Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular valor resistor


Posts recomendados

Bom dia Srs.

Tenho uma dúvida técnica.

Não possuo os instrumentos necessários para teste então gostaria de saber quais caminhos devo tomar para determinar o valor de R1 na imagem bem como a potência dissipada por ele de modo que fique dentro dos limites do opto-acoplador.

A tensão é 127v; a ponte usa o diodo 1n4007 e o opto-acoplador é o 4n25.

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchild/4N25.pdf

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/bytes/1N4002.pdf

O circuito anexo é apenas uma parte de um dimmer para cargas indutivas.

Grato desde já.

 

4n25.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se adotares uma corrente de 10 mA no diodo led do acoplador o valor do resistor será de R = 127/0,01 = 12.700 ohms

com uma dissipação de 127 x 127 / 12700 = 1,27 Watts..

Podes tentar também 5 mA como corrente do led. Ai o Resistor fica R = 127 / 0,005= 25400 com dissipação de 127 x 127 / 25400 = 635 mili Watts.

Fosse você usaria R = 27k 1 Watt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2017 às 09:57, MOR disse:

Considere que a corrente de saída, no transistor, é dez vezes menor que a corrente de entrada, no diodo. Dados do manual.

Porque você não usa um MOCxxxx, que é próprio para essas aplicações, no lugar do 4N25?

MOR_AL

 

 

@MOR, onde encontro estes dados no datasheet? Não entendo a relação do diodo com o transistor em relação a corrente. No datasheet considera I = 10mA pro diodo. O MOCxxxx (3020) será usado em outra etapa do circuito onde o mesmo fará o disparo de um triac BTA12-600b. A idéia é que todo circuito seja minimalista mesmo; até porque a PCI não pode ser maior que um NodeMCU v3.

 

@faller Sinto-me mais seguro trabalhando com 10mA; não sei se 5mA estaria dentro do espectro de acionamento do transistor opto acoplador. Embora aumente a potência dissipada no resistor, não sei se isso pode ser prejudicial em termos de temperatura, uma vez que o circuito é muito compacto e praticamente não dispõe de ventilação.

Será que este é o melhor caminho pra um circuito de zero crossing???

 

Obrigado a todos desde já pelo tempo dispensado em me ajudar.

Boa semana!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR, onde encontro estes dados no datasheet? Não entendo a relação do diodo com o transistor em relação a corrente....

É este4 gráfico aqui no anexo. Na horizontal é a correnta APLICADA ao dioso e na vertical é a corrente no transistor. Claro que o resistor de coletor tem que ser calculado, para ter uma diferença de potencial desejada por você.

MOR_AL

 

Clipboard01_crop.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!