Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Matthwus

Tomada USB

Recommended Posts

Galera recentemente andei vendo umas tomadas com usb junto, queria saber se tem algum circuito para montar e ligar junto a fim de ter o usb com o 5 volts, não precisa muita corrente não.

http://www.fame.com.br/produto/1152/tomada-2pt-10a250v-e-tomada-usb-5w-5v-1a-distanciadas-elegance

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce pretende adaptar uma porta USB em uma tomada? o mais simples seria desmontar um carregador barato e colocar a placa dele colada em alguma tampa da tomada. tomando o devido cuidado com a isolação da placa do carregador dependendo do tamanho acho que caberia o carregador com caixa e tudo, como esse modelo, por exemplo:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=50172&origem=52&utm_source=GOOGLE-SHOPPING&utm_medium=COMPARADOR&gclid=CPvSsezvgMQCFS3l7Aod-gkApA

Compartilhar este post

Link para o post

voce pretende adaptar uma porta USB em uma tomada? o mais simples seria desmontar um carregador barato e colocar a placa dele colada em alguma tampa da tomada. tomando o devido cuidado com a isolação da placa do carregador dependendo do tamanho acho que caberia o carregador com caixa e tudo, como esse modelo, por exemplo:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=50172&origem=52&utm_source=GOOGLE-SHOPPING&utm_medium=COMPARADOR&gclid=CPvSsezvgMQCFS3l7Aod-gkApA

Eu ja tinha pensado nessa hipotese, mas realmente queria montar o circuito, até achei umas tomadas ja prontas baratas para vender...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é dos meus kk estilo macgayver u. U

Pena q o carregador fornece 3,5 v se n tô enganado, uma pergunta para q queres esse circuito de 5v?

Ps: esqueci q existe carregadores daqueles de caixinha de som q é 5v ^^

Eu ja tinha pensado nessa hipotese, mas realmente queria montar o circuito, até achei umas tomadas ja prontas baratas para vender...

você tbn pode usar uma fonte de alimentação velha e usar a linha de 5v e só comprar uma tomada fêmea e ligar na fonte ^^ bem simples

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é dos meus kk estilo macgayver u. U

Pena q o carregador fornece 3,5 v se n tô enganado, uma pergunta para q queres esse circuito de 5v?

Ps: esqueci q existe carregadores daqueles de caixinha de som q é 5v ^^

Principal utilidade seria para carregar equipamentos/utilitarios tipo celular,camera digital liga minha luminaria de led entre outros...

Compartilhar este post

Link para o post

Oxi camarada uma fonte de alimentação seria mil vezes melhor ^^ pois ela vem com muitas linhas 5v (fio vermelho + fio preto) tu poderia até fazer uma extensão

Ps: em vez de arrumar uma tomada fêmea era só você arrumar um extensor usb, no usb macho você cortava ele, os fios você ligava o fio vermelho com o vermelho da fonte e a mesma coisa com o preto, tá aí um multi carregador só n garanto q a gambiarra vai funcionar kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Oxi camarada uma fonte de alimentação seria mil vezes melhor ^^ pois ela vem com muitas linhas 5v (fio vermelho + fio preto) tu poderia até fazer uma extensão

Maas é que realmente eu queria montar o circuito, até tenho velhos carregados que funciona e libera 5 volts.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia da tomada USB é justamente praticidade e dispensar o uso do carregador, ainda praticidade de instalação.

Claro há um preço para tal praticidadehttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-627988370-mecanismo-tomada-usb-dupla-linha-nereya-pial-legrand-_JM

porém, caso você tenha espaço disponível o suficiente na caixa de passagem, não vejo problema algum em "fazer uma leve" adaptação para o carregador.

Quanto ao "não precisa de muita corrente", quaisquer carregador USB, made in China, no camelote da esquina é mais barato do que qualquer circuito que você pretenda desenvolver. 

Lembro apenas que tomadas USB, já vem totalmente adaptada para ser instalada na caixa de passagem, inclusive com o espelho de acabamento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Maas é que realmente eu queria montar o circuito, até tenho velhos carregados que funciona e libera 5 volts.

O mais simples seria então construir uma fonte linear, com um transformador de uns 6~9V por no minimo 500mA, além do circuito clássico retificador/capacitor de filtro, se tiver uma fonte de 9V ela já teria tudo isso, e um regulador LM7805...  o problema com essa abordagem, seria a ineficiência do regulador, que aquece bastante, e isso em uma caixa de parede fechada pode ser um problema.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais simples seria então construir uma fonte linear, com um transformador de uns 6~9V por no minimo 500mA, além do circuito clássico retificador/capacitor de filtro, se tiver uma fonte de 9V ela já teria tudo isso, e um regulador LM7805...  o problema com essa abordagem, seria a ineficiência do regulador, que aquece bastante, e isso em uma caixa de parede fechada pode ser um problema.

Eu não imagino é como vai fazer para caber o pcb + o transformador dentro da tomada, principalmente se for deixar uma tomada normal (AC) no espelho, junto com a opção da USB.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não imagino é como vai fazer para caber o pcb + o transformador dentro da tomada, principalmente se for deixar uma tomada normal (AC) no espelho, junto com a opção da USB.

Bom dependendo da parede onde a tomada esta instalada, daria pra remover o fundo da caixinha e abrir um buraco na parede... o problema além da gambiarra, é o aquecimento dos componentes, principalmente o regulador, que poderia por fogo na gambiarra...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dependendo da parede onde a tomada esta instalada, daria pra remover o fundo da caixinha e abrir um buraco na parede... o problema além da gambiarra, é o aquecimento dos componentes, principalmente o regulador, que poderia por fogo na gambiarra...

Tava pensando em utilizar diodo zener, em vez de usar regulador.

Compartilhar este post

Link para o post

O regulador, além de mais barato, já tem internamente proteções contra curto e sobreaquecimento, com o zener vai precisar de um transistor e potencia que provavelmente já custara o preço de um regulador 7805...

Compartilhar este post

Link para o post

O regulador, além de mais barato, já tem internamente proteções contra curto e sobreaquecimento, com o zener vai precisar de um transistor e potencia que provavelmente já custara o preço de um regulador 7805...

Sim, mas tenho muitos transistores aqui, vou ver se faço o desenho do circuito que quero usar pra você ter uma base.

Compartilhar este post

Link para o post

E no final das contas e todas as respostas, a qual conclusão chegastes caro Matthwus ?

Cara consegui um circuito bem pequeno aqui com entrada de 110/220, e com saída de 5v 500mA, com isolação da rede, amanha posto uma foto dele.

@Pinhed

olha ai:

http://www.mediafire.com/view/ajsjj3slf6nb8j8/SAM_0324.JPG

http://www.mediafire.com/view/3lvfyhc5522rwrz/SAM_0323.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

Cara consegui um circuito bem pequeno aqui com entrada de 110/220, e com saída de 5v 500mA, com isolação da rede, amanha posto uma foto dele.

@Pinhed

olha ai:

http://www.mediafire.com/view/ajsjj3slf6nb8j8/SAM_0324.JPG

http://www.mediafire.com/view/3lvfyhc5522rwrz/SAM_0323.JPG

Esta são as famosas fontes Flyback auto-oscilantes:

10987470_672566422871334_401396350344068

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais