Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD .M2 Sata queimado ao instalar em um Asus Vivobook X510UR


Adriano Dib
Ir à solução Resolvido por Adriano Dib,

Posts recomendados

Olá! Estou com uma grande dúvida em relação a essa linha da ASUS (X510UA/X510UR)... 

ONDE FICA A ENTRADA DE AR (PARA O COOLER) DESSA LINHA?

Sei que a saida de ar do cooler fica posiocionada discretamente na parte de trás do notebook, abaixo da tela...

Mas quanto a entrada de ar, eu não vi nada, somente as "pequenas aberturas" para a saida de audio dos auto-falantes, 
que serviriam um pouco para a entrada de ar, mas creio eu que não são o suficientes para a refrigeração adequada do notebook...

Ou seja, essa linha de notebooks deve esquentar um pouco mais (eu acho), 
afetando assim outros componentes como por exemplo o touchpad, na qual muitos aqui já relataram problemas...
exigindo assim mais cuidado do usuário para evitar superaquecimentos na máquina, etc...

Outra coisa, caso o usúario queira/necessite comprar uma "Base Refrigerada" para melhorar o resfriamento do notebook, 
principalmente em jogos ou quando está aquele "verão dos inferno", 
não iria resolver muita coisa, pois não existe absolutamente nenhuma entrada de ar embaixo do note!? :/ 
Se tiver alguém ai com experiência nesses notebooks atuais, por favor me tire assa dúvida ai! ;)

Sei que não é o Tópico adequado, mas é bom que tem muita informação DESSE notebook reunida aqui!! Obrigado002.thumb.jpg.597ef99abfd442d5c1fd700737288fff.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Edvaldo F. Gobbi disse:

Olá! Estou com uma grande dúvida em relação a essa linha da ASUS (X510UA/X510UR)... 

ONDE FICA A ENTRADA DE AR (PARA O COOLER) DESSA LINHA?

Sei que a saida de ar do cooler fica posiocionada discretamente na parte de trás do notebook, abaixo da tela...

Mas quanto a entrada de ar, eu não vi nada, somente as "pequenas aberturas" para a saida de audio dos auto-falantes, 
que serviriam um pouco para a entrada de ar, mas creio eu que não são o suficientes para a refrigeração adequada do notebook...

Ou seja, essa linha de notebooks deve esquentar um pouco mais (eu acho), 
afetando assim outros componentes como por exemplo o touchpad, na qual muitos aqui já relataram problemas...
exigindo assim mais cuidado do usuário para evitar superaquecimentos na máquina, etc...

Outra coisa, caso o usúario queira/necessite comprar uma "Base Refrigerada" para melhorar o resfriamento do notebook, 
principalmente em jogos ou quando está aquele "verão dos inferno", 
não iria resolver muita coisa, pois não existe absolutamente nenhuma entrada de ar embaixo do note!? :/ 
Se tiver alguém ai com experiência nesses notebooks atuais, por favor me tire assa dúvida ai! ;)

Sei que não é o Tópico adequado, mas é bom que tem muita informação DESSE notebook reunida aqui!! Obrigado002.thumb.jpg.597ef99abfd442d5c1fd700737288fff.jpg

Pelo que percebi, as principais saídas e entradas de ar ficam no vão do eixo da tela.

Se reparar, do lado esquerdo tem uma abertura maior, onde o ar quente é empurrado pra fora e do lado direito há pequenas frestas por onde o ar frio é puxado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que esse notebook não é recomendado para jogos, apesar dele ter hardware pra rodar até alguns games exigentes.

 

Quanto às dúvidas de SSD, já foi falado "n" vezes aqui que qualquer M.2 Sata vai funcionar (ou um de 2,5", mas neste caso deve substituir o HD que vem de fábrica).

 

Sobre a versão green do SSD da Western Digital, eu tenho um de 128 GB. É low voltage e na teoria consome menos bateria, mas por outro lado tem velocidades inferiores às da versão blue. Só vale a pena se estiver muito mais barato.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal depois de ter instalado o SSD Crucial MX500 e clonado o HD do note não fiquei muito satisfeito com a performance do Note e estava pensando em formatar efazer uma instalação limpa. Isto vai melhorar as performances ou não vale a pena?

Quando for fazer a instalação limpa tem uma ordem para instalar os drivers do note ou e so seguir a ordem do site da Asus?

 

Grato pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma instalação limpa do windows no SSD com todos os drivers instalados corretamente. porém aconteceu algo estranho que não sei como resolver. Antes quando tinha clonado o HD no SSD ele aparecia no BIOS seja como unidade seja como opção de boot. Apos fazer a instalação limpa continua aparecendo como unidade no BIOS porém não aparece mais como opção de boot apesar de sempre inicializar no SSD. Quando tento criar uma nova opção de boot não tenho como escolher a unidade do SSD. Alguem pode me ajudar a resolver o problema ? Isto pode me dar problema no futuro se continuar assim?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, gennaro73 disse:

Fiz uma instalação limpa do windows no SSD com todos os drivers instalados corretamente. porém aconteceu algo estranho que não sei como resolver. Antes quando tinha clonado o HD no SSD ele aparecia no BIOS seja como unidade seja como opção de boot. Apos fazer a instalação limpa continua aparecendo como unidade no BIOS porém não aparece mais como opção de boot apesar de sempre inicializar no SSD. Quando tento criar uma nova opção de boot não tenho como escolher a unidade do SSD. Alguem pode me ajudar a resolver o problema ? Isto pode me dar problema no futuro se continuar assim?

 

Grato

 

Provavelmente o Windows do SSD gravou o boot no HD onde já havia uma instalação do Windows.

Para fazer uma instalação que tenha boot no SSD você precisa remover o HD antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gennaro73 disse:

Os meus discos estão de acordo com as partições abaixo. 

Para ter uma instalação correta deveria juntar as partições do drive D: e depois reinstalar o sistema no drive C: correto?

 

5577AFDA-2865-412F-A34A-DA7AE7E64813.jpeg

Provavelmente o boot esta no HD comigo o amigo disse... Exclua as partições do HD... (Faça uma imagem caso queira guardar o sistema original) exclua todas as partições do HD.. e quando você for instalar o sistema operacional. Selecione o SSD para instalação... Depois na BIOS selecione no SSD como boot.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, gennaro73 disse:

Os meus discos estão de acordo com as partições abaixo. 

Para ter uma instalação correta deveria juntar as partições do drive D: e depois reinstalar o sistema no drive C: correto?

 

5577AFDA-2865-412F-A34A-DA7AE7E64813.jpeg

 

Minha sugestão é retirar o HD e reinstalar o Windows no SSD.

Se deixar o HD o Windows vai continuar gravando o boot no HD pois ele é o Disco 0 e o SSD o Disco 1.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, li bastante coisas aqui no tópico falando sobre o notebook apenas aceitar o SATA III e não ter suporte para Nvme por conta do seu slot, já que no notebook é do tipo B.

Mas recentemente chegou, pela Kingston, um modelo de SSD Nvme PCIe 2x que possui slot M + B, que teoricamente deveria funcionar neste notebook. (Link do SSD abaixo).

 

Alguém já testou esse modelo de SSD ou saberia me dizer se neste padrão funcionaria?

 

Link do SSD na Kabum

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FireMax_ Obrigado Pela Resposta. Vi que teve uma atualização da BIOS nos últimos tempos pra versão 306, mas não acho a documentação disso em lugar nenhum. Mandei um e-mail pro pessoal da Asus pra conseguir a documentação ou uma resposta deles sobre o suporte à esse tipo de tecnologia ai posto aqui a resposta deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, eu por meio de todos os comentarios, eu me confundi bastante, mas instalei o SSD M2 Crucial 500gb Sata 3, Perfeito.

Vou detalhar aqui para quem pretende ter um

>>>>ASUS VIVOBOOK 510UR BQT 166T

Informações: Atualizei a BIOS para versão 306 13/03/2018

Assim que você atualiza, os dispositivos não são detectados, é necessário ATIVAR A FUNÇÃO CSM em BOOT, eu também desativei FASTBOOT e Security Boot. Assim, feito isso, tudo que você instalar será detectado.

 

Instalei: 8gb 2133hz Patriot

Instalei: SSD M2 Sata 3 Crucial modelo MX500 2280S

 

Como deve ser colocado o pente, primeiro ponto, é impossível enfiar invertido, a menos que você empurre com tanta força que dilate o plástico do SLOT. Nas máquinas desktop eu sempre vi colocar o SSD com os microchips com a face para cima e a face LISA com a face para baixo. Porém no Asus VIVOBOOK 510UR BQ166T, só é possível instalar este SSD M2 SATA 3 com a face lisa voltata para cima.

Feito isso, eu fiz uma instalação limpa do Windows 10 com pendrive e não houve nenhum incoveniente.

Segue em anexo as fotos do meu sistema, bios, SSD, porém eu esqueci de tirar a foto com notebook aberto, mas manderei a foto da posição de como SSD deve ser instalado, e convenientemente é a posição que já vem na embalagem.

 

OBS: Existem 2 parafusos embaixo dos suporte de silicone preto na tampa inferior, cuidado para quem nunca abriu notebook para não forçar a tampa, e use uma espátula de plastico para retirar as travas de pressão após retirar todos os parafusos. Aberto a tampa, e inserido o SSD M2 SATA 3 na única posição que entra facilmente, não tem erro, é muito simples, só fiquei inseguro pelos comentarios nesse post de SSD queimado PCI.

 

Estou muito satisfeito com esse notebook, porque é muito bonito, tem Slot extra de memória e M2 para SSD SATA 3. A velocidade de instalação do windows 10 foi de 4min no SSD, muito bom.

 

Espero que com este post ninguém fique com medo de instalar um SSD SATA 3 Crucial num ASUS VIVOBOOK 510UR.

 

 

Asus 510UR SSD M2 SATA 3 MX500.jpg

WhatsApp Image 2018-07-31 at 14.10.43.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, segue resposta da Asus à minha pergunta sobre o suporte ao recurso Nvme PCIe 2x:

 

Citação

Verificamos em nosso sistema e não consta a informação que o produto tem suporte para tecnologia Nvme PCIe 2x
Informamos que o modelo de seu aparelho não foi projetado para receber upgrades e alterações em sua arquitetura.
Salientamos que a ASUS recomenda a utilização do aparelho em suas especificações originais de fábrica, pois a estabilidade e compatibilidade do equipamento submetido a alterações de hardware ou upgrades não podem ser garantidas.
Desta forma, não nos responsabilizamos pela funcionalidade de componentes não-originais.

 

Apesar da resposta, ainda vou verificar com a Kingston e posto aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu comprei um Vivobook X510UR-BQ167T e fiz uma instalação limpa do Windows 10, peguei lá no site da Microsoft. Deixei fazer todas atualizações e coloquei todos os drivers da Asus, porém, o aplicativo ASUS SPLENDID não funciona ou seja, não consigo controlar mais como quero a visualização da tela. Alguém teve esse problema e sabe como resolver ?? 

O meu também veio com vazamentos de Luz na tela, só na parte superior. Só é perceptível quando está em um local escuro, mas acho isso um erro na engenharia da carcaça. Você paga 3k no note e vim com isso, to pensando em mandar pra garantia e se n arrumarem pedir devolução do dinheiro e pegar outro. Faz menos de 15 dias que recebi! Segue abaixo como fica a tela: 

e5ec0101-8c02-47ef-bd54-afb677ec3001.jpg

img2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 8/5/2018 às 12:17, Postgre disse:

Pessoal, eu comprei um Vivobook X510UR-BQ167T e fiz uma instalação limpa do Windows 10, peguei lá no site da Microsoft. Deixei fazer todas atualizações e coloquei todos os drivers da Asus, porém, o aplicativo ASUS SPLENDID não funciona ou seja, não consigo controlar mais como quero a visualização da tela. Alguém teve esse problema e sabe como resolver ?? 

O meu também veio com vazamentos de Luz na tela, só na parte superior. Só é perceptível quando está em um local escuro, mas acho isso um erro na engenharia da carcaça. Você paga 3k no note e vim com isso, to pensando em mandar pra garantia e se n arrumarem pedir devolução do dinheiro e pegar outro. Faz menos de 15 dias que recebi! Segue abaixo como fica a tela: 

e5ec0101-8c02-47ef-bd54-afb677ec3001.jpg

Acho q esse vazamento é comum em todos do modelo. O que me incomoda na tela dele mesmo é o gamma, porque em cenas escuras você não consegue ver nada. Só conseguir corrigir isso pelos software que uso pra assistir filme mas ainda persiste no YouTube e outros vídeos q assisto na web.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao Asus Splendid, navega até a pasta onde ele esta instalado e executa o ACMON e logo em seguida ACVT que o próprio atalho do Asus Splendit. O meu acontecia isso, mas parou de dar esse problema. (acho que a única mudança que fiz aqui foi usar o Windows Defender, no lugar do Bitdefender, mas vai saber). O meu também tem vazamento de luz.

Sem título.jpg

adicionado 7 minutos depois

@Postgre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ariel Diniz disse:

Acho q esse vazamento é comum em todos do modelo. O que me incomoda na tela dele mesmo é o gamma, porque em cenas escuras você não consegue ver nada. Só conseguir corrigir isso pelos software que uso pra assistir filme mas ainda persiste no YouTube e outros vídeos q assisto na web.

Entendo! Eu mandei e-mail pra Asus e me responderam que a garantia não cobria esse tipo de problema, pedi explicações e to aguardando. valeu!! 

 

25 minutos atrás, marcelo.ma disse:

Em relação ao Asus Splendid, navega até a pasta onde ele esta instalado e executa o ACMON e logo em seguida ACVT que o próprio atalho do Asus Splendit. O meu acontecia isso, mas parou de dar esse problema. (acho que a única mudança que fiz aqui foi usar o Windows Defender, no lugar do Bitdefender, mas vai saber). O meu também tem vazamento de luz.

Sem título.jpg

adicionado 7 minutos depois

@Postgre

Então Marcelo, eu fiz isso e abriu, agradeço. Porém, eu não senti nenhuma diferença em alternar entre os modos do Splendid. O teu ta mudando a gama de cores do visor ao alterar o modo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, marcelo.ma disse:

@Postgre Aqui está funcionando perfeitamente.

Entendi. O meu abriu, mas não está funcionando. Vou reinstalar e vejo se consigo fazê-lo pegar. valeu

adicionado 4 minutos depois

@mineeiro Não é compatível. Pelo menos em teoria e de acordo com o relato do pessoal. O que ele aceita é padrão SATA III, esses sim, funcionam. 

adicionado 10 minutos depois

Mandei mensagem pra ASUS sobre o vazamento de Luz no Display, responderam isso ai da imagem. Vocês acham que vale a pena mandar ou vai voltar a mesma coisa ??

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!