Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto construção de um carro eletrico


Posts recomendados

O que é mais eficiente? 

Correia ou corrente? 

Eu Imagino que os elos de ligação de cada gomo da corrente sofre um pequeno atrito. Mas deve ser pequeno o atrito. 

 

Hoje em dia já estão colocando correia até para tracionar motos.

 

Se bem que aquela moto tradicional, a harley davidson, já usava correia como tração desde os anos 60😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Garceis para saber se as coroas são suficientes, faça a conta pela regra de três. 

Coloque a quantidade de dentes em cima e a quantidade de voltas que o motor da em um minuto ou segundo embaixo. 

Vai saber quantas voltas a roda vai dar em um minuto ou segundo, podendo calcular a velocidade do carro. 

 

2 horas atrás, albert_emule disse:

De qual material será que é feita aquela correia? 

Provavelmente de borracha misturada com piche, o mesmo material dos pneus. Internamente colocam linhas de nylon ou cabos de aço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No primeiro estágio dessa redução a proporção é o numero de dentes da segunda engrenagem (coroa externa) pela primeira. No segundo estágio é o numero de dentes da terceira coroa pela segunda (interna). Multiplica-se as duas relações e se tem a relação final. Verifique no motor selecionado a rotação nominal com carga e divida pela relação. Essa será a rotação da roda na potência máxima. Multiplique essa rotação pelo perímetro da roda e terá a velocidade máxima desde que o motor tenha potência para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

No primeiro estágio dessa redução a proporção é o numero de dentes da segunda engrenagem (coroa externa) pela primeira. No segundo estágio é o numero de dentes da terceira coroa pela segunda (interna). Multiplica-se as duas relações e se tem a relação final. Verifique no motor selecionado a rotação nominal com carga e divida pela relação. Essa será a rotação da roda na potência máxima. Multiplique essa rotação pelo perímetro da roda e terá a velocidade máxima desde que o motor tenha potência para tal.

Sendo que a segunda e a terceira coroa tem a mesma quantidade de dentes (42 cada), e as duas internas também (24 dentes cada), o motor ter uma rotação nominal de 3400rpm e a roda ter um perímetro igual a 113cm, estaria correto se:

 

Primeiro estágio: 42/24= 1,75

Segundo estágio: 42/24= 1,75

Assim:

1,75x1,75= 3,0625

 

3400/3,0625= 1110,20

 

1110,20x113= 125453,06

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2018 às 12:23, albert_emule disse:

De qual material será que é feita aquela correia? 

Borracha comum que não é

São feitas de kevlar como os coletes a prova de balas

adicionado 1 minuto depois
Em 13/10/2018 às 07:56, Sérgio Lembo disse:

Isso equivale a 72 km/h.

É então acho que dessa forma o carrinho vai conseguir andar com folga 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2018 às 15:20, Sérgio Lembo disse:

Sem redutora nem que tivesse 1CV o carrinho sairia do lugar.

Motores eletricos são bem mais eficientes que os a combustão. um motor 6HP consegue levar um fusquinha ate 70km/h

 

 

Não sei se é este ou o outro video dele que ele mostra o carro andando.

 

para um projeto de escola (e ate pra um mini-bug)  1HP (750W)  vai dar pro gasto sim se a ideia não for passar uns 20km/h com uma relação que de torque para subidas e o carro for bem leve.

 

No ML tinha um de 250W com redutora que entregava 5 kgfm, mas devido a redução, o vendedor falou que se usando em um carrinho não teria velocidade

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-950763266-motorredutor-25w-50nm-30-rpm-modelos-12v-e-24v-dc-_JM

 

ele recomendou este https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-938336844-motor-eletrico-24v-dc-750w-1-hp-_JM

 

Já as baterias ai estão super caras, consegui as 2 estacionarias 12v 12ah por 230 com frete, procura lá, é um vendedor do RS

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, lotus123 disse:

Motores eletricos são bem mais eficientes que os a combustão. um motor 6HP consegue levar um fusquinha ate 70km/h

 

 

Um motor que entrega potência mecânica de 6HP a gasolina, vai ter a mesma capacidade de um motor elétrico que entrega 6HP.

Vão ter a mesma capacidade de entregar potência. 

Neste caso a eficiência não tem muito a ver. Pois diz respeito apenas ao consumo na entrada.

 

O fenômeno que faz o motor de 6HP elevar a velocidade que impressiona para a potência, tem mais a ver com o fato dos motores elétricos conseguirem funcionar com picos de alguns segundos em potência dobrada ou triplicada. 

 

Mas muito pelo contrário, nada tem a ver com eficiência.

Quando você dobra ou triplica a potência de um motor, forçando ele, a eficiência dele cai muito. Pois grane parte é dissipada em calor e se você continuar empurrando potência, o motor queima as bobinas...  

 

  

adicionado 7 minutos depois

Mas este pico de partida engana muito😁

O motor não consegue manter a potência de pico constante, pois logicamente queimaria.

 

Mas ter uma reserva de pico até que é uma vantagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2018 às 18:01, lotus123 disse:

No ML tinha um de 250W com redutora que entregava 5 kgfm, mas devido a redução, o vendedor falou que se usando em um carrinho não teria velocidade

Cheguei a cotar um motoredutor desse porém nesse post me falaram que por ser de uma rosca sem vim ele perde grande parte da potencia

 

Em 17/10/2018 às 18:01, lotus123 disse:

cotei algo assim porém o valor é muito elevado e sem duvidas n seria possivel comprar um motor de quase 900 e parece que se eu fizer minha própria redução com coroas de bike com 3 estágios eu vou conseguir o torque necessário para me locomover, então vou ficar com aquele motor mesmo

 

Em 17/10/2018 às 18:01, lotus123 disse:

Já as baterias ai estão super caras, consegui as 2 estacionarias 12v 12ah por 230 com frete, procura lá, é um vendedor do RS

Isso eu não sabia ksksksksks ainda bem que não comprei as baterias ainda vou procurar melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, hoje chegou as baterias da moto elétrica que eu tava restaurando. coloquei 2 estacionarias, tipo o que você queria fazer com o carro, o motor dela é 500W 36A, menos de 1 HP, 24V. Ela anda tranquilo e bem. Não tem velocímetro mas eu chuto que ela pega fácil uns 30 km/h. Você não vai ter problemas se usar 1000W para um carro que ande tipo a uns 30 ~ 40 km/h se ele for bem leve e as rodas tiverem umas 15".

 

Tem que ver o tamanho das rodas também que vai influenciar em tudo ai. quanto maior a roda mais torque você vai precisar pra fazer ele acelerar.

 

Talvez usando um esquema tido marcha de bicicleta possa ser uma boa para aumentar a velocidade final e melhorar o torque pra saída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!