Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos, eu sou novo aqui e gostaria de fazer uma pergunta, não sei se é por aqui, mas vou tentar... Eu gostaria de saber se tem algum esquema onde tendo 2 led's, com um simples toque na chave liga um led e outro toque  na mesma chave apaga o primeiro e liga o segundo... Isso seria possível? Tipo um toque liga led 1 e na mesma chave tipo a do reset desliga o led 1 e liga o led 2 e assim alterna-se sempre com um toque. Desde já agradeço a oportunidade.

Postado

@Cláudio Martins, sim é possível. É um circuito de memória que pode ser feito com flip-flops (4013, etc.), portas lógicas (Nand, Nor, etc), transistores, etc. Neste momento não tenho a disponibilidade de postar um circuito mas já vi vários aqui mesmo neste fórum.

Independente do que vai utilizar para montar o circuito (ci, porta, etc.) pense na utilização final deste produto pois o acionamento da chave (principalmente no caso de push-button) pode ficar bem sensível e uma eventual trepidação no momento do toque pode gerar "n" toques para o circuito fazendo a alternância se repetir várias vezes. Para isso terá que fazer um atraso - delay - para que este tempo seja maior. Isso depende da aplicação do circuito. Se for para fins didáticos fica mais fácil.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim e é relativamente fácil além de ser o princípio da memória ram de computador

minimalisticamente é isso

circ7.png

Um led em cada saída Q. Ao pulsar CLK eles se alternam.

Cá em baixo não está representada a conexão entre ~Q e D mas tem seus led´s

D-flip-flop-circuit-from-NAND-gates-cloc

Como disse, é algo como uma memória de 1 bit. No seu dispositivo em que lês isto, há literalmente bilhões e bilhões deste circuito.

Se for pra uso prático, esta chave atende seus requisitos de entrada

chave_8_5x8_5.jpg

• Curtir 1
Postado

Obrigado Triumvirat e Isadora pela atenção. Isadora, eu sou leigo para ler esquemas, se tivesse jeito de você especificar os componentes, eu ficaria muito grato, tipo  um CI com seus números e o que vai ligado em cada terminal, vou tentar enviar um exemplo que fica mais fácil de montar, não precisa ser colorido e nem desenhar os componentes. Muito obrigado.

TDA2822.png

Postado

Uma solução mais simples seria a de usar uma chave destas, mas com trava. Apertando uma vez ela acende um led e apertando de novo acende o outro (tipo um interruptor paralelo).

chave_8_5x8_5.jpg

• Curtir 1
Postado
  Em 03/02/2017 às 15:23, Cláudio Martins disse:

Obrigado Mestre88 mas tem que ser apenas um toque  para ligar e desligar um e outro sem travar a chave.@Mestre88

Expandir  

Sim, entendi. No caso foi uma sugestão de como fazer isso sem um circuito eletrônico.

Uma solução mais simples, seria essa:

A diferença é que o amigo do tópico precisava de apenas em led, você pode colocar dois. É só ligar o outro LED em série com R1, da mesma maneira que está o R2.

Apenas dê uma pesquisada sobre como interpretar os símbolos dos componentes usados e sobre como encontrá-los.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A ideia do @Mestre88 foi genial. Porque eu não pensei isso antes? (kk)

Seguinte... como nunca tenho lápis e papel na mão, uso o que alcanço na net, ok? Tentemos...

7474.jpg

Ligue o pino 8 ao 12.

seus leds:

pino 8 ---[->|-led]---[resistor 1k]---pino7

pino 9 ---[->|-led]---[resistor 1k]---pino7

botão entre pino 11 e pino 7

5V (+) de um carregador de celular no pino 14. gnd (-) do carregador no pino 7.

Perceba vários fios no pino 7: é assim mesmo.

Esta é a essência apenas mas creio que é um norte. 

Vc será apresentado ao efeito de bouncing cuja solução é relativamente simples. Mas vá com calma.. vc chega lá...

Um bom momento pra vc cogitar comprar um protoboard ...

abç

• Curtir 2
Postado

Bom, montei o circuito e pela minha felicidade, era exatamente isso que eu estava há dias procurando fazer. Agora, com uma chave de reset, apenas para toque e volta sem travar e muda a cor do led, 2 terminais eu ligo esse circuito para mudar o led e os outros 2, eu vou ligar no teclado para mudança específica de uma tecla e saber em que ponto está, guiado pelos led's, por isso não podia ser de travar, o teclado é somente toque. Quero agradecer todo mundo pela atenção e ajuda e especialmente a Isadora pelo projeto. Um abraço à todos e tenham um ótimo final de semana. @Isadora Ferraz

• Curtir 2
  • 4 meses depois...
Postado

Boa noite @Isadora Ferraz, tudo bem? Desculpe te incomodar, estou tentando te enviar uma pergunta e só consegui por aqui... Eu gostaria de saber se você sabe me explicar um jeito fácil de montar uma fonte chaveada com entrada de 12V e saída 30V 0 30V, já tentei pela internet várias vezes e não consegui, acho que só você para me ajudar nessa novamente. Eu tenho uma fonte dessas aqui tipo (potência de carro B. Buster) mas acho muito complicado montá-la... Desde já te agradeço muito.

• Membro VIP
Postado

Arrumei pra cabeça kk. brinc... Percorreste o caminho certo amigo. É por aqui mesmo. Mas por linhas tortas. Não sou phd em chaveados. Pra tal missão, conclamo o amigo @albert_emuleque possui altíssimas habilitações no ramo.

Mas a dica que dou é ... se for pra baixa potência pode valer a pena projetar algo simples (sim tem na net!) mas pra alta talvez valha a pena comprar pronta.

Ah e sim, você conseguiu o mais difícil: não achar na net kk...

index.gif

http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=662

Albert pode verificar pra nós...

abç

• Curtir 1
Postado

Mais uma vez, obrigado @Isadora Ferraz pela explicação... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sim, toda consulta que eu faço, cai em fonte com transformador de 12V 30A, não importa o que eu digito, nunca sai essas suas explicações, inclusive aqui no Clube do Hardware. Dando uma olhadinha, tem alguns componentes que eu não conheço, (MTP75N06) vou pesquisar... Eu gostaria de saber quantas voltas de fio nas bobinas desse transformador e quantos amperes ela sai, se souber... Bom, se você não conhece tudo, pelo menos consegue tudo. Obrigado pela atenção, vou tentar montar essa fonte. Valeu!!! Um grande abraço.

adicionado 7 minutos depois

Eu de novo @Isadora Ferraz, eu vi esse MTP75N06, agora só falta saber colocar (ligar) ele nos componentes, como eu tinha te dito, eu sou muito fraco em símbolos, mas acho que vou conseguir. Tenha um ótimo dia.

• Membro VIP
Postado

Se já tens os transistores é 1/2 caminho andado. O pulo do gato é o trafo mesmo. Ele deve ser um tipo de ferrite tipo estes de fonte de pc. você pode desmontar uma fonte desta e rebobinar o trafo. Vai depender da potência, claro, mas estimo (chuto) que deve dar uma ou mais dúzia de volta no primário (lado 12V) de fio 18awg  e o triplo no secundário (lado 30v). Mas por favor não faça isso... Se @albert_emuleachar que deve, deve tecer algum comentário mais inteligente

• Curtir 1
Postado

Vejam:

http://sound.whsites.net/project89.htm 

Toda uma explicação sobre o trafo.

Pode por no google tradutor, se o inglês for uma dificuldade. 

Aí no site explicam sobre um trafo de 12V para 30+30V

O seu é de 160V para 12V e for alimentar em 127Vac

Ou de 310V para 12V se for alimentar em 220Vac.

Topology_2D00_Key_2D00_fig_2D00_2.jpg

adicionado 6 minutos depois

Do mesmo autor: Transformador eletrônico.

http://sound.whsites.net/lamps/elect-trans.html

Imaginei que vocês fossem querer conhecer estes curiosos transformadores.

Eles tem fator de potência elevado. 

Eficiência energética é quase 96%

Fator de potência perto de unitário. 

Tudo isso num circuíto tão simples.

Mas geralmente são de 12V por 50W

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

quem sabe sabe kk.

De fato tenho alguns "reatores de lâmpada dicróica" daqueles os quais retifiquei (diodo rápido) em ponte pra ligar leds 12v 10W com sucesso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!