Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha fonte saiu fumaça!


Posts recomendados

Eu recentemente comprei uma CX 600 para futuras melhorias no PC mas quando fui colocar a fonte acabei errando o conector de energia para o processador e invés do de 8 pinos botei o de 6 pinos de pci-e na hora deu uma fumaça depois disso eu fui lá e vou meu erro e botei o certo para a minha sorte meu PC ligou sem nada de mais só que agora quero trocar minha antiga 9400 GT por uma r7 250x que precisa do conector de 6 pinos eu quero saber se tem alguma chance do conector ainda funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se não fritou as trilhas da placa mãe que são mais finas, provavelmente a fonte também esta bem. já que geralmente as trilhas internas dessa são mais fortes...

 

porém eu em teu lugar já teria devolvido essa bomba para garantia, onde já se viu uma fonte ligar tendo suas saídas EM CURTO sendo que proteção contra curto é exigência básica para fontes padrão ATX... no minimo a fonte deveria ter desarmado de imediato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se consegui trocar esses conectores, tem encalhe diferentes, cc com certeza forçou. Se causou fumaça, danificou a fiaçao desse conector ou a trilha dos 12v. Incrível a proteção de curto da fonte não armar, só se colocou mal encachado causado um mal contato onde gerou uma resistência que anulou a proteção, presumo. Para usa-lá novamente, leve a um técnico para avaliar o dano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ambos os conectores tem 12 Volts só que na polaridade exatamente inversa um com relação ao outro. Ao colocar de modo errado (errado duas vezes pois os anzóis mecânicos dificultam e muito a inserção errada e errado outra vez pois um é 8 vias e o outro é de 6 vias, justo para que o usuário não faça coisa errada). Mas o pessoal se supera...

Desse modo conseguistes botar a fonte em curto, na linha de 12 Volts. Como esse seu contato enjambrado por completo, no lugar errado não deve ter ficado lá muito bem feito a corrente de curto através da placa-mãe, de suas trilhas, não conseguiu fazer com que a fonte entrasse em proteção direto, desarmou depois de algum tempo, com certeza..

Esse tipo de procedimento é ótimo para destruir trilhas na placa-mãe. Não sei se ai no seu caso aconteceu isso.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe o meu post e do faller, já dissemos, tem que levar a um técnico a fonte e a placa mãe para ver os danos e fazer as correções necessárias.

Não recomendo enviar fontes de qualidade, como essa Corsair para um "técnico" olhar. A CX600 possui 3 anos de garantia, que são invalidadas em caso de abertura da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo enviar fontes de qualidade, como essa Corsair para um "técnico" olhar. A CX600 possui 3 anos de garantia, que são invalidadas em caso de abertura da mesma.

Detalhe... a garantia cobre danos causados por falta de atenção do usuário? Que eu saiba, cobre defeitos fabricação... se eu chegar com os fios torrados e o conector retorcido ou danificado internamente, a garantia cobre? Acho que não.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe... a garantia cobre danos causados por falta de atenção do usuário? Que eu saiba, cobre defeitos fabricação... se eu chegar com os fios torrados e o conector retorcido ou danificado internamente, a garantia cobre? Acho que não.

O usuário falou que a fonte funciona. Como você sabe que os fios estão torrados? Como você sabe que o conector está danificado? Se a fonte for enviada para um técnico e não houver nenhum defeito/estrago, ele perderá a garantia da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O usuário falou que a fonte funciona. Como você sabe que os fios estão torrados? Como você sabe que o conector está danificado? Se a fonte for enviada para um técnico e não houver nenhum defeito/estrago, ele perderá a garantia da fonte.

Sim, funciona. Dependendo do estrago vai funcionar. Pensa... se eu colocar um conectar pci -e 6pinos no lugar do atx 4pinos e cc sabe que não encacham só se forçar e tudo que é forçado reforma neste caso... se teve fumaça, capacitor eletrolititico vazou ou fiação deteriorada... penso eu... com esses sinais acredita que não aconteceu nada?
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, funciona. Dependendo do estrago vai funcionar. Pensa... se eu colocar um conectar pci -e 6pinos no lugar do atx 4pinos e cc sabe que não encacham só se forçar e tudo que é forçado reforma neste caso... se teve fumaça, capacitor eletrolititico vazou ou fiação deteriorada... penso eu... com esses sinais acredita que não aconteceu nada?

Eu acredito, também, que algo aconteceu, mas não sei até que ponto colocar uma fonte com 3 anos de garantia na mão de um "técnico" é a melhor opção.

 

Mas isso vai do critério de cada um.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...