Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vidro elétrico - fim de curso


guezz

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou desenvolvendo um "computador de bordo" para meu carro (jipe) e quero integrar o vidro elétrico nele.

 

Fazer subir ou descer é tranquilo. Entretanto, quero adicionar uma função de conforto que eu faça o vidro subir/descer automaticamente. Mas me esbarro em como descobrir o fim do curso do vidro (pra cima ou para baixo). Inicialmente pensei em colocar uma chave de fim de curso, mas eu teria que colocar 2 chaves por vidro.

 

Encontrei um método com menos recursos que é transformar o acionamento do motor em ondas quadradas e, então, medir a quantidade de pulsos usadas no motor para subir ou descer.

 

Posso gerar este pulsos com capacitores. Mas, e para contá-los?

 

Encontrei alguns CI's com contadores, mas ainda não entendi exatamente como se classificam, como funcionam, como eu poderia ajudá-los.

 

Alguem já trabalhou com eles?

 

Abraços.

 

Patrick

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que podes fazer é motor dc mesmo e monitorar a corrente. Ao atingir o fim de curso, ele trava e a corrente vai lá pra cima. Uma partida suave - algo com pwm - pode diferenciar o pico inicial da travada final. Um algoritmo algo como um de motor de portão de correr: a cada apertada do botão ele gira pra um lado. Tanto faz o lado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você tá doidinho com essas ideias. É possível controlar a posição pela quantidade de pulsos enviados a um motor? Sim, desde que (e é nesse ponto que sua ideia não funciona) o motor utilizado seja de passo. O motor de passo tem a característica de andar 1,8º a cada passo. O motor de vidro elétrico tem a sua rotação proporcional a tensão e a resistência encontrada, que varia muito.. Vai ter que instalar o fim de curso ou fazer o monitoramento de corrente sugerido pela @Isadora Ferraz .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sérgio... pensei num motor de passo também... mas para ter o torque suficiente que consiga levantar o vidro ele sairia muito caro (jipe grande e velho)... e po, adorei esta sugestão da Isadora !!! Bem prática!

 

Isadora, muito legal sua ideia!!!! Vou fazer alguns testes!

 

Gente, muito obrigado mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns desafios para implementação desse projeto:

- Se vai monitorar a corrente e determinar que o vidro alcançou o final de curso pelo travamento do motor (corrente de stall), vai matar o movimento no ninho por um simples motivo: quando o motor inicia o movimento, ele está partindo da rotação zero, então nesse momento inicial terá a corrente de stall.

- Descobrir a corrente de stall (essa é fácil).

- Um delay que cale o monitor de corrente apenas no início do movimento (0,5s deve ser o suficiente) - criatividade e 555  ou até mesmo um simples RC resolve.

Boa sorte.

== Poste desenvolvimento e resultados, será a sua melhor retribuição. ==

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Sérgio Lembo disse:

inicia o movimento, ele está partindo da rotação zero, então nesse momento inicial terá a corrente de stall.

imaginei isso ...

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma partida suave - algo com pwm - pode diferenciar o pico inicial da travada final.

mas penso que torna o sistema mais complexo

 

De fato pode-se diferenciar o stallzinho da partida do stallzão do fim de curso de várias maneiras. Um desafio mais desafiador seria algo como previr uma criança ou um sem noção segurando o vidro. Forçando uma corrente um pouco aquém do fim de curso: o trem vai ferver. Ferva-se sua cabeça. Algo como: com 50% do valor de stall, nunca fique + que 2 segundos ligado. Este 'campo magnético' está atraindo um mc hein...

 

Ainda que eu prefira maximizar um pouco com mc...uma minilista minimalista: comparador, flip flop, ponte h

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falando mais em segurança, imagine algo como um watch dog rotativo (inventei isso agora). Imagine um sensor hall ou ímã com reed switch ou ótico ou seja algo no eixo pra contar voltas. Imagine cada volta disparando um 555 na função monoestável. P.ex. Se cada volta leva 1 segundo, ajuste o tempo do 555 pra 1.5 seg ou menos. Teoria: se parar de girar por qualquer motivo que seja, vai parar de mandar o sinal de disparo e ficar pouco tempo acionado.

 

Mas já que estás a fazer um

8 horas atrás, guezz disse:

"computador de bordo"

este algoritmo adicional seria mais um atrativo pra considerar um versátil mc

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, obrigado pessoal!

 

Vou experimentar todas as sugestoes.

 

O exio pra contar as voltas seria o mais preciso apos gerar uma memoria pra saber a posicao do vidro. Entretanto, pelo que me lembro, acoplar isso la dentro da porta seria bem complicado e a trepidacao do carro pode enganar o sensor se nao forem bem presos. Mas vou tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tudo que foi dito aqui, só uma coisa que não consegui entender: porque não usar o fim de curso. É o método mais simples e barato que tem. As opções são interessantes mas não agregam vantagem alguma, exceto a possibilidade de evitar esmagamento de mão/cabeça (sensor de corrente no motor).

Alguns problemas que terá que conviver com o sistema de posicionamento por pulsos:

- Ruidos elétricos ocorrem e provocam erro acumulativo no seu contador.

- O motor de arranque é um pico de corrente entre 100A e 200A (item acima).

- A memória RAM e os contadores são apagados cada vez que alguém mexe na bateria (se bem que temos a EEPROM, verificar quantos ciclos de escrita seu MCU suporta nisso).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, guezz disse:

O exio pra contar as voltas seria o mais preciso apos gerar uma memoria pra saber a posicao do vidro.

Não foi bem isso que tive em mente mas tá valendo. No caso terias que ter uma detecção da posição inicial o que torna o sistema menos minimalista.

 

+1: imaginei algo como uma embreagem ou algo assim pressionando o eixo em rotação mantendo um botão pressionado. Se parar de girar, ele desliga.

Me fez lembrar... Na época dos toca fitas k7 que tinha um sistema autostop 100% mecânico. Vários tipos: um a fita esticava e desligava o motor, outro tinha um trequinho balançando que se parasse, desligava. Tudo mecânico. Ah e também os autoreverse. Muito lôco. Foi uma honra ter conhecido isso... R.I.P.

 

Vá de @Mestre88 e @Sérgio Lembo e compre um carro novo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te falar que na mudança da casa dos meus pais, desembalei um toca fitas velho. Fomos tentar ligar e o play não funciona. Qualquer hora vou tentar reanimá-lo.  Minhas fitas eu perdi todas, mas meu pai tem um bocado rsrs.

 

A propósito fiz uns testes preliminares com base na corrente quando o motor para e me parece o mais ideal. Quase não força o motor, já que a corrente sobe rapidamente.

 

Vou pegar um sensor de corrente e testar pra valer!

 

Obrigado mais uma vez!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!