Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Para um ferro de solda de 70w (cuja ponta chega a ficar vermelha de tão quente), posso e devo usar esponja vegetal? Tem que ser a esponja vegetal comprada em mercados, pode ser a bucha vegetal? Ela deve estar seca ou umedecida?

Postado

aproveitando o tópico... as pontas do meus ferros de solda sempre vão para o buraco... com o tempo perdem o brilho e começam a se desfazer...

normalmente deixo ele ligado por uns 30 minutos enquanto soldo componentes e ajeito os mesmos na placa...

será que devo desligar depois de cada componente que soldo? neste caso demoraria muito o trabalho...

sei que existem pontas novas para vender... mas será que existe alguma de algum material que dure mais?

obrigado.

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado
1 hora atrás, Danie1 Net0 disse:

Uma ponta de cobre não seria o ideal?

Usei durante muito tempo os ferros da "Fame" que possuíam pontas de cobre, mas elas oxidavam muito rápido e para estanha-las precisavam de ser limadas novamente.

As pontas de hoje com tratamento de ferro e alumínio (Tipo que niqueladas), quando preservadas sempre estanhadas, a durabilidade é muito maior...

Postado
1 hora atrás, BCP disse:
2 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Uma ponta de cobre não seria o ideal?

Usei durante muito tempo os ferros da "Fame" que possuíam pontas de cobre, mas elas oxidavam muito rápido e para estanha-las precisavam de ser limadas novamente.

As pontas de hoje com tratamento de ferro e alumínio (Tipo que niqueladas), quando preservadas sempre estanhadas, a durabilidade é muito maior...

Me fez lembrar que uma vez a ponta niquelada do meu hikari estragou, como eu precisava do ferro urgente coloquei no lugar da ponta um pedaço de fio rígido de 10mm². Funcionou até melhor, pois o cobre do fio conduz muito bem o calor.

O problema era realmente esse de oxidar, quem destrói a ponta é aquele fluxo da solda.

• Curtir 1
Postado

Opa... vou procurar um destes de ponta niquelada... e vou limpar o fluxo a cada utilização para não oxidar... com que solvente posso limpara fácil o fluxo de solda? pois me falaram do alcool isopropilico... mas não pareceu ser fácil com ele... talvez por já estar queimado o fluxo... valeu pessoal.

Postado
20 horas atrás, BCP disse:

Mas tem a vantagem de funcionar enquanto houver ponta.

9 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Opa... vou procurar um destes de ponta niquelada...

Não sei a respeito de outras marcas, mas as ponteiras da Hikari já vêm com esse tipo de tratamento.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
9 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Opa... vou procurar um destes de ponta niquelada... e vou limpar o fluxo a cada utilização para não oxidar... com que solvente posso limpara fácil o fluxo de solda? pois me falaram do alcool isopropilico... mas não pareceu ser fácil com ele... talvez por já estar queimado o fluxo... valeu pessoal.

Use só a esponja vegetal, umedecida em água

• Curtir 1
Postado
Em 06/09/2018 às 17:48, Danie1 Net0 disse:

Mas tem a vantagem de funcionar enquanto houver ponta.

Não sei a respeito de outras marcas, mas as ponteiras da Hikari já vêm com esse tipo de tratamento.

Valeu pela dica.

Em 06/09/2018 às 19:35, BCP disse:

Use só a esponja vegetal, umedecida em água

Valeu pela dica.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...