Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida, bateria para circuito solar caseiro.


The OJ

Posts recomendados

Boa noite, sou técnico em mecatrônica, tenho uma noção sobre eletrônica, porém fiquei em dúvida em uma coisa, tenho duas placas solares, em dias de sol forte ambas geram 20v e 600mA, colocando as duas em paralelo continuo tendo os 20v com uma corrente de 1,2A;

Com essas especificações eu montei um sistema pra carregar uma bateria de carro de 60A, e como carga, 10 lâmpadas de 12V, 12w. Média de lampadas acessas em torno de 3.

Porém a bateria começou a ficar viciada, também eu gastava a carga total da bateria e ela não carregava tudo em um dia.

O circuito está tudo errado porque é uma bateria de enorme capacidade comparada à fonte de energia que eu estou disponibilizando para carregar, então eu quero montar um circuito mais adequado.

Tenho uma fonte solar de 20V e 1,2A.

Carga que quero usar é uma lâmpada LED de 12V e um carregador para celular adaptado para 12V e 1A.

O que de bateria vocês me sugeriam? Gel, estacionária? É só para testes mesmo, nada de usar em carga grande.

Desde já, obrigado aos que responderem, faloooou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sou técnico em mecatrônica, tenho uma noção sobre eletrônica, porém fiquei em dúvida em uma coisa, tenho duas placas solares, em dias de sol forte ambas geram 20v e 600mA, colocando as duas em paralelo continuo tendo os 20v com uma corrente de 1,2A;

Com essas especificações eu montei um sistema pra carregar uma bateria de carro de 60A, e como carga, 10 lâmpadas de 12V, 12w. Média de lampadas acessas em torno de 3.

Porém a bateria começou a ficar viciada, também eu gastava a carga total da bateria e ela não carregava tudo em um dia.

O circuito está tudo errado porque é uma bateria de enorme capacidade comparada à fonte de energia que eu estou disponibilizando para carregar, então eu quero montar um circuito mais adequado.

Tenho uma fonte solar de 20V e 1,2A.

Carga que quero usar é uma lâmpada LED de 12V e um carregador para celular adaptado para 12V e 1A.

O que de bateria vocês me sugeriam? Gel, estacionária? É só para testes mesmo, nada de usar em carga grande.

Desde já, obrigado aos que responderem, faloooou.

Você regulou esse 20 volts para algum valor entre 13,5v a 14 volts ? ou colocou os 20 volts direto na bateria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tal do controlador para energia solar é uma coisa enjoada e cara.

Mas compensa comprar um pronto, pois energia solar tem muitas variantes.

Pesquise sobre controlador MPPT.

 

E como comentou o @Matthwus, se você colocou 20v na bateria, ela provavelmente sulfatou ou entrou em curto.

 

Fontes de 12v não carregam bateria de 12v completamente, para carregar uma bateria com eficiência você tem que colocar pelo menos 1v a mais que a tensão nominal e no máximo 2v a mais.

 

Veja que eu não estou querendo ser chato e nem sou contra a confecção de um circuito desse, mas como disse antes, são muitas variantes, ou variáveis.

O circuito será bem complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controlador de carga solar, que seja descendente é cerca de 400 Dilmas. Claro que há funções de monitoramento de carga e programação para cargas com 25%, 50%, e 75%, entre outras funções, além do mais suporta até 20 amperes e 12/24 V.

Para um projeto caseiro, acredito que o custo seja exorbitante, mas tudo depende do seu perfeccionismo e disposição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o mais barato que se pode conseguir.

 

http://energiasolarsalvador.forumeiros.com/t4-usar-um-conversor-buck-como-controlador-de-carga-para-baterias


Ele poderá mesclar este conversor, com um circuito eletrônico de controle:

 

1- Poderá regular para que a corrente de carga fique em 20% do valor nominal em AH da bateria.

 

2- Regular a tensão de saída do conversor para 14.4V.

 

Daí vem a parte que diz respeito a nossa ajuda:

1- Sugerir um circuito que fique monitorando a corrente de carga, e desligue o conversor quando a corrente diminuir para alguns miliamperes  

 

2- Definir que o mesmo circuito religue o conversor após a tensão ficar abaixo de determinado valor: 10V por exemplo. Ou usar o critério que seja mais adequado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@The OJ

Veja bem, ou você não entendeu o conceito de controlador de carga ou eu não entendi seu ultimo post.

 

Um controlador de carga controla a saída das placas solares que irão para a(s) bateria(s).

Ele controla as muitas variáveis como tensão correta que saem das placas (regulador de tensão) controla a temperatura da bateria e quanto de carga (tensão e corrente) a bateria recebe em cada etapa de recarga.

 

A saída da bateria, quem controla é o inversor, ou um controlador de descarga, este ultimo impede a descarga profunda da bateria..

 

A bateria ideal para o seu caso deve ser uma estacionaria que tem muitas vantagens nesse tipo de uso.

 

Mas se você pretende fazer um controlador ou um circuito complementar para usar a sugestão do Albert, nada impede que use uma bateria de carro, mas faça o controlador para esse tipo de bateria .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam um artigo muito bom falando de baterias:

http://www.rta.com.br/arquivos/Manual-Baterias-Rev.01.pdf

 

Fala das seladas, mas as técnicas empregadas é adequada para qualquer bateria do tipo chumbo-ácida. 

 

 

Quanto a questão da temperatura, é que a tensão de flutuação muda, conforme muda a temperatura do ambiente onde estão as baterias:

 

Seguem alguns valores:

15 graus = 13.848V
20 graus = 13.749V
25 / /   = 13.65V
30 / /   = 13,551V
35 / /   = 13.452V

40 / /   = 13,353V 

 

Um bom controlador de carga, deve controlar a tensão de flutuação em função da temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!