Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com instalação elétrica


maspagiari

Posts recomendados

Boa noite

 

Estou com um problema que está me atormentando há tempos...

 

Descobri que a casa vizinha está usando um gato do meu 110, quando as lampadas incandescentes (tenho duas ainda)  começam a piscar eu desligo o disjuntor interno de 110v, o externo (do poste permanece ligado) e a vizinha grita.

 

Aparentemente ela usa microondas, maquina de lavar e chuveiro no 110...

 

  A casa dela não tem muro...

 

Já chamei a cia elétrica e verificaram relógio e ta normal, já chamei 3 eletricistas e não acharam nada, dizem q tem q trocar a fiação da casa toda e como é de forro fogem de caçar o gato...

 

Uma vez entrei na casa dela e reparei q tem um fio saindo do chão do lado do meu muro, creio q seja ali, mas verifiquei tomadas nas paredes e vi se descia algo do forro e não achei nada, inclusive desliguei do 110 tomadas da cozinha tb e não adiantou...

 

 

 

A unica solução q achei é desligar o disjuntor  de 110 provisoriamente  (só tem um interno q liga todo 110, fora o do poste) , mas com este calor está estragando alimento na geladeira....

 

Onde será q sai este gato?

 

Na entrada do poste e caixa de luz  tb não achei nada, nem os eletricistas...

 

Por favor, me deem uma dica, pois já não aguento mais...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua casa é germinada, ao que parece, certo? Se for, é semelhante a minha.. Uma parede dividindo duas casas..

 

Se não for lá no forro, pode ser de alguma tomada mesmo.. Se for germinada, quebrar a parede um pouco, já expõe algum eletroduto.. Com um mínimo de conhecimento, já daria pra puxar uma fiação anexa..

 

Sempre foi assim ou começou de um tempo pra cá?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Lógico que não temos como te indicar onde esta o erro na instalação elétrica ai...

Tem que fazer uma investigação geral!

Uma dica seria chamar um eletricista e pedir para ele "seguir" esse fio que sai do chão como você suspeita! 

"Desenterre" esse fio e verifique para onde vai....

Se não for para o medidor dela, corte e remova ele....

@RS Faria Desculpe-me, eu estava digitando quando você respondeu!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo q existe este gato, herança da antiga dona da casa vizinha, mas ela era mais discreta, a atual dá muito na cara...

 

Alias a casa é bem antiga construida em 1966...

 

Antigamente era de temporada e ficava fechada...  comprei em 2002...

 

Mas percebi algo estranho há uns 2 anos já...

 

A parede do lado dela não tem muro, o outro vizinho tem (um policial gente fina)

 

O disjuntor de 110 comanda todo o 110 interno da casa, já comprei assim...

 

Desliguei todas tomadas q fazem divisa, inclusive da cozinha e lavanderia...

 

Entrar na casa dela e puxar o fio não dá, ele está enterrado no chão concretado...

 

O q descobri:

 

Ela tem uma lampada q indica o gato... hj de manhã ela usou a maquina (eu ouço o barulho) ai desliguei o disjuntor e ela começou a dar porrada na maquina, ligou e desligou o interruptor desta lampada (indicador de gato) , (ouvi o tec tec dele)  esta ligada no tal fio do chão, depois  xingou e bateu a porta...

 

este fio q sai do chão dela é um só, eu acho q ela puxou fase da minha casa e ligou o neutro dela? será?  

 

Inclusive uma vez ouvi a antiga dona (uma bruxa) dizer q NUNCA iam descobrir este gato...

 

O dono atual quando mudou disse q tudo na casa dele era 220...  

 

Eletricistas já chamei 3... ficam me olhando achando q estou doido...

 

O problema é q ela ligou alguns aparelhos neste gato (microondas, maquina de lavar e talvez chuveiro) , creio q  lampadas e coisas q gastam pouco estão em 220...

 

Como mato este gato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os fios da casa passam pelo forro certo? um dia que ela estiver usando o gato desligue tudo das tomadas de sua casa, entre no forro, e com uma alicate amperímetro (consiga emprestado com algum eletricista) coloque-a no fio que vem do poste, o amperímetro vai indicar a corrente indo para a casa dela, vá seguindo o fio e medindo, em cada bifurcação de fio vai ter uma das saídas, uma que acusa corrente e uma que estará perto de 0, vai seguindo o fio com corrente, assim saberá qual fio que vai para o gato, quando não der mais para seguir o fio desligue-o, refaça a fiação do local especifico para onde o fio ia, e seja feliz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com multimetro digital dá pra fazer isso?

 

Eletricista bom aqui não achei, o maximo q os caras tem é multimetro como eu...

 

Pior q o espaço entre o forro e o telhado é bem apertado em alguns locais, o forro é de pvc, se pisar em falso já era, eu uso um tabua, mas tem locais bem ruins....

 

Eu ja desliguei a fiação das tomadas de divisa, mas não adiantou, inclusive a da cozinha q é paralela a casa dela... Será q ela não tá puxando do relógio? o pessoal da elektro veio aqui e disse q tava normal...

 

E só consegui descobrir q é 110... e do disjuntor interno...

 

Eu pensei em fazer o disjuntor de 110 passar para 220 (desligando meus aparelhos da tomada) e dar uma lição nela, isso se o q ela usa não for bivolt... to morrendo de raiva dessa gente, tenho 2 filhas e ganho pouco.

 

Ela disse q vendeu a casa, mas acho q  alugou e passou as dicas para o morador atual, pois descobri q a casa está em  nome da antiga dona ainda e faz 6 meses q ela mudou.

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o tempo que estás perdendo, a raiva que está passando, as decepções poderiam não ter acontecido se voce trocasse a fiação toda, 1966 é um bocado de tempo, deve ser um circuitão com tudo pendurado nele, com fusíveis tabaqueira no alto da casa ou dentro das caixas de passagem, arranca tudo e faz tudo novo, inclusive sua conta diminuirá, quando eu comprei um sobrado de 1960, a lampada de um dos quartos não apagava porque o fio fazia contato no eletroduto.

Era um cicuitão só com tudo pendurado, arranquei tudo, fiz 6 circuitos em cima e 6 em baixo, com disjuntores, tudo bonitinho, cabo do disjuntor até o chuveiro, o mesmo para as tomadas de ar condicionado, etc.

Faça isso, é um gasto que voce recupera na conta da luz porque circuitos mal feitos, ou com fios subdimensionados, já que em 1966 era só chuveiro, geladeira e iluminação praticamente, não é que nem hoje, onde temos uma carga elétrica considerável.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a fiação não é de 1966, a antiga dona trocou, tem disjuntores no poste e no quadro de luz na sala tambem, o unico defeito é q o 110 tem um disjuntor só para a casa toda no quadro disjuntor da sala..

 

O ar condicionado do meu quarto (só tem ele) eu puxei direto do 220 q sai do disjuntor do poste, tem disjuntor no quadro de luz para o chuveiro 220 (são 2).

Tb tem 3 disjuntores q sobem e estão desativados... não entendo porque...

 

A certeza é q a bendita vizinha puxou algum fio  de algum ligar da minha casa (o q sai do chão dela) e ligou com o neutro dela, fez alguma coisa do tipo.

 

O q desconfio tb é q antigamente usavam bombas de agua eletricas, talvez algum fio sobrou e ela aproveitou...

 

Já chamei alguns eletricistas mas não querem fazer o serviço porque é forro, é um forno alias, principalmente no verão, uma sauna...  o maximo q fazem é puxar do poste para o quadro,  mas ai o gato continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daqui de onde estou, estou com dificuldade de ver onde está a conexão gatual (inventei isto agora). A solução de trocar toda a fiação é a ideal, mas como faço parte do seu mundo financeiramente falando, vou ter dar uma dica. Baseando no seu relato, o motivo principal de você tolerar o gato é a geladeira e se sua chave 110 se for desligada resolve o problema, certo? Fácil. Mantenha desligado e faça uma conexão entre a entrada da chave e sua geladeira tipo numa extensão. Se faltar alguma luz, ligue um abajur ou algo do tipo. Tomadas pra tv e tal? mais extensões. Seria provisório, até ela chamar um eletricista pra desvendar o mistério "dela" e refazer as ligações corretamente. Até aqui está resolvido parcialmente...

 

Mas lendo de novo seu relato, percebo que você desconfia que ela liga, microondas, máquina e chuveiro. Neste caso penso que sua chave não suportaria (a não ser que o fio fosse BEM grosso e a chave de uns 70.. 100A). Aí o gato estaria em outro ponto que não passa pela chave.

 

Tenho mais ideias mas a cota de texto deste post acabou... + tarde penso +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fiação pode até ter sido feita "ontem" mas fizeram m******** o ideal é trocar, e uma casa é mais fácil ainda.

A casa é de 1966, foi feita uma reforma na rede como voce fala, mas os conduites continuaram os mesmo se 1/2".

Como eles passam pela laje não convem quebrar, mas o que podes fazer e passar a fiação por cima (aquilo que não  couber nos conduites existentes) do forro e descer direto no ponto a ser alimentado.

Vais acabar provocando um curto o que pode sair mais caro do que pensas.

Se existe gato, tem alguém perdendo e alguém lucrando, se voce é a parte beneficiada, um dia a empresa descobre e voce terá que pagar o que gastou indevidamente.

Veja como é fácil em uma casa:

 

Imagen10.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom, vou melhorar a minha dica. De novo, baseando no fato que se desligar a chave 110 (127) o gato some.
-Descubra qual é a entrada desta chave 127.
-Descubra em quais tomadas ela está ligada. Ligue p.ex um rádio e veja se cala.
-Descubra em quais lâmpadas ela atua. Mantenha a lampada ligada e veja se apaga
-Vá ao 'ponto final' de cada item - bocais e tomadas. Descubra qual é a fase p.ex com aquela chave de fenda com neon. Marque o fio
-Desligue a chave 127 (110). Desaparafuse e desconecte o fio de saída. Este 'acaba de morrer'
-Desligue o padrão
-Passe outro fio (só +1) pelo conduite e o conduza a cada ponto supramencionado. Aquele passa fios pode ajudar
-Subsutitua as ligações terminais dos bocais e tomadas do fio marcado, por este. Obs: importante ter marcado direitinho com certeza absoluta

Bom, mas pensando bem, se for só ela que está usufruindo deste gato e você não está pagando, os cara disseram que está tudo ok, qual o motivo da raiva? Neste caso, desconete-a e conecte-se kk.
Mas se estiver passando pelo seu relógio e você pagando a luz, aí sim é motivo pra ódio até! E já devia ter resolvido isso há muuuiiitoo tempo né!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, está usando meu relógio sim, inclusive acabei de resolver há pouco tempo outra sacanagem...

 

Desconfiei q estava vindo muito de  agua, chamei a sabesp e eles verificaram q estava ok no hidrometro, para q verificasse vazamentos...

 

A noite fechei o registro e de manhã a vizinha veio perguntar se acabou a agua da rua na minha casa...

 

Fechei o registro a noite e de manhã o registro estava totalmente aberto (meu muro é baixo e tem aqueles blocos decorativos q dá pra enfiar a mão...e  1, 6 m de agua a mais (eu marquei)...

 

Descobri q:

 

Tinha um cano de agua q conduzia para a lavanderia, aproveitaram q ele passava pela minha parede e fizeram um gato de agua do lado dele ...

 

Tive q anular o cano da parede e descer pelo centro da casa...

 

Não fui para justiça porque tive um baita trabalho com uma causa assim (ameaça da antiga vizinha bruxa) e a infeliz acabou pagando uma cesta básica a uma instituição de caridade na audiencia do forum...

 

Só tem um problema... os caras atuais estão p... da vida, porque estão enchendo a caixa com mangueira agora..., quebraram o hidrometro e tive q chamar a sabesp pra consertar...

 

levantei mais o muro...

 

Pergunta básica, se eles tem agua e luz, porque usar a minha?

 

Alias meu vizinho da frente chamou um eletricista hj porque o consumo dele aumentou 100% depois q a casa de temporada ao lado recebeu um morador permanente.

 

Como vocês veem, aqui tem gato pra todo lado... inclusive de verdade (o felino tb)...

 

Mas vou fazer o q os amigos aconselharam, já q o eletricista falou q não dá pra mexer no forro com este calor q ta fazendo... e tenho q ficar desligando disjuntor toda hora... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok então o negócio é sério mesmo, se você estava pagando tanto pela água quanto a luz do vizinho, ai já é muita sacanagem. Acho que a melhor opção para você é fazer o que a isadora falou, substitua todo o fio da fase 110v, conserve o neutro, e coloque as tomadas no neutro original, com a fase nova que foi colocada, assim o gato de luz estará resolvido... certifique-se de que cortou um bom pedaço do primeiro neutro, por que estou tendo a impressão de que o vizinho é capaz de puxar uma extensão até o poste para continuar roubando... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

passe o fio temporariamente por fora pra precisar subir no telhado com este calor. . Mas desconecte isso daí logo por que isso me esta incomodando!! Pagar conta pro zoto é uma mrd! Certa feita a cia de luz cortou a luz de uma casinha minha. Motivo: inquilina efedepê saiu sem pagar luz água e aluguel! Tive que pagar 5 meses de luz atrasada e uma taxa de religação!! E água também!! Pêquêpê! Tá vendo? isso me incomoda!!

 

Já desligou???

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Isadora

 

Acho q consegui matar o gato. Ontem a noite, o marido dela estava tocando violão, desliguei o disjuntor e parou de tocar na hora,  subi no forro, porque de dia tava um forno e desconectei a fiação q ia para a varanda e a da lavanderia tb.

 

Creio q o gato estava na varanda, pois a fiação de lá é muito antiga, um interruptor q comanda a luz da varanda, junto a uma tomada com uma extensão por conduite para outra tomada lateral  para ligar liquidificador.

 

O conduite é daqueles antigos, bem apertados com caixinha de ferro.

 

Desliguei os fios q descem para o conduite no forro e a mulher chiou, ai desci e ouvi ela dizer ao marido "onde vou ligar o secador ? na minha cabeça?" e depois "não liga o computador, vamos sair pra balada, pega papel e caneta pra anotar alguma casa no caminho, vamos achar uma casa nova".

 

Chegaram as 7 da matina...

 

Agora, eles tem sky, mas querem usar agua e luz do vizinho...

 

Depois q cortei os fios, as lampadas pararam de piscar...

 

Lembro q quando eles mudaram em agosto ultimo, fiz varios favores a eles, minha mulher ajudou na limpeza da casa, demos alguns mantimentos, cheguei a fazer até pizza para os caras, minha mulher deu carona pra esposa dele levar a filha na escola e eles escondendo os gatos...

 

Lição q aprendi é q ser cordial com vizinhos nem sempre vale a pena...

 

Obrigado pelas dicas de todos. Tomara q os gatos tenham morrido agora.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gato de agua ja resolvemos, era o cano q ia para lavanderia na parede , anulamos e passamos pelo meio da casa, descendo na varanda e os espertos quietos lá, assistindo tv a cabo...

 

Eu ja morei perto de favela em são paulo (bairro rio pequeno) por 2 anos e lá os favelados (ou da comunidade) faziam gato direto do poste inclusive de net... mas aqui pegam do vizinho...  pior q favela...

 

O q dá raiva é o q citei acima, procuramos ser educados e cordiais, ajudamos e é isto o q ganhamos... creio q o problema deste pais não é só governamental...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio q seja alugada, mas disseram ter comprado...

 

porém apurei q continua em nome da antiga dona...

 

Pelo menos acho q resolvi o problema por enquanto, só temo vingança mas minha esposa conversou com o vizinho do outro lado, o policial e ele está ciente... aguardemos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar do filme "O vizinho" .. é trilegal

 

fico feliz por ti!. Agora.. já lhe ocorreu que eles simplesmente não sabiam do tal gato? Afinal são moradores novos. Talvez os antigos seilá...

Provavelmente se não sabiam não devem retaliar. Por segurança coloque câmeras que não estão tão caras hoje em dia. Tem até daquelas falsas.

 

Dica: continue fazendo o bem seja lá pra quem for. Até mesmo pra eles. Supere-se. Bom pelo menos daqui "de fora" este é meu ponto de vista mas se fosse comigo... eu ia carregar um capacitor de 50000uF/800V com 799V e colocar no fio que ia pra ela kk.. Não faça isso!! Mas uma zoadinha básica com liga/desliga ia rolar kk

 

abç e me inclua fora desta! kk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, nem sabia q tinha este capacitor, o maior q conheço é de ventilador de teto, mas do jeito q tenho sorte pegava fogo na minha casa...

 

Pior q eles sabiam sim, ouvi a mulher pedir pra ele falar comigo faz tempo e o cara disse q não ia falar nada...

 

Desde q comecei a desligar o disjuntor, não falaram mais com a gente...

 

A antiga bruxa q morava aqui passou as dicas pra eles, a de agua tb...

 

Sou casado com uma mineira, e ela é desconfiada demais... começou quando a nova vizinha perguntou meses atras se tinha acabado a agua na minha casa...Ela fechou  o registro a noite e de manhã estava todo aberto com vazamento na entrada do hidrometro... tive q chamar a sabesp pra consertar.

 

Como já contei aqui o muro tem aquelas decorações vazadas e enfiaram a mão...O resto da história já falei, foi refeito o encanamento q ia para lavanderia.

 

Pior foi quando chamei o eletricista e ele disse q tinha q entrar na casa do vizinho pra ver se tinha gato.. olha q coisa... ai até eu descubro...

 

O gato de luz desconfiamos quando a mulher chegou bebada e foi ligar o microondas, ai desliguei o disjuntor e ela gritou  "Pronto !!!!, acabou a luz, pega a extensão"...

 

Estes gatos são antigos, a bruxa era discreta, mas esses vizinhos não, além do consumo de cerveja ser exorbitante, eles faziam festas q varavam a noite... varias coisas me trouxeram a certeza...

 

Bom, o jeito agora é aguardar, obrigado a todos pela ajuda e desejo q nunca tenham vizinhos como esses....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!