Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como projetar um relógio digital?


Posts recomendados

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Eu também uso Linux, acabei instalando uma máquina virtual emulando o Windows XP para usar esses programas. Embora tenho outro PC mais velho (o que uso agora) com WIndows XP para usar esses programas, preciso dele porque ainda gravo os PICs usando a porta serial.

Qual software para desenhar os circuitos no Windows XP?

 

Pode dar uma nova conferida no circuito e verificar se agora está coerente? 

Relógio Digital.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Qual software para desenhar os circuitos no Windows XP?

Multisim, proteus, qualquer um que seja para Windows. Só que nem sempre se põe a versão mais recente. Uso esse sistema mais antigo por ser mais leve pra emular. 

Aliás eu nunca tentei rodar esses programas na versão mais nova do Wine, será que funciona? 

 

43 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Pode dar uma nova conferida no circuito e verificar se agora está coerente? 

Desfaça a ligação entre a saída do U5 e a entrada de clock do U2, o sinal deve passar somente pelo 4052.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Sim, era exatamente o MA-1023 !!!!! Que saudades que me deu agora, eu era um rapaz de 17 anos aprendendo tudo o que aparecia nas revistas, e montando muitos circuítos também.

 

Tinha tantos sonhos.... mas como diz a cancão do “Les Miserables”, cantada magnificamente pela Susan Boyle no “Britain’s got Talent”, a vida matou os sonhos que eu tinha...

 

Paulo

 

 

  • Curtir 3
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Multisim, proteus, qualquer um que seja para Windows. Só que nem sempre se põe a versão mais recente. Uso esse sistema mais antigo por ser mais leve pra emular. 

Aliás eu nunca tentei rodar esses programas na versão mais nova do Wine, será que funciona? 

Vou testar esses programas na máquina virtual, esse tipo de teste realmente faz falta... Eu particularmente não gosto muito do Wine, prefiro virtualizar, mas creio que funcione sim.

 

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Desfaça a ligação entre a saída do U5 e a entrada de clock do U2, o sinal deve passar somente pelo 4052.

Dá uma conferida ai então... :tw_blush:

Relógio Digital.pdf

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danie1 Net0 disse:

Dá uma conferida ai então... :tw_blush:

Desse jeito também não dá certo, veja que ao apertar o botão das horas vai zerar o contador dos minutos através de D2.

 

Analise melhor o circuito com os diodos D1 e D2 porque ele está um pouco confuso, repare que nem precisa deles. Veja o circuito que eu postei na outra página, a porta AND zera somente o CI em que ela está ligada.

 

1 hora atrás, Danie1 Net0 disse:

Vou testar esses programas na máquina virtual, esse tipo de teste realmente faz falta... Eu particularmente não gosto muito do Wine, prefiro virtualizar, mas creio que funcione sim.

Eu também não gosto de usar o Wine, uso a máquina virtual mas o ruim é que ela ocupa bastante espaço no HD. Embora hoje isso não é problema, pois 10GB não é nada para HDs de 500GB ou 1TB.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Desse jeito também não dá certo, veja que ao apertar o botão das horas vai zerar o contador dos minutos através de D2.

 

Analise melhor o circuito com os diodos D1 e D2 porque ele está um pouco confuso, repare que nem precisa deles. Veja o circuito que eu postei na outra página, a porta AND zera somente o CI em que ela está ligada.

A verdade é que estamos pensando de formas diferentes... Minha ideia inicial é mandar apenas uma frequência para U4, e quando algum botão for pressionado seja feito um ajuste rápido ou lento, com os minutos incrementam as horas normalmente (por isso a existência de D1 e D2). Já a sua ideia é que um botão ajuste somente as horas e outro somente os minutos, parando a contagem (de 16,66mHz) nesse momento, certo? Compreendendo isso fica mais fácil para organizar o sistema da forma que você sugere, que é mais eficiente. 

 

Quanto ao multiplexador, suas entradas e saídas estão ligadas de forma correta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu até tinha esquecido do tópico....

Em 26/08/2018 às 22:20, Danie1 Net0 disse:

A verdade é que estamos pensando de formas diferentes... Minha ideia inicial é mandar apenas uma frequência para U4, e quando algum botão for pressionado seja feito um ajuste rápido ou lento, com os minutos incrementam as horas normalmente (por isso a existência de D1 e D2). Já a sua ideia é que um botão ajuste somente as horas e outro somente os minutos, parando a contagem (de 16,66mHz) nesse momento, certo?

Sim, de início eu também fiquei meio confuso, pois eu nunca vi um relógio desse jeito. Mas se for parar pra pensar sua ideia também é legal.

 

Em 26/08/2018 às 22:20, Danie1 Net0 disse:

Quanto ao multiplexador, suas entradas e saídas estão ligadas de forma correta?

Parece que sim, só espero que não dê aquele erro que eu mencionei acima, senão terá que usar o 4053 ou o 4066.

 

6 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Realizando os testes no Proteus consegui "finalizar" o projeto, aparentemente funciona. Segue o anexo do circuito: 

Sim, o esquema final ficou bonito.

Só tem uns errinhos que não atrapalham muito:

R35 e R36 devem ficar em paralelo com o capacitor, ali onde está não serve de nada.

R29 e R30 estão a toa, o 4081 já leva os contadores ao zero sozinho.

O pino 11 do primeiro 4040 deve ser aterrado.


Em 26/08/2018 às 11:30, aphawk disse:

Fiquei imaginando a dificuldade de se implementar um circuito de alarme, baseado na comparação das contagens e o seu respectivo circuito de ajuste de horas e minutos do alarme

Olha aí @Paulo encontrei alguém que fez um desses, foi retirado da parte dos projetos de leitores da Revista Saber Eletrônica de 1991, tem até calendário:

Spoiler

981.thumb.GIF.0bf58632582e2fa7ee19bd81902018ef.GIF

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Muiiiiyo legal, pena que tem 4 chaves rotativas para simplificar o acerto do alarme....

 

Paulo

Sim, como eu não pretendo montar um circuito desses não pensei como fazer isso. 

As chaves podem ser substituídas por multiplexadores como esses 4051, 4052, 4053 ou o 4066 que citamos antes. No lugar dos 7442 coloca outros 4 contadores binários e liga-se as saidas deles nas entradas paralelas dos contadores principais, claro que pra isso acontecer tem que substituir os ultrapassados 7490 por 4029 ou 40192 pra dar certo. 

Na verdade são dois relógios, um que conta as horas e outro parado para o despertador. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, de início eu também fiquei meio confuso, pois eu nunca vi um relógio desse jeito. Mas se for parar pra pensar sua ideia também é legal.

É nada, ajustar as horas e os minutos separadamente é mais rápido e prático. 

 

19 horas atrás, Mestre88 disse:

Parece que sim, só espero que não dê aquele erro que eu mencionei acima, senão terá que usar o 4053 ou o 4066.

No Proteus funcionou normalmente... 

 

Segue o novo circuito:

RelogioDigital.PDF

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito interessante, e satisfatório, montar um projeto e entender o que faz cada parte do circuito, mesmo sendo apenas um relógio que mostra apenas horas e minutos, foi um grande conhecimento adquirido, visto que no início desse tópico eu não havia entendido muita coisa. Agradeço a todos pelas dicas, ajudas e por me aturarem nessa extensa discussão. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora o tópico já esteja resolvido, acabei de encontrar em umas pastas do meu computador um arquivo PDF referente a um kit estrangeiro de montagem de um relógio digital feito somente com componentes discretos como transistor, diodo, resistor e capacitor.

Posto apenas como curiosidade, já que mesmo sendo um kit que vinha com um PCI pronta e um manual não deixa de ser trabalhoso:

transistor clock.pdf

imagem566.JPG.be4edb104ba1903431c5753d0ebb1fd4.JPG

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BCP disse:

Caramba @Mestre88! Que colírio! 

Sou da "era" das válvulas mas não tinha visto nada parecido com esse circuito de relógio!!!!....

Que "coisa" linda!!!

Muito obrigado pela contribuição!

Que Deus te abençoe e continue te iluminando abundantemente...

Na mesma época, eu tinha visto a versão do relógio com válvulas também.

Aí está, só que este foi construído por um alemão:

http://www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Bruegmann-Digital-Roehren-Clock/Digital-Roehrenuhr.htm

pic031.jpg

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Caramba, muito legal! E eu aqui sofrendo para montar um com toda a facilidade do mundo usando CIs...

@Danie1 Net0 Mesmo dando muito trabalho, nunca é em vão uma montagem dessas! É um aprendizado e tanto!...

Parabéns pela sua iniciativa!

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Caramba, muito legal! E eu aqui sofrendo para montar um com toda a facilidade do mundo usando CIs...

Esses relógios com válvulas e transistores seguem um pouco fora da lógica dos cis, são contadores digamos mais personalizados. 

Se reparar no manual do circuito transistorizado, fizeram para as horas um decodificador com 9 segmentos, Isso para simplificar. 

Tendo o digito da dezena integrado à unidade. 

Enquanto que a dezenas das horas tem um contador reduzido que conta somente de zero a cinco. 

No das válvulas a mesma coisa, elas não precisam de decodificador, basta um acionamento sequêncial em três contadores, um até 10, outro até 5 e o último até 12. Pois esse tipo de tubo nixie não tem segmentos é somente uma saída pra cada número. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois são Incríveis!

 
23 horas atrás, Mestre88 disse:

imagem566.JPG.be4edb104ba1903431c5753d0ebb1fd4.JPG

 

 

 
19 horas atrás, Mestre88 disse:

 

Fico imaginando o quanto deve custar fazer com transistores, e com válvulas deve ser o preço de um carro!

 

Quem foi capaz de projetar um negócio destes é no mínimo um gênio! E o trabalho deve ter sido enorme!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Intrudera6 disse:

Fico imaginando o quanto deve custar fazer com transistores

Com transistores não fica caro, só arranjar bastante sucata, Eu por exemplo, nunca comprei BC547/8 Vou retirando de tudo que é TV, rádio velho ou qualquer outra coisa.

Válvulas nos dias de hoje tá bem difícil, talvez fosse mais fácil montar isso nos anos 80 mesmo, elas estavam em decadência igual os transistores estão hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Intrudera6 disse:

Quem foi capaz de projetar um negócio destes é no mínimo um gênio! E o trabalho deve ter sido enorme!

 

Gênio foi quem inventou o sistema de transmissão de sinal de televisão analógica em preto e branco !

 

Até as câmeras tiveram de ser inventadas juntas para poder produzir as filmagens a serem transmitidas. 

 

E o receptor de televisão também teve de ser inventada ao mesmo tempo. Foram 3 inventos bem complicados, todos seguindo uma padronização de sinais de radiofrequencia, que só Deus sabe de onde o cara imaginou isso tudo ....

 

Mesmo hoje, devem existir muito poucos que detém esse conhecimento em sua totalidade.

 

Outro gênio foi quem conseguiu “enfiar” as cores nesse sinal preto e branco, sem perder a compatibilidade. 

 

Esse relógio é um trabalho muito bom, demora para ser montado, e a grande sacada é usar transistores formando os flip-flops e as portas lógicas.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!