Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes para fazer chave para acionar relé


Posts recomendados

Boa noite,

 

Sou iniciante em eletrônica e estou projetando um circuito para acionar um ventilador a partir da temperatura do ambiente.

Os componentes que estou utilizando por enquanto são:

LM35 (sensor de temperatura)

LM358 (amplificador)

Potenciometro

Resistor (ainda não definido)

Fonte 12 Volts (só para o circuito, o ventilador vai utilizar a tensão de uma tomada)

Relé SRD - 12 VDC-SL-C 

 

Quando fui verificar a tensão para acionar o relé, notei que ele acionava com 6,5 V e só desarmava quando a tensão chegava a menos de 3 Volts. Eu preciso que a tensão de armar fosse a mesma que desarmasse (por exemplo: desarmar com menos de 6,5 V e armar com mais de 6,5 V) para que eu pudesse a partir da temperatura que eu estipulasse armar e desarmar ele.

 

Qual componente eu poderia utilizar para colocar entre o amplificador e o relé? Um componente que a partir de uma tensão ele permitisse a passagem de corrente e pouco menos dessa tensão o componente não permitisse a passagem.

Obs.: O ganho do amplificador ainda não estipulei, só dependo que quanto necessito para armar o componente.

 

Obrigado,

 

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

Eu já fiz algum circuito com especificação semelhante, e usei um comparador LM339 .  Ele tem 4 pares de comparação, então pode usar um para acionar em 6,5 e outro para desarmar com 6V .

 

Não recomendo usar dois valores muito próximos porque terá problemas com histerese no relê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites