Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Delid fazer ou nao?


Posts recomendados

Boa noite Galera.

Estou tentando saber mais sobre o delid, pois o meu i7 3770 esta chegando a 80 graus, mesmo usando um watercooler da Corsair o H100i GTX, gabinete Corsair T780, 3 cooler frontais da Corsair Ml 120 Pro, e no radiador coloquei 2 Scythe de 5400Rpm e os dois originais do water fazendo push and pull.

Ainda não consegui ver se existe uma lista de quais processadores pode fazer isso, e qual cola e a melhor porque em alguns sites fala que o erro e a cola e não a pasta térmica usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andersontech disse:

E eu esqueci de falar que já comprei várias pastas térmicas, estou usando agora a gelid.

Sim já fiz de tudo, troquei cooler e gabinete.

 

Cara 80ºc mesmo com essa refrigeração toda? Esta fazendo overclocking corretamente? Verificou se o cooler esta bem fixado na placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Bom dia, sim esta atualizado no máximo a bios, não vai travar ate chegar em 90 graus, pelo menos esta no site da Intel.

adicionado 4 minutos depois
21 horas atrás, RBMA disse:

Cara 80ºc mesmo com essa refrigeração toda? Esta fazendo overclocking corretamente? Verificou se o cooler esta bem fixado na placa-mãe?

@RBMA Bom dia, brother o pior que não faço Overclock, e sim já desmontei troquei pasta, fiz de tudo.

Mas essa temperatura não fica o tempo todo, só fica assim quando vou jogar e renderizar os videos.

adicionado 9 minutos depois

Qual pasta térmica devo usar Thermal Grizzly Hydronaut ou  Coollaboratory Liquid Ultra?

E vi que o pior não e a pasta térmica usado pela Intel, e sim a cola que e usado para colar o IHS.

Alguém sabe qual eu devo usar, onde comprar o Dr. Delid para LGA 1155?

 

Deliding é o processo de remoção do IHS (Integrated Heat Spreader) da CPU com alguns métodos descritos abaixo que visam soltar as temperaturas da CPU. Desde a Intel Series 3, 4, 6 e agora 7, a Intel usa um tipo de silicone preto para colar o IHS na PCB, mas o dado quase não o toca. E a Intel também usa um tipo pobre de pasta térmica, então há um contato muito fraco entre o dado e o SIS, resultando em uma dissipação de calor ruim, portanto, uma CPU quente.

Read more: https://www.tweaktown.com/guides/8039/cpu-deliding-quick-guide/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersontech i7-3770 com H100i usando fans de 5400rpm e a CPU está superaquecendo? Tem coisa errada nessa história. Meu i7-3770K roda tranquilo com qualquer Hyper TX3 da vida, até cooler box.

 

Quando você diz que trocou de cooler, que cooler é esse? Ventoinha ou CPU cooler mesmo?

 

Nota: você não pode fazer push pull usando dois fans de 5400rpm e dois fans de 2450rpm. Use apenas o Scythe. Se realmente quiser fazer push pull, compre mais dois Scythe ou venda eles (muito fortes, desperdício) e compre quatro fans iguais de 2000 ou 3000rpm para fazer o push pull.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Boa tarde, eu nem tinha pensado nisso, quando eu chegar em casa vou remover os dois normais e deixar os dois de 5400Rpm.

Mas eu queria fazer o delid, mas aqui no brasil esta difícil de achar as ferramentas, só achei fora do pais, a cola e o extrator de IHS.

As pastas térmicas tem no mercado livre, mas da pra comprar quatro delas la fora.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersontech tem no Brasil, sim. No Mercado Livre. Não é aquele kit da Rockit mas muita gente usa esses de silicone. Mas você tem que perguntar ao vendedor qual é a cor para o Ivy Bridge. Acho que tem azul, laranja e amarelo. Para uma CPU bloqueada você pode usar a GC-Extreme, que vende na MegaMamute. Se quiser um pouco melhor, tem a Thermal Grizzly Kryonaut, mas acho que só tem no e-Bay, e demora de 40 a 90 dias para chegar. Se comprar no e-Bay, por favor não reclame e peça o reembolso depois que passar os 15-20 dias de entrega. O pacote chega rápido ao Brasil (10-11 dias), mas depois fica de um a dois meses rodando pela receita e os Correios. Ou seja, encomende por risco próprio de não chegar. Muitas lojas bloqueiam as vendas para o Brasil (prejudica quem quer comprar) por causa de gente que fica chorando porque não chegou em duas semanas, coisa que nunca vai acontecer. Já recebi encomenda do e-Bay que chegou 4 meses depois. Se é para chorar, melhor agente chorar no Congresso :lol:

 

Mas, sério, não faz delid não. Você vai ter que trocar a pasta de seis em seis meses e a sua CPU é bloqueada. A chance de ser um problema do processador é muito pequena. O seu water cooler deve estar quebrado, ou mal instalado, ou com folga no backplate, etc.

 

Conselho de amigo, vende esse water cooler (já que você é inexperiente) e coloca um Frio Silent 14 ou Thermaltake NiC L32. Os dois são iguais, só que o Frio Silent tem um fan com menor rpm (silent). Qualquer um dois dois serve e são muito bons.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Boa noite brother, eu acho bem chato isso de reclamar ou pedir pra cancelar porque não chegou no prazo, já fiz uma compra 30 de setembro e só chegou 18 de dezembro.

Eu não sou inexperiente, trabalho com isso faz 20 anos, nunca fiz um delid queria muito fazer, para aprender e ajudar esse meu amigo a ficar mais frio, mas eu lê muito sobre o assunto e ninguém fala nada que e a cada seis meses tem que trocar a pasta, isso já iria ficar bem chato, mas já olhei tudo, o único erro que eu fiz foi de colocar os dois cooler de 5400rpm por baixo e os dois de 2700rpm por cima, pensei que não ia dar nada, afinal eles iriam ser empurrados.

Esses watercoolers não da pra fazer manutenção por ser selado, mas pelo Corsair link parece estar tudo bem, vou desmontar de novo e verificar, acho que vou trocar os thermalpad da placa-mãe pra ver se ajuda, por que no corsair link mostra a mesma temperatura do processador e um sensor da placa-mãe quando ele atinge os 80 graus.

olha como esta a temperatura agora.

 

print_temp.png

adicionado 2 minutos depois

@Evandro Boa noite, não eu não fiz o undervolt nele, e também não fiz OC.

Mas já passou pela cabeça formatar instalar tudo de novo, mas preciso de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andersontech vai por mim, testa o undervolt, é no mesmo caminho do overclock, só que "pra baixo".

 

No meu processador baixei 10W (de acordo com o HWMonitor) do consumo dele e a temperatura estabilizou em faixa interessante.

Mas deve dar pra brincar mais aqui, meu processador antigo baixava bem a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersontech não use o Corsair Link porque esses programas são todos bugados. Use o HWmonitor e o Real Temp para ver a temperatura da CPU e a rotação da bomba que são os mais usados.

 

Mas é o que eu disse, a chance de você estar procurando cabelo em casca de ovo é muito grande. Esse i7 bloqueado roda com um TX3 tranquilo. Você precisa refazer a montagem, usar uma pasta térmica de qualidade, aplicar a pasta térmica corretamente e usar apenas o  Scythe (ou comprar mais dois iguais). Melhor instalar o radiador na frente. 

 

Mas tem que fazer uma análise do water cooler para ver se ele está funcionando, se não está entupido, etc. Depois, na hora de instalar, tem que ver se não está com folga no backplate. Se continuar a mesma coisa, você tem que testar com um air cooler qualquer que você tiver aí (só não teste com o cooler box), porque não pode estar assim. Como eu disse, um TX3 segura esse processador.

 

O BIOS está atualizado? Qual é a placa-mãe? (a sua assinatura está toda diferente).

 

Esse i7-3770 é usado? Comprado no ML?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Bom dia, preciso fazer o download do HW monitor pra ver como funciona, eu uso muito o Msi Afterburner e o Aida64.

Mas eu voltei o i7 2600, ai voltou tudo ao normal, então o problema esta mesmo no processador, eu peguei com um cara de outra loja, vamos ver se ele troca, porque e usado e já faz um mês que esta comigo.

Mas fiquei mais chateado mesmo foi com que o nosso colega disse sobre o delid ter que ser feito a cada 6 meses.

Mas vou pensar direito sobre isso, estou muito afim de fazer pra ver como é, sabe a curiosidade e fogo, hahaha.

 

@Contiusa Bom dia brother, eu mudei o meu perfil la, agora tem todas as informações da minha maquina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andersontech disse:

eu peguei com um cara de outra loja,

 

Esses processadores usados de oficina ou do ML são frequentemente bixados. Ele deve ter queimado alguma coisa em um sistema com fonte genérica, estabilizador, essas coisas. Devolve para o cara. Muito provavlemente o delid não vai adiantar.

 

Vi uma vez um tutorial que diz que a troca de pasta é frequente. Você pode pesquisar. As oscilações de temperatura são extremas e algumas pastas não servem para delid, como a Nano ou a NT-H1 da Noctua. O que explica em partes a pasta TIM, que não é tão boa mas dura 20 anos. Mas tem gente que cola a tampa depois do delid, então deve ter algumas pastas que duram um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já li muita coisa sobre delid e até pensei em fazer no meu i7 7700k até vir em meu pensamento que dependendo da pasta térmica é necessário a troca com uma certa frequência, de 6 meses a 2 anos ou mais um pouco. Isso é extremamente complicado, ter que ficar fazendo manutenção na CPU toda vez que o tempo da pasta terminar e ela se desgastar, isso não me agrada nem um pouco. Fora que ficar retirando o processador da mobo pode acontecer um acidente e até acabar entortando os pinos dela. Aí a dor de cabeça só vai piorar.

 

Li que você não faz overclock.... Mas com o H100i deveria segurar as temps do seu i7 com tranquilidade. Logo é bem provável que você tenha um problema de setup. Pode ser que a base do H100i não está encostando corretamente na CPU, deve-se verificar o backplate do H100i na traseira da sua placa-mãe pra ver se não está com folga. Você pode verificar também se as mangueiras do seu H100i estão na posição correta.

 

Verifique também se as configurações do seu H100i estão corretas, a bomba e os fans devem ser setados em performance.

 

Outro ponto importante é verificar o seu vcore na sua BIOS. Antes verifique se sua BIOS está atualizada e se não tiver, atualize(pode resolver de imediato). Se já estiver atualizada verifique se o vcore não está muito alto. Se tiver muito alto é ele que está causando o aquecimento. Então você deve baixar aos poucos de -0.05 ou -0.10 e a cada vez que baixar fazer testes de estabilidade(benchmarks, prime95, Intel Extreme Tuning Utility, etc). Use o HWMonitor para monitorar as temperaturas.

 

E se nada acima der certo é provável que seu H100i ou seu CPU esteja com algum problema físico, ou o H100i não está resfriando como devia ou o processador está superaquecendo, com soldas faltando, etc. Só testando em outra máquina pra ter uma noção melhor do que está acontecendo. Se conseguir alguém que tenha uma cpu ou um h100i igual ao seu pra pedir emprestado e testar na sua máquina pode ser de grande ajuda.

 

Você teria uma imagem do seu gabinete por dentro?

 

Por hora não consigo pensar em mais nada, se tiver progresso me deixe saber por favor. E deixe o delid como última opção, pra você não se arrepender depois, já que o risco e trabalho que você vai ter são grandes. Abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, eu não respondi nesse final de semana pois foi meu aniversario e eu estava curtindo com a família.

Amanha não vou ter faculdade e poderei fazer vários teste, inclusive um amigo vai levar um i7 3770K, ai vou poder entender melhor tudo isso, porque não e toda hora que o processador sobe a temperatura, mais quando vou jogar o Pubg e renderizar videos no programa Cantasia Studio 8.

@Ademir M Carvalho eu vou tirar uma foto pra voce ver, mas acho que o amigo @Contiusa pode ter razao, eu gostaria muito que não, mas pode ser.

Eu agradeço a todos que estão me ajudando.

Obrigado e ate os testes de amanha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20180203_174124.thumb.jpg.f2342324905ef558e0230ea129be2754.jpg

adicionado 8 minutos depois

Hoje fiz alguns testes, usei o programa que os colegas mencionaram o HW Monitor, e a temperatura máxima chegou em 52 e a mínima 37.

Mas não joguei, então amanhã termino de fazer e tiro um print.

E a pasta térmica que eu uso e a Gelid extreme.

Mas estou pensando em trocar para a Grizzly, só que estou tendo que estudar duas dessa marca, a diferença em sua transferência de calor e de 11.8 e 12.5, se eu não me engano.

E pensei em trocar os termal pad da placa-mãe, só a espessura que ainda não sei tem de 0.5mm e de 1.5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Contiusa @Evandro @Ademir M Carvalho

Depois de assistir um vídeo sobre aplicação da pasta térmica vi um ponto onde eu estava errando, o erro da ervilha, acho que foi assim que ele chamou, eu achava que colocar a pasta na forma de gota o dissipador espalharia a pasta de forma uniforme, mas eu estava errado, só vendo testes com vidro que a gente vê como fica. 

Então eu fiz igual a explicação do vídeo, uma camada fina da mesma pasta térmica que eu já usava (Gelid Extreme)

Mas antes de trocar a pasta eu fiz um teste usando o HWMonitor o (Corsair link fica mostra os mesmo dados, só que com bem menos recursos) e Aida64.

Nos primeiros segundos a CPU já ficou com 98 graus, parei o teste por segurança.

Depois da aplicação correta a CPU ficou em 81 graus e estabilizou, passando de mais de um minuto de teste.

Mas ainda não desisti de tentar um delid, mas vou continuar levantando informações, e a minha vitima ja esta sobre a bancada, um Celeron LGA1155, só aguardando o silicone certo chegar, ai vamos saber se vale a pena.

E o amigo que ficou de levar o processador dele ainda não pode.

Valeu pelo apoio ai galera

 

Teste antes da troca de pasta.png

Teste depois da troca de pasta.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro eu vou pesquisar sobre o undervolt, mas nunca precisei mexer na tensão do processador ou clock na bios, fica em auto. Mas vou ver.

adicionado 5 minutos depois

Mas andei pesquisando sobre o tempo de troca de pasta térmica, alguns fabricantes garante 8 anos, e alguns membros do próprio Clube do Hardware diz 2 anos.

Mas ninguém fala sobre o tempo em delid, alguém viu?

Me manda o link.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersontech Bom eu não sei nada a respeito das voltagens desse i7 3770, mas me chamou atenção que ele está batendo 1.20v de vcore a 4327Mhz de máxima. Como o @Evandro falou, acredito que o undervolt aí deve te ajudar e muito.  Eu que tenho um i7 7700k considerado um processador que esquenta muito consegui uma máxima idêntica a sua com o clock maior de 4.6Ghz e um WC inferior ao seu, como pode ver na imagem.teste.thumb.jpg.0142a1fbdc5f9f5acdfb894dae566926.jpg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!