Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação e Sugestão para upgrade


Ir à solução Resolvido por Steeveantonichen,

Posts recomendados

Fala ae pessoal, beleza?
Estou querendo fazer um upgrade no meu pc, mas estou em duvida do que deveria mudar primeiramente, se uma placa de vídeo ou o processador (Junto com a placa-mãe, caso necessário)

 

Atualmente o uso do pc é mais para jogos como Overwatch, a franquia Total War (O Warhammer por exemplo, me apresenta um aviso de falta de memoria gráfica), The Witcher 3.  
Também faço lives, porém sempre acaba causando certos travamentos e quando utilizo o XSplit, um aviso de processamento sempre aparece. Como atualmente faço lives mais de jogos de ps4, então não tem sido um grande problema, mas as vezes bate uma vontade de jogar e fazer stream de uns games exclusivos do pc e essa limitação acaba atrapalhando. 

Também utilizo o pc para edição e renderização de vídeos. 


O monitor estou pensando em trocar futuramente para um de 144Hz onde o atual se tornaria um secundário. 

 

A configuração atual é a seguinte:

 

placa-mãe Asus H110M-CS/BR
Memoria Corsair Vengeance 1x16GB 2400MHZ DDR4
Processador I5-7400 LGA1151
SSD Kingston 120 GB 
2 HD de 1 TB cada
Placa de Video NVidia GTX 750 TI 2GB
Fonte Corsair CX550W Certificado 80 Plus Bronze

Monitor BenQ RL2455 - 60Hz
Resolução: 1920 x 1080

 

O orçamento atual está na margem dos 2.500. 

Baseado nessas informações, acho que não esqueci nada, qual upgrade vocês sugerem?

Agradeço desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern Primeiramente agradeço pela sugestão. 

E isso me gerou algumas duvidas. Encontrei um R7 1700 em promoção e esta saindo mais em conta do que o R5 2600. Mas você acha que o R5 2600 me atenderia melhor?

 

Considerando o R5 2600, pelo que andei vendo, a B350 mais recomendada seria uma Tomahawk. Seria isso mesmo ou teria mais aluma sugestão?

 

Analisando isso, estava pensando em fazer esse upgrade do processador entre esse mês até Novembro. E talvez em Janeiro eu conseguiria pegar uma 1070 TI. Imagino que não teria nenhum problema entre ela com o R5 2600 não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Asty21 Para o seu objetivo o mais indicado é Ryzen 7 1700,1800,2700 (8c/16t) no minimo aconselho um Ryzen 5 1600,2600 (6c/12t)

 

Gastar com up nessa sua configuração não vai valer a pena pagar R$1.628,98 em um  i7-7700 (4c/8t) é sem noção

 

Com esse 2500 pegaria um Ryzen 7 1700 - R$ 899,90 + B350/B450

Vende a MoBo e CPU e pega uma RX 580 8gb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Asty21 disse:

Encontrei um R7 1700 em promoção e esta saindo mais em conta do que o R5 2600. Mas você acha que o R5 2600 me atenderia melhor?

Como tu faz lives de jogos, o R7 é mais parrudo pra isso, e como ta custando menos, vai ser melhor q o 2600.

 

1 hora atrás, Asty21 disse:

Considerando o R5 2600, pelo que andei vendo, a B350 mais recomendada seria uma Tomahawk. Seria isso mesmo ou teria mais aluma sugestão?

Pelo preço dela hj, 499, é a melhor opção na minha opinião. Mas se você parear ela com um Ryzen de segunda geração, como o 2600, você precisa fazer atualização da BIOS senão ela n reconhece o Ryzen, e pra atualizar a BIOS você precisa de um processador de 1a gen instalado. E infelizmente a Kabum não faz isso pra você, então na hora de montar seu PC n daria boot. Se você optar pelo R7 1700, não terá esse problema, porque tanto o R7 1700 como a B350 são de 1a geração.

Caso você opte pelo 2600, teria que ser alguma B350 da Terabyte ou Pichau porque você pode pedir no chat pra eles atualizarem a BIOS antes de enviar e eles fazem isso pra ti, aí qd chegar as peças vai tudo funcionar de boas. Ou então você optar por alguma B350 que a Kabum informa explicitamente q vem atualizada já de fábrica, como essa por exemplo (eles dizem "Suporta Ryzen 2000"). Ou então comprar alguma B450 que já são mobos de 2a geração e vão dar boot com qualquer processador Ryzen, seja de 1a ou de 2a geração.

 

1 hora atrás, Asty21 disse:

Analisando isso, estava pensando em fazer esse upgrade do processador entre esse mês até Novembro. E talvez em Janeiro eu conseguiria pegar uma 1070 TI. Imagino que não teria nenhum problema entre ela com o R5 2600 não é?

Não terá nenhum problema.

Agora uma dica: você disse q pretende pegar um 144hz no futuro, e normalmente quase todos esses monitores tem freesync, com a 1070 Ti você n vai poder usar freesync. Uma Vega 56 é praticamente o mesmo desempenho da 1070 Ti no geral (em alguns jogos ela até ganha) e custa a mesma coisa. E a Vega ainda vem com 3 jogos grátis, mas pra isso você precisaria comprar ela antes do fim ano. Essa Vega 56 tá com um ótimo preço, mais barata que todas as 1070 Ti, tem suporte ao freesync, 3 jogos grátis, está excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andros Santos  e @Steeveantonichen Obrigado pelas dicas. 

 

Entendi. A minha duvida estava em quando deles escolher pois em questão de custo o R7 1700 está compensando realmente mais, uma ótima promoção na Terabyte. Então o R7 1700 com seus dois núcleos a mais irá ser uma vantagem maior correto?

Você acha que ele me supriria pelos próximos 3 anos? Pelo menos por enquanto a ideia é realizar o upgrade e ficar mais ou menos esse tempo sem mexer nele. (Sem considerar imprevistos).

 

Sobre a atualização das placas já estava sabendo que teria esse problema, porém não sabia que a Kabum não o realizava, então agradeço pelo aviso. Mas considerando um R7 1700 agora, o ideal ainda seria essa B350 ou uma B450 seria melhor? 

 

Em relação a placa de video, tive uma Radeon uns dois ou três anos atrás, e um ano após acabar a garantia dela, veio a dar perca, o que me deixa um pouco com receio das placas da amd. Sei que posso ter sido meio azarado, mas mesmo assim me deixou com um pé meio atrás. 
Uma pena que a promoção com o três jogos vale apenas até Dezembro. Mas dependendo do caso talvez eu conseguiria adiantar a compra. 

 

Mas por enquanto, imagino que eu vá realizar essa mudança no processador e placa-mãe. Dai em Dezembro/Janeiro vejo em relação a vga.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Asty21 disse:

Entendi. A minha duvida estava em quando deles escolher pois em questão de custo o R7 1700 está compensando realmente mais, uma ótima promoção na Terabyte. Então o R7 1700 com seus dois núcleos a mais irá ser uma vantagem maior correto?

Você acha que ele me supriria pelos próximos 3 anos? Pelo menos por enquanto a ideia é realizar o upgrade e ficar mais ou menos esse tempo sem mexer nele. (Sem considerar imprevistos).

Sim, os 2 núcleos a mais são uma ótima vantagem. Sobre o tempo q vai durar, futurologia é bem difícil, mas eu chuto q aguenta uns 5 anos. Mas é totalmente chute. O bom que o socket AM4 tem suporte até 2020, se por acaso ele n durar 5 anos, você vai ter ainda novos processadores compatíveis com sua placa-mãe.

 

3 horas atrás, Asty21 disse:

Mas considerando um R7 1700 agora, o ideal ainda seria essa B350 ou uma B450 seria melhor? 

O R7 tem essa vantagem dos 2 cores a mais e tá com preço ótimo, mas ele tb demanda uma entrega de energia um pouco melhor, então eu só parearia ele com uma boa B350/450 e não qualquer uma. As MSI Tomahawk, tanto B350 qt B450 são mt boas. Das B350 as melhores pra parear com um R7 são essa, a Asus B350 Prime Plus ou B350-F Strix. Das B450 qq uma da MSI, as outras eu n tenho conhecimento sobre os VRM e tal. O que é mais crucial é ter um bom VRM (pelo menos 4+2 fases) e ter dissipador nos VRM (de preferência 2).

 

3 horas atrás, Asty21 disse:

Em relação a placa de video, tive uma Radeon uns dois ou três anos atrás, e um ano após acabar a garantia dela, veio a dar perca, o que me deixa um pouco com receio das placas da amd. Sei que posso ter sido meio azarado, mas mesmo assim me deixou com um pé meio atrás. 

Não tem lógica isso porque AMD ou Nvidia só fabricam o chip do processador gráfico em si (GPU) e não a placa toda, e sempre o que morre é algum componente da placa e n o chip. Projeto da placa, VRM da placa, sistema de fans, todo o resto quem fabrica é a fabricante da placa (MSI, Asus, Gigabyte, Zotac, GALAX, etc). Então um modelo morrer n tem a ver com a fabricante do chip, mas da placa. Se você tem medo disso, pega uma VGA com boa garantia, MSI e Galax são 3 anos, Zotac 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

O R7 tem essa vantagem dos 2 cores a mais e tá com preço ótimo, mas ele tb demanda uma entrega de energia um pouco melhor, então eu só parearia ele com uma boa B350/450 e não qualquer uma. As MSI Tomahawk, tanto B350 qt B450 são mt boas. Das B350 as melhores pra parear com um R7 são essa, a Asus B350 Prime Plus ou B350-F Strix. Das B450 qq uma da MSI, as outras eu n tenho conhecimento sobre os VRM e tal. O que é mais crucial é ter um bom VRM (pelo menos 4+2 fases) e ter dissipador nos VRM (de preferência 2).

 

Espero que até mês que vem apareçam as mobos b350 de volta nas lojas, porque do jeito que ta ta complicado...

Só tem a b350 tomahawk com preço razoavelmente bom e com boa performance, que pro r7 acho que necessita uma um pouco melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Sim, os 2 núcleos a mais são uma ótima vantagem. Sobre o tempo q vai durar, futurologia é bem difícil, mas eu chuto q aguenta uns 5 anos. Mas é totalmente chute. O bom que o socket AM4 tem suporte até 2020, se por acaso ele n durar 5 anos, você vai ter ainda novos processadores compatíveis com sua placa-mãe.

Realmente, tratar de futurologia é complicado. Mas pelo menos até 2020 está garantido então. 

 

2 horas atrás, Steeveantonichen disse:

O R7 tem essa vantagem dos 2 cores a mais e tá com preço ótimo, mas ele tb demanda uma entrega de energia um pouco melhor, então eu só parearia ele com uma boa B350/450 e não qualquer uma. As MSI Tomahawk, tanto B350 qt B450 são mt boas. Das B350 as melhores pra parear com um R7 são essa, a Asus B350 Prime Plus ou B350-F Strix. Das B450 qq uma da MSI, as outras eu n tenho conhecimento sobre os VRM e tal. O que é mais crucial é ter um bom VRM (pelo menos 4+2 fases) e ter dissipador nos VRM (de preferência 2).

 

Entendi. Darei uma pesquisada nesses modelos que citou. Já comprei o R7 1700, então agora só falta a mobo mesmo. 

 

2 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Não tem lógica isso porque AMD ou Nvidia só fabricam o chip do processador gráfico em si (GPU) e não a placa toda, e sempre o que morre é algum componente da placa e n o chip. Projeto da placa, VRM da placa, sistema de fans, todo o resto quem fabrica é a fabricante da placa (MSI, Asus, Gigabyte, Zotac, GALAX, etc). Então um modelo morrer n tem a ver com a fabricante do chip, mas da placa. Se você tem medo disso, pega uma VGA com boa garantia, MSI e Galax são 3 anos, Zotac 2 anos.

 

Na época em que tinha comprado ela, infelizmente não fui muito de pesquisar sobre essa parte da garantia, mas é como disse mesmo. Como pretendo pegar ela em Dezembro/Janeiro irei acompanhando os preços, principalmente da Vega 56 que recomendou. Vai que dá sorte do preço abaixar mais um pouco. 

 

No mais, acho que todas as minhas duvidas foram sanadas, então muito obrigado a todos que ajudaram nessa parte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Asty21 , eu ia falar para pegar inicialmente apenas uma placa de vídeo, mas pelo jeito já pegou o processador novo né rs. Eu iria recomendar uma GTX 1070, e configurar seu Xsplit para codificar os quadros usando o Nvenc da VGA (que provavelmente não está configurado, pois você sente o impacto do stream no processador né?).

 

Aliás, faça um teste usando o Nvenc com sua VGA atual pra ver se já melhora.

 

Em todo caso, recomendo olhar as placas mãe A320, que são semelhantes a H110 que você tem hoje. Se não sente falta de nenhum recurso nela, não deve sentir nas A320 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank @Asty21 Eu jamais parearia um R7 com uma A320, assim como nunca colocaria um i7 numa H110/310. Placa-mãe pra esse nível de processador n é somente os recursos da placa, mas o circuito regulador de tensão é extremamente importante. Essas placas baratinhas de entrada normalmente tem os piores VRM, até porque são de chipsets q n permitem OC, então as fabricantes n tão nem aí, vão economizar em tudo, não tem dissipadores, são bem fracas. Por mais q o fabricante diga q ela suporte um R7/i7, não é recomendável, é provável q isso vá fritar os VRM da placa.

 

Tem vídeos de i7 em placas de entrada q o processador da throttle porque os VRM são bem fraquinhos, mesmo q o processador esteja bem refrigerado.


Até algumas B360 tem problemas de throttling com i7, então tem q ter atenção nos VRM da placa com processadores topo de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen , verdade, isso pode acontecer mesmo, porém como pode perceber o problema aconteceu com o i7 8700, que é um forno mesmo. O mesmo não deve acontecer com um Ryzen 7, até porque mesmo uma placa-mãe de entrada, como a Gigabyte A320M S2H, a partir dos R$ 320, possui 6 fases no VRM, segundo os testes do CDH, então acredito que não terá problemas quanto a isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, dudaskank disse:

verdade, isso pode acontecer mesmo, porém como pode perceber o problema aconteceu com o i7 8700, que é um forno mesmo

Mas o problema dos i7 ser um forno n é nem do VRM em si, mas porque a intel tá usando pasta ao invés de solda, por isso todos os i7 subitamente agora rodam muito mais quentes (isso aconteceu da 3ª até a 8ª geração, a 9ª agora eles anunciaram q vão voltar a usar solda). Tanto é q no vídeo q linkei tá com um cooler bem melhor q o box e ele segura as temps do processador, mas são os VRM q n aguentam.

 

8 horas atrás, dudaskank disse:

O mesmo não deve acontecer com um Ryzen 7, até porque mesmo uma placa-mãe de entrada, como a Gigabyte A320M S2H, a partir dos R$ 320, possui 6 fases no VRM, segundo os testes do CDH, então acredito que não terá problemas quanto a isso.

Então, mas tem um detalhe: das 6 fases, apenas 4 são pro Vcore, as outras duas são pro SoC (video integrado, etc), é por isso q esse esquema é chamado 4+2. Na teoria é o mínimo possível pra um R7. Tem um vídeo do buildzoid (considerado dos mais respeitados caras da eletrônica sobre VRM) sobre as placas B350 que ele fala sobre várias das B350 da Gigabyte e diz q são os piores VRM 4+2 q ele viu, e q todas as B350 da GB q ele mostra tem o mesmo VRM. Se nas B350 a Gigabyte foi vergonhosa com ele diz no vídeo, tudo leva a crer que as A320 vão ser piores ainda, ou no máximo, igual. 

Como eu disse, vai dar boot a A320 + R7 e pode até ser q use normal mas tenho quase certeza q os VRM vão passar dos 100º e ela n tem dissipadores neles. Pode ser q tenha thermal throttling ou n. Mas com certeza a vida útil da placa vai pro saco. Extremamente não recomendado, minha última B75 da Asrock eu usava com meu i7 em stock e ela morreu em 1 ano e 1 mês de uso porque os VRM eram um lixo total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive meio ruim de saúde então acabei não conseguindo fazer esse teste @dudaskank, possivelmente não está configurado mesmo.

Acabei passando a usar um pouco o Obs, deu uma boa melhorada no consumo da cpu, porém o XSplit possui funções que eu gosto e não encontro no outro, então gostaria de usar ele mesmo. 

Mas darei uma olhada nessa config do Nvenc. 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Asty21 , melhoras pra você.

 

O OBS também possui nas configurações para encode do vídeo opção para usar o Nvenc da Nvidia, ou também o quick sync do seu intel hd, veja se já está ativo.

 

Eu uso o OBS pra fazer vez ou nunca uma gravação, e caso queira fazer a gravação com o quick sync mesmo quando está jogando com a sua VGA, é só plugar um segundo monitor na saída de vídeo da placa-mãe, talvez tenha algo que tenha de mudar na BIOS também não lembro bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

E ae pessoal, beleza?

Voltando para reaproveitar o meu tópico aqui. 

Por fim optei por um Ryzen 7 1700, como citei que havia adquirido e a mobo foi problemática de encontrar devido a escassez no mercado de AM4, mas acabei pegando uma MSI B450 Tomahawk.

Estive fazendo os testes nos últimos dias e melhorou tremendamente, principalmente nas streams onde sofria com constantes travadas devido ao consumo de cpu. 

 

Agora ficou faltando apenas a questão da placa de vídeo, no qual estou em duvida. Inicialmente pretendia pegar a Vega 56 citada aqui, porém atualmente se encontra indisponível. 

Tem alguns outros modelos e estou de olho nelas, porém agora como alguns monitores G-Sync serão compatíveis com o FreeSync, estava pensando na MSI GTX 1070 Ti Titanium 8G, no qual está em promoção na Terabyte, ou talvez uma RTX 2070. 

 

Alguma Sugestão?

Desde já agradeço. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Asty21 Essa Titanium da Terabyte tá ótimo preço. Uma pena q as RTX 2060 vieram por 2500 reais, totalmente non-sense.

 

Só clarificando, o que agora mudou na Nvidia é q as placas GTX podem ativar o Gsync com monitores freesync. Que eu saiba o contrário ainda n vale.

 

Agora eu esperaria os primeiros testes pra ver as GTX com freesync antes de bater o martelo. porque a nvidia diz q n é garantido funcionar bem e tal, sei q rola um marketing pra eles n admitirem q o Gsync "perdeu", mas n custa nada ver os primeiros sites independentes testando monitor freesync + GTX na prática, principalmente testes com o monitor q você pretende pegar.

Sobre a Vega 56, ainda tem uma boa por bom preço aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu previa, aparentemente o freesync vai funcionar de boas na grande maioria dos casos. Do que eu entendi até agora:

O monitor precisa ter DisplayPort, porque as GTX só suportam adaptative sync via DisplayPort (mesmo qm vai usar monitor gsync). Então se o monitor freesync não tiver DP, n vai ter como fazer funcionar, vai ter q pegar uma AMD pra ter freesync pela HDMI.

Tendo DisplayPort, você ativa o freesync nas opções do monitor, vai no painel da Nvidia e liga o botão conforme mostra no link q botei acima. E pronto, se o monitor funciona de boas com as AMD, vai funcionar com as GTX tb, até o LFC tb vai funcionar, ou seja, aparentemente compatibilidade total. 

Tenho visto a comunidade formando listas pra glr q ja testou poder dizer qual monitor testou e o que deu, creio q rapidamente teremos um guia pra poder orientar. Mas do pouco q vi até agora, meu monitor funciona tudo de boas (yes!), a maioria dos 75 ou 144hz freesync q temos no BR parece q vai dar bom, basta ter DisplayPort.

EDIT: Acho q fica até uma boa ideia de tópico fixo do CdH, uma lista de sites/listas ou pessoas e monitores / VGAs q testaram e confirmam q deu tudo certo o teste GTX com freesync. @Evandro @Bakura Ryo @Kris Wannieg @KairanD

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!