Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geladeira foi completamente deitada por alguns minutos. O que fazer?


Vilela2501

Posts recomendados

Olá, pessoal. Comprei uma geladeira Electrolux Frost Free Infinity DF80 de 553 litros pra minha mãe. Na hora de entrar na cozinha ela foi deitada (ficou completamente na horizontal) pelas pessoas que estavam transportando apesar dos avisos na embalagem de que isso não poderia ser feito. Vieram com aquela história de gás e que ele normalizaria depois de algumas horas. No entanto, com uma rápida pesquisa descobri que essa história não cola e o real problema é o óleo do sistema de refrigeração que pode acabar indo para onde não deve e casar danos permanentes.

Minha pergunta é: O que eu faço agora? Não deixei ligarem o produto e pedi que esperassem pelo menos 48 horas antes de ligarem, mas tem mais alguma coisa que eu possa fazer? A geladeira já pode estar danificada? Depois dessas 48 horas já chamo um técnico de uma vez para dar uma olhada para evitar que o dano piore se ela for ligada?

 

Nota: Eu não estava em casa e o pessoal que colocou a geladeira dentro da cozinha não foi o da entrega. Foram vizinhos que ajudaram minha mãe, então não tem como responsabilizar ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

me fez lembrar.. a minha veio numa combi na horizontal por horas no transporte. Quando vi me incomodou 1 pouco mas "seja o que Deus quiser" e liguei assim mesmo (depois de estar na vertical) pois a curiosidade foi grande d+.  Passou a me incomodar mais quando ficou por + de 24H sem desligar o motor. Gelei ... mas o congelador também, então pensei .. 'menos mal'. . Liguei no 0800 e me disseram apenas que não era aconselhável deitar a geladeira. Choveram no molhado. Mais algumas horas de tensão e ... finalmente ela desligou. Isso foi no final do século passado. Espero que possa te acalmar 1 pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não pode ligar ela logo... mas cerca de 3/4 horas pode

 

o que pode acontecer, e na minha acontece isso as vezes, é que na parte de baixo da serpentina tem uma peneira. Quando o óleo sobe, essa peneira pode "movimentar a sujeira", digamos....

 

Em outras palavras... imagine uma peneira, comum... e você fez um suco detox... tá ligado? daí para por esse suco no copo, vocÊ pega uma colher e "põe pro lado" a parte sólida do suco.... daí a água vai fluir por esse vão... entendeu?

 

SE não fizer isso, o suco não passa pela peneira.....

 

O que acontece, quando o óleo sobe, seria equiparado a vocÊ pegar essa peneira, semi cheia de parte sólida, e digamos mergulhar ela levemente na água.... A parte sólida "fechará" essa parte que vocÊ abriu... e você terá de raspar novamente para o liquido fluir

 

No caso da geladeira, por óbvio, não tem como "meter a colher" ali... Na minha geladeira, as vezes, acontece isso, ela não gela muito, e o motor tá batendo.... daí eu dou uns cutuques naquela "batatinha" antes da serpentina e volta. O drama, é que como o motor tá forçado, ele pode desligar por sobre-aquecimento.... e ferrar tudo

 

Então o grande perigo é esse da peneira, e claro, não descer óleo suficiente para refrigerar o compressor. Mas os manuais falam em 3 horas... no máximo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal. Vocês me acalmaram bem. Com o enorme aviso em vermelho de que "Este produto NÃO pode ser deitado" na embalagem fiquei muito preocupado achando que já era. De acordo com minha mãe, a geladeira ficou deitada poucos minutos, só a conta de passar na porta da cozinha, então não deve ter nenhum problema sério. Mas só pra garantir acho vou deixar ela desligada por umas 24 horas.

 

1 hora atrás, Triumvirat disse:

Em último caso acione a garantia ou o cód. def. consumidor (7 dias para devolver).

Mas nos casos em que o técnico constatar defeito pelo manuseio incorreto do produto, você não perde o direito a garantia? Essa foi uma das coisas que mais me preocupou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aguarde as 24hs mas se tiver problema com o produto peça a troca para a loja (dentro dos 7 dias) e caso a mesma se recuse a trocar entre com o pedido de devolução no prazo de 7 dias (documente isso). Como a loja é pessoa jurídica pode acioná-la pelo cdc e cód. cívil (diferente da compra de carro usado de um particular que perderá o direito ao cdc - por ser pessoa física).

E pelo que entendi foi a loja que fez a entrega não foi? então, responsabilidade deles.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muitos anos levei minha geladeira deitada, no teto do carro, do centro do  Rio para uma cidade à 150 km de distância. Deve ter ficado deitada umas 3 a 4 horas. Ao chegar e ligar a geladeira não gelava normalmente. Como era uma casa de veraneio, deixei ela desligada (em pé) e só liguei na outra semana quando cheguei. Pois bem. Levou cerca de um mês para ela voltar a gelar 100%.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Risos... Muitos risos] Amei todas as teorias conspiratórias!! Gente, um compressor arrasta o óleo por todo o sistema e o faz retornar por arraste. O problema de deitar o equipamento reside em qual lado foi feito. Se foi pelo lado da descarga, existe a possibilidade de enxarcar o filtro secador e entupir o capilar. A espera faz o óleo retornar por gravidade. O grande problema reside em qual fluído refrigerante foi carregado no sistema. O bandidão da história é o R-134a que tem sérios problemas de arraste por alta temperatura de condensação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!