Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - desempenho r7 360


Posts recomendados

Olá pessoal do fórum, beleza?

Gostaria de pedir uma ajuda pra vocês com relação ao desempenho da minha máquina.

Tenho um PC que rodava com um processador core i3 3220 com 4GB de memória em dual channel. Fonte de 550w reais e a placa de video era uma HD 5750.
Recentemente fiquei empolgado com a placa R7 360 e pelos vídeos de desempenho que assisti achei que supriria minha necessidade e acabei
adquirindo o modelo de dupla dissipação e 2GB de memória. No entanto, não houve um ganho de desempenho tão grande como esperado. 

Antes de fazer a compra vi alguns fóruns em que usuários alertavam sobre funilamento de desempenho por conta do processador ser fraco e tudo mais, mas
nos sets que eu vi um video a configuração era praticamente a mesma que a minha e o game rodava liso. 

Por esse motivo peço ajuda da galera pra saber o que seria melhor eu fazer: 

  • Troco o processador por um quad core (Core i5 3470 por exemplo)?
  • Adiciono 8GB de memória Dual Channel?
  • Ou pra obter melhores resultados o jeito é trocar o conjunto placa-mãe / processador / memória?
     

Conto com a ajuda de vocês!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alan.ferreira Tá, vamos lá....

 

  1. Quais jogos você tentou rodar?
  2. Quais são as temperaturas do seu PC ingame?
  3. Ja testou usar o Afterburner para verificar se o processador ou memória RAM está dando gargalo?
  4. Para jogos atuais você precisa, no mínimo, 8 GB de RAM talvez seja isso ou o processador esteja gargalando (acho meio díficil)
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Coxinha

1. Tentei rodar:

  • Dying Light e pra ficar jogável tive de reduzir a qualidade basicamente para a qualidade que conseguia com a HD 5750.
  • CS Go não consegui melhorar muita coisa no desempenho também.
  • Metro 2033 roda legal, mas tem umas quedas de frame.

2. Não monitore as temperaturas.

3. Não testei esse programa. Vou realizar os testes a noite e informo os resultados em seguida!

4. Então, a melhor maneira de descobrir um possível gargalo creio que seja através do veredito desse software que indicou né? Li alguns tópicos eu informaram que os jogos mais recentes exigem processadores de no mínimo 4 núcleos reais para obter um bom desempenho, mas sempre vi recomendações informando que o fator decisivo seria placa de video e memória ram, mas fiquei na dúvida se investiria em memória ou trocaria o processador.

Obrigado pelas dicas @Sr. Coxinha !

Assim que obter os dados posto aqui para analisar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alan.ferreira é.... esses jogos ai eles necessitam de um processador bem "porretas", principalmente o Dying Light (experiência própria), pegando um I5 e + 8 GB melhore sem dúvidas!

 

Mas antes de chegar nesta conclusão, faça os testes no Afterburner e com HWmonitor para ver a temperatura...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alan.ferreira Se tem um gargalo certo aí é memória. Para jogar atualmente é 8GB e ponto. A baixa quantidade de memória certamente vai te trazer problemas. E o processador pode gargalar a placa em alguns jogos muito intensivos para o lado do processador.

 

No mais, verifique as temperaturas.

 

Ah, e sua fonte é boa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Coxinha e @Foxwalt

Vocês têm razão!

Não tenho intenção de rodar nada em Full HD a 60fps cravados, mas o melhor resultado que puder extrair dessa plaquinha já tava de bom tamanho pra mim! 

No entanto, acredito que o upgrade de processador e RAM serão inevitáveis mesmo!

Mais uma vez obrigado pelas dicas! Farei os testes e a noite atualizo as informações para matarmos a charada!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

@Sr. Coxinha @Foxwalt @NASCARBR @alissomrex

 

Realizei Pessoal, instalei o MSI Afterburner conforme indicado e aparentemente não houve picos de superaquecimento
nem nada. Apesar de não ter nenhum extra no quesito refrigeração, meu gabinete é um Coolermaster Mid Tower bem espaçoso
e tem um cooler extra que ajuda bem no resfriamento.

No entanto, confesso que as leituras de memória, uso de CPU e GPU não sei dizer se apresentaram irregularidades. O aplicativo em questão salva um Log em txt ou de alguma forma que eu consiga expor os resultados para vocês me auxiliarem na leitura?

A propósito @alissomrex não me atentei ao detalhe em relação a BIOS e pelo visto tem razão com relação a pouca RAM como os demais colegas já mencionaram anteriormente. 

Nesse caso, fazendo um Upgrade para 8GB, o ideal é colocar 2 pentes de 4GB para fazer o dual channel? Comprar um novo pente de 8GB ficando com um total de 10GB sem dual channel seria desvantajoso né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alan.ferreira disse:

No entanto, confesso que as leituras de memória, uso de CPU e GPU não sei dizer se apresentaram irregularidades. O aplicativo em questão salva um Log em txt ou de alguma forma que eu consiga expor os resultados para vocês me auxiliarem na leitura?

Tire uma print da tela com essas informações, e poste aqui..

 

Tá falando daqueles gráficos ou daquelas informações dentro do jogo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, agradeço a todos pela participação e pelas dicas! 

@Sr. Coxinha @Foxwalt @RS Faria @NASCARBR @alissomrex  Muito obrigado mesmo!


E peço desculpas por demorar em dar o retorno.

Seguindo as orientações de todos troquei os dois pentes de memória de 2GB da Corsair por 2 de 4GB da Kingston e a mudança na qualidade do desempenho dos jogos foi muito perceptível. 

 

No entanto, ao testar recentemente Dark Souls III o desempenho dá umas belas engasgadas...
Sei que o jogo é mais pesado e recente, pois atende os padrões gráficos mais atuais, mas nem no Low tá rodando belezinha.


Aí me vem a dúvida: Seria o processador uma grande influência agora? 
Sem necessitar trocar por um conjunto mais novo de (Mobo+CPU), caso eu troque o i3 2120 por um i5 3470 por exemplo, 
será que conseguiria um resultado mais satisfatório? 

Ou caso queira acompanhar os jogos mais recentes, mesmo que sem hardware high end vou precisar trocar o conjunto MOBO/CPU?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta rodando dark souls 3 em qual resolução? Tenho uma configuração parecida com a sua(assinatura) e em 720p consigo rodar numa boa e no alto, até com cenário com 60fps, claro que cenários mais abertos caem pra 30fps, mas acredito que pra esse jogo não haja necessidade de 60fps cravados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Lucas Escobar, meu hardware nem dá pra tudo isso né, mas você tem o dobro de RAM.

Eu tava rodando com a resolução de 1600x900. A noite vou testar reduzindo ela pra 720p. Não cheguei a rodar benchmarks 
pra saber qual a taxa de fps, mas creio que não tem ficado nem em 30fps. Dá umas boas travadas dependendo o cenário.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alan.ferreira Não sei se a memória ram influenciaria tanto no fps dos jogos, no máximo acho que o fx 6300 pode ter melhor desempenho que o i3 que você tem (não tenho certeza, já que em muito tópicos vejo o i3 ser considerado em alguns aspectos melhor que o FX), mas o uso da placa de vídeo está em 100% quando se joga? O processador está em seu clock máximo em jogo? Normalmente quando se tem mapa aberto com muitas ações ao mesmo tempo pode ser influencia do processador mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

Eis um print tirado in game e outro com o gráfico de uso do CPU logo após encerrar o jogo.

Testando com o Afterburner ligado ontem, notei que o uso de CPU atinge 80 a 85% quando começa a enroscar os frames. Reduzi a qualidade dos recursos gráficos do jogo do High pro Medium e Low e dimunui a resolução de Full HD para HD e a taxa de fps subiu bastante em áreas menos detalhadas do jogo, mas nas áreas em que o uso de CPU sobe bastante o fps cai pra 25 a 23 fps como na resolução full HD. 

Frente a essas condições, preciso realizar mais testes @Dieg@o@Lucas Escobar?

Ou já posso considerar o i3 2120 culpado?

 

Fps.jpg

CPU.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava in game sim @Lucas Escobar ! Havia acabado de carregar na bonfire de Firelink Shrine mas de fato eu não tava movimentando o personagem. 

Bacana @Dieg@o , já comecei a pesquisar um i5 3570 por R$640 e um i7 2600 por 780. 
Mas vejo muita gente dizer que o i7 é desnecessário para games e o i5 sempre dá conta do recado.

Convém investir num i5 mesmo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!