Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conservar eletronicos


Posts recomendados

10 horas atrás, Ricardov disse:

Por favor, essa pergunta já foi feita e respondida mais de uma vez.

 

Ele deve ter problema de cabeça. Deve ter vida isolada e ser desocupado por causa da doença e tenta se ocupar no fórum.

 

É só ninguém responder mais que ele para de perguntar.

 

Quando ele quiser perguntar outra coisa vai ter que abrir outro tópico e vai cair na mesma situação e novamente, depois de respondida algumas perguntas dele, é só ignorar.

 

Mas é gente boa.

  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade q sem usar os aparelhos eletronicos guardados terei problemas nos capacitores eletroliticos? qual o tempo maximo q um eletrônico qualquer pode ficar sem ser usado sem q comprometa os eletroliticos? outras peças da placa também sao beneficiadas  com o uso de tempos em tempos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@retrogamer isso depende da qualidade do capacitor, ano de fabricação, horas de uso, condições do ambiente, sorte, etc....

Pegue um datasheet dos capacitores da epcos e leia pra ver, mas na minha opinião, não compensa fazer todas essas perguntas, acho que você está assim por não ter experiencia em campo....Mas você se quiser pode deixar guardado e quando for usar trocar os eletroliticos.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

@retrogamer isso depende da qualidade do capacitor, ano de fabricação, horas de uso, condições do ambiente, sorte, etc....

Pegue um datasheet dos capacitores da epcos e leia pra ver, mas na minha opinião, não compensa fazer todas essas perguntas, acho que você está assim por não ter experiencia em campo....Mas você se quiser pode deixar guardado e quando for usar trocar os eletroliticos.

no meu caso seriam capacitores eletroliticos de equipamentos com pouco mais de 20 anos e outros com 11 anos, ja li q esses equipamentos necessitam ser ligados de tempos em tempos por causa dos eletroliticos mas o tempo maximo sem prejudicar nao sei mas se for por isso q você disse esse periodo para ligar nao existe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@retrogamer Sim depende muito da sorte, tem alguns capacitores da siemens (que atualmente virou epcos), de placa bem antigas, e as vezes estavam bons, as vezes não. De regra geral, se o equipamento tiver uns 5 anos pra cima eu troco os capacitores, mas sempre meço antes porque tem umas marcas japonesas e de outros paises que são bons e deixo assim mesmo.

Mas no seu caso trocar seria muito aconselhavel, principalmente os capacitores que fazem uma função "critica" (digo, capacitores de fontes, perto de CI's, etc).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os capacitores eletroliticos são assim porque eles tem uma tendencia muito grande a sofrerem alterações internas (na construção fisica mesmo), por dentro, eles são úmidos com um liquido quimico, e com o tempo ele pode ficar seco, vazar (é raro vazar), até mesmo oxidar o terminal, assim, eles tendem a aumentar a ESR dele com o tempo e diminuir sua capacitância tambem, por isso, as coisas mais suspeitas em uma placa velha são capacitores (em seguida reles, transistores, diodos).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Os capacitores eletroliticos são assim porque eles tem uma tendencia muito grande a sofrerem alterações internas (na construção fisica mesmo), por dentro, eles são úmidos com um liquido quimico, e com o tempo ele pode ficar seco, vazar (é raro vazar), até mesmo oxidar o terminal, assim, eles tendem a aumentar a ESR dele com o tempo e diminuir sua capacitância tambem, por isso, as coisas mais suspeitas em uma placa velha são capacitores (em seguida reles, transistores, diodos).

mas regenerar a camada dieletrica ao usar depois de mt tempo guardados isso nao ocorre? todos esses componentes q você citou podem ser trocados e se algum deles nao estiver bom pode queimar toda a placa ou componentes q nao sejam mais fabricados como chips e cis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@retrogamer isso pode acontecer porque em trabalho o capacitor aumenta a temperatura, e pode dar a impressao que ele "recuperou" temporariamente. Mas que eu saiba, os capacitores marcados como X2 (amarelos e quadrados, geralmente na entrada de fontes chaveadas), eles realmente se regeneram por causa da sua construção (poliester metalizado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os eletroliticos não o que acontece é :

3 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

isso pode acontecer porque em trabalho o capacitor aumenta a temperatura, e pode dar a impressao que ele "recuperou" temporariamente

 Acho que quem escreveu devia ser um amador ou seila. A umidade oxida a placa (o que destroi ela), dai acontece de ter trilha oxidada, solda fria, resistencia na trilha, zinabre (verde, o mesmo que nos terminais da bateria de carro velho) que faz um terminal conduzir no outro nos ci's, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Os eletroliticos não o que acontece é :

 Acho que quem escreveu devia ser um amador ou seila. A umidade oxida a placa (o que destroi ela), dai acontece de ter trilha oxidada, solda fria, resistencia na trilha, zinabre (verde, o mesmo que nos terminais da bateria de carro velho) que faz um terminal conduzir no outro nos ci's, etc.

é muita coisa ruim q a umidade causa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@retrogamer mas isso depende muito do ambiente como já foi muito citado aqui, em ambientes mal cuidados demais ou em industrias (tinturarias, metalurgicas, estamparia, etc), em casa é difícil a placa ficar com zinabre por exemplo, o que acontece na maioria das vezes em ambiente de casa é um solda fria ou oxidação que dá um mal contato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

@retrogamer mas isso depende muito do ambiente como já foi muito citado aqui, em ambientes mal cuidados demais ou em industrias (tinturarias, metalurgicas, estamparia, etc), em casa é difícil a placa ficar com zinabre por exemplo, o que acontece na maioria das vezes em ambiente de casa é um solda fria ou oxidação que dá um mal contato.

para você o q seria um ambiente favoravel a ter pouca umidade e um ambiente desfavoravel? se tratando de eletronicos, eu so sei q a maresia destroi sorte q eu nao moro beira mar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como o tópico está ficando quilométrico e dando a volta no próprio rabo MAIS UMA VEZ, o mesmo será FECHADO.

 

@retrogamer caso você tenha esquecido tudo que os colegas já lhe disseram ao longo dos seus 12 TÓPICOS já criados sobre o assunto CONSERVAÇÃO DE ELETRÔNICOS, releia todos eles.

 

 

Ao tudo são 248 respostas que já recebeste sobre o assunto. Conteúdo de sobra para sanar suas dúvidas.

Continuar a insistir em algo que já lhe foi respondido é fazer um grande mau uso de nossa comunidade, e isso não será mais tolerado.

  • Curtir 6
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!