Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Gostaria de sugestões de placa-mãe para fazer OC tanto do Q9650 (mínimo 1600 MHz) quanto das DDR3 (mínimo 1600 MHz) e, portanto, gostaria que indicassem três sugestões com marca e modelo para poder dar uma pesquisada.

Gostaria de que tivesse pelo menos umas 6 conexões sata e 8 GB (se puder ser 16 GB, melhor) de RAM DDR3. :)

Se por milagre tiver duas PCI-E de x 16... :lol:  :P

Att.

Postado

Olá, @GabrielLP14!

Então, eu fiz uma pesquisa prévia e não encontrei muita coisa.

A configuração 8 GB + 6 sata desde que possa fazer OC era na possibilidade de achar algo por aqui.

E outra, eu pus 16 GB de preferência pois a ideia e comprar no Aliexpress.

Att.

Postado

@GabrielLP14 @Kagaho

Por incrível que pareça existem modelos dessa geração com suporte 16GB DDR3 2133mhz, USB 3.0, wi-fi, mas são difíceis de achar, geralmente o chipset em que se encontra essas mobos são os P45.

Asus P5Q3, o kit vai com a mobo  + core 2 duo + 4gb ddr3 por 450 reais, muito, mas muito em conta uma mobo top até para os dias atuais:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000190277-core-2-duo-asus-p5q3-deluxe-8-gb-ddr3-_JM

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5Q3_DeluxeWiFiAP_n/

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, OCCT disse:

@GabrielLP14 @Kagaho

Por incrível que pareça existem modelos dessa geração com suporte 16GB DDR3 2133mhz, USB 3.0, wi-fi, mas são difíceis de achar, geralmente o chipset em que se encontra essas mobos são os P45.

Asus P5Q3, o kit vai com a mobo  + core 2 duo + 4gb ddr3 por 450 reais, muito, mas muito em conta uma mobo top até para os dias atuais:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000190277-core-2-duo-asus-p5q3-deluxe-8-gb-ddr3-_JM

https://www.asus.com/Motherboards/P5Q3/specifications/

Impressionante mesmo colega que ainda há placas top de linha da série 775 à venda mesmo usadas.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14

Eu também me surpreendi, mobo rara por 450 com cpu e memória se eu fosse o autor do tópico aí comprava o vendedor é confiável.

E ele já tem um Q9650 com essa mobo dá para subir acima de 4ghz e não deve em nada para quad-core mais recentes já vendidos com clocks maiores

Postado

@GabrielLP14

Mobo top vem com Wi-Fi, USB 3.0, suporte SLI e CROSS suporta 16GB DDR3 2133mhz dual-channel, os Core 2 Quad usando DDR3 tem mais performance com overclock do que os outros kits com DDR2 que a maioria da galera usa e posta no youtube, experiência própria, mas quando fiz OC a minha mobo era um p5qc inferior a essa aí, suportava até 8GB DDR3 1600mhz e 16GB DDR2 800mhz, não tinha wifi e nem usb 3.0, mas era boa de overclock.

Ah se eu ainda tivesse o Q9550, ia me desafiar em overclock com esse kit do anúncio e quem tiver ou x5470 3.33ghz dava para usar bios mod montar e topar com OC em 4.5ghz, uma máquina  rápida até para os dias atuais equiparável i5 quad mais recentes.

Postado

Olá, @OCCT !

Diz uma coisa, que magia você usou para achar esse anúncio?

Procurei por Mobo desse tipo no ML é não tinha me deparando com esse anúncio. :o

Você conseguiu por a DDR3 nessa frequência de 2133 MHz?

Usou 2 x 8 GB ou 4 x 4 GB?

Att.

Postado

@Kagaho

Quando eu tinha o kit Asus p5qc + q9550 usava 2x4GB DDR3 1333mhz em dual-channel, essa mobo não tinha o suporte que a do ml tem aí mano.

O suporte dessa mobo do ml Asus p5q3 é 4 pentes de 4GB DDR3 2133mhz, totalizando 16GB.

Se ainda tiver a venda é bom comprar, é uma raridade!

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá, @OCCT e @GabrielLP14 !

Eu consegui a referida P5Q3 Deluxe, contudo quando ligo o computador não aparece nada.

As luzes da placa-mãe ligam, bem como o cooler do processador, contudo não dá vídeo.

Att.

Postado

@Kagaho

Primeiro passo quando se compra uma mobo usada é resetar a bios e tentar várias memórias para ver se são compatíveis, verifica se a placa de vídeo está encaixada direitinho também, qual o restante do kit que você está usando com a mobo? Tem também a questão da bios estar atualizada, quando comprei a P5QC veio com bios antiga.

• Curtir 1
Postado

Olá, @OCCT !

Placa-mãe: P5Q3 Deluxe Wifi.

Processador: Q9650

Ram: 4 GB 1333 MHz.

HD: Samsung 80 GB SATA II

Placa de vídeo: GeForce 8600 GT

Cooler: Hyper T4

Fonte CX 650

Agora vem as dúvidas:

1. Como limpar a BIOS?

2. Como atualizar essa BIOS? 

Sei que essas duas devem estar no manual, mas para agilizar resolvi perguntar.

3. Já desconectei e conectei a placa de vídeo três vezes. Creio que não seja ela o problema.

4.Infelizmente só tenho esse pente de memória. :(

Att.

Postado

@Kagaho

Desconecta o pc, tira todos os cabos, retira a bateria da placa-mãe, em seguida desliga a chave da fonte, segura o botão power frontal do gabinete por 10 segundos. Espera 1 minuto, coloca a bateria novamente reconecta tudo e testa, existe grande possibilidade de ser a bios ou o pente de memória, eu tive dificuldades para achar memória ram ddr3 compatível com a asus p5qc e era obrigatório atualizar a bios para resolver problema de incompatibilidades.

• Curtir 1
Postado

Olá, @OCCT!

Então, deu certo ao limpar a BIOS.   :)

Agora ela liga.    :D

Contudo, ganhei outro problema o qual você comenteu ali antes, as memórias RAM.

A BIOS não reconhece o pente de memória mesmo tendo-a atualizado para a última versão constante na página da ASUS .

Sabe dizer qual o caminho a trilhar para eu conseguir fazer reconhecer?

Att.

PS.:  Tem como me ajudarem: @.Solutionn., @Math.Pi, @GabrielLP14, @NascarBR, @FIRE_Scheifer e @Atretador .

adicionado 25 minutos depois

Olá, @RS Faria, @DiF, @Evandro e @Viny!

Saberiam indicar o caminho para fazer reconhecer memória RAM 4GB 1600 MHz na P5Q3 Deluxe/Wifi mesmo já tendo atualizado a BIOS?

Att.

Postado

@Kagaho

Cara o primeiro passo é você atualizar a bios e testar e parabéns pela placa-mãe realmente é uma raridade e muito boa para os dias atuais.

No site do fabricante a última bios resolve problema de incompatibilidade com memória ram:

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5Q3_DeluxeWiFiAP_n/HelpDesk_BIOS/

Versão 21052009/07/031.16 MBytes

P5Q3 Deluxe/WiFi-AP @n BIOS 2105
Enhance the compatibility with certain memory.

• Curtir 1
Postado

Olá, @GabrielLP14 e @OCCT!

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

No caso você está tentando deixar um pente de 1600 e 1333 ao mesmo tempo e não está dando certo correto?

Isso! Ambos de 4 GB, contudo de frequência e latência diferentes.

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:
Você está com o BIOS 2105 de 03/07/2009?

Sim, foi a segunda coisa que fiz. :)

2 horas atrás, OCCT disse:

Cara o primeiro passo é você atualizar a bios e testar.

Pesquisei, baixei e instalei a BIOS versão 2105 quando você comentou na segunda que eu tinha que limpar a BIOS e atualizá-la. :thumbsup:

Eu testei as memórias separadas, inclusive trocando-as de slot e a única que funcionou foi a de 1.333MHz. :cry:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!