Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquitetura Ryzen muda desempenho com placa dedicada?


DecryptorBR

Posts recomendados

Olá, possuo em minha residência um Ryzen 2200G e um 2400G, queria ajuda dos conhecedores sobre a questão de APU. Sei que parte do chip em sua arquitetura é dedicada aos vídeos integrados, a minha dúvida é se quando eu utilizo uma placa de vídeo dedicada offboard este "setor de APU" é inutilizado, ou se ele passa a ter um rendimento extra e trabalha como processamento em um todo. Não sei se conseguir ser claro mas seria basicamente se o CPU teria um processamento melhor por NÃO UTILIZAR a placa INTEGRADA ou se eu simplesmente teria o mesmo desempenho de CORE de sempre e inutilizaria simplesmente a placa integrada. Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern É mais ou menos por ai.. já possuo os processadores, minha dúvida não consiste em aplicação dentro dos jogos ou memoria compartilhada em si, sei sobre os efeitos de aplicação de uma GPU dedicada sobre estas coisas... mas sim sobre o desativamento do vídeo integrado, a dúvida é se o setor de vídeo integrado simplesmente fica inutilizado ou se ele passa a trabalhar com processamento lógico de CORE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@breno7164 Sei disto, após este processo o setor lógico para o gráfico integrado fica inutilizado, ou o processador passa a utilizar este setor para processamento lógico e administração dos cores e threads? Vi que a temperatura se manteve a mesma, ou seja, deduzi uma possibilidade de que a parte antes dedicada para vídeo passe a trabalhar como suporte para a parte lógica, afinal era pra temperatura do mesmo ter caído sendo não mais utilizado para a aceleração gráfica. Gostaria de confirmar esta dedução ou se o funcionamento é mais do que simplesmente isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@DecryptorBR Antigamente a AMD tinha uma solução que fazia com que o vídeo integrado e o vídeo dedicado trabalhassem juntos, o nome era AMD Dual Graphics:

 

dualgraphics.jpg

 

Porém a performance não era lá essas coisas, funcionava apenas com determinadas placas de vídeo com determinados processadores e no fim desistiram da ideia. Hoje em dia é como já disseram, ao usar uma GPU dedicada a sua APU desativa o vídeo integrado.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@DecryptorBR Ao adicionar uma placa de vídeo dedicada, o processador gráfico integrado ao processador é desativado e não há como aproveitar isso de outra forma.

adicionado 0 minutos depois

E apenas ressaltando que processadores Ryzen não fazem Dual Graphics.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu acredito não estar sendo claro nas minhas postagens, sei que o gráfico integrado é desativado, sobre compartilhamento de memória, sobre o rendimento, sobre o crossfire com a gpu integrada e etc.. O que eu quero saber é se o setor físico do chip, da arquitetura do processador, que foi "desativado o vídeo onboard" é simplesmente jogada ao vazio, inutilizado, ou se é atribulada outra tarefa/função neste setor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, DecryptorBR disse:

que eu quero saber é se o setor físico do chip, da arquitetura do processador, que foi "desativado o vídeo onboard" é simplesmente jogada ao vazio, inutilizado, ou se é atribulada outra tarefa/função neste setor.

 

8 minutos atrás, KairanD disse:

o processador gráfico integrado ao processador é desativado e não há como aproveitar isso de outra forma.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@DecryptorBR Por sinal, seja bem-vindo ao Fórum! Se tiver qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato com qualquer membro da Equipe de Moderação.

 

Não fique chateado por "perder" o vídeo integrado. Os Ryzen de 1ª Geração tinham capacidade de processamento inferior, não tinham vídeo integrado e custavam basicamente a mesma coisa. Portanto, veja esse vídeo como um bônus.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, fiz alguns testes com load máximo(3D Mark, Tesselation, etc), tanto de CPU com video onboard e com GPU dedicada(RX580 8gb), ignorem a GPU foquem no CPU... neste procedimento as temperaturas de CORE do CPU se mantiveram as mesmas, o que é uma bizarrice pro meu conhecimento, afinal, não utilizando o vídeo integrado era pra ter tido um menor aquecimento do CPU em si. Se alguém souber me explicar a razão técnica disto fico agradecido. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@DecryptorBR Lembrando que todos os processadores Core da Intel possuem vídeo integrado e ninguém fica triste por não poder usá-los junto de suas GPUs dedicadas :thumbsup:

 

Porém é um bote salva vidas, caso algum dia tenha problemas com sua placa de vídeo você ainda conseguirá usar o PC com o vídeo integrado da APU.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!