Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para bateria de backup para perda de memória de sintonia do rádio.


Matthwus

Posts recomendados

Eu estou fazendo um Up no post para dizer  que a gambiarra... quero dizer esquema que fiz para manter a memória o rádio está funcionando perfeitamente, com as baterias carregando sem problema, não explodiu e nem pegou fogo ..kkkk .... Desde a época do Post em fevereiro eu estou usando o rádio diariamente  no PC... Eu testei hoje e a baterias estão carregadas conforme a tensão que alimenta o rádio ( +- 11.70v que a fonte atx capeta fornece ) ...Eu só não medi a carga individual das baterias porque elas estão todas enroladas em fita isolante, mas eu deixei um fio externo a caixa onde está montado o rádio para monitora-las  em série mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 11/06/2017 às 23:53, Mestre88 disse:

E continuando no off topic...

@Isadora Ferraz o @_xyko_ apareceu por aqui no ano passado:

E neste ano em outro sub-forum:

Olá Pessoal, então, estou com o mesmo problema do tema do tópico, tenho um som Pioneer automotivo e queria ligar ele aqui em casa...Já fiz uns testes com uma fonte de 12v, tudo funciona, mas quando tiro a fonte da tomada, o rádio perde as configurações....pesquisei muito na internet e não tem muitas informações sobre esse assunto, não entendo de eletrônica, mas sou curioso e gosto de aprender as coisas. Gostaria de um esquema simples com uma bateria de 9v ou a bateria de uma MOBO, enfim, algum esquema pra segurar as configurações, é só um rádio que vou ligar na fonte 12v e mais nada, alguma luz dos amigos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Gostaria de um esquema simples com uma bateria de 9v ou a bateria de uma MOBO, enfim, algum esquema pra segurar as configurações, é só um rádio que vou ligar na fonte 12v e mais nada, alguma luz dos amigos?

Esse circuito pode lhe ser útil caso a bateria seja recarregável:

Charge.jpg

 

D1 pode ser no mínimo um 1N5408, D2 e D3 podem ser 1N4007.

Caso seja uma bateria de 9V comum, não coloque R1 e D2.

 

6 horas atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

a bateria de uma MOBO

Não vai funcionar, pois só tem 3V e o rádio é de 12V.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Mestre88 disse:

Esse circuito pode lhe ser útil caso a bateria seja recarregável:

Charge.jpg

 

D1 pode ser no mínimo um 1N5408, D2 e D3 podem ser 1N4007.

Caso seja uma bateria de 9V comum, não coloque R1 e D2.

 

Não vai funcionar, pois só tem 3V e o rádio é de 12V.

 

 

Olá, obrigado por responder, como falei, sou leigo em eletrônica, este esquema tem que ser montado em uma placa?Onde D seria diodo, R1 resistor e o que seria B1? A fonte que tenho é igual aquelas de circuito de câmera de segurança, que tem saída de 12V, este esquema é pra ser ligado nela?  E onde ligaria a bateria de de 9V recarregável ou não? Desculpe tantas perguntas, estou aprendendo ainda, obrigado!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Olá, obrigado por responder, como falei, sou leigo em eletrônica, este esquema tem que ser montado em uma placa?

Não, pois são poucos os componentes. Nesse caso pode apenas emendar eles nos fios. 

1 hora atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Onde D seria diodo, R1 resistor 

Exato. 

1 hora atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

O que seria B1?

A bateria. 

1 hora atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

A fonte que tenho é igual aquelas de circuito de câmera de segurança, que tem saída de 12V, este esquema é pra ser ligado nela? 

Pode ser ligado em qualquer fonte que suporte a potência do rádio. 

1 hora atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

E onde ligaria a bateria de de 9V recarregável ou não?

Ali entre D3 e o terminal do negativo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Não, pois são poucos os componentes. Nesse caso pode apenas emendar eles nos fios. 

Exato. 

A bateria. 

Pode ser ligado em qualquer fonte que suporte a potência do rádio. 

Ali entre D3 e o terminal do negativo. 

 

8 horas atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Olá, obrigado por responder, como falei, sou leigo em eletrônica, este esquema tem que ser montado em uma placa?Onde D seria diodo, R1 resistor e o que seria B1? A fonte que tenho é igual aquelas de circuito de câmera de segurança, que tem saída de 12V, este esquema é pra ser ligado nela?  E onde ligaria a bateria de de 9V recarregável ou não? Desculpe tantas perguntas, estou aprendendo ainda, obrigado!!! 

Olá, o resistor teria alguma especificação, potencia ou coisa parecida? e neste esquema a bateria recarregável ficaria carregando enquanto o som estiver ligado e quando o mesmo estiver desligado, ela manteria as configurações? É para montar primeiro o circuito ligado na fonte 12V, depois ligar o som pioneer nas saídas positivas e negativas igual a da foto, correto? Imagem anexo exemplo de bateria recarregável....

download.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Olá, o resistor teria alguma especificação, potencia ou coisa parecida?

Sim, pode ser de 100 ohm/1W.

4 minutos atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

e neste esquema a bateria recarregável ficaria carregando enquanto o som estiver ligado e quando o mesmo estiver desligado, ela manteria as configurações?

Isso aí. 

5 minutos atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

É para montar primeiro o circuito ligado na fonte 12V, depois ligar o som pioneer nas saídas positivas e negativas igual a da foto, correto?

Tanto faz, o importante é fazer as ligações corretamente. 

 

Uma coisa que eu não sei é se essa bateria de 9V vai manter as configurações do rádio com ele sendo de 12V. 

Antes de comprar uma bateria recarregável que é mais caro, poderia testar com uma normal daquelas baratinhas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, pode ser de 100 ohm/1W.

Isso aí. 

Tanto faz, o importante é fazer as ligações corretamente. 

 

Uma coisa que eu não sei é se essa bateria de 9V vai manter as configurações do rádio com ele sendo de 12V. 

Antes de comprar uma bateria recarregável que é mais caro, poderia testar com uma normal daquelas baratinhas. 

 

Olá, normal que você diz, seria de 9v mas sem ser recarregável (aí dispensaria o R1 e D2), correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 08/06/2018 às 12:57, Mauricio Teixeira Castro disse:

Obrigado pelas explicações, vou comprar os componentes e tentar montar, vamos ver no que dá...depois posto os resultados, obrigado mais uma vez, abraço!!!

Olá pessoal, só para constar, consegui fazer o esquema e deu certo com a bateria de 9v!!!! Fiz alguns testes e por enquanto, tem dois dias que a bateria está segurando as configurações...o próximo passo será com a bateria recarregável; voltarei para postar os resultados, muito obrigado a todos pela ajuda, abraços!!!! 

Ahhh, surgiu uma duvida, poderia montar este circuito em uma protoboard? Ela aguentaria os 12V e 20A da fonte? Obrigado!!!

 

20 horas atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Olá pessoal, só para constar, consegui fazer o esquema e deu certo com a bateria de 9v!!!! Fiz alguns testes e por enquanto, tem dois dias que a bateria está segurando as configurações...o próximo passo será com a bateria recarregável; voltarei para postar os resultados, muito obrigado a todos pela ajuda, abraços!!!! 

 

Ahhh, surgiu uma duvida, poderia montar este circuito em uma protoboard? Ela aguentaria os 12V e 20A da fonte? Obrigado!!!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Ahhh, surgiu uma duvida, poderia montar este circuito em uma protoboard? Ela aguentaria os 12V e 20A da fonte? Obrigado!!!

Acho que os diodos não vão nem entrar na protoboard. 

Também Nem compensa, são apenas dois diodos. Melhor emendar mesmo. 

Quanto a corrente elétrica, deve se considerar a marcada no rádio. 

Quem dita a corrente é a carga, portanto não vai passar 20A pelo seu circuito. 

Mesmo assim repito, não aconselho a usar protoboard. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Mestre88 disse:

Acho que os diodos não vão nem entrar na protoboard. 

Também Nem compensa, são apenas dois diodos. Melhor emendar mesmo. 

Quanto a corrente elétrica, deve se considerar a marcada no rádio. 

Quem dita a corrente é a carga, portanto não vai passar 20A pelo seu circuito. 

Mesmo assim repito, não aconselho a usar protoboard. 

Obrigado pela resposta, era só pra ficar bonitinho, mas beleza então, abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, ainda não montei o esquema com a bateria recarregavel, mas o esquema com a bateria de 9v não recarregavel estava funcionando bem e hoje acabou a bateria e o radio perdeu as configurações....Durou 9 dias ligado direto na bateria segurando as configurações, será que está bom ou tem algo errado, deveria durar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mauricio Teixeira Castro disse:

Olá amigos, ainda não montei o esquema com a bateria recarregavel, mas o esquema com a bateria de 9v não recarregavel estava funcionando bem e hoje acabou a bateria e o radio perdeu as configurações....Durou 9 dias ligado direto na bateria segurando as configurações, será que está bom ou tem algo errado, deveria durar mais?

É assim mesmo. 

São feitos pra ligar em baterias de carro que possuem uma carga centenas de vezes maior que a de uma bateria de 9V, por isso sugeri que fosse recarregável. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mestre88 disse:

É assim mesmo. 

São feitos pra ligar em baterias de carro que possuem uma carga centenas de vezes maior que a de uma bateria de 9V, por isso sugeri que fosse recarregável. 

Obrigado Mestre, vou montar o circuito com bateria recarregável, vamos ver no que vai dar....Darei notícias em breve, abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O circuito funciona de 2 formas:

a) desliga a fonte, e tem que desligar o rádio pra não descarregar a bateria.

-Fios amarelo e vermelho da bateria ao radio

-Fio positivo entre a fonte + e a bateria + com um diodo pra manter a bateria "latente" e não descarregá-la.

 

b) desliga a fonte, o rádio desliga automaticamente.

-Fio amarelo da bateria ao radio

-Fio vermelho da fonte ao radio

-Fio novo entre a fonte + e a bateria + com um diodo pra manter a bateria "latente" e não descarregá-la.

adicionado 8 minutos depois
Em 26/02/2017 às 22:02, zex disse:

Pseudo desenterro de tópico....

 

Galerinha .... Eu bolei um esquema meio retardado( por causa das baterias de Li ion 3x 18650 retiradas de uma bateria de note bichada) mas que tem funcionando sem problemas, pelo menos até agora as baterias não morreram e nem pegaram fogo....kkkkk Já vai fazer +- um ano que estou usando o Rádio( Sony CDX- GT417) montado assim, as baterias conseguiram manter por bastante tempo a memória do rádio( + de um mês desligado) , e quando se liga a fonte elas pegam carga novamente... Não precisei usar nenhum componente especial além de um Relê  de 5 pernas que seja acionando com 5V e que aguente pelo menos 15A em 12V ...

 

O rádio está ligado nos 12V mesmo que uma fonte ATX fornece.... Os 5V da fonte serve para acionar o Relê ..  Ou seja precisa dos 5v também.... Nesse esquema não pode-se usar as fontes modificadas para 14v por que vai sobrecarregar a bateria por não ter um circuito que limite a tensão na bateria. Só falou um esquema para evitar que a bateria fique com menos de 9v de carga....Nos testes que eu fiz com fonte desligada por +- um mês eu monitorei a bateria e ela não ficou abaixo dos 10V não...  Ahh Antes de ligar as baterias em série, eu as carreguei em um carregador de parede e me certifiquei de que elas tivessem a mesma tensão(4.2v carregadas) e que fossem do mesmo modelo...

 

O esquema ficou assim... O fio do pós chave do carro eu liguei direto nos 12v da fonte. O Fio amarelo 12v Rádio eu liguei em paralelo  com o fio + da bateria( 3x bateria de li ion em série), e depois eu liguei no pino 87 do Relê. O 12V da fonte eu liguei no pino 30 ....  O 5V liguei no 86 e o negativo ou terra da fonte eu liguei no 85....  Sobre carga não vai dar até porque eu estou usando 12V que a fonte atx fornece  isso deixa um pouco a baixo da soma de todas as baterias carregadas da 12.6V(4.2v*3)....  Em anexo está o esquema desenhado e o esquema de ligação do Relê... Não sou técnico em eletrônica então já peço desculpa pelo desenho grosseiro feito no Paint..kkk

 

Update! O Fio do vermelho do 12v pós chave vai direto no 12v da fonte sem passar pelo Relê, motivo é que se o esse fio fosse ligado junto com o amarelo do rádio,  o rádio ligaria mesmo estando com a fonte desligada da tomada e isso consumiria a energia da bateria de forma desnecessária ... A função do Relê é impedir que a fonte descarregue a bateria quando estiver desligada...

Eu tentei usar 12V para acionar o Relê, mas não deu certo porque ele arma e não desarma eu tinha testado com Relê 12v de carro, depois que eu troquei pelo de 5v.... Não se  de um diodo faria diferença nesse caso, não testei como diodo pra saber... Com o 5v deu certo eu acabei deixando assim mesmo..

esquema de ligação do radio.jpg

rele00.gifUm diodo nao substituiria o relé?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LuizAoR disse:

O circuito funciona de 2 formas:

a) desliga a fonte, e tem que desligar o rádio pra não descarregar a bateria.

-Fios amarelo e vermelho da bateria ao radio

-Fio positivo entre a fonte + e a bateria + com um diodo pra manter a bateria "latente" e não descarregá-la.

 

b) desliga a fonte, o rádio desliga automaticamente.

-Fio amarelo da bateria ao radio

-Fio vermelho da fonte ao radio

-Fio novo entre a fonte + e a bateria + com um diodo pra manter a bateria "latente" e não descarregá-la.

adicionado 8 minutos depois

 

Opa, valeu...poderia fazer um desenho do seu esquema, ainda estou com meu projeto da bateria recarregável guardado no armário, mas nesses tempos de isolamento e quarentena, vou retomar esse projeto...dá mais detalhes do seu esquema, abraço!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2020 às 17:13, LuizAoR disse:

O circuito funciona de 2 formas:

a) desliga a fonte, e tem que desligar o rádio pra não descarregar a bateria.

-Fios amarelo e vermelho da bateria ao radio

-Fio positivo entre a fonte + e a bateria + com um diodo pra manter a bateria "latente" e não descarregá-la.

 

b) desliga a fonte, o rádio desliga automaticamente.

-Fio amarelo da bateria ao radio

-Fio vermelho da fonte ao radio

-Fio novo entre a fonte + e a bateria + com um diodo pra manter a bateria "latente" e não descarregá-la.

adicionado 8 minutos depois

 

 

Sobre o diodo, infelizmente eu não sei informar se funcionaria porque eu não sei qual potência  de diodo eu deveria usar e também . O outro motivo que eu não montei com diodo foi porque ele diminui um pouquinho a tensão 12v que vai para o rádio..  

 

A principal função do relê no esquema é isolar a bateria da fonte assim que a fonte fosse desligada, assim a carga da bateria seria direcionada somente para linha amarela do rádio, mantendo a memória  energizada, mas sem ligar o rádio. O rádio já vai desligar junto com a fonte porque o fio vermelho do 12v vai ligado direto no 12v da fonte e não vai ligar de volta até que a fonte seja religada.  

 

Update  com coisas que passaram  batidas na época em que bolei o esquema ..kkkkk

 

Diodo na linha 12V que alimenta o acionamento do relê . Eu acredito que se colocar um diodo entre o 12v que aciona o relê  a fonte, eu acho que pode eliminar a necessidade de usar um relê que seja acionado pela linha 5V.. Assim daria para manter um relê 12v mesmo( relê automotivo)..  Mesmo se tiver que usar um relê acionado por 5V e a fonte não tiver os 5V,  eu acho que um regulador LM7805 deverá resolver e daria para usar fontes de 14V..  Para fontes de 14V , teria que rever o esquema de alimentação das baterias para evitar que elas recebam sobre carga, atualmente existem circuitos próprios pra isso e que são baratos de serem comprados .  Uma outra coisa que eu não testei era usar aquelas pilhas de 12V de controle remoto no lugar das baterias de Li ion .. Mas eu acabei não testando isso para ver como ficaria ..

 

Eu quero aproveitar para dizer que esse esquema ainda está funcionando e com as mesmas baterias da época.. Depois que eu fiz a montagem, eu não alterei mais nada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2020 às 22:30, Mauricio Teixeira Castro disse:

Opa, valeu...poderia fazer um desenho do seu esquema, ainda estou com meu projeto da bateria recarregável guardado no armário, mas nesses tempos de isolamento e quarentena, vou retomar esse projeto...dá mais detalhes do seu esquema, abraço!!!

 

 

Em 24/03/2020 às 22:30, Mauricio Teixeira Castro disse:

Opa, valeu...poderia fazer um desenho do seu esquema, ainda estou com meu projeto da bateria recarregável guardado no armário, mas nesses tempos de isolamento e quarentena, vou retomar esse projeto...dá mais detalhes do seu esquema, abraço!!!

 

image.png.91873fabb341f26398549c5be1726a07.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, LuizAoR disse:

 

image.png.91873fabb341f26398549c5be1726a07.png

Só cuidado com as cores, pelo menos no meu radio aqui, o fio amarelo é a alimentação geral e o vermelho seria o backup das configurações, porém as cores são as mesmas, na duvida o fio mais grosso é a alimentação geral e o mais fino seria o backup.

Pode inserir um resistor para limitar a corrente de carga dessa bateria, e suba essa fonte para uns 14,4v, pois tem a queda no diodo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Matthwus disse:

Só cuidado com as cores, pelo menos no meu radio aqui, o fio amarelo é a alimentação geral e o vermelho seria o backup das configurações, porém as cores são as mesmas, na duvida o fio mais grosso é a alimentação geral e o mais fino seria o backup.

Os fabricantes de auto rádio sempre usam essas cores, mas não respeitam a ordem mesmo. 

Há algum tempo eu comprei um rádio desses e tive até que trocar os fios de lugar no soquete pra dar certo. 

 

O mais certo é analisar o manual do rádio mesmo, pois é possível que até mesmo o fio grosso alimente o amplificador e também a memória, enquanto que o fio mais fino seja ligado somente na chave. 

 

Já a fonte mostrada no desenho acima se realmente for de 12V nunca vai recarregar a bateria. 

Se for de 14,4V consegue carregar com o diodo em série. 

Com 13,8V a carga fica meio capenga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Os fabricantes de auto rádio sempre usam essas cores, mas não respeitam a ordem mesmo. 

Há algum tempo eu comprei um rádio desses e tive até que trocar os fios de lugar no soquete pra dar certo. 

 

O mais certo é analisar o manual do rádio mesmo, pois é possível que até mesmo o fio grosso alimente o amplificador e também a memória, enquanto que o fio mais fino seja ligado somente na chave. 

 

Já a fonte mostrada no desenho acima se realmente for de 12V nunca vai recarregar a bateria. 

Se for de 14,4V consegue carregar com o diodo em série. 

Com 13,8V a carga fica meio capenga. 

 

 

Sobre carregar a bateria,  os 12V são suficiente para carregar a bateria de li ion ligada em série com ou sem controlador. Porque são 3X 4.2V = 12.6V .. Pode ser que elas não fiquem completamente carregadas, mas ficarão carregadas o suficiente para manter a memória do rádio por bastante tempo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!