Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
9 minutos atrás, albert_emule disse:

Eu até tenho aquela engrenagem...

Parte da caixa de redução consiste em duas rodas dentadas.

Só as engrenagens reduzem de 5 para 1...

A rosca sem fim que fica no eixo do motor já faz o resto.

Eu guardei a caixa pois queria usar as engrenagens que multiplicam por 5, para testar a montagem de um pequeno gerador eólico.

Mas achei melhor que as engrenagens deslize em rolamentos 608zz para não ter atrito com o plastico. São engrenagens de plastico. 

Elas estão aqui na minha mão:D:D

Estou quase pondo lá no eixo do ventilador para demostrar a força que tem. 

Fazer um vídeo:D

Já reduzem de 1700 RPM para 340 RPM.

image.thumb.png.d1fe6c5487e54e224d150d7dccbf38cc.png

Postado
4 minutos atrás, albert_emule disse:

Eu guardei a caixa pois queria usar as engrenagens que multiplicam por 5, para testar a montagem de um pequeno gerador eólico.

Sim não passa disso a utilização só com o vento a favor do projeto...

Postado
7 minutos atrás, ISO9K disse:

@Mestre88 Ok concordo, mas estão fugindo do assunto que é motor de VENTILADOR, nao vejo outra finalidade  a nao se para isso uma ideia melhorada de catavento....

Não fugi do assunto, apenas disse que tem motores mais fracos que o do ventilador e que podem ter força suficiente pra mover a tal mesa. 

A questão é que quando um motor tem pouco torque se reduz muito a velocidade para aumentar a força e aí o negócio funciona, mas fica lento. 

• Curtir 1
Postado

20180804_142516.jpg

adicionado 2 minutos depois
agora, albert_emule disse:

20180804_142516.jpg

Você verá já ja.

Vou amarrar um arame no gancho preto alí na ponta da caixa da redução. 

Depois vou amarra o arame numas baterias de 12V por 7AH, onde cada uma tem 2Kg e ver quantas bateria o gancho consegue ficar suspendendo a cada volta. 

:D:D

• Curtir 2
Postado

Fiz o teste. Levanta tranquilamente 2Kg e na rotação mais fraca do ventilador. 

Sem contar que está levantando 2Kg numa engrenagem que dá 340 RPM...

Após colocar no parafuso da bandeja, a velocidade diminuiria e a força aumentaria mais ainda. 

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, ISO9K disse:

@albert_emule levantar bateria até vai mas será que ele quer só levantar bateria???

Ok, você esta fazendo tantas afirmacoes..

Agora vamos a pratica: tu tem nocao quanto de peso em kg um barbante enrolado no eixo do motor consegue levantar de carga? Tem esta nocao?

Postado

Um barbante enrolado no eixo do motor mesmo o proprio eixo de 6mm de diametro. Chute o tanto de carga ele levanta?

Isso sem reducao nenhum. Quantos kg o barbante vai levantar? Quero saber se você tem uma nocao do valor.

Postado
3 minutos atrás, albert_emule disse:

Fiz o teste. Levanta tranquilamente 2Kg e na rotação mais fraca do ventilador. 

Sem contar que está levantando 2Kg numa engrenagem que dá 340 RPM...

Após colocar no parafuso da bandeja, a velocidade diminuiria e a força aumentaria mais ainda. 

4 minutos atrás, ISO9K disse:

@albert_emule a ideia do sem fim do motor seria uma otima opção para fazer outra caixa de redução maior com rolamentos.

Se lenta 2Kg a 340 RPM, levanta 4Kg a 170 RPM...

Já levantaria 8Kg a 85 RPM...

Com 40 RPM já vai lentar 16Kg... Mais até do que o amigo @Guga Figueiredo pediu. Tudo isso com um motor de ventilador. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, albert_emule disse:

Se lenta 2Kg a 340 RPM, levanta 4Kg a 170 RPM...

Já levantaria 8Kg a 85 RPM...

Com 40 RPM já vai lentar 16Kg... Mais até do que o amigo @Guga Figueiredo pediu. Tudo isso com um motor de ventilador. 

você não está levando em conta a resistência dos materiais qto mais carga mais robusta terá que ser a caixa de redução...

3 minutos atrás, mroberto98 disse:

você nao tem nenhuma nocao do valor?

é nula o barbante vai patinar do eixo...

Postado
3 minutos atrás, ISO9K disse:

você não está levando em conta a resistência dos materiais qto mais carga mais robusta terá que ser a caixa de redução...

Sim.

Nisso você está certo. 

Teria que ser engrenagens de aço. 

Ou polias adequadas. Daquelas dentadas.

Hoje em dia estão usando polias para tracionar até motos :D:D

https://www.youtube.com/watch?v=LNoSwW-F0hY

Postado
5 minutos atrás, ISO9K disse:

é nula o barbante vai patinar do eixo...

Nula? nunca pensou em Colar a ponta do barbante no eixo? vamos lá, chute um valor de carga que este eixo de 6mm de diametro conseguiria puxar enrolando o barbante em si proprio, alguma noção?

adicionado 7 minutos depois

@ISO9K voce disse que puxaria menos que 2kg.... pois informo ao senhor que consegue levantar pelo menos 10kg de carga! 

Postado

@mroberto98 Não sei tem a força centripeta curvelinea ou circular tem formulas da fisica para isso...

11 minutos atrás, mroberto98 disse:

voce disse que puxaria menos que 2kg.... pois informo ao senhor que consegue levantar pelo menos 10kg de carga! 

Num motor de Ventilador ???duvido...

Postado
2 minutos atrás, ISO9K disse:

@mroberto98 Não sei tem a força centripeta curvelinea ou circular tem formulas da fisica para isso...

que mané força centripeda o que amigo kkkkkkkkkk

É força de Torque amigo, pesquise sobre o que é torque.

adicionado 0 minutos depois

Aí o valor do torque do motor de ventilador!

Sem título.png

• Haha 1
Postado
9 minutos atrás, ISO9K disse:

Num motor de Ventilador ???duvido...

a potencia do motor é 0.1cv a 1800  rpm. sabe o que é torque? se o elemento tem 0.1cv de potencia entao é obvio que tem algum torque, não acha amigo? 

o amigo tem alguma noção de fisica mecanica pra poder discutir isso?

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, ISO9K disse:

@mroberto98 putz de novo estamos falando de motor de ventilador NEM TORQUE TEM....

Não viu o valor do torque na imagem? o que significa 0,4Nm?????

Postado
1 minuto atrás, mroberto98 disse:

a potencia do motor é 0.1cv a 1800  rpm. sabe o que é torque? se o elemento tem 0.1cv de potencia entao é obvio que tem algum torque, não acha amigo? 

Esse torque é despresivel na pratica que o autor do topico pretende!!!!!!!!!!!!!!

Postado

Pessoal sou leigo sim, não precisa me dizer isso porém pense o seguinte.

Todos conhecem o que é uma talha ? É um sistema de polias que sem muito esforço um ser humano consegue elevar até 5toneladas ou mais, eu já usei e continuo usando quando estou trabalhando em construção de estruturas metálicas. E um sistema bem similar onde consegue fazer coisas incríveis, então acredito sim que um simples motor de ventilador, tendo baixo torque e alta rotação seja possível elevar os 15kg até mais dependendo do sistema de polias ou planetárias, deve se ter um limite para o esforço do motor porém deve ser alto.

Grato

.:Viva o Linux:.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!