Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de hipoglicemia com problemas


AlvaroHulk

Posts recomendados

 Bom dia/tarde/noite a todos. Peguei esse esquema na internet e fiz algumas adaptações para o uso que pretendo que detectar suor na pele, porém quando os Eletrodos ficam em contato com a pele, mesmo quando está seca vai esgotando a bateria e quando realmente começa a ter umidade já não tem força pra acionar o motor e mesmo quando coloco uma pele úmida, ele aciona o motor mas vai descarregando rapidamente a bateria até parar . Não sou do ramo, estou tentando fazer pra ajudar minha esposa que é diabética e tem frequentes crises de Hipoglicemias e quando isso ocorre ela fica com confusão mental e nem se dá conta que está com o problema então gostaria que esse circuito pudesse avisa-la através do vibra call e assim ela poderia tomar as providencias. Alguém tem alguma ideia ou sugestão?

Circuito umidade.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha colega, essas baterias de 9V tem capacidade de uns 400mA/h e esses motores de vibracall consomem uns 500mA... Sabe o que isso significa? que a bateria não vai durar muito tempo mesmo não...

Pra uma bateria de 9V talvez fosse mais indicado um aviso através de leds e aí um simples transistor com uns dois resistores mais o led seriam suficientes.

Quanto ao seu circuito, eu testei aqui no simulador e ta funcionando ok. Com o sensor aberto (sem condução) o consumo é baixíssimo... Verificou se não tem nenhuma ligação incorreta? A bateria é nova?

 

No mais, espere por mais respostas...

Falou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlvaroKulk ,

 

Não dá para comparar a capacidade de corrente dessa bateria de 9 Volts com uma bateria de um celular .....

 

Essa de 9 volts deve ter uma capacidade 10 vezes menor, porisso que o motorzinho do vibracal descarrega ela rapidinho.

 

Mas mesmo antes dele começar a vibrar, esse circuito já deixa circular uma

corrente e vai descarregando a bateria mesmo sem tocar.

 

Teria de modificar esse seu circuito, implementando um comparador, assim o comparador acionaria um transistor e o motor iria vibrar imediatamente, e a corrente consumida sem o motorzinho vibrar será muito menor, e sua bateria vai durar bem mais tempo.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

11 minutos atrás, aphawk disse:

Mas mesmo antes dele começar a vibrar, esse circuito já deixa circular uma

corrente e vai descarregando a bateria mesmo sem tocar.

Desculpe mas eu ainda sou estudante e estou aprendendo e essa sua frase me deixou uma dúvida. Se não estou enganado, com o sensor aberto o primeiro transistor entra em corte, certo? Então o segundo transistor não teria polarização de base, logo sua corrente entre emissor-coletor seria bem pequena... bom foi esse o meu raciocínio. Onde eu errei?

Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Só mais um neste mundo... disse:

essas baterias de 9V tem capacidade de uns 400mA/h

Isso se for recarregável, porque aquelas comuns bem baratinhas não chegam nem a 200mAh.

E tem outra, o motor de vibracall é de 3V. Então alimentar com 9V não é uma boa ideia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso se for recarregável, porque aquelas comuns bem baratinhas não chegam nem a 200mAh.

E tem outra, o motor de vibracall é de 3V. Então alimentar com 9V não é uma boa ideia. 

Podem ser vagabundas e não durar nada mas não são baratinhas, aqui na minha city valem uns sete reais... péssimo custo-benefício... kkkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Só mais um neste mundo... disse:

@aphawk

Desculpe mas eu ainda sou estudante e estou aprendendo e essa sua frase me deixou uma dúvida. Se não estou enganado, com o sensor aberto o primeiro transistor entra em corte, certo? Então o segundo transistor não teria polarização de base, logo sua corrente entre emissor-coletor seria bem pequena... bom foi esse o meu raciocínio. Onde eu errei?

Desde já obrigado!

O problema é que se o sensor tiver em contato com o corpo nunca ficará aberto, pode circular uma corrente que não seja suficiente pra girar o motor, mas é suficiente pra descarregar a bateria em pouco tempo. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlvaroKulk ,

 

É exatamente o que o @Mestre88 disse.

 

O que você montou é um Darlington, circuito de ganho muito alto.

 

Quando a pele começar a ficar um pouco só úmida, pode circular pelo motor uma corrente de 50 mA ( por exemplo ), o que não é o suficiente para acionar o vibracal mas descarrega a sua bateria em umas 2 horas...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlvaroKulk , fiz uma simulação com o circuito que postou e ele é uma tristeza. Mesmo quando não há vibração a corrente consumida derruba qualquer bateria.

O consumo do vibrador não é relevante, pois basta começar a vibrar para o doente tomar as providências. Precisamos apenas de diminuir o consumo do circuito que aciona o vibrador.

O circuito abaixo vai consumir menos de 50uA em alerta e o consumo do vibracall em alarme. O operacional utilizado é chato de se achar e custa uns R$ 10,00. Dá para fazer com comparadores baratos e fáceis de se achar como o LM392, LM308, LM393 e outros. Nesse caso o consumo em alerta vai para 800uA. Tanto um como outro funciona bem. No caso de usar comparador o circuito muda um pouco e a pinagem também, coisa simples, qualquer um aqui pode te orientar. O potenciometro é para você fazer o ajuste do ponto de umidade da pele em que o circuito irá disparar.

Sem título.png

adicionado 5 minutos depois

Prefira trimpot como esse da imagem. É multivolta, vai facilitar o ajuste. Além disso é mais protegido contra a entrada de umidade/água.

10x-trimpot-multivoltas-3006-3296-3386-k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Litio dura mais e é mais caro. Uma que preste custa R$ 20,00. Essas que prometem muito por baixo preço não valem nada, mal entregam 20% do prometido. O circuito com o operacional LMC6041 funciona a partir de 4,5V. Utilizando os comparadores citados a partir de 2V. Um problema que tem que observar é a tensão de trabalho do seu vibracall. Acredito que um conjunto com 4 pilhas comuns de 1,5V deva aguentar 1 mês.

Sobre o consumo de energia nos eletrodos: fazendo a simulação com o circuito que postou notei que o acionamento do vibracall se dava quando a resistência de pele ficava entre 300k e 700k, dependendo se era utilizado um hfe de 100 ou de 150 no transistor 2n2222. Se essa presunção estiver correta o consumo no eletrodo será muito pequeno (20uW).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, me perdoe a ignorância, mas como disse não sou da área. 1º o que você chama de operacional é um CI? 

2º o simbolo redondo do esquema acima é o vibra ou potenciômetro? Caso seja o potenciômetro onde vai o vibra?

3º posso usar bateria  lítio CR2032? aquelas pequenas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O potenciometro é o RV1 do circuito. Para o vibrador utilizei o símbolo do motor (redondo)

Chamamos de integrado quando se tem vários transistores numa única cápsula. Operacional é apenas um dos muitos tipos de integrado.

adicionado 7 minutos depois

Essa bateria pequena dá conta do circuito fácil, ele não consome quase nada. Só não sei se vai dar conta do consumo do vibrador quando o circuito disparar o alarme, mas pode testar. O pior que pode acontecer é ter que trocar por pilhas maiores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/08/2018 às 16:41, Sérgio Lembo disse:

O potenciometro é o RV1 do circuito. Para o vibrador utilizei o símbolo do motor (redondo)

Chamamos de integrado quando se tem vários transistores numa única cápsula. Operacional é apenas um dos muitos tipos de integrado.

adicionado 7 minutos depois

Essa bateria pequena dá conta do circuito fácil, ele não consome quase nada. Só não sei se vai dar conta do consumo do vibrador quando o circuito disparar o alarme, mas pode testar. O pior que pode acontecer é ter que trocar por pilhas maiores.

Boa noite Sergio, Bem que você disse que o LMC6041 era difícil de encontrar, eu encontrei o Lmc 6041 Ain Dip. pode ser?

adicionado 7 minutos depois

image.thumb.png.2b3cf6af9510e109336edced18f4ef22.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o mesmo componente. Essas letrinhas que aparecem depois se referem a classe de temperatura, modelo do encapsulamento e outras coisas que não são pertinentes.. Eletricamente é tudo a mesma coisa. Comprar componente DIP vai facilitar a montagem nas plaquinhas pré-furadas padrão, excelente para quem pretende montar peça única.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sergio, quero te agradecer profundamente pela dica TOTALMENTE  funcional. Terminei segunda feira e hj finalmente aconteceu, ela teve Hipoglicemia e foi detectado pelo aparelho. Muito mas Muito obrigado mesmo.

adicionado 53 minutos depois

Alias, quero agradecer a todos que tentaram me ajudar

  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlvaroKulk

Fico feliz que deu certo. Diabetes é uma doença comum, sua esposa é uma entre milhões de vítimas disso. Poste a montagem realizada, as dificuldades e soluções adotadas, fotos do detector, detalhes do eletrodo, como fica posicionado na pessoa e outras informações que julgar relevantes. Irá ajudar outros diabéticos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda está em fase de teste, estou usando uma bateria  lítio CR2032, quero ver qto tempo irá durar se for o caso coloco outra uma segunda.

Coloquei uma alça para prender na roupa e os dois eletrodos( feitos com cabeça de prego) ficam em contato com a pele. No caso de minha esposa ela prende na calça, mas pode ser colocado onde causar menos desconforto pro usuário. Não fotografei o circuito, mas quando eu abrir pra trocar a bateria vou fotografar e posto aqui. Os eletrodos tb pretendo alterar para outros feitos de cobre.

Gastei aproximadamente 40 reais pra fazer e a caixinha fiz de madeira e pintei

sensor1.jpg

sensor.jpg

adicionado 7 minutos depois

Quanto a alterar o Título do post, não sei fazer isso :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, AlvaroHulk disse:

Os eletrodos tb pretendo alterar para outros feitos de cobre.

Cobre é excelente condutor mas as resistências do circuito e da pele são tão altas que tanto faz se o condutor é excelente ou não. O problema nessa aplicação é a oxidação. Algumas pessoas possuem elevada acidez no suor, outras moderada. Não há suor sem acidez. Já que o eletrodo não necessota ser excelente condutor mas ter excelente resistência a oxidação, aço inox ou ouro são os melhores materiais. Existem pregos e parafusos de inox. São várias vezes mais caros que os de aço simples mas para 2 eletrodos a diferença de custo será irrisória.

 

57 minutos atrás, AlvaroHulk disse:

estou usando uma bateria  lítio CR2032

Essa bateria fornece 3V, abaixo dos 4,5V para o pleno funcionamento do LMC6041. Como a aplicação não requer velocidade e nem amplificação, apenas compara 2 níveis de tensão está dando certo. Melhor assim, mantenha o circuito com esses 3V de 1 bateria e vamos aguardar quanto tempo isso dura. O ruim é que quando essa bateria terminar sua esposa vai ficar sem o alerta e terá outra crise. Adote 70% do tempo em que esse teste durou como padrão para troca preventiva da bateria e terá um funcionamento seguro. Caso venha a adotar 2 baterias, coloque-as em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo). Colocá-las em série irá prejudicar a vida útil nessa aplicação.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

São várias vezes mais caros que os de aço simples mas para 2 eletrodos a diferença de custo será irrisória.

Uma sugestão para fácil obtenção de aço inox são os utensílios de cozinha como talheres e panelas, sempre temos alguns que já são velhos e podemos tirar um pedaço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!