Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte explodiu na tomada


Posts recomendados

Olá caros, eu tinha um fonte de alimentação que eu não recordo o modelo mas a potência era de 200W, ela certamente não era muito boa, pois não foi mt cara (custou uns 200 reais).

Eu sempre usava ela no estabilizador que convertia 220 em 110, um certo dia eu troquei a chave da fonte de 110 para 220 para ligar direto na tomada (que é 220), feito isso me surpreendi com a explosão.
Eu queria saber o porquê isso aconteceu, pensei na possibilidade de o estabilizador ter acostumado ela com 110v

Vale ressaltar que a chave da fonte na verdade constava "215v" e não "220v", 5v de diferença pode ter causado a explosão ?

Minha rede elétrica ? Em minha residência nunca tive problemas enquanto isso, já no meu quarto eu não sei, recentemente foi feita uma manutenção na tomada dele.
Hoje uso um estabilizador novo da SMS, que inclusive comprei hoje, mas a cada 5 ou 10 minutos ele dá um estalo, o que me preocupa bastante pois eu fiquei traumatizado com a explosão da última fonte. Quais são as chances e possibilidades do estabilizador queimar/explodir ou danificar minha fonte em curto prazo ?

 

Eu li muito sobre ser melhor usar uma fonte direto na tomada do que no estabilizador, mas depois desse episódio citado eu tenho trauma de ligar fontes direto na tomada, mesmo com a chave no lugar certo, como proceder ? Eu fui convencido de que é melhor usar ela direto na tomada e dispensar o estabilizador, mas tenho esse grande receio de novamente explodir, me ajudem por favor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco Edson Lopes no outro tópico avisamos para não usar estabilizador e que fontes com chave 110/220 volts são ruins. Você teimou em usar estabilizador apesar dos avisos. Cada vez que o estabilizador faz um clec desse ele está desligando a fonte da energia! Então é claro que isso não pode dar certo. Para seu bem se livre desse estabilizador e compre uma fonte decente como a Corsair CX450 que não tem chave 110/220 e funciona com qualquer tensão entre 90 e 264 volts e vale os 200 reais que custa.

Se quiser proteger a fonte contra surtos elétricos instale um filtro de linha Clamper ou Upsai.

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-razões-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1164033-tutorial-como-descobrir-se-sua-fonte-de-alimentação-é-bomba/?do=getNewComment

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov  faz mais ou menos 1 ano que foi feita uma manutenção duvidosa na tomada, após isso os problemas começaram a acontecer. 

 

Placa AsRock misteriosamente estraga

Fonte de alimentação explode direto na tomada

Estabilizador estalando a cada 5 minutos

 

Eu desconfio que a tomada esteja passando mais energia do que deveria.

Com relação a fonte, eu tenho 3 dias para ir na loja do estabilizador e trocar pela fonte (350$), passados os 3 dias eu terei um estabilizador em casa zerinho e sem usar que custou 110$. 

Nesse momento estou fazendo alguns testes para entender a tomada. Até agora o estabilizador está ligado sem nada conectado a ele e sem fazer barulhos por 10 minutos, agora vou conectar um carregador de celular para ver a reação.

adicionado 17 minutos depois

@Ricardov  o estabilizador está agora funcionando normalmente sem a fonte conectada, o que tem conectado nele agora é o celular carregando.

Tenho um observação enquanto minha tomada, nela eu uso um ventilador cuja tensão do mesmo é 220v, minha antiga fonte queimou nessa mesma tomada com a chave ativa em 215v.

O meu grande medo é a Corsair queimar por conta de algum defeito na minha tomada, e a garantia acabar não cobrindo. Mas como te disse: uso um ventilador de 220v e ele não queima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligue em outra tomada até que essa seja revisada. Ventilador é muito robusto e não queima fácil. Não deveria ligar um motor na mesma tomada da fonte, motores podem gerar interferências.

Para explodir a fonte deveria estar em 110 e foi ligada 220. Essa fonte por 350,00 é muito cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov , outra tomada está apresentando o mesmo problema, o estabilizador está estalando a cada 5 minutos, inclusive na outra tomada fez barulho um pouco mais "robusto". A qualidade do estabilizador é boa (SmS), todavia vou chamar um técnico eletricista pra analisar a rede elétrica daqui, apesar de nenhum outro eletro daqui ter queimado ou apresentado problemas enquanto isso.

No manual do estabilizador diz que em caso de sobrecarga ele pisca o led 7 vezes por segundo, que não tem acontecido ... Mas fica estalando a cada 5 min. 

Vou consultar o eletricista para avaliar as tomadas de cá, obrigado pelas dicas, assim que se resolver a rede elétrica aqui eu vou comprar a fonte recomendada e também o filtro de linha.

Obrigado também @Bryan Sheldon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, é bom revisar essas tomadas que podem estar frouxas ou com mau-contato. De todo modo não ligue a fonte Corsair no estabilizador, como você pode ler no manual do estabilizador e no link que indiquei no outro post. Essas fontes com PFC ativo são incompatíveis com estabilizadores jurássicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Francisco Edson Lopes disse:

Problema resolvido definitivamente, fiz um simples aterramento na minha tomada, ela estava mandando sobrecarga para o estabilizador (fonte) e agora a sobrecarga está indo direto para o aterramento. 

Obrigado a todos.

 

Essa fuga de corrente para o terra vai fazer tua conta de luz ir ás alturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!