Ir ao conteúdo

Amplificador Estereo com TDA2050

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Sobre o circuito a ser implementado, sou muito mais as construções propostas pelo fabricante do que as alternativas. Abaixo o PDF da SGS-THOMPSON (ST).

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/25046/STMICROELECTRONICS/TDA2050.html

Já na entrada uma diferença gritante: o fabricante sugere uma entrada e 1uF e o espanhol 0,22uF em série com 1uf o que resulta em 0,2uf. E lá se vão os graves nessa história. Para mim que gosto de rock seria um desastre. O circuito tem a pretensão de ser Hi-Fi. Isso significa capacidade de reproduzir frequências a partir de 12 e 14Hz. Antes que argumente que a audição começa aos 20Hz te informo que é nessas baixíssimas frequências que se tem sensações corporais tais como o deslocamento de ar quando o bumbo é acionado com força. O problema é encontrar gravações Hi-Fi. A exemplo de todos os amplificadores aparece distorção no final da potência, mas limitando o uso a 70% do nominal terás uma excelente experiência. Se possível utilize a fonte simétrica, o recurso para fonte singela força o uso de capacitor na saída, um pequeno prejuízo para os graves. De resto basta seguir o circuito.

Boa sorte.

• Curtir 4
Postado

Menor tensão impactam na potência máxima, mas não na qualidade. Sobre o uso de fonte de notebook, o pior que pode acontecer é o aparecimento de ruídos de chaveamento no som. Lembre-se de que esta fonte foi projetada para outro uso. A solução é simples: caso ocorram tais ruídos basta colocar + capacitores na saída da fonte. Vá de dobradinha, isto é, capacitores pesados e capacitores de baixo valor - nF. Terás a estabilidade necessária e eliminação dos ruídos de fonte.

Olhando no datasheet, 19V simétricos vai te dar 40W de potência por canal, talvez sua fonte não suporte tanto. 19V não simétricos resulta em 10W por canal. Lembre-se que é um amplificador classe B, 10W de potência na saída são 16W ou mais de esforço na fonte mas não precisa usar o máximo. A qualidade está em não usar o máximo.

• Curtir 2
  • 3 anos depois...
Postado
5 horas atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

Tenho um trabalho para fazer e estou com uma dúvida com esse TDA2050 e quero saber se posso tocar um trafo de 15+15 por um de 24+24?

Não. Esse de 15+15V é o ideal pra ele. 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

@Renato.88 Certo, mas para extrair mais potencia do TDA2050 não seria melhor uma fonte com uma tensão maior? Por isso minha dúvida do trafo 24+24

Sim, mas amplificadores tem limites pra tensão de alimentação. 

Um trafo de 15 + 15V entrega 22V em aberto, ou seja, quando seu amplificador tiver com volume mínimo. 

O TDA2050 foi projetado pra suportar 25V. Os 22V te dão uma segurança contra variações da rede elétrica que pode chegar a 23 ou 24V. 

Com o trafo de 24V terá uma saída de 33V em aberto, aí vai torrar o CI. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Nada contra você tentar projetar um amplificador... pode lhe ser eletronicamente enriquecedor.  De mesma forma, não tenha nada contra eu te orientar a googlar imagens ou shopping amplificador digital

2 horas atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

que me entregaria um resultado melhor? Resumindo, quero um CI que me de um resultado final melhor com um som mais alto?

Postado
13 horas atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

substituir o 2030 e o 2050

LM3886. Tem em dois encapsulamentos: um em que a "tab" para fixação e dissipação é coberta com isolante (LM3886TF) e outro, sem essa isolação (LM3886). Usando esse 24v+24v, entrega uns 50w em alto-falantes de 8ohm. Para alto-falantes de 6ohm, melhor o encapsulamento sem isolação senão o dissipador vai ter que ser enorme e muito eficiente. Ou com ventilação forçada, como as ventoínhas dos computadores.

O som desse amplificador é de impressionante qualidade. Montei um desses usando um trafo de 18+18 (o que dá 25+25 retificados) e, no lugar do LM3886, um LM4780 que é apenas 2 LM3886 num único encapsulamento. Usei esse trafo porque os alto-falantes que tinha eram para 30w/6ohm e porque queria um som para ver filme no PC. Mas um trafo de mais saída pode dar até uns 60w.

Não fiz uma PCB porque os terminais são muito perto uns dos outros (1mm), fiz "aranha", soldando os componentes diretamente, nos terminais uns dos outros. Mas para o LM3886 tem umas plaquinhas vazias no ML, no Aliexpress... vários lugares. A que vi no ML é exatamente o circuito padrão do datasheet. Na que vi no Aliexpress faltam alguns componentes para filtragem do sinal.

O que fiz tirei uma fotos e guardei uns documentos aqui, é só baixar. De essenciais tem as planilhas para fazer simulações alterando o trafo, resistores do ganho, impedância dos alto-falantes etc., e ela calcula o resto (dissipador, potência, faixa de requências etc.), e o esquemas.pdf, que tem os esquemas, mesmo.

Me baseei no que encontrei nos seguintes sites:

http://www.markhennessy.co.uk/microamp/index.htm

https://sound-au.com/project19.htm

https://www.circuitbasics.com/design-hi-fi-audio-amplifier-lm3886/

e uma curiosidade: aqui encontrei um circuito que desmistifica esse chip, montando-o com apenas 3 resistores, um projeto minimalista:

http://www.dogbreath.de/Chipamps/ThreeResAmp/ThreeResAmp.html

Aliás sobre esse chip, LM3886, o que mais tem é mito. Apesar de realmente produzir um som de altíssima qualidade, a turma meio que gourmetiza, idolatra até os projetos (que chamam de "gainclone") usando esse chip. Mas, na prática, depois de montado, a gente vê que não é tão difícil assim.

P.S.: Jamais me esquecerei da ajuda técnica e de incentivo que recebi dos mestres aqui, desse CDH/Eletrônica, em diversas fases do projeto: arrefecimento (sistema de dissipação), pré-amplificação, fonte, etc., etc. etc..., pela qual tenho profunda gratidão.

P.S.2 - Tem muita coisa na Internet, procurando por exemplo por "diy gainclone lm3886".

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, Jose Carlos Ferreira Junio disse:

Resumindo, quero um CI que me de um resultado final melhor com um som mais alto?

Como já foi dito... 

Esses amplificadores com ci se compensa mais comprar a placa pronta, temos muitas opções a preço mais baixo do que você mesmo fazer. 

Inclusive hoje, onde se tem os amplificadores classe D já montados. Entregam boa potência, boa qualidade de som, sem muito desperdício de energia. 

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 Nossa colega, bem interessante, vou dar uma estudada e ver como adaptar esse CI no lugar do TDA2030...

@Renato.88 Tudo bem, eu entendo que exista placas prontas, mas nada melhor que montar a própria... Minha ideia é pegar uma caixa Satellite que ganhei e trocar os TDA2030 que tem nela, por isso estou nessa busca para agregar conhecimento e entregar um trabalho no meu curso...

• Curtir 1
Postado

Qualquer coisa, caro @Jose Carlos Ferreira Junio, dentro do que pouco que sei, 'tamos aí.

Demonstrações áudio no Youtube estão bem longe de valerem alguma coisa: entre a música executada e a reprodução pelo espectador tem muitas "camadas". No mínimo o microfone da câmera de quem grava e o monitor e as caixas de quem assiste. Mas se servir para alguma coisa, uns vídeos aí...

Esse ficou realmente ruim. Mas se você reparar, não é nem a recepção nem a amplificação que falham e sim a transmissão: a música é cortada e quando volta não passou nenhum trecho dela. Não é que o celular transmitiu e o amp engasgou, o engasgo foi na transmissão, mesmo.

Desculpe mas é o que tem, rs...

Nesse último, o funcionamento do circuito de arrefecimento. A velocidade da ventoinha que assopra o dissipador varia em função da temperatura que o chip amplificador joga nele. Isso é importante porque se você jogar 12v na ventoinha, ela faz barulho; se jogar menos... e se esse menos for insuficiente para o calor que o chip estiver produzindo?

Esse arrefecimento é especialmente crítico nesse projeto porque a caixa que contém o amplificador é de MDF. Se for caixa metálica, talvez não tenha tanto problema assim.

Entre a ideia inicial e a realização levei um tempo maior do que desejava mas menor do que acreditava ser possível 😉

Mais uma vez agradeço aos mestres do fórum, sem os quais teria sido impossível realizar esse projeto.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!