Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém saberia me explicar como é feita a ligação de um motor 12v com arduino? Como fazer ele funcionar se o arduino só fornece 5v? A questão do consumo de corrente e corrente reversa resolve utilizando apenas um transistor e diodo comuns desses que a gente encontra em qualquer loja de eletrônica ou assistência? Ou é necessário um sistema mais "complicado"? Estou querendo um motor que tenha torque suficiente pra puxar uma tranca de porta dessas comuns tipo "ferrolho", um motorzinho dc de carrinho de controle remoto dá conta ou tem que ser um desses de 12v mesmo, porque um de drive de dvd com certeza não serve. ¬¬

Postado

Provavelmente você teria que ter uma bateria/fonte 12v em separado do arduino, imagine os dois fios do motor devidamente conectados com a bateria, o motor ficaria permanentemente ligado certo!? agora imagina um transistor entrando no meio de um dos fios citados, sendo que como o transistor tem 3 pernas (coletor, emissor e base) uma vai em direção ao motor, outra vai para a bateria, e a perna base se conecta ao Arduíno para receber os comandos de ativação ou intensidade.

mas tem que confirmar se existe uma direção certa entre coletor e emissor, qual vai para a bateria e qual vai para o motor, se a base vai receber sinal analógico ou digital, e confirmar qual modelo de transistor seria mais apropriado para essa aplicação, são informações que eu ainda não possuo.

Postado

@Juliana Batista da Silva  se o motor vai abrir e fechar um ferrolho, imagino que ele vai precisar rodar nos dois sentidos, sendo assim você precisara usar um circuito ponte H para aciona-lo.

http://engenheirocaicara.com/circuito-ponte-h/

tem uns modulos ponte H com CI L298 que permitem controlar 2 pequenos motores ate 2A...

https://portal.vidadesilicio.com.br/modulo-ponte-h-l298n-arduino/

Postado
  Em 17/09/2017 às 02:35, Legacy_RH disse:

Provavelmente você teria que ter uma bateria/fonte 12v em separado do arduino, imagine os dois fios do motor devidamente conectados com a bateria, o motor ficaria permanentemente ligado certo!? agora imagina um transistor entrando no meio de um dos fios citados, sendo que como o transistor tem 3 pernas (coletor, emissor e base) uma vai em direção ao motor, outra vai para a bateria, e a perna base se conecta ao Arduíno para receber os comandos de ativação ou intensidade.

mas tem que confirmar se existe uma direção certa entre coletor e emissor, qual vai para a bateria e qual vai para o motor, se a base vai receber sinal analógico ou digital, e confirmar qual modelo de transistor seria mais apropriado para essa aplicação, são informações que eu ainda não possuo.

Expandir  

beleza.  Então se eu usar uma bateria externa pra alimentar o motor elimino o uso do diodo, mas será que se eu usar um transistor com um ganho de uns 300(hfe) como o bc547 daria conta ou precisaria ter mais alguma especificação?

adicionado 1 minuto depois

No começo até pensei em fazer abri e fechar mais ta dando muito problema então vou fazer só abrir mesmo.

Postado

você tem que calcular o resistor da base do mosfet... sim, mosfet npn.

O resistor mínimo tem que ter uns 108ohm você precisar de menos corrente você coloca mais resistência... Mas tem que saber a corrente máxima do teu motor mas um resistor de 1K resolve a maioria dos casos.

Então o pino digital do Arduíno ligado ao resistor de 1k e esse resistor a base do mosfet. Para o arduino é só isso, já para sua bateria você liga o positivo da bateria ao motor o outro lado da do motor você liga ao coletor do mosfet e finalmente o outro lado que é o emissor você liga ao terra que seria ao negativo da bateria. E esse negativo da bateria você liga ao GND do arduino.

Cuidado se inverter as polaridades você vai matar o arduino ^^

adicionado 2 minutos depois

Acho que ela vai usar um servo motor... a não ser que seja outro projeto... ou estou confundindo as pessoas... mas se for um servo não precisa de ponte H ^^

• Membro VIP
Postado
  Em 19/09/2017 às 16:41, Bommu Perneta disse:

mosfet npn

Expandir  

canal n

base do mosfet

Expandir  

gate

coletor do mosfet

Expandir  

dreno - drain

emissor

Expandir  

source

Perdão mas estava doendo meus ouvidos...

@Juliana Batista da Silva é beeem simples

m1.jpg

via o óbvio google motor mosfet hás de ampliar os horizontes. Penso que um motorredutor te cairá bem. Penso também que hás sim de considerar a bidirecionalidade (inventei isso agora)

abç

Postado
  Em 19/09/2017 às 17:38, Isadora Ferraz disse:

canal n

gate

dreno - drain

source

m1.jpg

via o óbvio google motor mosfet hás de ampliar os horizontes. Penso que um motorredutor te cairá bem. Penso também que hás sim de considerar a bidirecionalidade (inventei isso agora)

abç

Expandir  

Tranquilo ^^ eu não me ligo para essa nomenclatura muito, desculpe X) uhauhauhauha Ainda mais que fica meio confuso de uma para outro ainda mais. Eu acabo* usando a mesma nomenclatura ^^ Ai eu adotei isso ai ^^

^^

Postado

Creio que você precise de um motor adequado, ou mesmo um solenoide se seu caso for apenas abrir e fechar.

A forma correta claro é calcular quanto de torque é necessário para ativar uma carga dessa, e com base nesse torque especificar um motor ou solenoide...é necessário conhecimentos em mecânica...

Dependendo se sua fonte que alimenta o arduino for robusta o suficiente, você pode usar um conversor DC-DC boost para elevar a tensão, assim você usa apenas uma fonte. Contudo, recomendo fazer como os colegas acima sugeriram...

• Curtir 1
Postado

Obrigada a todo mundo que respondeu.  Eu vou usar um servo mesmo, menos complicado, mas me interessei pelo assunto e vou pesquisar mais ao respeito. valeu gente. :D   

@Isadora Ferraz

Em 19/09/2017 às 21:37, diegosoares90 disse:

Creio que você precise de um motor adequado, ou mesmo um solenoide se seu caso for apenas abrir e fechar.

A forma correta claro é calcular quanto de torque é necessário para ativar uma carga dessa, e com base nesse torque especificar um motor ou solenoide...é necessário conhecimentos em mecânica...

Dependendo se sua fonte que alimenta o arduino for robusta o suficiente, você pode usar um conversor DC-DC boost para elevar a tensão, assim você usa apenas uma fonte. Contudo, recomendo fazer como os colegas acima sugeriram...

Expandir  

Em 19/09/2017 às 17:38, Isadora Ferraz disse:

canal n

gate

dreno - drain

source

m1.jpg

abç

Expandir  

você tem que calcular o resistor da base do mosfet... sim, mosfet npn.

O resistor mínimo tem que ter uns 108ohm você precisar de menos corrente você coloca mais resistência... Mas tem que saber a corrente máxima do teu motor mas um resistor de 1K resolve a maioria dos casos.

Então o pino digital do Arduíno ligado ao resistor de 1k e esse resistor a base do mosfet. Para o arduino é só isso, já para sua bateria você liga o positivo da bateria ao motor o outro lado da do motor você liga ao coletor do mosfet e finalmente o outro lado que é o emissor você liga ao terra que seria ao negativo da bateria. E esse negativo da bateria você liga ao GND do arduino.

Cuidado se inverter as polaridades você vai matar o arduino ^^

adicionado 2 minutos depois

Acho que ela vai usar um servo motor... a não ser que seja outro projeto... ou estou confundindo as pessoas... mas se for um servo não precisa de ponte H ^^

Expandir  

No começo até pensei em fazer abri e fechar mais ta dando muito problema então vou fazer só abrir mesmo.

Postado
  Em 19/09/2017 às 21:37, diegosoares90 disse:

Expandir  

Em 17/09/2017 às 01:15, Juliana Batista da Silva disse:

Estou querendo um motor que tenha torque suficiente pra puxar uma tranca de porta dessas comuns tipo "ferrolho",

Expandir  

@Juliana Batista da Silva , a sua descrição lembra a abertura elétrica de porta-mala de carro. Se for isso, o mais fácil é adquirir uma tranca dessas e adaptar, o que nos leva ao que o @diegosoares90 disse.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!