Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de LED presença


Posts recomendados

Boa tarde gente, sou novo no fórum e queria pedir a ajuda de vocês com o seguinte projeto. Moro em uma casa de estudantes e aqui como somos em bastantes moradores, temos um painel de LED, para indicar a presença de cada um, se está em casa, se está fora de casa ou se está fora da cidade. Anexei a imagem do painel no post, ele foi feito muito tempo atrás por alguns moradores bem antigos e eu queria fazer uma reforma nele ou até mesmo fazer um novo, mas para ser sincero, não sei como começar haha. Tenho alguns conhecimentos da faculdade de eletrônica e circuitos, mas não é muito avançado, então queria pedir a ajuda de vocês, creio que para alguns deve ser algo bem simples.

Eu abri ele esses dias para ver como foi feito o circuito, mas não entendi muita coisa, principalmente por causa dessas chaves(?) ai, são chaves mesmo? Queria comprar novas, mas não encontrei nada parecido... Pensei em fazer um novo com algumas chaves alavancas de 3 posições que encontrei, mas não tenho muita noção como utilizar elas.

Se alguém puder me ajudar agradeço muito!

WhatsApp Image 2018-10-22 at 15.50.01.jpeg

WhatsApp Image 2018-10-22 at 15.50.51.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, ISO9K disse:

a pessoa tem que deixar na cor o led quando sair

foi o que pensei. Facilita a vida do gatuno kk.

 

Sobre a opção de fazer um novo, há algumas: p.ex. usar um mc ou até o famigerado arduíno (não ajudo com)  e alguns 74hc595 p.ex. Dá um trabalho legal mas o resultado fica idem.

Uma referência cronologicamente coincidente...

Você pode até 'versatilizar' p.ex. colocando uma senha ou botão mestre pra ninguém de fora zoar o sistema.

 

Alternativamente: spray limpa contato nestas chaves aí....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ISO9K disse:

Se acionam 3 leds de cores diferentes, são chaves de 1 polo 3 posições para cada apartamento, mas parece que não tem nenhum circuito de comando a pessoa tem que deixar na cor o led quando sair é isso??

 

 

São quartos na real, sim é tudo manual, por isso que eu falei que é algo bem simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

um resistor para reduzir a tensão de rede 110V para os poucos volts de um led é loucura

Até "recentemente" também achava. Mas pra led piloto - e não pra iluminação - isso é permitido. É porquê "atualmente" existe led de altíssimo brilho e substitui até a lâmpada neon da sua (só sua!kk) época. E mais barato. Um exemplo pŕatico é uma chapinha que tem um led de 3mm e um resistor de 100k - só isso - ligado em 220Vac. "Mas e a tensão reversa não pifa o led?" .. não.

Só não vou comentar sobre a questão de segurança, choque e afins pois não conheço outra maneira além da "minha" e o autor pode ser sensível e ficar ofendidinho como ... certas pessoas kk... Mas ele parece ser meio maduro e profissional.

A propósito e de novo: este é um excelente projeto-oportunidade pra se iniciar no ramo dos microcontoladores. Relativamente simples, com uso prático, enfim... um pisca led anabolizado. Eu queria precisar fazer um treco deste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

Realmente hoje existem leds de alto brilho com tensão de até 18V. Nessa condição, dada a baixíssima corrente de operação, é até viável se pensar numa redução de tensão linear de 8:1.

fazendo as contas, um led de 200mW x 18V nos daria uma corrente de operação de 11mA. Nâo são necessários todos os lumens que esse led produz. Nesse caso, trabalhando com apenas 5mA teríamos apenas 600mW de consumo com excelente visualização de uma lâmpada piloto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sonemus disse:

@Ives Yonemura

Sinceramente eu gostaria muito de saber pra que serve isso na pratica, qual necessidade saber se esta fora de casa ou da cidade? prato cheio pra ladrão e oportunistas não?

substituir porteiro? ou o que?

Acho que me expressei mal hahaha. Vou tentar explicar melhor, moro numa casa, tipo uma república e somos em muitos moradores uns 50 mais ou menos. Esse painel fica dentro da casa, para no caso se alguém estiver procurando certo morador, saber se ele está em casa ou não, ou no caso se alguém ligar, procurando alguém etc... Não é nenhum prédio, apartamento ou algo do tipo, é só uma casa com muitos quartos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Concordo plenamente, e alem disso colocar umas "espumas" ou feltro entre a tampa e o botão das chaves pra evitar entrar mais poeira... se for o caso substituir por chave gangorra três posições, evita dos contatos ficarem expostos e oxidar.(mais é caro) 

@Ives Yonemura no seu caso nem mesmo precisa de ser três posições, uma vez que se a pessoa não esta fora de casa (1) não esta fora da cidade (2) obviamente esta em casa, e pela sua demanda se ela esta fora da cidade ou de casa dá no mesmo, pra baratear isso poderia ser: está em casa ou não rsrsrs

Uma chave de duas posições  como esta aqui...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-912804077-kit-20-chaves-ld-3-terminaisduas-posicoesdicompel-dc-200-_JM

 

Se usar duas destas uma pode desligar todas pra indicar quarto vago, rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...