Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Então os amd esquentam?


Posts recomendados

@ilkyest do que eu sei, as CPUs de 125W tem o limite de 60 alguma coisa e as de 95W o limite de 70 alguma coisa. Muita gente se confunde. Também já ouvi falar que os octacore são de 60 e os hexacore de 70. Mas os dois não são iguais. O FX-6300 tem um Tcase diferente do FX-8350, por exemplo. E os engenheiros e os veteranos dos fóruns de overclock mencionam 70ºC para o FX-6300.

 

Mas é como eu disse, a própria AMD não informa a especificação dos processadores. Cansei de ver veteranos em fóruns internacionais esculacharem a AMD nesse sentido. Depois eles reclamam da má fama...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest deve ter desligado por outros motivos, porque o Tcase não causa throttling nem tela preta. Só quando você se aproxima do TJmax. O próprio engenheiro da AMD cita pessoas usando o FX-6300 acima dos 70ºC. Se os engenheiros da AMD dizem que o FX-6300 tem o Tcase de 70ªC, acho que não tem por que duvidar. A norma nos fóruns de informática também é de 70ºC.

 

Não sei se o FX-8320E segue a norma dos 95W (70ºC) ou a dos octacore (60ºC). Mas você pode procurar na internet que em geral tem alguns tópicos discutindo o Tcase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Que as suas medições estão erradas, isso é fato e não há o que discutir. A temperatura jamais vai ser inferior à ambiente, ou você estaria violando a Lei Zero da Termodinâmica.

 

Já vi o pessoal comentando sobre esse bug comum na leitura das temperaturas... Não sei se uma atualização de BIOS poderia melhorar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu disse que não existe lógica para esses 15ºC, 6ºC ou sei lá o que, exatamente por causa do equilíbrio térmico, é impossível que um objeto de metal, e ainda consumindo energia, manter uma temperatura abaixo do ambiente. Já tive dois processadores processador de 65W (Celeron E3300 e Core 2 Duo E8400), nenhum deles trabalhava abaixo de 35ºC em idle mesmo nos dias mais frios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se há o dedo da AMD para fazer as temperaturas parecerem baixas em Idle, não sei, mas gostaria de ver provas disso. Seria um caso interessante.

 

Instalei Arch Linux e configurei os sensores. Assistindo Youtube, com 2 Firefox abertos, meu processador consome cerca de 32W, e está a 10 graus (1.4 GHz), mas é só abrir um programinha e a temperatura sobe (temporariamente) para 20-30 graus. Em Full-Load subiu para 43.

 

Não creio ser falha nos sensores nem a "mão" da AMD. Obviamente, há apenas argumentos de ambos os lados ;)

 

[root@amarildo ~]# sensors
fam15h_power-pci-00c4
Adapter: PCI adapter
power1:       32.74 W  (crit =  94.99 W)

k10temp-pci-00c3
Adapter: PCI adapter
temp1:         +9.1°C  (high = +70.0°C)
                       (crit = +80.0°C, hyst = +77.0°C)

radeon-pci-0100
Adapter: PCI adapter
temp1:        +23.0°C  (crit = +120.0°C, hyst = +90.0°C)

it8620-isa-0228
Adapter: ISA adapter
in0:          +0.83 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
in1:          +1.50 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
in2:          +2.00 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
in3:          +1.87 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
in4:          +2.04 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
in5:          +2.22 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
in6:          +2.22 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.06 V)
3VSB:         +3.31 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.12 V)
Vbat:         +2.90 V 
fan1:        2027 RPM  (min =    0 RPM)
fan2:           0 RPM  (min =    0 RPM)
fan3:           0 RPM  (min =    0 RPM)
fan6:           0 RPM  (min =   -1 RPM)  ALARM
temp1:        +25.0°C  (low  = +127.0°C, high = +127.0°C)  sensor = thermistor
temp2:        +25.0°C  (low  = +127.0°C, high = +127.0°C)  sensor = thermal diode
temp3:        +25.0°C  (low  = +127.0°C, high = +127.0°C)  sensor = Intel PECI
intrusion0:  ALARM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele cooler que vem na caixa não refrigera tão bem assim, Eu suspeito que seja sensor bugado na placa-mãe, chipset a78, hummm, só dá problema.

 

Para completar, o cooler é o mesmo, tanto no fx4300, como no 6300 e no fx8370e, isso eu verifiquei, se no fx8370e (montado por mim para um cliente) tive que solicitar ao cliente que comprasse um cooler original do fx8350 com heatpipes de cobre para suprir a refrigeração, como não será no fx6300 com tdp igual de 95w embora um pouco mais fraco, praticamente igual ou menor que isso, mas acima de 60 graus.

 

Não sei como é esse milagre! Ah, e outra coisa, o aida64 é meio mentiroso em temperaturas. Tive um a10-5800k e o mesmo após jogar mais de 30 minutos, se desligava chegando a 90 graus na bios e no aida64 dizia que estava em 43 graus por núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LetalWeapon Eu botei o dedo em tudo que consigo, no dissipador, na parte traseira da placa-mãe, etc, e não consigo sentir nem um pouco de calor.
E lembrando que todos os sensores/programas reportam a mesma temperatura.

 

Posso postar fotos da config se vocês quiserem.

 

O chipset é o 760G, na verdade. A não ser que seja outro chip com esse nome (estou realmente enferrujado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AmarildoJr  no meu caso, contudo, num overclock de 4,4GHz que foi o que consegui, no 8320E, no folding, 42 graus... Claro que meu watercooler ajuda, mas não tanto.

 

Então eu acho que, sim, pode ser algum erro de leitura em idle, mas NÃO SÓ em idle.... eu devo ir ao arch hoje, e vou tentar o over novamente, e posto os meus resultados

 

Só que este sensor aqui:

Citação

it8620-isa-0228

não era o problematico. Era um ITF alguma coisa

 

Achei:

Citação

Gigabyte GA-J1900N-D3V

 

The motherboard use the ITE IT8620E chip (useful also to read voltages, mainboard temp, fan speed). As of October 2014, lm_sensors has no driver support for chip ITE IT8620E [1] [2]. lm_sensors developers had a report that the chip is somewhat compatible with the IT8728F for the hardware monitoring part.

https://wiki.archlinux.org/index.php/lm_sensors#Sensors_not_working_since_Linux_2.6.31

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@AmarildoJr No seu caso, há claramente erro de leitura. Como já dito em outros tópicos, é impossível que seu processador fique com temperaturas abaixo da temperatura ambiente.

 

Você tem um sistema com dois elementos inicialmente em equilíbrio térmico: processador e ambiente. O processador, ao trabalhar, começa a gerar calor. Que explicação teria um objeto, gerando calor, inicialmente em equilíbrio térmico com o ambiente, ficar com temperaturas menores que as do ambiente?

 

O significado físico de uma afirmação dessas (processador com temperatura inferior à do ambiente) é semelhante a dizer que a gravidade não existe ou que o tempo não passa. Ou que um objeto em queda livre deveria subir e não descer. Não faz sentido.

 

A única maneira do seu processador estar à temperatura "abaixo da temperatura ambiente" seria jogando nitrogênio líquido nele. Mas isso deriva do fato de que o ambiente seria outro: nitrogênio líquido. Portanto, o processador estaria abaixo da temperatura do ambiente em que você vive, mas estaria em equilíbrio com o ambiente em volta dele (temperatura do nitrogênio líquido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(estamos um pouco fora do tópico, eu sei, mas mods notem que novamente não foi eu quem começou heheheheheheh. Lá em cima foi onde começaram os comentários sobre se isso é erro de leitura ou não.).

 

33 minutos atrás, Foxwalt disse:

No seu caso, há claramente erro de leitura. Como já dito em outros tópicos, é impossível que seu processador fique com temperaturas abaixo da temperatura ambiente

Eu acredito que possa ser erro sim, mas eu gostaria que alguém que mora na Serra Gaúcha (e que tem um termômetro a laser) pudesse confirmar se as leituras estão corretas.

 

33 minutos atrás, Foxwalt disse:

Você tem um sistema com dois elementos inicialmente em equilíbrio térmico: processador e ambiente. O processador, ao trabalhar, começa a gerar calor. como um objeto, gerando calor, inicialmente em equilíbrio térmico com o ambiente, poderia alcançar temperaturas menores que as do ambiente?

Mas ele (quase) não estava trabalhando, estava em Idle. 0.8v, 0% de uso, e fan a 3000 RPM (ou era 2000, não lembro, realmente).

 

Quando eu começo a estressar ele, ai sim a temperatura aumenta. Por exemplo, agora estou com 3 navegadores abertos, baixando um jogo na Steam, copiando 60 GB para outro HD, etc, e a temperatura está a 20ºC (4º ambiente).

 

33 minutos atrás, Foxwalt disse:

O significado físico de uma afirmação dessas (processador com temperatura inferior à do ambiente) é semelhante a dizer que a gravidade não existe ou que o tempo não passa. Ou que um objeto em queda livre deveria subir e não descer. Não faz sentido.

Eu acredito que o Cool and Quiet esteja fazendo seu trabalho, e acredito também que eu possa ser aquele garoto que ganhou a ultima barra de Chocolates Wonka, sortudo :P

 

Pra ter certeza mesmo, só com um termômetro a laser. Dizer que é erro de leitura ou não, é puramente especulativo.

 

Para não continuar offtopic, encerro aqui meus comentários sobre esse assunto.

 

agora, Foxwalt disse:

Não tem nada de especulativo em dizer que nesse caso está errado, é certeza, já que se trata de Física.

 

Então por favor, nos mostre a física/matemática por trás do meu caso específico. Um processador consumindo 0.8v (~20W segundo o AIDA, se não me engano), em um ambiente com temperatura 5ºC, e um fan girando a 2200 RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@AmarildoJr Só tratei do fato de você ler temperatura abaixo da temperatura ambiente. Quando isso ocorrer, você sabe que está errado porque não há significado físico. Não importa se seu processador está parado ou está sendo estressado, ele gera calor (ou ficaria na mesma, mas isso não acontece), não há como ficar mais frio que o ambiente. Não tem nada de especulativo em dizer que nesse caso está errado, é certeza, já que se trata de Física.

 

Se estiver acima da temperatura ambiente, aí não tem como saber mesmo se há erro ou não, porque nesse caso há significado físico. ;)

 

29 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Então por favor, nos mostre a física/matemática por trás do meu caso específico. Um processador consumindo 0.8v (~20W segundo o AIDA, se não me engano), em um ambiente com temperatura 5ºC, e um fan girando a 2200 RPM.

@AmarildoJr Você mesmo acabou de definir isso. Um processador "consumindo", um processador dissipando calor. 

 

Não importa a velocidade do fan do cooler, ele está no ambiente. Não pode ter temperatura mais baixa, assim como o ar usado no resfriamento. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda a linha FX tem erro de leitura. Isso é sabido e conhecido por todos. Seria perda de tempo ficar tentando encontrar motivos para validar um erro de leitura. No meu caso, eu tenho um FX-6300, a diferença é de 10ºC se eu fizer a conversão correta. Ou seja, se eu estiver vendo 15ºC, na verdade são 25ºC. Ainda assim eu acho que 18ºC de delta (menos a temperatura ambiente) ainda é baixo para quem está rodando OCCT com Linpack. O meu i7-3770K roda a mais ou menos 28ºC de delta com um Noctua NH-U14S, que é muito superior ao Zalman 9900NT que está no FX-6300.

 

Ou seja, já nem 'esquento' mais com as "bananadas" da AMD.

 

Eu digo isso porque corre o risco de esse mito se espalhar e algumas pessoas começarem a achar que o processador é premiado, isso é aquilo. Para quem faz overclock, o risco de danificar o chip vendo leituras erradas é grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa E com as APUs? Você sabe se há algo semelhante? Usei um A6-3400M em um notebook (que infelizmente foi roubado) durante um bom tempo, sempre achei as temperaturas bem baixas, mas nunca vi ele ler algo abaixo da temperatura ambiente.

 

Essa questão do overclock realmente é complicada... Quem paga caro pelo erro é sempre o consumidor. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt das APUs eu não sei, mas eu acredito que eles usem o mesmo sistema, pois é tudo da mesma arquitetura. Você podia ver se no AIDA64 mostra na aba da placa-mãe o seu tCTLMax. Depois abra o AMD Overdrive e use esse  tCTLMax como o valor máximo do Overdrive. Se o valor da margem térmica fizer sentido, deve estar correto. Aí você vê a diferença que dá para o AIDA64, HWmonitor, etc.

 

O tCTLMax da minha placa-mãe é 80ºC. Se eu usar o AMD Overdrive tendo 80ºC como limite, vai dar uma diferença de 10ºC para os outros programas.

 

Mas é o que eu falei, no meu caso acho que ainda está errado, pois 10ºC mais frio do que o meu i7 com um cooler que eu sei que é mais ou menos 10ºC pior do que o Noctua dá mais ou menos 20ºC mais frio do que o meu i7. Isso eu não acredito, então acho que essas temperaturas são completamente bugadas.

 

A única temperatura realmente a se considerar é quando o AMD Overdrive ficar vermelho, pois quando mais próximo do máximo recomendado, mais precisa a temperatura fica. Mas depender do AMD Overdrive é o fim da picada, pois não dá para fazer testes, comparações, tirar medida de tensão / temperatura, nada. É bem básico mesmo, igual chocolate de criança (99% de açúcar e gordura vegetal, 1% de cacau) :P:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa

 

Eu, no meu caso, descobri que o tal erro de leitura era culpa de uma chave da placa-mãe..... Ela setava o processador a um clock beeeeeeem baixo. Pra ter-se uma ideia, mesmo com o prime rodando, o processador ficava em 34%. Agora to com 4,4 de over, e peguei 66 graus há pouco.

 

Agora o foco é tentar consertar isso, mas isso é pra outro tópico.

 

@AmarildoJr na tua, não sei... mas na minha mobo, agora a leitura, infelizmente, está bem real. Mas em idle, sim, o sensor fica meio piradinho. Aliás...de todo ele é bem piradinho... vejam o "overall" da temperatura que tive agora há pouco.....

 

Numa ASUS, ou nos 965BE da vida, essas temps seriam bem, digamos, estáveis. 

 

PrtScr capture_10.jpg

PrtScr capture_9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Zucchini

 

A verdade é que a AMD infelizmente esqueceu de crescer. O único lançamento recente que tomei conhecimento foi o 8320E, e agora o cooler wrath, ou algo assim...

 

Daí, claro, tu vais fazer teste, em algo que não atualiza, e cooler stock?

 

Mas eu já usei o hyper TX3 (também absoleto para alguns processadores) e consegui bons resultados. 

 

O fato é: conhecer seu hardware... e saber onde "ele esquenta"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest salada geral :D Mas você tem o AIDA64? 

 

@ilkyest tem muita coisa que eles poderiam fazer e não fazem. Depois eles reclamam. Por exemplo, você digita "i7-4770K" no Google e a página da Intel aparece no topo da lista. Você digita uma placa de vídeo da Nvidia e a página oficial está sempre entre os três primeiros resultados. Aí você digita "FX-6300"... Nem aparece. Você digita "R9 380X", cadê? Ninguém viu. E mesmo que você faça uma pesquisa combinada tipo "FX-6300 AMD" e você consiga encontrar a página oficial, as informações são incompletas ou escondidas. 

 

Será que os caras não podem pagar um otimizador de site para que as páginas oficiais aparecem entre os três primeiros resultados? Precisa ser tão pão dura? Ou então ninguém procura e o Google não sabe o que fazer :D Também podia dar uma reformulada nas páginas oficiais, porque esse tipo de coisa afeta diretamente o boca a boca, que começa com os entusiastas.

 

Eles também podiam trabalhar em conjunto com programas como o AIDA64, HWmonitor, HWinfo64 para padronizar as leituras e evitar de o usuário ter que usar o AMD Overdrive, que é um brinquedinho muito sem graça que não serve para praticamente nada.

 

Mas, não. Aí fica todo muito com raiva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Contiusa disse:

E mesmo que você faça uma pesquisa combinada tipo "FX-6300 AMD" e você consiga encontrar a página oficial, as informações são incompletas ou escondidas. 

Isso é o pior de tudo, quando eu pesquiso sobre um processador Intel na pagina vem falando de tudo, tudo, tudo. Fala sobre cada detalhe de especificação.

 

37 minutos atrás, Contiusa disse:

porque esse tipo de coisa afeta diretamente o boca a boca, que começa com os entusiastas.

A AMD não faz produtos pensando no publico entusiasta, desculpe. Já faz um bom tempo em que a AMD foca todos seus lançamentos nos produtos de entrada e mid end, prova disso são os lançamentos feitos nos últimos meses (Athlons e APUs) e na Computex o lançamento da RX 480 que é mid end. Já não é novidade que a AMD deixou a fatia de alta performance para a Intel e Nvidia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa

 

EU uso o AMD Overdrive, para me "situar até onde chegar". O Aida eu não uso mais... uso o CPU-Z, HWinfo, GPU-Z, e o HW-monitor, além do speedfan

 

No pinguim eu uso o systester para bench, além do folding at home claro, o psensor, e o próprio lm-sensor.

 

O próprio site da amd é esquisito... downloads tem de virar a página, enfim.... por enquanto estou de AMD, tendo em vista as caras mobos Intel... por enquanto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Zucchini disse:

A AMD não faz produtos pensando no publico entusiasta, desculpe. Já faz um bom tempo em que a AMD foca todos seus lançamentos nos produtos de entrada e mid end, prova disso são os lançamentos feitos nos últimos meses (Athlons e APUs) e na Computex o lançamento da RX 480 que é mid end. Já não é novidade que a AMD deixou a fatia de alta performance para a Intel e Nvidia.

 

Mas é o público entusiasta que comenta e indica esses processadores. Se eles estão no mercado desktop e não tão nem aí para a comunidade entusiasta, fica mais difícil para eles. Sem contar que, como são todos desbloqueados, teoricamente eles deveriam se preocupar com os overclockers.

 

Um FX-6300 com Hyper TX3 e um over decente não é tão mal assim em games. Eles poderiam dar algum respaldo para essa turma, colocar informações claras de Tcase, core temp, wattagem das VGAs, enfim, apresentar o menu detalhado dos produtos e oferecer suporte com os programas consagrados de análise. 

 

A Intel invalida a garantia com overclock, mas o incrível é que a impressão é que ela promove o overclock, com informações de temperaturas e até planilhas de PDF com vários perfis XMP de memórias que vão até 3200Mhz para DDR3 (quando eu pesquisei minhas memórias).

 

Do lado da AMD não tem nada, os caras se fecham. E eles devem saber que as pessoas sentem falta disso, pois está cheio de representante camuflado pelos fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A AMD hoje precisa de dinheiro, veja quantos desktops entusiastas existem e quantas workstations, desktops de escritório e desktops para uso comum diário existem. A fatia grande do mercado, o consumo em massa está longe de ser dos entusiastas, a AMD está investindo nos produtos low e mid, esse tipo de usuário não fica fazendo buscas sobre especificações e nem nada do tipo. Vemos também, inclusive foi anunciado pela AMD na Computex, que a mesma está investindo mais forte em APUs para notebooks pois é fato que hoje ninguem mais compra um desktop para por na sala e acessar redes sociais ou assistir streaming e jogar jogos leves, as pessoas estão cada vez mais comprando notebooks para esse tipo de uso e a AMD está investindo nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!