Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
José Nildo de M. Pereira

RESOLVIDO Amplificador Estereo com TDA2050

Recommended Posts

Pessoal, estou com 2 TDA2050 sem uso, alguns alto-falantes sobrando e resolvi montar um amplificador, pesquisando um pouco encontrei o esquema de um amplificador estereo 60W 17v com esse TDA, mas estou um pouco na duvida se ele cumpre o que promete, segue o PDF com o esquema e outras informações (esta em espanhol)

tda2050.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o circuito a ser implementado, sou muito mais as construções propostas pelo fabricante do que as alternativas. Abaixo o PDF da SGS-THOMPSON (ST).

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/25046/STMICROELECTRONICS/TDA2050.html

Já na entrada uma diferença gritante: o fabricante sugere uma entrada e 1uF e o espanhol 0,22uF em série com 1uf o que resulta em 0,2uf. E lá se vão os graves nessa história. Para mim que gosto de rock seria um desastre. O circuito tem a pretensão de ser Hi-Fi. Isso significa capacidade de reproduzir frequências a partir de 12 e 14Hz. Antes que argumente que a audição começa aos 20Hz te informo que é nessas baixíssimas frequências que se tem sensações corporais tais como o deslocamento de ar quando o bumbo é acionado com força. O problema é encontrar gravações Hi-Fi. A exemplo de todos os amplificadores aparece distorção no final da potência, mas limitando o uso a 70% do nominal terás uma excelente experiência. Se possível utilize a fonte simétrica, o recurso para fonte singela força o uso de capacitor na saída, um pequeno prejuízo para os graves. De resto basta seguir o circuito.

Boa sorte.

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Obrigado pela informação! (também gosto de rock, ia montar para ouvir AC/DC e Metalica), remover o capacitor de 0,22uF deixando só o 1uF na entrada e usar fonte simetrica, estava pensando em usar uma fonte de notebook 19V, sera que tem algum problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Menor tensão impactam na potência máxima, mas não na qualidade. Sobre o uso de fonte de notebook, o pior que pode acontecer é o aparecimento de ruídos de chaveamento no som. Lembre-se de que esta fonte foi projetada para outro uso. A solução é simples: caso ocorram tais ruídos basta colocar + capacitores na saída da fonte. Vá de dobradinha, isto é, capacitores pesados e capacitores de baixo valor - nF. Terás a estabilidade necessária e eliminação dos ruídos de fonte.

Olhando no datasheet, 19V simétricos vai te dar 40W de potência por canal, talvez sua fonte não suporte tanto. 19V não simétricos resulta em 10W por canal. Lembre-se que é um amplificador classe B, 10W de potência na saída são 16W ou mais de esforço na fonte mas não precisa usar o máximo. A qualidade está em não usar o máximo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×