Watts a quantidade de energia disponível na linha de 12 Volts..

Por isso que somei 40 Watts aos 420 Watts declarados pelo fabricante dessa BRP600 da Sentey (no patê)..

Quanto a Corsair CX430, que teve 3 distintos modelos em sua vida no Brasil..

A CMPSU CX430 descontinuada, tirada de linha - Que prometia 336 Watts na linha de 12 Volts e portanto era uma fonte de cerca de 376 Watts

A CMPSU CX430 V2 descontinuada, tirada de linha - Que prometia 336 Watts na linha de 12 Volts e portanto era uma fonte de cerca de 376 Watts

E finalmente a CX430 Bronze que substituiu as outras, justo por não conseguir entregar 430 Watts, essa nova com promessa de entrega de 384 Watts na linha de 12 Volts e portanto, somando 40 Watts, 424 Watts que foi arredondado para 430 Watts...

Veja comparação das etiquetas das duas últimas citadas:

CorsairCX430V2xCX430Bronze_zps9607a6f4.j

 

Há dois anos atrás já falava, orientava sobre isso dai: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/973101-corsair-provavelmente-lançará-uma-v3-de-sua-linha-econômica-cx/

Mas isso tudo foge ao escopo da discussão aqui nesse tópico, desse modo peço que retornemos a discussão do assunto foco, o não uso de estabilizadores...

 

 

 

 

 

 

Obrigado pelo esclarecimento. Amanhã/hoje eu vou ler com calma o artigo de 14 páginas do Gabriel Torres intitulado "Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Fontes de Alimentação".

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-Fontes-de-Alimentacao/976/1

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Valeu pessoal pelas discussões de alto nível! @Tiago Oliveira_297798 esse tutorial que você menciona é um dos que eu pretendo transformar em vídeo em breve, para facilitar, devido a profundidade do tema.

 

@Gustavo Mahon o problema não é a fonte, mas sim o estabilizador. No vídeo fica bem claro. O estabilizador baseado em relé não serve para nada. Pois não protege seu equipamento e na hora que o relé é ativado ele corta tensão na saída do estabilizador, o que pode fazer seu PC travar ou resetar. Você estará melhor sem estabilizador do que com estabilizador, mesmo sua fonte não sendo universal ("full range"). A questão da fonte "full range" é que ela faz o que o estabilizador promete fazer (mas não faz).

 

Aproveito para lembrar que já postei a "continuação" (por assim dizer) desse vídeo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-filtros-de-linha/2995

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Amigo, trabalhei anos com informática e sempre era aconselhado usar o velho "instabilizador". Recentemente, houve um pico de energia na rede e, tendo o dito cujo, ele não me ajudou em nada. Meu computador "foi-se"! Agora, comprei um bem parceladinho, pois quem é pobre só pode comprar assim ... bem, o caso é que por ignorância minha, não sabia sobre essa coisa que todo técnico diz ter que usarmos. Fiquei com receio agora: meu computador é novo, tenho muita oscilação na rede elétrica, mas não tenho dinheiro para investir em um no-break verdadeiro, como fora abordado na enquete. O que me aconselhas, existe algum no-break mais barato que pode resolver meu problema com os "picos de energia"? Outra coisa, além do computador tenho periféricos, como multifuncional, modem ADSL, kit multimídia, tudo ligado no "instabilizador" ... fiquei mais preocupado ainda. Desde já, sou-lhe grato por qualquer conselho que possa enviar-me, ok! Tudo de bom!

 

 

Everaldo

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Amigo, trabalhei anos com informática e sempre era aconselhado usar o velho "instabilizador". Recentemente, houve um pico de energia na rede e, tendo o dito cujo, ele não me ajudou em nada. Meu computador "foi-se"! Agora, comprei um bem parceladinho, pois quem é pobre só pode comprar assim ... bem, o caso é que por ignorância minha, não sabia sobre essa coisa que todo técnico diz ter que usarmos. Fiquei com receio agora: meu computador é novo, tenho muita oscilação na rede elétrica, mas não tenho dinheiro para investir em um no-break verdadeiro, como fora abordado na enquete. O que me aconselhas, existe algum no-break mais barato que pode resolver meu problema com os "picos de energia"? Outra coisa, além do computador tenho periféricos, como multifuncional, modem ADSL, kit multimídia, tudo ligado no "instabilizador" ... fiquei mais preocupado ainda. Desde já, sou-lhe grato por qualquer conselho que possa enviar-me, ok! Tudo de bom!

 

 

Everaldo

 

 

 
Use uma fonte a partir de 80% de eficiência (certificado bronze, de preferência das marcas Corsair, OCZ ZX e Zalman) numa tomada devidamente aterrada e, para os demais aparelhos, use o filtro de linha da marca clamper, indicado aqui pelos colegas de fórum.
 
 
 
P.S. Numa fonte boa já vem com proteção contra sobretensão, curto-circuito e sobrecarga de corrente (tem mais proteções, mas essas, segundo o artigo do Gabriel Torres, são as que são obrigatórias).
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Amigo, trabalhei anos com informática e sempre era aconselhado usar o velho "instabilizador". Recentemente, houve um pico de energia na rede e, tendo o dito cujo, ele não me ajudou em nada. Meu computador "foi-se"! Agora, comprei um bem parceladinho, pois quem é pobre só pode comprar assim ... bem, o caso é que por ignorância minha, não sabia sobre essa coisa que todo técnico diz ter que usarmos. Fiquei com receio agora: meu computador é novo, tenho muita oscilação na rede elétrica, mas não tenho dinheiro para investir em um no-break verdadeiro, como fora abordado na enquete. O que me aconselhas, existe algum no-break mais barato que pode resolver meu problema com os "picos de energia"? Outra coisa, além do computador tenho periféricos, como multifuncional, modem ADSL, kit multimídia, tudo ligado no "instabilizador" ... fiquei mais preocupado ainda. Desde já, sou-lhe grato por qualquer conselho que possa enviar-me, ok! Tudo de bom!

 

 

Everaldo

Com relação as oscilações de energia, entre em contato com a concessionária de energia e abra uma reclamação se não resolver abra uma reclamação na ANEEL.

 

Do mais é só seguir as recomendações do @Tiago Oliveira_297798

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  • Administrador

@arcanjoebc o objetivo do nobreak não é ser um equipamento de proteção. Se queres proteção, use um bom protetor contra surtos:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-filtros-de-linha/2995

 

Para entender mais: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

 

Sugiro ainda que leia as mensagens já debatidas neste tópico, pois o assunto já foi discutido aqui.

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Há duas questões que ficaram faltando nesse vídeo:

 

1- A maioria das cidades brasileiras usam 220V. Os estabilizadores de 220V possuem um transformador para 110V, já que muitos dispositivos (impressoras Laser, alguns modelos de caixas de som, etc) só funcionam em 110V. A cultura nessas cidades é de se deixar o seletor de tensão dos computadores  e demais dispositivos em 110V, ligados através dos estabilizadores (que são bem pesados e custam mais caro). No mais creio que a (falta de) qualidade dos componentes seja a mesma.

 

2- Fora das grandes metrópolis, fica muito difícil o acesso a peças de melhor qualidade, como as fontes indicadas por esse site. Seria interessante apresentar alternativas para essas pessoas.

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Há duas questões que ficaram faltando nesse vídeo:

 

1- A maioria das cidades brasileiras usam 220V. Os estabilizadores de 220V possuem um transformador para 110V, já que muitos dispositivos (impressoras Laser, alguns modelos de caixas de som, etc) só funcionam em 110V. A cultura nessas cidades é de se deixar o seletor de tensão dos computadores  e demais dispositivos em 110V, ligados através dos estabilizadores (que são bem pesados e custam mais caro). No mais creio que a (falta de) qualidade dos componentes seja a mesma.

 

2- Fora das grandes metrópolis, fica muito difícil o acesso a peças de melhor qualidade, como as fontes indicadas por esse site. Seria interessante apresentar alternativas para essas pessoas.

@jmpeltier apesar dessa cultura de deixar o seletor em 110V, quando eu compro fontes para o laboratório onde trabalho elas vem com a chave em 220V. O ideal, para alimentar os equipamentos em 110V, seria usar um autotransformador que é muito mais barato que essa porcaria de estabilizador/módulo isolador.

 

A alternativa para essas pessoas, seria a compra online. Hoje já encontramos diversas lojas confiáveis e com bom preço e muitas vezes mais barato que em lojas físicas para a compra desses produtos.

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Impressora Laser jamais deve ser ligada em no-break ou estabilizador, eles queimam imediatamente o fusível por conta do fusor puxar muita corrente e de ninguém prestar atenção em detalhes como corrente.

 

É exagero dizer que eles queimam imediatamente, pois isso não ocorre, porém realmente não é recomendado ligar impressoras em estabilziadores ou nobreaks mas não por causa deles, e

sim por problemas que podem ocorrer na impressora devido a oscilação de tensão como atolametos de papel, derramemento de toner no rolor fusor e em casos mais

graves até a queima da impressora.

Na verdade como dito no vídeo, estabilizadores não servem pra nenhuma aparelho eletrônico, impressoras muito menos.

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É bom exagerar sim, pois o que tem de gente que fica coçando a cabeça achando que pode ligar não tá no gibi, meu caro.

 

Já tive de explicar pra patrão meu que insistiu em usar estabilizador e nobreak JUNTOS, porque estava com pena de deixar o estabilizador parado... E isso porque ele dizia que "entendia" de eletrônica.

 

Um mês depois o nobreak pifou (por estar ligado no estabilizador) e por pouco não levou o PC junto. O cara achava que ia conseguir imprimir alguma coisa com uma Laser numa falta de luz com nobreak de 15 minutos...

 

Infelizmente o mal-costume é uma mania nacional, aos poucos sendo delapidado pelos posts e testes deste site, felizmente.

 

É exagero dizer que eles queimam imediatamente, pois isso não ocorre, porém realmente não é recomendado ligar impressoras em estabilziadores ou nobreaks mas não por causa deles, e

sim por problemas que podem ocorrer na impressora devido a oscilação de tensão como atolametos de papel, derramemento de toner no rolor fusor e em casos mais

graves até a queima da impressora.
Na verdade como dito no vídeo, estabilizadores não servem pra nenhuma aparelho eletrônico, impressoras muito menos.

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  • Administrador

@jmpeltier

 

1. Equipamentos eletrônicos apresentam maior eficiência em 220 V do que em 127 V. Se o que você descreve realmente acontece, é mais um motivo para não usar estabilizadores.

 

2. Essas pessoas podem comprar em lojas virtuais pela internet. Há muitas lojas hoje em dia vendendo componentes de boa qualidade.

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