Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar terra de cor igual ao fase


Posts recomendados

Olá!

Recentemente me mudei para uma casa maior e acabei por encontrar um problema.

Em um dos cômodos (quarto da minha filha de 4 anos) encontrei uma tomada desmontada (apenas os fios apareciam), dois fio azuis e um verde.
Comprei uma tomada nova e fui fazer a instalação, mas por curiosidade testei com chave teste a fiação, para minha surpresa o fio fase era o fio VERDE!

Agora o problema, como identificar o fio neutro e o terra da instalação, a tomada e no quadro?

Pretendo fazer a alteração na fiação para deixar a instalação correta(alternando o fase e terra pra uma linha azul), sei que a fiação está distribuída na laje (mas não localizei qualquer identificação nos ramais na laje), sei também que esta tomada está ligada em circuito misto por cômodo (iluminação e tomada no mesmo circuito) inclusive (neste caso em particular) o circuito integra mais de um cômodo.

-*-*-*-*-

Tenho conhecimento básico de elétrica (incluindo curso em concessionária local de distribuição de energia) mas nunca imaginei algo do tipo! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você tiver um multímetro, mesmo básico, da pra descobrir meio que testando a resistência, basta desligar totalmente a rede elétrica. mantendo os equipamentos na tomada, ou ligando uma lâmpada incandescente nas demais tomadas, dai basta medir a resistência entre o fase e os demais fios, o fio terra devera apresentar resistência muito alta ou mesmo um circuito aberto, enquanto que o neutro apresentara a menor resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Deixa ver se entendi...

Desligo a energia, então fecho o circuito em outro ponto (outra tomada) e meço a resistividade entre o fase e cada um dos fios, aquele com maior resistividade é porque a corrente  (do multímetro) está indo para o aterramento e não de volta para o sistema.

Então posso "circuitar" a rede sem energia (jumpeando uma tomada desligada do circuito) e utilizar o medidor de continuidade, neste caso, a resistividade vai ser somente a do fio (muito baixa).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a intenção é medir mesmo a diferença de resistência entre os condutores, pois um deles, o fase terá um caminho mais fácil pelos aparelhos, ao passo que o terra não terá retorno.

 

Mas isso só ira funcionar se o aterramento for T-T onde existe uma barra dedicada para terra e outra para o neutro, se for TN, ou TN-C onde o neutro e terra compartilham um ponto ou barra comum de ligação, será necessário achar esse ponto comum de desconectar um dos condutores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O certo seria seguir a norma brasileira e sempre reservar a cor azul e a cor verde, respectivamente, para o condutor neutro e o condutor terra. Isso significa que o condutor fase teria uma cor diferente entre as permitidas, como por exemplo a cor vermelha F5Rua4D.gif.

 

 

 

Quanto à dúvida sobre a identificação dos condutores neutro e terra em uma tomada, a dica que dou é montar um circuito elétrico com um capacitor de poliéster, por exemplo, conectando o condutor fase em um dos terminais do capacitor e os condutores duvidosos (neutro e terra) simultaneamente ao outro terminal do capacitor. Devido a várias imperfeições práticas dos sistemas trifásicos, o condutor neutro seria aquele pelo qual passasse a maior corrente, visto que por um condutor terra só circula corrente em situações especiais.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, rjjj disse:

Quanto à dúvida sobre a identificação dos condutores neutro e terra em uma tomada, a dica que dou é montar um circuito elétrico com um capacitor de poliéster, por exemplo, conectando o condutor fase em um dos terminais do capacitor e os condutores duvidosos (neutro e terra) simultaneamente ao outro terminal do capacitor. Devido a várias imperfeições práticas dos sistemas trifásicos, o condutor neutro seria aquele pelo qual passasse a maior corrente, visto que por um condutor terra só circula corrente em situações especiais.

 

Excelente dica, mas o capacitor pra mim fica mais difícil...

18 horas atrás, F4b10 disse:

Na verdade a intenção é medir mesmo a diferença de resistência entre os condutores, pois um deles, o fase terá um caminho mais fácil pelos aparelhos, ao passo que o terra não terá retorno.

 

Mas isso só ira funcionar se o aterramento for T-T onde existe uma barra dedicada para terra e outra para o neutro, se for TN, ou TN-C onde o neutro e terra compartilham um ponto ou barra comum de ligação, será necessário achar esse ponto comum de desconectar um dos condutores.

Vou tentar este método e aviso do resultado. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tb pode medir a resistência desses fios expostos para uma outra tomada que esteja funcionado normalmente, com o disjuntor geral desligado. Exemplo: você já sabe qual é o fia fase, você mede a resistência entre ele e uma tomada próxima, o de menor resistência será o fase dessa outra tomada, e depois é só fazer o mesmo com o restante dos fios, mede a resistência entre o terra da tomada que esta montada e funcionando e os outros dois fios que restaram, o com menor resistência será o terra e o fio restante será o neutro. Mas lembre-se de desligar o disjuntor geral ou irá danificar o seu aparelho de medição e/ou sofrer acidentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @Jean Carlos Cunha de Almeida , arranca tudo fora e passa nova fiação desde o CD com as cores e bitolas dentro do padrão. Não perca seu tempo em montar algo duvidoso. Gambiarras como essa podem ter derivações suspeitas vindas de outros circuitos. Aproveite os fios existentes como guia para os novos e refaça esse ponto. Minha sugestão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode identificá-lo utilizando um terrômetro. Como não é um equipamento muito comum, o ideal é que chame um eletricista.

 

Uma alternativa é ligar o neutro e o aterramento juntos. Vais garantir o funcionamento da tomada e o potencial zero no terminal. Refaça a instalação elétrica em seus conformes quando possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atendendo ao bom funcionamento da instalação, e às indicações dos amigos do fórum, subi na laje e troquei um dos fios azuis por um amarelo # 2,5 que possuía partindo do ramal específico daquele circuito (compreendendo tomadas de 2 quartos e de um banheiro -*-*-*- não o chuveirro*-*-*-), aproveitei e regularizei a instalação fase/neutro/terra, que aparentemente estava errada apenas naquela tomada (abri outras para verificar).

Obrigado a todos!

Post resolvido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!