Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1 década é suficiente para descarregar a chupeta da televisão de tubo?


Gu1426
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Fiquei em dúvida pois estou pensando em consertar um televisão de tubo que está guardada a uns 10, 20 anos (ou mais) no quarto da bagunça, é uma televisão bem antiga, o defeito dela é simplesmente, liga mas não aparece imagem nenhuma... Como eu posso ter certeza de que está descarregado? Por incrível que pareça, nunca mexi em televisores, sejam eles de LED, plasma, cristal líquido ou com cinescópio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O tubo se descarrega em algumas horas, a capacitancia dele é muito baixa, cerca de 2nF.

O que demora um pouco mais são os capacitores da fonte. 

 

Mas nem se importe muito com isso, afinal se vai consertar terá que ligar a TV para fazer testes e medir as tensões com ela ligada. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Valeu! A vida toda eu ficava preocupado com isso pois ninguém nunca me falou que descarregava rápido e muita gente quer meter medo em iniciante. Obrigado!

 

Mas seguro mesmo morreu de velho.

 

Eu procuraria me precaver com o material/equipamento/instrução necessário antes de me meter numa empreitada dessas em que se corre risco de vida.

 

Tem vários sujeitos que já morreram só de fuçar em fontes ATX de PC comum e com a tomada fora da parede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ @Mestre88 No caso o risco que eu corro ao reparar a TV? É uma televisão bem antiga, daquelas que tem uma grade para o alto-falante na frente, um capacitor variável (acredito eu) e três botões em baixo que não sei qual a serventia. Luvas de borracha basta para operar este tipo de aparelho. Eu queria repará-la e fazer uma limpeza interna, a imagem é preto e branco, como a maioria dos televisores daquela época, acredito que possa mexer nela tranquilamente, visto que está guardada há mais ou menos uns 13 anos na minha casa e provavelmente antes disso ficou mais um tempo guardada na casa de outra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu usava um resistor duns 10M x 5W. Sim.. existia. Penso que não vai achar. Também colocava uns 5 de 1M em série numa caneta com uma garra no fio. Garra na na malha que envolve o tubo, caneta com ponteira adaptada - um prego - encostava debaixo da chupeta. Isso era pra não ouvir o estalo assustador. Mas pra você definitivamente não compensa. Foi só curiosidade do passado mesmo. Coloque um fio qualquer  entre malha e chupeta. Contate na malha primeiro!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O metodo mais seguro é usando a ponta de prova no multimetro,põe o conector na malha do tubo,e a ponta de prova embaixo da chupeta,creio que não seja necessario descarregar o cinescópio,sendo que está parado há muito tempo se não foi ligado o tubo não estará carregado,porque mesmo se a tv for ligada hoje por exemplo amanhã o tubo não estará mais carregado,quem armazena carga é o tubo e não o flyback.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Sempre, se for retirar a chupeta, descarregue o tubo.

Muitos modelos eram "rabo quente", ou seja, o chassis era conectado direto na rede elétrica. 

Ao manutenir, desligue da tomada ou use um transformador isolador.

 

Viu só, e eu nem sabia desse " rabo quente ".

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu usava um resistor duns 10M x 5W. Sim.. existia. Penso que não vai achar. Também colocava uns 5 de 1M em série numa caneta com uma garra no fio. Garra na na malha que envolve o tubo, caneta com ponteira adaptada - um prego - encostava debaixo da chupeta. Isso era pra não ouvir o estalo assustador. Mas pra você definitivamente não compensa. Foi só curiosidade do passado mesmo. Coloque um fio qualquer  entre malha e chupeta. Contate na malha primeiro!!

 

Futucavas a onça com vara curta hein ...

 

1 hora atrás, Dr.Luan disse:

O metodo mais seguro é usando a ponta de prova no multimetro,põe o conector na malha do tubo,e a ponta de prova embaixo da chupeta,creio que não seja necessario descarregar o cinescópio,sendo que está parado há muito tempo se não foi ligado o tubo não estará carregado,porque mesmo se a tv for ligada hoje por exemplo amanhã o tubo não estará mais carregado,quem armazena carga é o tubo e não o flyback.

 

 

Descarregar a chupeta com a ponta de prova de um multímetro ????

 

tá loco ???

 

Eu só descarregaria com uma chave de fendas bem grande e ainda com luvas de proteção próprias de eletricistas usadas na rede elétrica da rua como vi em vídeo no YouTube.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Cara eu sempre descarreguei assim louco ? Olha só quem fala e com as chaves na hora que for descarregar pegar nos olhos ai vai ver que é bom,se não gostou reclama a quem me ensinou beleza ?É só colocar aquelas pontas de provas com ponta longas e vai enfiando aos poucos e depois é só dar um pressão na presilha que sai depois da mais uns toques no tubo com a ponta para ver se ele descarregou totalmente.

adicionado 14 minutos depois

Eu só tava tentando ajudar,porque as vezes o cara que trabalha em casa tem crianças em casa,ai cara vai descarregar com a chave,ai a tal criança aparece do nada bem no momento em que o cara vai descarregar o tubo com a chave,ai a descarga pega no olho da criança e ai,chave não descarrega o tubo totalmente você pegar no buraquinho e tomar um belo choque.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Dr.Luan disse:

@Henrique - RJ Cara eu sempre descarreguei assim louco ? Olha só quem fala e com as chaves na hora que for descarregar pegar nos olhos ai vai ver que é bom,se não gostou reclama a quem me ensinou beleza ?É só colocar aquelas pontas de provas com ponta longas e vai enfiando aos poucos e depois é só dar um pressão na presilha que sai depois da mais uns toques no tubo com a ponta para ver se ele descarregou totalmente.

adicionado 14 minutos depois

Eu só tava tentando ajudar,porque as vezes o cara que trabalha em casa tem crianças em casa,ai cara vai descarregar com a chave,ai a tal criança aparece do nada bem no momento em que o cara vai descarregar o tubo com a chave,ai a descarga pega no olho da criança e ai,chave não descarrega o tubo totalmente você pegar no buraquinho e tomar um belo choque.

 

Eu sei que você está tentando ajudar mas eu descrevi o modo geral de descarregar essa coisa e claro que a chave de fendas bem grande tem que estar aterrada na malha como mostra em vídeos no YouTube. Só acho arriscado usar a ponta de prova de multímetro para descarregar tensões tão altas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Ah sim kkkk me desculpe ai se uma parte que fui mal educado,é problemas pessoais que está difícil as coisas tive um problemão agora pouco,ai não prestei atenção direito,eu sei que você falo não foi no modo de me ofender,me desculpe companheiro estava com a cabeça quente.

adicionado 2 minutos depois

Vou evitar de entrar aqui com cabeça fervendo kkkkk me desculpe mais uma vez.:-BEER

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Dr.Luan disse:

@Henrique - RJ Ah sim kkkk me desculpe ai se uma parte que fui mal educado,é problemas pessoais que está difícil as coisas tive um problemão agora pouco,ai não prestei atenção direito,eu sei que você falo não foi no modo de me ofender,me desculpe companheiro estava com a cabeça quente.

adicionado 2 minutos depois

Vou evitar de entrar aqui com cabeça fervendo kkkkk me desculpe mais uma vez.:-BEER

 

Não tem como evitar esquentar a cabeça hoje em dia.

 

A coisa tá ruim mesmo no Brasil inteiro.

 

Mas ano que vem, com o novo governo, deve melhorar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dr.Luan Com certeza (aqui a gasolina já baixou, tá por 3,90), realmente, o que mais preocupa são os impostos, isso a gente vê nos hospitais, escolas e rodovias, pouco investimento, e quando chegam numa estrada de chão batido e resolvem asfaltar (por insistência do povo), ainda fazem um serviço porco, que em poucos meses já é uma buraqueira, um exemplo disso é a rodovia em que eu moro, já faz anos isso, resolveram asfaltar essa estradinha que nem nome tinha (isso em época de eleições, que é quando esse povo faz alguma coisa), como a intenção era ganhar votos em um distrito grande, em poucos meses já estava com vários buracos devido a pressa na pavimentação. Isso é só mais um relato das situações que aconteceram nos últimos de governo, espero que essa situação mude, pois também está me afetando, e muito.

adicionado 4 minutos depois

@Henrique - RJ @Isadora Ferraz @Ricardo S Ferreira @Mestre88 @Dr.Luan Obrigado a todos pelas dicas, provavelmente em breve vai ter outro tópico "Como consertar televisor de tubo", kkkkkkk, não sei se conservo no mesmo tópico. Muito obrigado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gu1426 Aqui não abaixou nada,acredito que as coisas muda só no meio do outro ano,tem que abaixar as contas,aqui conta de agua e luz estão um absurdo,você vai no mercado com 100R$ volta com uma sacola,dinheiro não sobra nem pra tomar uma cerveja nem pro caldo de cana nem pro pastel nem pra nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Gu1426 disse:

não sei se conservo no mesmo tópico. Muito obrigado.

Abra outro. Este você já marcou como resolvido. E Brunão deve estar morrendo de vontade fechar devido ao desvio. p.ex. ... Brunão... Foi mal, Orientei como pude, Desculpa ... kk

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!