Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo CPU + VGA?


Posts recomendados

@

 

Sim, as duas de tras tiram o ar quente.

 

Minha máquina é voltada para jogos, então constantemente (em condições normais claro) ela vai ficar quase sempre em 55~60 graus. Vou começar a procurar um air cooler novo, o único problema é que há coolers diferentes de acordo com socket do processador ne. Pois o meu agora é o 1155, porém no futuro irei para o 4690 que é 1150.

 

@Flávio Santana Lima

 

Eu tentei monitorar o clock pelo afterburn mas não dei sorte, você sabe de algum outro programa para monitorar o clock?


Então galera, hoje e ontem eu estava trocando a pasta térmica e esperando o tempo de cura passar, e o resultado que eu consegui dessa vez foi até que bom comparado aos anteriores:

 
O processador em stock que antes ficava 67º agora está 44~47º como condiz na imagem a baixo:
 

In stock

 

Porém, em game não notei muitas diferenças significativas, uma pena :/

 

In game

 
Bom, de acordo com as imagens, o que os senhores têm a dizer?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, fui monitorar a CPU e achei muito estranho. O clock padrão dela é 3.10GHz, porém há momentos em que chega a 3.25 e até mesmo 3.35, sendo que o boost dela (Overclock penso eu) é de 3.40GHz. Isso é normal? Chegar mais do que o padrão diz? Segue uma imagem do HWMonitor (imagens com o pc in stock):

 

hwmonitor

 

Outra coisa, li algo sobre Undervolting, uma técnica usada para diminuir a tensão do processador e por consequência diminuindo a temperatura do mesmo e aumentando sua performance. É recomendável fazer isso em alguns casos ou não? Precisa de equipamento dedicado como alguma placa-mãe que suporte e etc?

 

Voltei a jogar BF e o resultado foi até melhor que antes, no inicio (cerca de 25min) rodava no ultra tranquilo, chegando a 80fps em mapa de domination (pequeno, poucos detalhes, normal certo?), porém com o passar do tempo os 80% de uso da GPU se transformaram em 39~44%, o que diminuiu o desempenho de novo. No entanto, o desempenho não caira que nem antes (125 fps -> 39fps), caiu mas apenas para 45 no minimo na configuração ultra, na configuração baixa caiu para 56 no mínimo. 

O que está mais me irritando é esse 35~40% de uso da GPU, sendo que no início fica entre 70~90% e roda tranquilo. Será que isso tem a ver com o clock do processador que com o passar do tempo vai esquentando mais o própria e fazendo com q ele abaixe o clock para diminuir a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TurtleBit

 

Sobre o clock, normal.. Deve ser o Turbo Boost mesmo..

 

Undervolt reduz a "alimentação" da CPU.. Reduzindo a alimentação, todo o resto caí proporcionalmente, incluindo o desempenho.. Use como "último recurso"..

 

Tenta ver isso, jogando em modo janela e deixando o HW Monitor aberto do lado, pra monitorar em tempo real..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Você pode usar o MSI Afterburner com o Riva Tuner. Assim você consegue selecionar clock da CPU para monitorar em tempo real.

 

Há uma chance enorme de seu problema ser apenas por conta da temperatura. Corrigindo isso, acaba. E, como o @RS Faria disse, a maioria dos coolers é universal. Você pode usar no processador atual e depois colocar no novo normalmente.

 

Meu Core i5-4670k com o Cooler Master T4 fica oscilando de 45ºC a 55ºC no Battlefield 4. Nunca passa disso e geralmente nem chega a esse limite. Jogando com os gráficos no alto e em Full HD, com a GTX 760 e vsync ativado, não há nenhuma queda dos 60 FPS constantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ @RS Faria

 

O clock máximo no BF4 foi de 3.298GHz, porém a temperatura continua na casa dos 70º. 

Esses 2 dias fiz o seguinte:

 

- Desinstalei todos os drivers de video (exceto Intel do processador), e instalei de novo.

- Ajustei o Power Management no NVIDIA control panel

- Troquei a paste térmica (novamente, mas dessa vez sem espalhar e colocando menos quantidade)

- Instalação do driver da GTX 960, porém sem o GeForce Experience por causa de relatos em outros fóruns sobre o mesmo não trabalhar perfeitamente com o hardware

 

Mas mesmo com todas essas mudanças, nada mudou em questão de fps. O uso da GPU chegou a dar 1% por uns 10s o que ocasionou uma queda pra 5 de fps por 10s. Driver não é, até porque testei o mais recente e os antigos e nada de mudanças. A única coisa que me resta a desconfiar é a temperatura do processador, irei esperar o tempo de cura da pasta térmica terminar e testar de novo, se nada mudar, adeus cooler box. Vou também comprar um HD novo para formatar o PC e colocar o W8.1 Pro.

 

Obs.: Power Save na BIOS eu não achei, irei atualizar a BIOS mais tarde e verei se dessa vez aparece, também não sei se é por causa disso mas não custa tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Sim, monitorei e tirei print, segue eles abaixo:

 

SIM3

 

SIM2

 
O HWMonitor se encontra no canto esquerdo, a parte de cima dele é a temperatura da CPU e a de baixo é o clock. O processado pelo o que parece, nem parece estar mais indo para 95% de uso devido a temperatura.
 
A placa mãe pretendo pegar uma Z97 pelo fator do SLI, não pretendo jogar fora esse placa de vídeo e sim fazer um SLI pra durar uns 5 anos a mais. Ou desistir de um SLI e comprar uma H97, porém por enquanto tem que ser essa placa (vai demorar pra comprar porque vai ter que ser cpu + placa mãe)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, como dito antes, tirei e coloquei o cooler novamente para retirar e colocar a pasta térmica, no entanto um colega me ajudou e falou que eu estava colocando o cooler errado. Ele me disse como deveria ser feito e fiz, e o resultado foi até que bom.

 

Antes ficava 45~47º em idle, agora está 34~40º, e no bf4 (com 99% de uso da CPU) ele fica entre 68~69º, antes ficava entre 73~77º.

 

Fiquei impressionado com o resultado e pensei "Será que agora vai?", fui testar o bf4 pra ver se algo rolava e achei muito estranho. No início se eu jogar no ultra ele roda tranquilo, mesmo com o uso da gpu em 35%, mas com o decorrer do tempo o fps diminui drasticamente. O uso da GPU fica em 99% enquanto estou na tela de Personalizar o Soldado, que não deveria exigir tanto da placa de vídeo, mas ao voltar pro jogo o uso cai de novo para 35% (mesmo no Ultra).

 

Já que o problema da temperatura da CPU foi resolvido, até porque 68º com o cooler box e 99%, na minha opinião está de bom tamanho, vocês acham que pode ser agora realmente a placa de vídeo? É muito estranho mesmo em um jogo que puxa bastante dela, ela ficar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

 Sim, eu sempre fico olhando mesmo quando não está dando muito drop. Entro em servidor vazio e fico testando e monitorando a parte de cima onde fica o Afterburn e nada, só chega a ficar 80~90% quando está na tela de personalização.

 

Eu vou partir pro RMA, como o meu tem sufico -KR, tem 3 anos de garantia. Vou ver se consigo algo :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, estou aqui só para relatar que abri o RMA do produto, pelo visto só falta a parte 2 que seria mandar o produto para eles analisarem. Vou ver se adianta alguma coisa, se mesmo com a suposta placa de vídeo futura continuar a mesma coisa, o jeito é trocar o processador e placa mãe mesmo. 

 

Muito obrigado pela colaboração de todos até hoje, fico muito grato com a ajuda do pessoal desse fórum, vocês são demais. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!