Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada para bancada


Posts recomendados

Ola pessoas,

Bom me deparei a pouco com um Decodificador Sky HD TV com a placa-mãe dele ferrada e com a fonte chaveada com CI queimado....

Fiz o concerto da mesma para aprender mesmo pois tive um cursinho intenssivo com o senhor @Classificados Mineiro  kkkkkk  coloquei em prática suas aulas e funcionou =D

Obrigado de verdade amigo S2

 

Bom eu nao tinha carga para por na saida então medi a corrente rápidamente para nao perder meu multimetro e acusou 7,5A  na saida de 12v (na placa-mãe acusava q era 13v e na verdade ela varia muito entre 10V e 12,5V )   e mais duas tensões de 6V e 5V  e uma -8V.

 

Tendo em mãos essas tensões me veio em mente de usa-la como fonte para testes de bancada (imagido eu "uhull achei a porcaria pra alimenta minha bancada, adeus fonte do meu pc kkk")

 

Mas como ela tem 7,5A,  isso seria um problema para testar amplificadores, circuitos carregadores de bateria, rádios e afins, que utilizen 12V mas uma corrente menor ou teria mesmo que diminuir essa corrente para testa-los?  

 

Lógico que eu nao iria carregar uma bateria de celular com 7,5A pois a bateria carregaria muito rápido e perderia sua vida útil. 

 

Tudo pelo conhecimento kkkk (até mesmo fazer perguntas bestas como essa kkkk)

 

Obrigado pela atenção amigos

 

Robert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte não tem 7,5A , medir a corrente dando um "curto" com as ponteiras do multímetro não funciona . Com certeza ela tem menos, um aparelho desse não consome mais que 2A em 12V.

 

E mesmo se ela tivesse essa corrente , não atrapalharia em nada alimentar aparelhos com correntes menores , pois a corrente é uma coisa do momento , é o Aparelho que demanda a corrente que ele precisa e não a fonte. Claro que se for baterias, elas irão carregar mais rápido mesmo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Mestre88 disse:

Essa fonte não tem 7,5A , medir a corrente dando um "curto" com as ponteiras do multímetro não funciona . Com certeza ela tem menos, um aparelho desse não consome mais que 2A em 12V.

 

E mesmo se ela tivesse essa corrente , não atrapalharia em nada alimentar aparelhos com correntes menores , pois a corrente é uma coisa do momento , é o Aparelho que demanda a corrente que ele precisa e não a fonte. Claro que se for baterias, elas irão carregar mais rápido mesmo.  

agora ta mais claro pra eu obrigado mestre

 

e com relação a essa tensão estar variando na saida seria pelo fato de nao ter carga?  ela variar assim mesmo depois de passar pelos diodos achei estranho O.o  estranho mesmo é uma fonte variar assim sendo que tem que alimertar uma "placa-mãe" que é tão sensivel a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

ja olhei os capacitores externamente e nenhum estufado na placa toda... todos os do secundário sao de 1000uf 16v e uns de 2200uf 6.3v nao vi defeito neles 

 

Muitas vezes os capacitores estão com resistência série elevada e não apresentam estufamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, albert_emule disse:

 

Muitas vezes os capacitores estão com resistência série elevada e não apresentam estufamento. 

e como verifico isso retirando 1 por 1? eu estou sem capacimetro aqui então unica coisa que eu veria seria se estão carregando e se estão em curto certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

e como verifico isso retirando 1 por 1? eu estou sem capacimetro aqui então unica coisa que eu veria seria se estão carregando e se estão em curto certo?

 

Eu fiz este projeto caseiro, pois ele permite verificar o capacitor sem retirar da placa: 

https://www.youtube.com/watch?v=_ygFj0swe6c

 

 

 

Não tem como medir com multímetro e nem com capacímetro.

É medida de resistência mesmo, só que o aparelho que mede isso, mede a resistência do capacitor usando uma corrente alternada de 100Khz.

 

Os multímetros medem resistência com sinal DC e por isso não consegue medir a resistência do capacitor, pois o capacitor acaba se carregando.

 

O capacímetro mede só a capacitância, sem mostrar valores de resistência. Com isso o capacitor pode ter a capacitância certa, mas pode estar comprometido com resistência série muito elevada. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Eu fiz este projeto caseiro, pois ele permite verificar o capacitor sem retirar da placa: 

https://www.youtube.com/watch?v=_ygFj0swe6c

 

 

 

Não tem como medir com multímetro e nem com capacímetro.

É medida de resistência mesmo, só que o aparelho que mede isso, mede a resistência do capacitor usando uma corrente alternada de 100Khz.

 

Os multímetros medem resistência com sinal DC e por isso não consegue medir a resistência do capacitor, pois o capacitor acaba se carregando.

 

O capacímetro mede só a capacitância, sem mostrar valores de resistência. Com isso o capacitor pode ter a capacitância certa, mas pode estar comprometido com resistência série muito elevada. 

 

 

vou ver esse video assim q eu terminar umas coisas aqui e muito obrigado pela informação 

 

Robert

adicionado 4 minutos depois

a e eu acho q ta resolvido com uma garra jacaré eu liguei na saida que seria 12v pelo desenho na PCI e saiu uma tensão de 10,5V - 10,9V  acredito eu que aceitavel, quando eu arrumar uma carga para por nessa fonte testarei a corrente sem curto kkkk pra ver se ta bão  kkkkk 

Obrigado ai galera por tirarem minhas duvidas abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá uma carona aí mêo....

 

ô @albert_emule vamos importar capacitores (você sabe de onde) e que supostamente têm que ser baixa esr. É pra uma fonte chaveada a ~50Khz 1.5A. você (ou você) pode me informar qual valor esr máximo é aceitável pra esta condição?

Agora, seu medidor o que faz essencialmente? Algo como aplica 100Khz senoidal no RC e mede a V num no R e mede sua tensão? Quanto maior melhor? Ou tem mais carta na manga? Pode compartilhar? (se não será banido do forum! kk)

Penso em medir um de baixa de verdade e registrar o valor aceitável como padrão...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz na verdade eu quero é o esquema desse ESR Meter kkkkkk me deu ate vontade de fazer depois de ver o video. Um ótimo aparelho para essa finalidade. Me deu até vontade de gastar com um multimetro do paraguai pra fazer kkkkkk 

 

Compartilhe conosco ai mestre dos magos da eletronica  @albert_emule  kkkkkk

 

abrass amigo

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dá uma carona aí mêo....

 

ô @albert_emule vamos importar capacitores (você sabe de onde) e que supostamente têm que ser baixa esr. É pra uma fonte chaveada a ~50Khz 1.5A. você (ou você) pode me informar qual valor esr máximo é aceitável pra esta condição?

Agora, seu medidor o que faz essencialmente? Algo como aplica 100Khz senoidal no RC e mede a V num no R e mede sua tensão? Quanto maior melhor? Ou tem mais carta na manga? Pode compartilhar? (se não será banido do forum! kk)

Penso em medir um de baixa de verdade e registrar o valor aceitável como padrão...

 

Funciona como um ohmímetro, o mesmo que tem no multímetro analógico. Só que ao invés de usar sinal DC, usam sinal alternado de 40Khz e não precisa ser senoidal. É quadrado mesmo.

Veja um exemplo: 

https://www.youtube.com/watch?v=_j-8UbJznCs

 

 

 

 

 

Veja um que você já pode comprar pronto e bem barato: 

https://pt.aliexpress.com/item/2016-New-Arrival-12846-LCD-M328-Digital-Transistor-Tester-Meter-Backlight-Diode-Triode-Capacitance-ESR-Meter/32651181240.html

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=WDE7PGlUGhk

 

 

O projeto se você quiser montar: 

http://www.eevblog.com/forum/testgear/lcr-t4-mtester-v2-07-lcr-meter-black-block-issue/msg879842/#msg879842

 

Outro projeto:

https://www.mikrocontroller.net/articles/AVR_Transistortester

 

Quanto ao valor ideal, eu costumo comparar com o valor encontrado num capacitor bom. 

Eu nem levo em conta tabela de valores, pois o projeto que eu montei é analógico e não tem precisão de valores. Apenas me dar um valor de deflexão do ponteiro, na qual é comparo com um capacitor em bom estado, daí vejo se o capacitor que está em uso está bom. 

 

Na prática eu já sei as posições do ponteiro que me indicam capacitor bom, quase ruim só que ainda aproveitável, ou totalmente ruim. 

E nem adiantaria eu te passar estas posições do ponteiro, pois se você montar um igual ao meu, as posições serão outras devido as variações das peças de montagem. 

 

adicionado 7 minutos depois
2 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Isadora Ferraz na verdade eu quero é o esquema desse ESR Meter kkkkkk me deu ate vontade de fazer depois de ver o video. Um ótimo aparelho para essa finalidade. Me deu até vontade de gastar com um multimetro do paraguai pra fazer kkkkkk 

 

Compartilhe conosco ai mestre dos magos da eletronica  @albert_emule  kkkkkk

 

abrass amigo

 

Robert

 

Este projeto que eu montei você pode pegar o projeto neste fórum aqui: 

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t132-medidor-de-esr-simples-de-fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, albert_emule disse:

vou comprar kkkkkk    mais barato do que eu comprar arduino para essa finalidade kkkk 

Obg @albert_emule  

 

Robert

adicionado 3 minutos depois
16 minutos atrás, albert_emule disse:
2 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

 

Este projeto que eu montei você pode pegar o projeto neste fórum aqui: 

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t132-medidor-de-esr-simples-de-fazer

mas sério com um LM555? achei q era mais difícil agora chamou minha atenção pela simplicidade =P

 

o LM555 como gerador de onda quadrada em um indutor 

ja falei que vocês são genios? kkkk

 

Obg mais uma vez @albert_emule

 

irei montar este circuito =)

adicionado 5 minutos depois

@albert_emule so tem uma coisa o PDF nao esta mais la no forum tens como mandar o link aqui:? desculpa tinha que estar logado =p

 

OBG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Albert de fato já havia visto o link do aliexpress mas na sequencia achei este um pouco mais em conta.

1 hora atrás, albert_emule disse:

Quanto ao valor ideal, eu costumo comparar com o valor encontrado num capacitor bom

tamo junto

 

1 hora atrás, albert_emule disse:

E nem adiantaria eu te passar estas posições do ponteiro

sei disso. De fato vou fazer por comparação com bom mesmo. É que (você não sabe e nem queira saber como é) em auditorias os cara sem noção de eletronica e querendo mostrar serviço pergunta com voz 1/2 de gay "mas você está baseando em quê pra aprovar esta peça? Seu medidor é calibrado? Cadê o certificado? O laboratório que certificou ele é certificado? Prove." eu por dentro (*****! tnc! só tava querendo ajudar pohaaaa!! se você não quer fazer parte da solução, não faça do problema carái! Ah quer saber?? fds e manda pra produção sem teste mesmo!!) kk. Por isso queria um valor "ohmico" qualquer

 

Bem, como sabemos que ohmímetro "não existe" (e nem amperímetro) pois tudo é medição de tensão, essencialmente vou aplicar um valor de vac qualquer num RC e ver a V no R-talvez trimpot. Talvez um L pra simular o ponteiro analógico...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @albert_emule so tenho uma pergunta a fazer este ESR digital do aliexpress  testa CI como o AT1506 q tem 5 pinos também?   pois se ele medir e me falar "esse bichu ta bom" eu compro essa coisinha kkkkk me interessa muito pois como to iniciando isso me ajudaria muito em testes de componentes, um teste mais sólido do que um multimetro acredito eu!

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Albert de fato já havia visto o link do aliexpress mas na sequencia achei este um pouco mais em conta.

tamo junto

 

sei disso. De fato vou fazer por comparação com bom mesmo. É que (você não sabe e nem queira saber como é) em auditorias os cara sem noção de eletronica e querendo mostrar serviço pergunta com voz 1/2 de gay "mas você está baseando em quê pra aprovar esta peça? Seu medidor é calibrado? Cadê o certificado? O laboratório que certificou ele é certificado? Prove." eu por dentro (*****! tnc! só tava querendo ajudar pohaaaa!! se você não quer fazer parte da solução, não faça do problema carái! Ah quer saber?? fds e manda pra produção sem teste mesmo!!) kk. Por isso queria um valor "ohmico" qualquer

 

Bem, como sabemos que ohmímetro "não existe" (e nem amperímetro) pois tudo é medição de tensão, essencialmente vou aplicar um valor de vac qualquer num RC e ver a V no R-talvez trimpot. Talvez um L pra simular o ponteiro analógico...

 

 Na verdade eu andei pesquisando capacitores destes top de linha usado em fontes. Pesquisei as marcas.

Daí olhei os valores dos ESR informados no datasheet. 

Você pode fazer a pesquisa deste jeito. 

 

O que ocorre com o ESR é que se ele aumenta só um pouco o valor, quando a fonte estiver em potência máxima, fará o capacitor esquentar um pouco mais, na mesma proporção.

 

Se o valor do ESR aumentar para o dobro, o capacitor logicamente esquentará o dobro, pois a queda de tensão em cima do capacitor sobre a mesma corrente será maior, daí a fórmula da potência começa a agir: P=U x I.

A resistência série pode chegar num ponto que o capacitor pode ferver o eletrólito. Por isso que ele estufa. O vapor aumenta a pressão e abre a carcaça.

 

No mais, o que pode acontecer é que um ESR um pouco maior que não chegue a causar problemas, pode apenas aumentar o Ripple na saída da fonte.

 

O capacitor pode ainda estar com ESR tão elevado que o capacitor nem perca mais potência em watts. É nestes casos que as fontes começam a presentar falhas graves.   

adicionado 4 minutos depois
18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

É que (você não sabe e nem queira saber como é) em auditorias os cara sem noção de eletronica e querendo mostrar serviço pergunta com voz 1/2 de gay "mas você está baseando em quê pra aprovar esta peça? Seu medidor é calibrado? Cadê o certificado? O laboratório que certificou ele é certificado? Prove." eu por dentro (*****! tnc! só tava querendo ajudar pohaaaa!! se você não quer fazer parte da solução, não faça do problema carái! Ah quer saber?? fds e manda pra produção sem teste mesmo!!) kk. Por isso queria um valor "ohmico" qualquer

 

Neste caso eu iria preferir comprar um LCR meter.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692400594-ponte-medidor-lcr-portatil-interface-usb-profissional-minipa-_JM

 

Veja que este é um dos mais baratos hehehe.

Os de bancadas de alta precisão custam os olhos da cara. 

 

adicionado 13 minutos depois
14 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Isadora Ferraz @albert_emule so tenho uma pergunta a fazer este ESR digital do aliexpress  testa CI como o AT1506 q tem 5 pinos também?   pois se ele medir e me falar "esse bichu ta bom" eu compro essa coisinha kkkkk me interessa muito pois como to iniciando isso me ajudaria muito em testes de componentes, um teste mais sólido do que um multimetro acredito eu!

 

Robert

 

Complicado. Aí você já começa a quer que o medidor teste CIs com aplicação bem dedicadas.

 

Para fazer isso o medidor teria que prever como funciona cada CI de 5 pinos. Micro-controladores....Comparadores... Cis amplificadores de áudio... ETC.

 

Neste caso é melhor você fazer uma giga de testes:

Isso é nada mais que uma plaquinha com com um circuito dedicado que faça o tal CI de 5 pinos funcionar. Daí você vai só encaixando os CIs e uma vez que comprovou o funcionamento, retira e coloca outro. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, albert_emule disse:

Complicado. Aí você já começa a quer que o medidor teste CIs com aplicação bem dedicadas.

 

Para fazer isso o medidor teria que prever como funciona cada CI de 5 pinos. Micro-controladores....Comparadores... Cis amplificadores de áudio... ETC.

 

Neste caso é melhor você fazer uma giga de testes:

Isso é nada mais que uma plaquinha com com um circuito dedicado que faça o tal CI de 5 pinos funcionar. Daí você vai só encaixando os CIs e uma vez que comprovou o funcionamento, retira e coloca outro.

na verdade este CI é um inverssor DC/DC  mas foi apenas uma suposição 

 

ai você vem com esse "giga"  to achando melhor eu achar uma faculdade de engenharia eletronica kkkkk   o problema de fazer este giga seria a pinagem ,  Esses CIs nao geralmente  nao sao iguais a pinagem  e teria q ser grande o circuito se fosse fazer analogico kkk ( parte da eletronica que eu estou encarando agora kkk) , mas a vida tem dessas um dia eu chego lá kkk ainda estou aprendendo sobre fontes e como funcionam.

 

 

A propósito,minha fonte aqui, retirei todos os caps e fiz os testes(possiveis no meu caso) e nao encontrei defeito nos caps e nem diodos para a fonte marcar 12v e sair apenas 10v . Bom nao testei os SMDs pois acredito que tenha q retirar da placa e nao os farei kkk

Mas de fato muito estranho essa fonte estar assim, maassss enquanto nao apresentar outras falhas vou continuar com ela na bancada para testes =P

 

valeu galera

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 irei testar amanha eu tenho cap de 1000uf mas sao de qualidade inferior nao sao de modelo bom como esses da fonte chaveada se isso nao interfere eu troco amanha e posto resultados e fotos dela =-)  gostei dela porque eu n preciso fazer regulador de tensão com LM317 e potenciometro e ter q medir com multimetro... ela tem 3 tensões destintas 2 estão corretas as de 3V e 5V   unicos caps que tenho que testar sao os da linha de 12V porque ta saindo 10V muito oscilado =P 

 

mas obg pelo toque man 

é noix

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponha esse aí e veja se funciona, depois você compra outros ou retira alguns melhorzinhos de alguma sucata.

eu mesmo já consertei um monitor de vídeo e um receptor de TV digital só trocando esses capacitores.

Detalhe que o receptor era novinho, tem nem 2 anos de uso. O problema é que os capacitores são xing ling mesmo.

O monitor de video eu ganhei de um amigo, tava novinho, só piscava o Led de Power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 então eu fiz isso com este monitor meu aqui de LCD... eu tenho ele a uns 6 anos kkkk ele ainda é 4x3 de 17'' acho eu ... um belo dia ele so ligada o led e nao dava imagem abri o fia da mae e troquei todos os caps e ta ate hj firme e forte ja faz uns 4 anos q eu fiz isso e nao encomodou mais.... isso porque na epoca eu utilizava estabilizador e aquilo é mais uma bomba do que um estabilizador hj utilizo regua com fusivel q eu confio mais kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Mestre88 ..... hj utilizo regua com fusivel q eu confio mais kkkkk

 

Sim o fusível presta em trabalho relevante na proteção ai da sua casa, para que a mesma não pegue fogo.. Mas contra surtos de tensão sua ação é zero ou menos um pouco até... De nada adianta.. Não protege sua fonte não protege seus equipamentos que na maioria das vezes se danificam e até por isso fazem com que o fusível se abra, para não começar um fogo ai na tua casa, na cortina, nos móveis etc.. Régua com fusível significa baixa probabilidade da casa pegar fogo.. É importante...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller a mas ai você quer falar de surtos de tensão ai ja é outro assunto kkk  mas eu confio na régua para nao pegar fogo mesmo =P essa regua ja salvou meu pc kkkk  eu liguei na regua o ferro de solda e o pc e do nada a resistencia do ferro abriu e fechou curto dentro da porcariazinha (era xing ling kkk) e o fusivel estourou e nao pego fogo em nada nem o pc nao se danificou( claro q a fonte do pc ajudou muito mais do que a régua =P kkk)  mas em alguns casos como o do computador que tem uma fonte chaveada e afins, ela tem um tempo de resposta muito maior para surtos de tensão ( pelo menos ate ond eu estudei quando trabalhava em uma loja de informatica onde eu era tecnico supervisor do setor)  mas claro se o surto for absurdo ela se zoa toda mas nao danifica os componentes do PC.  Bom quanto mais proteção melhor "nénão?" kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

 

Aproveitando o seu comentário sobre o medidor ESR :

 

Eu comprei este aqui de um vendedor no Japão, se não me engano em 2014, e acredite se quiser, foi taxado num valor bem baixo pois o vendedor colocou um valor baixo no envio ( US$ 25 ) ! :

 

 

Não era essa caixa completa, era apenas o aparelho com o adaptador para medir com as garras jacaré preto e vermelha, e sem fonte de alimentação ( pois funciona também com bateria de 9V ).

 

Depois acabei comprando o terminal de aterramento e o outro adaptador para medição de SMDs, por mais uns US$ 15 .

 

É um aparelho fantástico, mede muita coisa mesmo !

 

 

Creio que paguei nele US$ 107 se não me engano, então é uma opção bem mais barata do que esse da Minipa, além de te dar muito mais informação.

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mestre88 disse:

Ponha esse aí e veja se funciona, depois você compra outros ou retira alguns melhorzinhos de alguma sucata.

eu mesmo já consertei um monitor de vídeo e um receptor de TV digital só trocando esses capacitores.

Detalhe que o receptor era novinho, tem nem 2 anos de uso. O problema é que os capacitores são xing ling mesmo.

O monitor de video eu ganhei de um amigo, tava novinho, só piscava o Led de Power.

então mestre eu troquei os caps da linha de 12V e continuou o problema =P o trafo tem 2 secundarios um para o "12V" e outro para o de 5V e 3V ( quase uma fonte atx kkk) e ela utiliza retificador de meia onda nao onda completa. troquei todos os capacitores dessa fonte (SMD nem mexi) e nao mudou nada vou tentar arrumar diodos rápidos para essa fonte e vou trocar ela tem 2 diodos para fonte 12V e 3 diodos para a fonte 5V mas, os dois diodos da fonte de 12V estão em paralelo anodo com anodo e os da de 5V os 3 em paralelo também  e em nenhuma trila os 2 diodos de uma fonte se encontram com o da outra, diferenciando assim um circuito do outro apenas o GND em comum mesmo....  acredito eu que seja o diodo da fonte 12V algum deles ou os 2 estejam bichados kkkk  tinha um problema com solda fria no primario da fonte mas ja resolvi e nao era isso o problema =P  ai pequei uma Lente de aumento e fui investigar os SMDs 1 filha da mãe parecido com esse da foto transistor_smd_grupo_3_1_1_1_1_1_1_1.jpg

nao estava funcionando fiz o mesmo teste com os amiguinhos dele do lado e eles deram sinal de vida

 

nele contem este código em cima dele "P14 V0"   ou é "P14 vou"  

 

mas será que seria ele o causador dessa bagunça de voltagens na placa? 

 

Bom espero que ajudem =)

 

PS EDIT: tem um resistor de 10R 1/4W  que sai do positivo dos caps da fonte de 12v e vai para um regulador de tensão  Modelo KE F SMD também que esta em perfeito estado e vai para esse transistor SMD malditinho e dele passa por mais um monte de SMD uns Capacitores e volta para o negativo da fonte inteira seria esse o problema?

 

Robert

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...