Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curto no multiteste minipa et-1400


cleiton koppes

Posts recomendados

Boa noite pessoal 

Queria uma ajuda,eu queimei meu multímetro quando fui medir corrente alternada em trafo, ele abriu o fuzivel e queimou um resistor na placa(o R16) , gostaria se alguém tiver um link ou até mesmo o próprio esquema elétrico do minipa ET-1400,por favor me ajudem .desde já agradeço.

sds..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, queimou e não consegue saber o valor para trocar. Já tentou digitar o modelo aqui no fórum? digo isso porque já vi várias fotos de placas de multímetros da minipa - quero dizer, multímetros que a minipa põe o nome - por aqui. De repente você dá sorte e alguém tinha um problema parecido com um R32 e postou uma foto que aparece o seu R16.

Por isso sou a favor de fotos e mais informações dos problemas pois sempre podem ajudar alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 Olá amigo triumvirat eu dei uma pesquisada aqui no fórum mas não achei nada em especifico sobre o resistor por isso achei melhor pedir se alguém tiver o esquema ,mas a tua ideia de postar fotos foi boa pois alguém pode ver o local do componente e uma outra foto me ajudar,estou anexando fotos dele.obrigado

 

 

foto multiteste minipa.jpg

foto multiteste minipa2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 15/02/2017 às 16:22, Triumvirat disse:

já vi várias fotos de placas de multímetros da minipa - quero dizer, multímetros que a minipa põe o nome

Isso mesmo a Minipa é o contrario do Lula, não é dela mas ela fala que é...rsrs

  • Curtir 1
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Estou enxergando marrom, preto, preto, marrom. É o número um seguido de três zeros. 

Se for isso é 1k.

Verdade, mas tenho um multímetro aqui da Icel MD 1300, parecido com esse minipa o resistor que está próximo desse varistor só que mais a esquerda é realmente de 10K. pode ser que colocarem esse ai de 1k pensando que era de 10k.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, ISO9K disse:

Verdade, mas tenho um multímetro aqui da Icel MD 1300, parecido com esse minipa o resistor que está próximo desse varistor só que mais a esquerda é realmente de 10K. pode ser que colocarem esse ai de 1k pensando que era de 10k.

Tem razão.

Agora que estou olhando no outro computador tô vendo que é vermelho.

Então é 10k mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
2 minutos atrás, Vitor Formiga disse:

O meu queimou essa parte, alguém saberia dizer se é somente placa ou se tem um componente ali?

É somente contato. 

Ligação do Borne com o shunt de medição de corrente. 

Pode soldar um fio ali. 

 

Meio off... 

Em mais uma coincidência cronológica acabo de me lembrar da @Isadora Ferraz comentando sobre o uso da escala de corrente do multímetro, onde a gente esquece e mede tensão com a ponteira no lugar errado.

 

6 minutos atrás, Vitor Formiga disse:

Quanto ao resistor que perguntou.. segue uma foto..

 P_20181205_000738.thumb.jpg.1a02470c7f854b792ad02a1a52278959.jpg

Quanto ao resistor é de 10k com 0,25% de tolerância. 

Faço a "tradução" pra facilitar a quem tiver procurando e não conhece esse código maluco dos resistores de precisão que confunde qualquer um. :lol:

Mais difícil ainda é achar um desses pra comprar nas lojas de eletrônica tupiniquins. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem avisa, amigo é...

+1

O pior cego não é aquele que não quer enxergar, mas aquele que não acredita naquilo que quem enxerga lhe diz.

😁

adicionado 6 minutos depois
7 horas atrás, Mestre88 disse:

É somente contato. 

Ligação do Borne com o shunt de medição de corrente. 

Pode soldar um fio ali. 

Mas antes... publique foto do lado da frente ou 3D. Seu multimetro tá esquisito. O shunt parece encostar no capacitor ou varistor ou ptc sei lá. . Ou é só amperímetro mesmo??? Publique a marca/modelo dele.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @Mestre88  Obrigado.. Realmente, não é fácil achar, como foi coisa recente ainda não tenho ideia do tamanho do dano, mas esse componente no meu parece que está bom.

 

@Isadora Ferraz  é o ET1400 minipa. também achei estranho pois o rearranjo das peças é diferente, mas acredito ter somente posições diferentes do postado no inicio da publicação, no caso o meu, a maioria dos componentes estão na parte de trás da placa, na frente é só o display e os contados do botão seletor.Tenho outro só que é analógico, vou usar ele pra reparar esse kkkkk.

Por hora mandei essa, mais tarde mando as fotos da placa de circuito.
SGRD_594_003_WhatsAppImage2018-02-02at16.thumb.jpg.c5ffb311d8ef55b99ea13655b72fbf21.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Na verdade estou querendo comprar um daqueles alicates que são mais voltados para elétrica..
Usar o multímetro foi só porque era a única opção, a luz esta instável na região, quando aparentemente normalizou fui testar. normalmente uso só para eletrônica.
Mas obrigado pela dica. Inclusive se tiver alguma indicação para elétrica... vai que no fim de ano acho algum em promoção. rsrrs

 

Segue a imagem

P_20181205_195721.thumb.jpg.c1a3088604d99c09a1294f0aea941baf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok... O alicate amperímetro deve te atender perfeitamente já que não precisa de medições de pequeno valor.

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

E colocou na tomada com a ponteira no Borne de 10A?!

 

Sei foi isso, já vou adiantando que isso não se faz de jeito nenhum. 

Neste caso você (ele) precisa de um treinamentozinho em elétrica e fixar alguns conceitos dela e já era.

3 minutos atrás, Vitor Formiga disse:

Eletricidade e gente no pé do ouvido não combina.

de fato. A gente ralando e neguinho fungando no cangote é phóda.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ok... O alicate amperímetro deve te atender perfeitamente já que não precisa de medições de pequeno valor.

Neste caso você (ele) precisa de um treinamentozinho em elétrica e fixar alguns conceitos dela e já era.

de fato. A gente ralando e neguinho fungando no cangote é phóda.

Me viro bem em elétrica básica até...
Mas gente no pé do ouvido... será que queimou TV, computador também tava ligado, será que o problema é aqui?! 
Ai você ja tá cansado do trabalho e nessas horas você pega o multímetro que já estava com as pontas de prova nele e nem se da conta de trocar...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, ISO9K disse:

A trilha está rompida, com o curto de corrente, só refazer a mesma com fio rigido (cabinho) já refiz de vários multímetros e continuou a medição normal.

Descobri que estou com alguns componentes ruins também, o fusível tive que trocar, não consegui o 315 mA, coloquei um 300 mesmo. Obrigado a todos pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...