Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos do forum

tenho um motor que gera 127 volts a 220 a uma corrente de 200ma que é o suficiente para ligar um radio desses portáteis, televisão portátil de carro, gostaria de aumentar essa corrente para colocá-lo em outros sistemas mais pesados como ligar um chuveiro, um microondas, fogões eletricos que exigem uma corrente minima maior que esta simplesmente adicionando após ele um trafo elevador de tensão de 200ma para 20 amperes para eu poder ligar o microondas ou o chuveiro.

Se tiver como poderia me dizer quais as especificações de fio e quantidade de voltas que preciso ter para mandar construir este trafo.

Grato

Cleyton.

• Membro VIP
Postado

Cleyton, se desejares um transformador para dai desses 220 Volts@0,2A poder tirar algo como 20 Amperes, pela lei da conservação de energia só se esse transformador baixar essa tensão de 220 Volts para inúteis 2 Volts e mais um pouquinho..

Leia mais sobre conservação de energia..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ia postar isto agora, Faller.

Lembrar ainda que a maioria dos sistemas de conversão induzem a perdas, então é possível que não consiga nem os 2 Volts se manter os 20 Amperes.

Uma opção é usar um sistema com acumulador (baterias) para poder armazenar e depois utilizar em maior potência? Semelhante ao que alguns projetos de energia solar ou eólica.

Postado

Se ligar 10 baterias de 12V em série terá 10 x 12=120 V em corrente contínua. O problema será como carregar essas baterias adequadamente e de onde obter a energia necessária, além de estar trabalhando com tensões e correntes perigosas.

• Membro VIP
Postado

tenho um motor que gera 127 volts a 220 a uma corrente de 200ma ...

Ou seja, um motor que gera até 44VA.

Resumindo, precisa de um motor que gere 2400VA ou 2,4KVA em sua saída.

Algo +/- assim:

http://nomaquinas.lojavirtualfc.com.br/prod,idloja,5555,idproduto,3297259,origem,milhoazul,geradores-a-gasolina-gerador-de-energia-gg-4000-ferrari   

Já percebeu que não dá pra mudar o seu... né!

Se fosse possível, apenas colocando um trafo na saída do gerador de 44VA, o problema de escassez de energia estaria resolvido.

Proporcionalmente, é o mesmo que  tivesse uma máquina onde jogasse 1 litro de água numa entrada produzisse 54,5 litros numa saída.

• Membro VIP
Postado

Resumindo, é impossível gerar mais energia do que aquela aplicada ao gerador.

Agora, me fale de onde vem a energia rotacional do seu motor? Eólica (vento), hidrelétrica (queda dágua), escrava humana (manivela, pedal, esteira...) etc e quanta tem disponível. Esta informação é interessante pra ver como e se pode otimizar a eficiência

Mas pelo teor de sua pergunta (sem ofensas) posso até supor que usas outro motor ligado a rede elétrica, acertei? Não te ofendas! Só pra confirmar minha 'teoria'

• Curtir 1
Postado

Tudo está relacionado: o gerador recebe algum tipo de energia (eólica, solar, mecânica, etc.) e a transforma em energia elétrica, com determinada eficiência (pequena parte da energia inicial é desperdiçada nessa "transformação").

A energia resultante (menor que a energia fornecida ao gerador) é o que você tem disponível para utilizar.

Nenhum dispositivo passivo conseguirá aumentá-la além disso.

Se voce tem 220 V  x  0,2 A, a sua potencia disponível é de 44 Watts.

Um chuveiro consome pelo menos 3.000 Watts

Um forno de micro-ondas uns 1.300 Watts.

voce precisa ter uma fonte que lhe forneça essas potencias, para que voce possa ligar esses equipamentos.

Além disso, alguns equipamentos só trabalham com corrente alternada, outros só com corrente contínua.

Sem falar no problema das voltagens.

Para ter uma ideia: uma bateria automotiva média, totalmente carregada fornece 40 Ah, ou seja 12v  x  40 A ou 480 W durante uma hora (até se descarregar totalmente).

Dez baterias forneceriam 4800 W durante uma hora.

Provavelmente daria para várias pessoas tomarem um banho quente de chuveiro elétrico, até descarregar as baterias.

Mas para um micro-ondas já não daria muito certo, porque ele precisa de corrente alternada e as baterias fornecem corrente contínua.

voce teria que usar mais um equipamento para fazer a conversão e haveria uma perda nesse processo.

Resumindo, voce precisa ter antes um projeto de utilização para depois decidir qual gerador e qual fonte de energia adquirir.

Postado

Para ter uma ideia: uma bateria automotiva média, totalmente carregada fornece 40 Ah, ou seja 12v  x  40 A ou 480 W durante uma hora (até se descarregar totalmente).

Não fornece isso por uma hora  ;)

Geralmente vão fornecer apenas 2A por 20 horas. A especificação de "amperes hora" destas baterias é feita em regime de 20 horas.

Com 40A não sei se chega a 20 minutos  :(

Tão pouco manteria a potência constante neste período de 20 minutos, pois a tensão vai abaixando e consequentemente a potência também. 

Também não se descarrega a bateria completamente.

É recomendado que se descarregue no máximo uns 20%. Acima disso já compromete a vida útil. 

Baterias Níquel-ferro aceitam descargas de até 80% e são capazes de durar 20 anos. Porém são muito caras.

Acredito que consiga melhor eficiência das baterias, dimensionando a autonomia sempre para umas 20 horas hehehehe. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...