Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar um kit a10 7850K por um kit fx6300?


Lamce

Posts recomendados

Boa Tarde

Gostaria de saber a opinião de vocês se vale a pena sair de uma APU para ir para um FX, quero até fevereiro do ano que vem colocar uma placa de vídeo como uma r9 380 ou equivalente, e queria que o gargalo não fosse tão grande, pois não quero sair da AMD pois gosto da fabricante, e por alguns testes que vi o fx6300 consegue quase o mesmo desempenho que o 8320 com placas de vídeos mais fortes, desde já agradeço a opinião de todos.

Obs* Meu kit

Processador: A10 7850k

Placa mãe: MSI A88XM-E45

Memória Corsair Vengeance, 2x2g frequencia em 1600 overclocado para 1810, as memórias eu não irei vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha humilde opinião, principalmente antes de uma chuva de intel aparecer por aqui é: já que gosta do fabricante, compre sua placa de vídeo feliz da vida em fevereiro do ano que vem e continue com este kit.

 

Caso tenha gargalo, ele será solucionado em duas condições:

 

1 - Se os Zen forem compatíveis com a atual plataforma FM2+ (que é a placa que você possui), você trocará somente o processador e ficará muito feliz.

 

2 - Se não for compatível, nesta época você poderá: ou comprar um novo kit zen da AMD ou comprar um kit da Intel.

 

Forte abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha humilde opinião, principalmente antes de uma chuva de intel aparecer por aqui é: já que gosta do fabricante, compre sua placa de vídeo feliz da vida em fevereiro do ano que vem e continue com este kit.

 

Caso tenha gargalo, ele será solucionado em duas condições:

 

1 - Se os Zen forem compatíveis com a atual plataforma FM2+ (que é a placa que você possui), você trocará somente o processador e ficará muito feliz.

 

2 - Se não for compatível, nesta época você poderá: ou comprar um novo kit zen da AMD ou comprar um kit da Intel.

 

Forte abraço!

 

 

Concordo com o @Hausak: fique com o seu kit atual..

 

http://www.anandtech.com/show/9320/intel-broadwell-review-i7-5775c-i5-5675c

 

O teste é dos Intel Broadwell, mas é comparado com as APUs da AMD.. Elas levam qualquer GPU do mercado..

 

 

Boa Tarde Gostaria de saber a opinião de vocês se vale a pena sair de uma APU para ir para um FX, quero até fevereiro do ano que vem colocar uma placa de vídeo como uma r9 380 ou equivalente, e queria que o gargalo não fosse tão grande, pois não quero sair da AMD pois gosto da fabricante, e por alguns testes que vi o fx6300 consegue quase o mesmo desempenho que o 8320 com placas de vídeos mais fortes, desde já agradeço a opinião de todos. Obs* Meu kit Processador: A10 7850k Placa mãe: MSI A88XM-E45 Memória Corsair Vengeance, 2x2g frequencia em 1600 overclocado para 1810, as memórias eu não irei vender.

 

como os caras disseram, compensa mais continuar com seu kit, principalmente porque a AMD está mais voltada a APUs no momento e futuro próximo, vai sair muito caro trocar tudo pelo FX 6300, e, cá entre nós, não será um ganho muito grande.

 

outra vantagem?

 

se sua placa mãe suportar Hybrid CrossfireX, você poderá ligar a R7 do 7850K junto a R9-380, o que dará um boost considerável em games que suportem crossfire(a 380 ficará no nível de uma 280X, que é uns 12% mais ligeira).

 

 

além do mais, se tiver muito gargalo, o 7850K é desbloqueado, coloque um cooler bom e faça OC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na minha opinião se pretende usar vga dedicada , melhor sair da apu é uma cpu muito modesta por não ter cache L3 fica geralmente abaixo do fx 4300 , zen com certeza vai ser uma paulada , melhor partir para um fx 6300 ou 8320e 

 

Não vale a pena não. O fato de não ter L3 não faz das APU's péssimas para games. Elas não conseguem manter a vga mais top mais por falta de desempenho por clock do que pela falta de L3. Ex.: Os Fx 8350 e adiante deviam ser os reis do desempenho de tanto L3 que possuem.

 

Justamente pelo fato de ele ter que gastar com placa mãe boa para os Fx e ter que comprar outro processador, qualquer viabilidade de troca agora vem por água abaixo. O processador atual dele vai atender bem até chegar a época de realmente gastar.

 

Detalhe: Tenho o A10 6800k e é um excelente processador. Tudo nele flui bem. Os únicos problemas dele são não ser o melhor do mercado, não ser intel (vejo muita gente falando isto) e consumir mais que o concorrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fato do processador não ter L3 prejudica sim 

http://pclab.pl/art57777-22.html

veja que o athlon 760 por não ter L3 fica abaixo do fx 4300 que já é o minimo 

claro que estamos falando de vender um kit para comprar outro 

uma gpu fraca você consegue rodar os jogos baixando a resolução agora cpu mesmo no minimo os jogos mais novos vai ser sofrível 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o fato do processador não ter L3 prejudica sim 

http://pclab.pl/art57777-22.html

veja que o athlon 760 por não ter L3 fica abaixo do fx 4300 que já é o minimo 

claro que estamos falando de vender um kit para comprar outro 

uma gpu fraca você consegue rodar os jogos baixando a resolução agora cpu mesmo no minimo os jogos mais novos vai ser sofrível 

 

Mas o ponto de ter que trocar de kit é o principal foco. Trocar um kit todo, gastar um bom dinheiro, por causa de 1 frame por segundo a mais do Fx 4300 comparado ao Athlon 760, não justifica em hipótese alguma ele trocar o kit.

 

Veja bem, o  L3 é importante para uma série de situações. Mas infelizmente, nesta arquitetura da AMD onde o L3 tem uma altíssima latência e a eficiência por clock é baixa, o L3 não é o divisor de águas. Então tê-lo ou não vai depender muito do programa a ser utilizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mantenha o kit e espere, o mundo dos processadores está em mudança, a Intel indo para o 14 nm (mais "poder" menos consumo) e a AMD chegando no 22nm(FINALMENTE!!). Simplesmente não vale a pena esse upgrade agora. relaxe e espere, apenas compre sua VGA e seja feliz, mesmo que com o pequeno gargalo. Ah e aos que falaram sobre Hybrid crossfire, ele só é compativel com as r7 e placas de vídeo que possuem memória DDR 3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Ah e aos que falaram sobre Hybrid crossfire, ele só é compativel com as r7 e placas de vídeo que possuem memória DDR 3.

sim, mas o w10 usa aceleração mista de GPU em aplicativos directX 12, processando o game individualmente na onboard e offboard, com cargas proporcionais, isso tira qualquer barreira de diferença técnica, basta as GPUs suportarem DirectX 12.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o ponto de ter que trocar de kit é o principal foco. Trocar um kit todo, gastar um bom dinheiro, por causa de 1 frame por segundo a mais do Fx 4300 comparado ao Athlon 760, não justifica em hipótese alguma ele trocar o kit.

 

Veja bem, o  L3 é importante para uma série de situações. Mas infelizmente, nesta arquitetura da AMD onde o L3 tem uma altíssima latência e a eficiência por clock é baixa, o L3 não é o divisor de águas. Então tê-lo ou não vai depender muito do programa a ser utilizado.

cache L2 é mais rápido que L3, mas não armazena dados complexos, porém a intel soube aproveitar a versatilidade do L3 o deixando mais útil que o L2, mesmo sendo mais lento por padrão, o L3 da intel é mais rápido e eficiente que o L2, PORÉM a AMD simplesmente "tacou" o cachê L3 em seus processadores, cheio de latência e mau-otimizado, o que vemos nos processadores FX são CPUs que acessam apenas o cachê L2 e usam o L3 "emergencialmente" apenas.

 

 

Mas ainda sim os processadores FX são mais potentes, por quê?

 simples, você reparou que mesmo sem a GPU OnBoard e tendo 4nm à mais, os FX consomem mais que as APUs?

 

mesmo tendo transistores maiores, os vishera(buldozzer em geral) tem bem mais transistores que as APUs.

 

 

mesmo assim, a diferença não é alarmante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cache L2 é mais rápido que L3, mas não armazena dados complexos, porém a intel soube aproveitar a versatilidade do L3 o deixando mais útil que o L2, mesmo sendo mais lento por padrão, o L3 da intel é mais rápido e eficiente que o L2, PORÉM a AMD simplesmente "tacou" o cachê L3 em seus processadores, cheio de latência e mau-otimizado, o que vemos nos processadores FX são CPUs que acessam apenas o cachê L2 e usam o L3 "emergencialmente" apenas.

 

 

Mas ainda sim os processadores FX são mais potentes, por quê?

 simples, você reparou que mesmo sem a GPU OnBoard e tendo 4nm à mais, os FX consomem mais que as APUs?

 

mesmo tendo transistores maiores, os vishera(buldozzer em geral) tem bem mais transistores que as APUs.

 

 

mesmo assim, a diferença não é alarmante.

a cache faz aumentar o número de transistores , acho que a controladora de memória das apu é melhor , mesmo assim toma pau do fx 4300 , assim como os antigos athlon tomavam pau dos phenon 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, mas o w10 usa aceleração mista de GPU em aplicativos directX 12, processando o game individualmente na onboard e offboard, com cargas proporcionais, isso tira qualquer barreira de diferença técnica, basta as GPUs suportarem DirectX 12.

Sim, agora me diga algum jogo em DX 12. Não tem! e a previsão é só para o final do ano, até lá e somente quando lançar, talvez veremos se ambas as GPUs vão ser usadas durante a aplicação em DX 12, ainda não vi nada dizendo e comprovando isso com dados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então ele deve gastar para trocar tudo por conta de suposições do final do ano? Não amigo... ele deve ficar com o kit e aguardar de qualquer jeito. Pode ter atrasos, pode ser que os jogos só sejam otimizados de verdade para o dx12 a partir de meiados do ano que vem, muita coisa pode. 

 

Brincar com o dinheiro dos outros por cause de "se acontecer" não dá. Ele deve guardar sim o dinheiro dele agora, comprar a placa de vídeo dele feliz da vida em fevereiro e, a medida que sentir necessidade, trocar o kit.

 

Por enquanto ele está muito bem assistido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite

 

Obrigado a todos, realmente vou esperar o ano que vem mesmo para ver como andará o mercado de processadores / geração, gosto muito do meu a10, mesmo usando a r7 onboard da pra jogar, baixei hoje o bf4 e irei fazer uns testes de desempenho com a memória em 1810, depois subo elas em 2000mhz, pois ela é a versão 4.19 que tem os chips da samsung, e dizem que ele é bom pra over, se tudo der certo hoje ainda subo os testes. Vou ficar com meu kit até junho do ano que vem, realmente pelo visto não vale a pena trocar agora, referente a placa ainda não decidi se pego uma r7 250 ddr3 pra casar com a do meu processador (visto que isso ajudaria na hora de passar o kit pra frente e ela não custa muito) ou se pego uma de alto desempenho e meto over no a10 caso gargale. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite

 

Oloco man, este i7 ta 5k rsrsrs mas deve ser uma delicia jogar num deste, pessoal fui rodar o bf4 mas em 4g não rola, os frames oscilam muito, vai de 40 a 3 e volta, no bf3 roda lindinho em hd, porém estou tendenciando a abandonar a AMD e mudar para o socket 1150, pois meu sobrinho está sem pc e estamos negociando peças, ai ficaria com a gtx 550Ti dele (por enquanto) e montaria um kit intel, mas ainda não sei ao certo, se não for pedir demais, saberiam me informar um kit barato intel que eu consiga rodar bem bf2(Full HD mas não precisa sem no ultra) ? Meu doce vício é jogar FPS no pc, na verdade é só para isso que vou querer o pc, obrigado a todos novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado Galera, vou ficar mesmo com o Kit, meu sobrinho vai montar um A4 4000, eu dei esse processador pra ele antes de comprar o 10 pra mim, como ele tem uma gtx 550Ti creio que ele ficará feliz com a nova máquina.

 

@Lamce

 

Quanto vai gastar com isso?? Deve sair mais barato colocar 8GB no seu PC..

RS Faria, comprei um módulo de 8G da Hyper de 1866 mhz, baixei o clock das corsair para 1866, e agora to conseguindo rodar o bf4 no médio em 1368x768, a minima não cai de 31, da pra jogar de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Se eu fosse você manteria o A10 7850k usando em dual-channel 2x2GB DDR3 @ 1810mhz como você usa.

Mas sabia que se você colocar 2x4GB DDR3 ficará com 8GB de ram e tem vários testes na internet que trocar de 4GB para 8GB faz diferença nos jogos, pois a maioria deles pede 8GB de ram e como você usa APU a diferença é ainda maior.

Se for fazer um upgrade eu colocaria 2x4GB DDR3 1866mhz ou adicionaria uma Radeon R5 250 ou HD 7750 DDR3 fazendo crossfire, ganharia mais fps em jogos do que investir em FX 6300.

@Lamce

Tenta colocar outro módulo de 8GB 1866 mhz formando dual channel a diferença vai ser significativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...