Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler, cuidados, e Core I7-7840X


Posts recomendados

Prezados, boa tarde.

 

Pretendo adquirir um Core I7-7840X e gostaria de saber se seria recomendável adquirir um water cooler para ele. Se sim, qual adquirir?

 

Até hoje só usei cooler comuns ("air" coolers). Gostaria de saber se é preciso alguma manutenção ou limpeza periódica com relação a gabinetes/CPU que utilizam Water Coolers.

 

Isso porque, nos meus PCs atuais (todos "air" coolers), não costumo abrir o gabinete do PC nem para efetuar limpeza de poeira, e isso por anos a fio. Gostaria de saber se com um Water Cooler eu poderia continuar agindo assim. 

 

Desde já agradeço pelas informações!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes Um WC 240mm é basicamente um mínimo para esses procs, uma palhaçada a Intel colocar TIM ao in vez de solda em processadores com essa faixa de preço, até porque nos X99 eles usavam solda, sem contar eles perderem para a geração anterior por causa da estrutura de cache nova.

 

 

 

Sem contar que para jogos eles perdem para os i7-7700K, mesmo com overclock(isso se você conseguir fazer um OC decente com os problemas termicos), e para jogos sofrem para ganhar dos R7 1700, imagina quando os threadrippers da X399 saírem com o dobro de núcleos que os R7(ou 60% mais nucloes que os 7900X) e no mesmo preço dos 7900X\7820X.

 

 

X299 esta com uma cara horrivel, mais quente e pior que a geração antiga, sem contar que mal ganha dos R7s custando bem mais que eles

 

 

 

 

 

Honestamente, se você quer para jogos e quer gastar bastante, pegue um i7-7700K+Z270 com um water cooler 240mm, se for para trabalho pesado e/ou stream, pegue um R7 1700, ou se quiser gastar mais, pegue um ThreadRipper quando sair mes que vem, pelo mesmo preço que os 7900Xs vai ter 60% mais núcleos\threads, ainda vai ter Quad-Channel, e vai ter mais opções de I/O com 64 linhas de PCI vs as 44 dos 7900Xs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Esse talvez não perca pro 7700K por que é 6C/12T , mas o 7740X é virtualmente o mesmo processador.. com scores bem parecidos (quase identicos) com um TDP maior e precisando de uma placa-mãe que custa quase 2000 reais.. o que da pra pegar um 7700K + um boa mobo, e talvez com o troca uma gtx 1070 ou 1080

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AbedeNego se você não for fazer overclock, não recomendo comprar water cooler. Eles dão muito problema, especialmente falhas na bomba, ar no radiador, bugs de aplicativos (Corsair Link, CAM, etc.) e vazamentos (que são raros nos water coolers closed loop AIO, mas acontecem). Eles são mais barulhentos também (se você usa bons air coolers).

 

Se a placa-mãe for boa e você quiser fazer apenas um over leve, um GamerStorm Assassin II tem um desempenho parecido de um water cooler de 240mm, com a vantagem de ser a prova de defeitos, como você mesmo já sabe. Eles só quebram se você der uma marretada em cima. Mas o ideal seria trocar os fans originais do Assassin, pois eles são mais fracos (muito silenciosos). Mas se for para usar a CPU em stock, não tem problema.

 

Se quiser um produto premium, tem o NH-D15, que dizem ser um pouco melhor do que o Assassin II (provavelmente por causa dos fans).

 

Agora se for fazer overclock, pode comprar um water cooler de 280mm ou 360mm. Não precisa fazer manutenção, nada. Apenas limpe o radiador de ano em ano (com cuidado, pois as aletas de alumínio entortam que nem manteiga). Teoricamente você teria que fazer o mesmo com o air cooler, mas as aletas do air cooler são mais espaçadas e eles acumulam menos poeira. Claro, tem que dar uma examinada de vez em quando para ver se a bomba está funcionando legal, se não tem barulho de ar no bloco, essas coisas. Mas os water coolers selados é para usar até quebrar sem precisar fazer nada.

 

Se a pasta térmica for de qualidade, pode trocar a cada dois ou três anos, mas isso é igual para o air cooler também.

 

Mas considere esperar um pouco pela saída dos Coffee Lake, pois vai vir um hexacore para o LGA 115X. Ou então considere um Ryzen R7, mas se for para trabalho, converse com colegas que tem o mesmo processador para saber como está a compatibilidade com memórias, mobo, etc. Eles saíram um pouco verdes do forno.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos esclarecimentos, meus amigos!

 

Preciso de uma CPU que se mantenha pelo menos em 4 GHz estáveis e sem Overclock. Pretendo utilizar o PC para jogos e, também, para trabalho.

 

Pensei que o Core I7-7840X seria bem mais frio que um Core i7 7700K, e, como tenho receio de Overclock, pensei que essa seria uma boa opção para mim.

 

Mas tendo em vista os esclarecedores comentários neste tópico, terei de buscar outra opção.

 

Imagino assim se um "Core i7 7700" sem o K, na hipótese de utilizá-lo com o cooler muito bom, a exemplo do mencionado pelo nobre @Contiusa , o "NH-D15", conjuntamente com a tecnologia "Turbo Boost" presente nesses processadores, permitiria manter o clock, por "core", igual ou acima de 4 GHz (mesmo sem overclock).

 

Desconheço o funcionamento na prática da tecnologia "Turbo Boost" acima mencionada, mas caso seja possível atingir uma estabilidade acima de 4 GHz mesmo sem Overclock, ao se utilizar um cooler bom, então para mim já resolveria.

 

Sendo assim, mesmo um Core i7 7700 (sem o K) ou Core I7-7820X (8 núcleos a 3,6 GHz -> Turbo Boost = 4.3 a 4.5 GHz) para mim já resolveria.

 

Mais uma vez muito obrigado e que possamos continuar assim nessa troca de conhecimentos! (ainda que até agora esteja sendo eu o maior beneficiado pelo alto nível das informações vistas até agora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AbedeNego para indicar um cooler seria melhor você decidir primeiro o que vai comprar (CPU / gabinete / memória / etc).

 

Abre um post na seção de PCs para jogos, diz o orçamento, o que pretende comprar, o que vai jogar e usar para trabalho que o pessoal ajuda a montar uma configuração bacana. Se quiser, pode me mencionar depois para ajudar a escolher um cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 7700 tem como clock base 3.6 , ele chega a 4.2 no max..  se desativar o turbo core o clock dele fica em 3.6

 

O 7700K tem o clock base 4.2 chegando a 4.5;; o meu sem overclock fica quase o tempo todo em 4.4 Ghz...


A temperatura dele com um WC relativamente fraco, o H60.. fica na casa de 40C em Idle e 60C em full load

 

Agora por curiosidade, por que 4 Ghz ? rss não entendia a necessidade da constância nessa velocidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá caro @bngomes, preciso de pelo menos uns 4 GHz por núcleo, se o Core 7700 conseguir se sustentar em 4.2, então melhor ainda :tw_grin:!

 

Também, ao amigo @Contiusa, agradeço pelo oferecimento de ajuda. Seus elevados conhecimentos no assunto, conjuntamente com os dos demais amigos deste fórum, serão realmente muito apreciados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AbedeNego GHz não quer dizer potência. Se não o FX 9590 de 5, seria o top da balada. 

Se os programas que você for usar forem single thread, o melhor processador para isso é 7700k (não por conta apenas de clock!! E sim pelo conjunto, arquitetura, cache etc, não use GHz como comparação entre processadores distintos.). 

 

Se os programas que você for usar utilizem muitos núcleos e por exemplo, o Xeon, ou um 5960x tem excelente perfomance nele, então um Ryzen R7 será a melhor escolha, pois possuem 8 núcleos e em OC, podendo alcançar os 4GHz(que não é parâmetro para comparar ele com o 7700k e afins), e assim tem um custo beneficio bem maior que qualquer série extreme da intel (i9, 5960x e afins). 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá caro Flávio. Não pretendo fazer Overclock, mas ainda preciso de processadores com núcleo alto em GHz.

 

O 7700K nem cogito em comprar pois li que esquenta muito. Costumo fugir de processadores assim.

 

O software que pretendo rodar , pelo menos por uns dois anos, necessitará de no mín. quad cores com 4 GHz mín. para rodar bem. Mas não posso cogitar em fazer Overclock, para mim é fora de opção. 

 

Mas obrigado pela sugestão. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AbedeNego Ghz alto não define desempenho, IPC * clock * núcleos * arquitetura * sistema, há diversos fatores.

 

Citação

O software que pretendo rodar , pelo menos por uns dois anos, necessitará de no mín. quad cores com 4 GHz mín

Não confie em requisitos de software ou jogos.

 

Para você ter uma ideia, o i7-7800X empata, e em muitos casos perde para o R5 1600 que custa 1/3 do preço dele.

https://www.youtube.com/watch?v=UfNMn7RWgLw

 

Para tarefas pesadas, o R7 1700 entrega com uma media de 10% de diferença de um i7-7820X. E os ThreadRippers, que vão vir mes que vem, tem basicamente o dobro de núcleos que os R7 1700, e são mais baratos que os i9-7900Xs, que perdem para eles em produção. E que tambem apanham para os 7700K em jogos, X299 tem uma pessima relação custo x performance, para qualquer tarefa. Perdendo em muitos casos para a geração anterior X99, que ja tinha uma pessima relação pessima de custo x performance.

adicionado 1 minuto depois

*nota, o 7800X mesmo a 4.7Ghz, não consegue ganhar consistentemente do R5 1600 a 4.0Ghz.

adicionado 5 minutos depois

Poderia informar tambem o software que você pretende usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador, como estão as temperaturas dos melhores chips da AMD em comparação com essa nova linha da Intel? Se mantêm estáveis e frios com "air coolers", ou é recomendado water coolers?

 

Também, com relação às placas mães para os novos proc. AMD Ryzen, como está a questão dos bugs e problemas porventura existentes?

 

Mas uma coisa que pega também, para que eu possa aceitar migrar para a AMD, é a questão da qualidade do áudio onboard nas placas mães. Assim para mim, como uso mais fones de ouvido e preciso de som próprio para audiófilos, precisaria de uma mobo com uma qualidade de som igual ou superior ao que vem numa "Gigabyte Z270X-Gaming 7".

 

Outro ponto que também pega é a questão da retrocompatibilidade. Alguns jogos vem exigindo, por ex., suporte para "SSE4.2" para serem jogados, a exemplo do Resident Evil 7. Não sei se os processadores da AMD têm isso. E por aí vai.

 

Será bom para nós se a AMD continuar apresentando procs. de qualidade e melhorando os problemas porventura existentes. Com a pressão da concorrência, isso significa preços mais baixos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, AbedeNego disse:

@Atretador, como estão as temperaturas dos melhores chips da AMD em comparação com essa nova linha da Intel? Se mantêm estáveis e frios com "air coolers", ou é recomendado water coolers?

Os Ryzen esquentam menos.

 

3 minutos atrás, AbedeNego disse:

Também, com relação às placas mães para os novos proc. AMD Ryzen, como está a questão dos bugs e problemas porventura existentes?

Os processadores funcionam perfeitamente.

 

3 minutos atrás, AbedeNego disse:

Mas uma coisa que pega também, para que eu possa aceitar migrar para a AMD, é a questão da qualidade do áudio onboard nas placas mães. Assim para mim, como uso mais fones de ouvido e preciso de som próprio para audiófilos, precisaria de uma mobo com uma qualidade de som igual ou superior ao que vem numa "Gigabyte Z270X-Gaming 7".

Você encontra placas topo de linha com recursos de áudio de ponta, tanto para Intel quanto para AMD.

 

4 minutos atrás, AbedeNego disse:

Outro ponto que também pega é a questão da retrocompatibilidade. Alguns jogos vem exigindo, por ex., suporte para "SSE4.2" para serem jogados, a exemplo do Resident Evil 7. Não sei se os processadores da AMD têm isso. E por aí vai.

Funciona sem problemas. E de onde você tirou essa informação sobre o Resident Evil 7?

 

5 minutos atrás, AbedeNego disse:

Será bom para nós se a AMD continuar apresentando procs. de qualidade e melhorando os problemas porventura existentes. Com a pressão da concorrência, isso significa preços mais baixos também.

A Intel está sentindo a pressão, algo que não ocorria a algum tempo. Isso será ótimo para nós. Os processadores vão evoluir mais rápido e poderemos comprar coisa melhor por menos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AbedeNego disse:

Alguns jogos vem exigindo, por ex., suporte para "SSE4.2" para serem jogados, a exemplo do Resident Evil 7. Não sei se os processadores da AMD têm isso. E por aí vai.

isso é uma instrução de cálculo, e sim os ryzen tem suporte, básicamente todo processador tem, a não ser tecnologias próprias como a intel possui o AVX 512, não muito útil. 

adicionado 5 minutos depois

@AbedeNego Possuo um R7  1700 em 3,6GHz, uso o cooler box da AMD, o wrath spire RGB. Simplesmente silencioso, o processador não chega nos 65 com o cooler box em jogos e em dias quentes, em bench é recomendável um bom air cooler, claro, porém sinceramente um bom da deepcoll segura ele nos 4GHz e em prime95. 

 

E na boa, todos os Ryzen tem temps melhores que o 7700k, ele esquenta muito(sem delid), para usar ele em stock precisa de um air cooler que segura um R7 no OC máximo. Tanto é que para que ele fique mais frio, o que mais tem são pessoas que fizeram delid nele, a fim de trocar a bodega de pasta térmica que a intel colocou entre o "escudo de metal" e o processador (os Ryzen são soldados, por isso são bem mais frios).

OBS: OC é muito fácil e seguro, se você não querer forçar a mais do que a mobo permite não queima nada, porém leia sobre que não terá problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima, vejo que você manja muito de computadores. Pergunto assim qual esquenta mais - usando o cooler box - e sem overclock: o "Ryzen 1800x" ou o "Core I7-7820X" (8 núcleos a 3,6 GHz -> Turbo Boost = 4.3 a 4.5 GHz)? O cooler box do Rizen 1800x é bom o suficiente? Precisa comprar pasta térmica especial? Se sim, qual a melhor?

 

@Atretador, Flávio, acredito que o Ryzen 1800x está me parecendo ser uma boa opção. Qual cooler, sem ser o box, você me recomendaria? Preciso de um que seja melhor que o cooler box.

 

Qual mobo seria a melhor indicada (e recomendada para audiófilos)? Precisa atualizar bios?

 

Quais os quatro melhores gabinetes (requisitos melhor refrigeração e menor acúmulo de poeira: para quem não costuma abrir o micro para limpar e interessa manter o micro sempre frio)?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2017 às 17:15, AbedeNego disse:

O software que pretendo rodar , pelo menos por uns dois anos, necessitará de no mín. quad cores com 4 GHz mín. para rodar bem. Mas não posso cogitar em fazer Overclock, para mim é fora de opção. 

Acho que seria de muita valia, pra nós, saber exatamente o que será feito com o PC.. Sabendo, seria mais fácil pra indicar qual seria o melhor caminho, pra você seguir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

vejo que você manja muito de computadores. Pergunto assim qual esquenta mais - usando o cooler box - e sem overclock: o "Ryzen 1800x" ou o "Core I7-7820X" (8 núcleos a 3,6 GHz -> Turbo Boost = 4.3 a 4.5 GHz)? O cooler box do Rizen 1800x é bom o suficiente? Precisa comprar pasta térmica especial? Se sim, qual a melhor?

Nenhum dos dois tem cooler box, o 7820X eu diria que é praticamente mandatório um watercooler 240mm porque o bixo é esquentado, mais por culpa da Intel do que do Chip em si, a intel trocou a solda dos X99 por TIM de baixa qualidade entre o die e o IHS que eles vem usando na linha LGA1151, como os Ryzen usam solda, a transferência térmica é bem mais eficiente, e o consumo deles ja é mais baixo por serem muito eficientes.

 

E perto do R7 1700, ambos são um péssimo negocio, o R7 1700 vem com um cooler excelente que aguenta até um overclock de boas, e é o mesmo chip que o 1800X\1700X, ou seja, mesmo clock = mesma performance.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador, legal, e o 1800x já vem com um cooler bom, igual ao 1700x, ou precisa comprar por fora? Se sim, qual modelo comprar?

 

Qual dessas mobos você me indica: a "Gigabyte GA-AX370-Gaming 5 (ATX)" ou uma "AsRock X370 Gaming K4 (ATX)", ou outras; ou mesmo se devo esperar pelo lançamento de alguma ainda por chegar, mas já anunciada?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AbedeNego o 1800x nem o 1700x vem com cooler box.

Mas diga, qual o uso do pc? Quais programas?

O melhor custo/benefício é o 1700 que aí vem com um cooler box muito bom, e se quiser fazer um OC leve e fácil, da para fazer. Os 1800x e 1700x são 1700 com OC basicamente.

7700k NÃO tem cooler box, tem que comprar a parte, pegando o 1700, ele vem com um bom cooler, que segura os 3,6GHz fácil, e se quiser colocar ele nos 4GHz, aí precisaria de um WC ou air cooler topo de linha. 

O 7700k precisa de um bom cooler e isso para manter ele no clock padrão.

 

Mas falo novamente, quais os programas que você quer usar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, @Atretador, @Foxwalt , estive pesquisando e descobri que um Ryzen 1800x + uma mobo "Gigabyte GA-AX370-Gaming 5" poderia seria uma boa opção para mim.

 

Pretendo também adquirir uma GeForce GTX 1080, dois SSds e um HD 1 GB.

 

Gostaria de saber também qual o melhor "air cooler" que poderia adquirir para tal processador referido em conjunto com a placa-mãe acima mencionada. E também qual gabinete comprar, considerando critérios como melhor refrigeração interna e, o quanto possível, um gabinete que propicie um menor acúmulo de poeira no seu interior, ao longo do tempo.

 

Mais uma vez agradeço pelas informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!